Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# fev/10
· votar


-Eu percebi a muito tempo atrás: "Qual a razão das cordas primas mais grossas? Elas não soam melhor. Elas não sustentam melhor."
Então eu achei que isso era uma estupidez. Já nos bordões, elas têm que ser grossas, de verdade. E eu mantenho a ação das cordas alta porque gosto do timbre melhor."


Dizer que cordas primas mais grossas não soam melhor é lamentável. Pra mim isso só reforça o que eu já pensava dele (Malmsteen), não é tudo o que dizem, é só um mero guitarrista mediano.

ohm777
Veterano
# fev/10
· votar


fill.zanchez
Rá. Queria ser um guitarrista mediano que nem ele.

B.Frusciante
Veterano
# fev/10
· votar




Dizer que cordas primas mais grossas não soam melhor é lamentável. Pra mim isso só reforça o que eu já pensava dele (Malmsteen), não é tudo o que dizem, é só um mero guitarrista mediano.



Comentário infeliz.


Agora um gosto diferente em relação ao timbre traduz a qualidade de um guitarrista. O próximo passo vai ser dizer se um guitarrista é bom ou não pelo modelo da guitarra, dos captadores, madeiras utilizadas, cor da guitarra, correia, etc.


whumpf

marcos.
Veterano
# fev/10
· votar


fill.zanchez
cada um tem uma opnião.
se ele acha o problema é dele cara.

queria ser mediano como ele tambem

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
Sim, mas, além da espessura das cordas, vc esá "trabalhando" com guitarras de medidas de escala diferentes: 25,5 pol. para a Strato e 24,75 pol. na Explorer. E isso faz diferença....
Abç



Ah,Professor,tá explicado. É por isso então,dá uma diferença absurda mesmo. Putz,minha strato as 0,11 são extremamente duras,por mais que eu já estou habituado. E tem hora que parece que a coisa não rende e a mão esquerda(sou destro) parece não responder e tem horas que rende que é uma beleza. Será que seria justamente pelo "peso das cordas"?

Frankie
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas o SRV não usava 0.013 na Fender dele?

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Frankie
Mauricio Luiz Bertola

Mas o SRV não usava 0.013 na Fender dele?



Frankie,mas tem que ver o seguinte: Este caras além de terem uma pegada de estraçalhar o braço da strato,eles usavam afinações mais baixas e não afinação standard .

Frankie
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy

É que vi o Bertola dizer ali que pra Strato no padrão Fender, é bom usar no máximo 0.011!
Mas putz, todas as musicas que conheço do SRV é apenas 1/2 tom abaixo. Num sei se peso de 0.013 ficará tão leve com apenas 1/2 tom abaixo. Mas enfim, nao entendo muito. Deixa isso queto! iUEHIUE

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Frankie
buddy guy
Pois é, o SRV usava 0.13 1/2 tom "abaixo". Dick Dale usava 0.15!!!
Abç

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Frankie
buddy guy

É que vi o Bertola dizer ali que pra Strato no padrão Fender, é bom usar no máximo 0.011!
Mas putz, todas as musicas que conheço do SRV é apenas 1/2 tom abaixo. Num sei se peso de 0.013 ficará tão leve com apenas 1/2 tom abaixo. Mas enfim, nao entendo muito. Deixa isso queto! iUEHIUE



Cara,te digo uma coisa,vc até deve ter visto eu falar dos meus "sofrimentos" com as 011,e te digo mais uma:dia desses experimentei de curiosidade as 013 giannini( 013 por cá só acha delas),e olha mesmo com afinação mais baixa e com a pegada que tenho(que não é fraca,é de chegar a fazer calos nos trastes da guitarra),as 013 para mim são impraticáveis !!!

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Frankie
buddy guy
Pois é, o SRV usava 0.13 1/2 tom "abaixo". Dick Dale usava 0.15!!!
Abç



Pode crêr,eu já sabia dessas mesmo. Dick Dale é um cavalo,tem uma pegada monstruosa !!!!!!!!

Frankie
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

0.15 deve ser osso pra caralho!
-
buddy guy

Quando eu comprar minha Condor CLP, vou por 0.11 xD

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Frankie
buddy guy

Quando eu comprar minha Condor CLP, vou por 0.11 xD



Creio que em lespaul,por conta da escala e da ponte que elas usam,vai ficar até macia de tocar. Mas na strato,putz...é foda cordoamento pesado demais !!!

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Professor,aproveitando a deixa de encordoamentos pesados,escalas e stratos. Estou pensando em adquirir uma Ibanez daquelas com headstock curvados para trás(estou estudando a possibildade de ser com floyd rose ou tremolo). Porém tenho uma dúvida à cerca das pontes floyd rose,até que espessura de cordas estas pontes suportam e qual a espessura máxima de cordas seria aconselhável para estas pontes?

_Dio
Veterano
# fev/10 · Editado por: _Dio
· votar


Sempre usei .11 na Lp e .09 na strato, por conforto. Usar .10 na LP fica muito incômodo pra mim, muito molenga. Já na strato é o contrário. Como o braço dela é mais fino, prefiro usar um calibre menor. Óbvio que a pegada é diferente, mas acostumei. Vai entender...

Esse mito de ter que usar calibre x ou y pra ser tr00 é coisa de fórum. galera mais uma vez esquece de pensar no próprio conforto só pra se adequar ao que os outros dizem que é certo.

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


A corda ideal é aquela que vc se sente confortável em tocar. Só!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy
0.10.
Sem mais.
Abç

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
buddy guy
0.10.
Sem mais.
Abç



Valeu professor,abração !!!!!

Bolívar
Veterano
# fev/10
· votar


Pra que tanto sustain afinal? Quem é que gosta de ouvir a mesma nota por 10 segundos?

A guitarra precisa ser facil de se tocar para o seu usuario, calibre de cordas é primeiro uma questao pessoal antes de ser uma questao de calculos fisicos e geometricos.

De que adianta calibre alto se os dedos do guitarrista se cansarem no meio da musica? Aí não haverá timbre gordo, sustain, ions e atomos que salvem!

Sugerir para um iniciante começar a tocar com 0.11 e se "acostumar" é um conselho onça! Suba os degraus lentamente, 0.09, 0.10, 0.11.... e de volta pra 0.09 quando vc perceber que afinal nao precisava de tanto sustain rs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Bolívar
Ok. Então ouça isto:
http://www.youtube.com/watch?v=lLarYtjkPRA
E isso:
http://www.youtube.com/watch?v=YExuLkIaQ7U&feature=related
E isso:
http://www.youtube.com/watch?v=7LB6WNzwQWU
Ou mesmo isso:
http://www.youtube.com/watch?v=wEiyGgWt6no
De qualquer forma, se os dedos do guitarrista se cansarem no meio da musica ele devería procurar um médico...
Abç

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Uma coisa que eu acho importante:

Tenho a impressão que a mizinha 009 dura menos que uma 010 por causa da oxidação. 011 eu tenha quase certeza que dura bem mais. Essa oxidação, inevitável, acaba deixando o som mais "estranho" quanto menor a espessura.

Então, como não sou "profissa" e nem sou rico, comprar 009 é sinônimo de oxidação rápida, até pq meu suor é xexelento e acaba com tudo que é de metal! huauhauh

Abs

Bolívar
Veterano
# fev/10
· votar


o jimmy usa 0.08/0.09. Since i've been loving you do show no madinson square, nunca me canso de assistir esse clip :D

Bolívar
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Isso é verdade, no momento to economizando pra comprar um jogo elixir custom light rs

Bruno Floyd
Veterano
# fev/10
· votar


ja experimentei varios calibres, e não acho que influencia tanto assim, acho que isso esta mais relacionado ao conforto na execução!

uso basicamente 0.11 afinada em Eb na minha les paul, e acho bem confortavel! mas de vez em quando gosto do desafio de colocar um encordoamento mais grosso como 0.13. Claro que fica mais dificil de tocar, mas acho que influencia bastante na pegada quando vc volta ao seu encordoamento padrão! Não tenho problema nenhum em tocar numa strato com 0.9, é so uma questão de adequar a pegada, o timbre não faz tanta diferança assim!

nesse video eu toco com um jogo 0.13, fui me adequando a ele mas quando percebi que não conseguiria fazer bends de 1 tom voltei pra 0.11, essa troca ajuda bastante na pegada!



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Bolívar
Jimmy Page usa atualmente Ernie Ball Super Slink 0.9-0.42.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


Bruno Floyd
Curtí o som...

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


Curly

Cara eu sou guitarrista de fim de semana, e nunca tive problema com cordas grossas, sempre achei mais confortáveis, tanto que já cheguei a usar 012 em strato e não via uma dificuldade tão significativa na hora de tocar não.

Acho que o problema é quando tu começa com a corda mais leve e migra pra mais grossa... mas pra quem não está acostumado com nenhuma, não vai fazer essa diferença toda não.

Acho que um exemplo é meu primo, ele tem 14 anos e eu comecei a ensinar ele a tocar ano passado, fui nessa de que corda mais leve era mais fácil, e dei pra ele a Strato com 009, ele não gostou, pegou a strato com 010, não gostou, pegou a Tele (que na época estava com 011), e não largou mais, hoje a preferida dele é minha SG com cordas 011-52 (hibrido de 11 e 12). Ele já está tocando há 8 meses, e agora decidiu comprar uma guitarra modelo 335, justamente porque quer botar 012, já que acha minha Gibson ainda mais confortável de tocar.

Pra mim a corda não facilita e nem dificulta por si só, isso vai ser inerente ao que vc vai fazer com ela, eu e ele tocamos blues e classic rock, velocidade pra gente é secundário, logo cordas grossas são ok, agora se o cara quer solar na velocidade da luz, então eu tenho que admitir que cordas mais grossas vão dificultar mais do que ajudar.

agora, para os que falam em "mãos de moça", "coisa pra macho" e tal, hehe, deixo aqui um desafio: gravem um videozinho com uma strato em afinação padrão e com um jogo .011 com os 8 primeiros compassos da música "Texas Flood", do SRV. É uma música relativamente fácil, vários aqui já gravaram e não duvido que alguns consigam mas acho que é um teste, feito na confiança de que as cordas realmente são 0.11, hehe !

Cara, eu realmente acho que pra quem está acostumado com cordas de calibres mais baixos isso é problema, mas nada que uma ou duas semanas de treino não resolvam, eu mesmo to acostumado a tocar meus blues, e dou bend de 1 tom e vibrato de dedo 1 sem problema nenhum, e se for com dedo 2 e 3 vai 1 tom e meio tranquilo.

Aliás esse foi um dos motivos que me levaram por muito tempo a só usar cordas 011 e 012, porque abaixo disso eu quebrava muito facilmente, hoje eu uso 010 e 009, mas foram anos pra me adaptar a tocar com elas sem quebrar, mas mesmo assim mizinha de jogo 009 pra eu quebrar só preciso me empolgar mais um pouquinho e arregaçar um bend com vibrato de braço inteiro.

Mauricio Luiz Bertola
Um "teste cego" não é um bom argumento, pois vc pode alterar a equalização, mudar equipos, etc. O ideal (e cientificamente mais correto), seria o teste comparativo, no qual a mesma guitarra. nas mesmas condições, no mesmo amp, com a mesma regulagem geral e sem nenhum efeito, seja tocada com 0.9 e 0.11, por exemplo. Daí, a diferença ficará bem patente.

Tem uma video aula do Buddy Guy na série hot licks que ele mostra exatamente isso, duas guitarras iguais com a mesma regulagem, uma com 009 e a outra com 012 e a diferença é gritante.

buddy guy
As vezes sofro com as D'adario 0,11 na strato. Parece sei lá o que, de tão duras.

Cara, D'Addario é uma péssima corda 011, até a SG e a NIG são mais confortáveis que a D'Addario nessa espessura, não sei o porque, mas as D'Addario parecem que são mais tensas que as outras marcas, eu recomendo as GHS, Fender, Gibson, Ernie Ball ou Rotosound que tem uma pegada mais confortável.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix

bah mano, vou largar de lado esse assunto, tem anos que eu posto essa mesma catilinária, vamos deixar que os prof. de guitarra orientem seus alunos quanto a isso !

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


Curly

Cara, eu não tiro tua razão, mas nisso eu concordo com o DeRos, essa relação com a corda, é algo pessoal, obvio tem gente que faz porque ouviu falar que deve ser assim, mas pessoalmente não dá pra dizer pra alguém olhe use 009 ou olhe use 011, porque quem tem que ver isso é a própria pessoa, ver em qual ela se adapta melhor. Pra mim são as mais grossas, pra muita gente são as mais finas.

Enfim, é algo muito mais regido por aspectos subjetivos do que por objetivos.

nicida
Veterano
# fev/10
· votar


com o tanto de ganho que o malmsteen usa não deve fazer diferença no som mesmo o calibre da corda. tá certo ele, frita mais que george foreman e o povo paga um pau.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.