Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.

Autor Mensagem
john_joao
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
Mas da mesma maneira que a física explica isso, também explica que para "mover" a massa de uma corda esticada com maior tensão, exige-se maior força, não é lógico?


Cara, algo a se considerar é que quanto menor a tensão menor é o recuo da palheta ou seja o impulso que a acorda faz para a palheta voltar a posição normal, por isso (no meu caso), quando toca em guitarras encordoadas com calibre baixo sinto dificuldade em palhetar rápido pois imprimo força na palhetada e não sinto essa força sendo devolvida, a mesma coisa sinto com palhetas molengas.

Por isso acho que o agurmento de cordas mais leves serem mais "rápidas" meio furado, para mim á adaptação e ponto.

De Ros
Veterano
# fev/10 · Editado por: De Ros
· votar


john_joao

Eu sinto a mesma coisa que tu. Quando toco com cordas leves, a minha palhetada fica forte demais, fazendo com que a guitarra tenha menos som, ao mesmo tempo que sinto a corda mais "bamba", não me dando o rebote que eu quero.

Mas pense na mão esquerda. Tu tem que apertar a corda de encontro ao braço. Se a guitarra tem uma ação bem baixa, até 0.011 , no meu caso, eu toco sem dificuldades. Mas eu não curto ação muito baixa, então prefiro 0.010.

Mas isso é o que funciona para mim. Conheço grande músicos que não conseguem tirar som das minhas guitarras, porque para eles são muito duras. E outros que acham minha regulagem muito mole, tanto pela ação quanto pela tensão das cordas que eu uso.

Por isso que eu digo que a questão é pessoal, e quando alguém afirma que tal espessura de corda é melhor, não está levando em conta uma questão primordial - Somos todos diferentes, buscamos resultados diversos e temos uma percepção musical totalmemte distinta.
Resumindo, "cadum, cadum"!

Aliás, eu estou me repetindo, já tinha dito tudo isso!

Valeu e grande abraço!!!

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


P.s.
Nunca afirmei que com "x" espessura o cara toca mais rápido. Apenas dei um exemplo de pessoas que isso acontece.

Tenho certeza absoluta que tem muita gente que usa com cordas pesadas e toca mil vezes mais do que eu.

Cata.
Veterano
# fev/10
· votar


cara o negócio é tocar baixo de 6 cordas afinado em F com encordoamento .50

Andreas Miller
Veterano
# fev/10
· votar


eu uso na minha guitarra com ponte fixa 0.09. eu queria saber, ja que muitos dizem que se eu trocar para 0.10 o som melhora? e para trocar tem que regular a ponte? Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Andreas Miller
Na minha opinião sim (dentro de determinados parâmetros). E sim, ela terá que ser re-regulada.
Abç

Dr Jivago
Veterano
# fev/10
· votar


Na minha opinião eu sinto uma diferença significativa no timbre quando passei a usar o encordoamento 0.09 nas cordas mais agudas e 0.10 nas cordas mais grossas.

Esse foi o principal motivo da minha escolha, o timbre fica melhor com esse encordoamento hibrido. O Malmsteen usa encordoamento 0.11 nas cordas mais graves e a Fender dele soa como um demonio, muito diferente de uma Fender normal e a escolha das cordas tem muita influencia.

Eric Clapton
Veterano
# fev/10
· votar


Homem que é homem só toca de 0.13 para cima!


/srvnocéu

Sioux
Veterano
# fev/10
· votar


Eu só queria que a Elixir fizesse o calibre que eu uso nas minhas Stratos: 10.12.16.28.38.48

Seria minha realização (ui).

clessius
Veterano
# fev/10
· votar


Para mim tem que se levar em consideração a relação :corda X palheta, ja vi gente como o frank Solari que usa 0.8 tirar um som maravilhoso mas é mais dificil conseguir um bom som limpo com cordas 0.8 sem compressor ,talvez por isso nos sons limpos em geral o Malmsteen use violões alias alguem conhece alguma musica dele com guitarra limpa?

nettoroses
Veterano
# fev/10
· votar


Eu uso 0.11, não notei diferença gritante para a 0.10 que eu usava não, mas pelo o menos, as cordas demoram mais pra enferrujar e quebram menos hehe

ROo
Veterano
# fev/10
· votar


Nas minhas épocas shreder from hell malmsteen é Deus owna todo mundo tentei usar 0.08
Durou 3 dias já estourei a ré.

é uma questão de preferência, pegada, estilo...

Symptom
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

Também sinto as D'addario muito "tensas". As GHS parecem muito mais "elásticas" e flexíveis mesmo. Faz toda a diferença.

Uso 0.011 na tele e na SG porque dou bastante porrada com a mão direita, mas não vejo problema em usar 0.010. Como estão reguladas pra 0.011, continuo usando.

Tomaz.
Veterano
# fev/10
· votar


Pô... Eu to acostumado com .011 e .013 e fui tocar numa .009 dum amigo meu ontem, nossa, é muita diferença. Um vibrato era quase um bend de 1 tom.

Mas é tudo questão de costume. Por algum tempo eu usei .009, e atendia bem minhas necessidades. Hoje já não me adianta mais.

Excelion
Veterano
# fev/10
· votar


Pra mim tanto faz o que o Malmsteen, Slash ou Jesus usa.

Eu gosto da 0.11 porque pra mim soa melhor acusticamente e odeio a sensação de corda mole.

Ponto.

Euclidessn
Veterano
# dez/15 · Editado por: Euclidessn
· votar


Na minha guitarra afinada em MI eu uso corda Hibrida.... a primeira 0,09 e a 6a é 0,46 da Elixir.
Assim fica com timbre bom nas bases, e fácil de dar bends nos solos (sou amador)

E na minha outra guitarra afinada em Ré, uso Hibrida com a primeira sendo 0,10 a 0,52

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.