Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Konrad: A coisa mais interessante dessa entrevista é ele dizendo que gosta de blues.

Cara, blues é o "pai" do Rock, Hard, Heavy... Eu acho difícil achar um "pro" que não tem alguma relação de afeto com o blues. Mas é claro que gosto não se discute. ;-)

Abs

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Konrad: A coisa mais interessante dessa entrevista é ele dizendo que gosta de blues.

Cara, blues é o "pai" do Rock, Hard, Heavy... Eu acho difícil achar um "pro" que não tem alguma relação de afeto com o blues. Mas é claro que gosto não se discute. ;-)

Abs


Ele é maluco, já o vi dizer em entrevistas que o que Hendrix fazia era "just noise", e depois vai tocar Red House. Hhehe.

Eu não sei no que acreditar.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que vai de cada guitarrista.
Eu acostumei com 0.11. Qndo comprei minha semi-acustica q veio com 0.9, eu queria me matar haha. Achei terrivel, e estourei a mizinha em mto pouco tempo.

Claro que tem influencia no timbre (talvez nao tao perceptivel, eu admito q nao saberia diferenciar em teste cego) e na durabilidade, mas o principal eh na pegada mesmo. Eu nao consigo tocar em corda fininha q parece q vai arrebentar com um peido. Pra mim 0.11 ta perfeito.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Depende muito da guitarra. Tenho uma Strat que fica mais confortável com 010. Deve ser por causa da ponte Kahler. A LP com 011 é dilíça e a Tele idem. Então isso varia muito.

009 e usava no começo quando achava que era melhor pra fazer bends e tal. Depois vi que era questão de adaptação.

marcos.
Veterano
# fev/10
· votar


eu sofro pra fazer um solo como o do hotel california

no final do solo meu dedo fica arregaçado

eu uso uma strato .10 com ação média.

mesmo assim é melhor que 009

gab_m
Veterano
# fev/10 · Editado por: gab_m
· votar


Eu acho que na real o que importa é o que você se sente mais confortável, seja com 0.008 ou com 0.666, tudo questão de gosto...

Eu uso 011 por achar a tensão delas ideal pro que toco e pq sinto que dura mais...

Elvenfoot
Veterano
# fev/10
· votar


Minha Aria Stratocaster virou de macho quando botei 0.011, ela comecou a fuder tudo, meus dedos, a ponte, a alavanca....
Ficou dura bagarai, vc faz bend de 2 tons mal encostando na corda de cima. Alem disso, o tremelo nao aguentou a tensao e ficou flutuando, ate eu botar mais uma mola.

Moral da historia, regacei os dedos, e entortei a alavanca de tanto alavancar com 4 molas fuderosas!

Ou vc eh ogro, ou tem uma guitarra boa e bem regulada pra botar 0.011...

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


ohm777
Curly

Sinceramente, eu acho bobagem essa coisa de afirmar que o cara não evolui pq usa cordas finas, ou toda essa coisa de achar que a tal "lenda da corda grossa" é coisa de internet.

Se vc pegar o Guitar Handbook que é basicamente uma enciclopédia de guitarra e que a primeira edição já tem uns 35 anos de lançada (ele já foi atualizado várias vezes dos anos 70 pra cá), que tem uma sessão só pra falar de cordas, tipos materiais, calibres, timbre e afins.. já estava lá a relação calibre/altura x timbre.

O que eu acho é que no fim, tanto quanto dizer que corda 009 e 008 são cordas de viado, é errado achar que o calibre da corda vai influência na capacidade de alguém de tocar, ou de presumir que só porque alguém alega não gostar de cordas grossas, não vai tocar bem.

Cordas finas, ao menos pra mim só tem uma utilidade, tocar rapido... como eu não tenho a menor vontade de tocar rápido, mas além da mão grande, tenho a mão pesada, as cordas mais mais grossas e a ação um pouquinho mais média são uma combinação mais confortável pra mim que cordas finas.

Da mesma forma eu gosto de guitarra tipo fender sem escalope, mas adoro o escalope leve feito na minha ES-135, não toco rápido, uso cordas 012 nessa guitarra com ação média (eventualmente troco o jogo 012 normal por flatwound quando dá vontade de pirar no swing), em geral não gosto de escalope, mas nessa guitarra eu senti que precisava de um leve escalope, isso me faz tocar melhor ou mais rapido?

Claro que não... mas me dá mais conforto, conforto que em geral eu não tenho tocando com calibres inferiores a 010 nessa guitarra.

Acho que no fundo, é sem sentido julgar alguém pela espessura das cordas, ou se a pessoa toca rapido ou devagar, muito ou pouco por conta de cordas ou da velocidade com que se toca. O importante é descobrir que corda a guitarra pede pra ficar confortavel e tocar o que tem vontade.

Por isso nas minhas guitarras o calibre varia de 009 a 012. Porque em uma, o calibre mais confortável pra minha pegada é 009, em outras 2 é 010, numa outra 011 e na outra 012.

Curly
Veterano
# fev/10 · Editado por: Curly
· votar


nichendrix

Nic, falo de strat em afinação padrão, escala curta é outra coisa, afinar Eb acho que é coisa só de power trio. bato nessa tecla aqui em consideração aos iniciantes, pois o veteranos e o Bertola não cansam de recomendar cordas grossas. Luthier eu até entendo porque não gostam de .09.

Strat com .010, muito bem regulada, instrumento de qualidade, dá para o iniciante usar de boa, vai levar mais tempo para se adaptar mas é claro que dá para usar.

a partir do .011, a coisa vira uma tortura para um guitarrista de blues, mesmo os que não são iniciantes. quero ver alguém aplicar bends de meio tom ou vibrato decentes com o indicador... já é difícil aplicar uma bend com vibrato acima de 1 tom , mesmo com o dedo 3, e soar legal... os ligados ficam muito mais difíceis de sair

é claro que o profissional, que toca todo dia e tem os calos no ponto e pegada forte não tem essa dificuldade

meu primo é baterista e tem um estudio em casa e faz um social com jams de fim de semana, eu sou o "guitarrista da casa", meu papel é puxar o repertório e deixar os convidados "brilharem", heheh... e lá aparece de tudo, em geral amadores com gear top. curioso como médicos, advogados, etc, têm uma obsessão com SRV, hahaha, texas flood é um must, é muito engraçado ouvir aquela intro com bends que não chegam lá, aí vc pega a guitarra do cara, em geral é a signature, tá cheia de "arames", huahauhua...

Sub_Zero
Veterano
# fev/10
· votar


Eu toco com 0.10 na minha strato, não sinto necessidade de aumentar o calibre e nem posso, pego guitarra só de vez em quando. Eu só consigo tocar em guitarra com ação alta. Esses dias toquei (tentei) na strato de uma colega meu que tem ação média/baixa e não saía nada, trastejava tudo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


O "papo" do Malsteen só tem "sentido" porque é ele quem está falando. Quero ver vc tocar uma Strinberg ligada num amp Meteoro Atomic Drive pra ver....
Tem algumas coisas que são imponderáveis: O Malmsteen tem talento e um equipo poderoso, desenvolveu sua técnica durante anos, portanto, ele já tem uma "voz" em seu instrumento. Daí, comparar o que ele usa, com o que um moleque sem grana de um país como o Brasil usa, não faz sentido.
De qualquer forma eu considero essa discussão´sem muito sentido, até porque eu já expliquei exaustivamente o porque, até do ponto-de-vista da Física, corads de menor espessura são menos adequadas em todos os aspectos. Agora, se o cara gosta de tocar com 0.9 numa guitarra de baixo custo e amp "meia-bôca", não sou eu quem vai contestar.
Abçs

ohm777
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É... nesse ponto até concordo.
Mas aí já vamos estar discutindo sobre o mérito do equipamento, não do calibre da corda.
Não se pode jogar a responsabilidade por um timbre ruim à um jogo de corda, se o cara tem guitarra de R$400 e amp meia boca.

Na minha opinião:
Calibre da corda ----------- 5% do fator timbre
Guitarra (construção e madeira), captadores, pedais e amps------ 95% do fator timbre

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


ohm777
Não concordo.
Óbvio que o mérito do equipamente E DE QUEM TOCA é super importante, mas a corda (e sua qualidade e espessura) influencia muito.
Quanto eu tinha a idade da maioría de vcs aqui no Brasil só haviam cordas Giannini e São Gonçalo (que aliás eram classificadas de Super Leve - 0.10. Leve - 0.11 e Pesada - 0.12; e não por suas respectivas espessuras como hoje). Pergunte a qualquer cara da minha idade se essas cordas prestavam, e que tipo de som se conseguia. Quando alguém comprava (no "muambeiro") um jôgo de cordas Fender, Gibson ou Rotosound, a diferença "saltava" aos ouvidos, e, a única maneira de fazerem essas cordas nacionais vagabundas soarem "mais ou menos" era utilizar a maior espessura.
Em suma, a qualidade da corda e sua espessura fazem sim diferença, e bem significativa. Ademais, isso é comprovado na prática: Basta experimentar.....
Abç

Konrad
Veterano
# fev/10
· votar


Se eu uso 9, desafino quando faço acordes. Deve ser falta de técnica, mas eu não me adapto.

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olha, eu entendo que cordas de menor espessura tem menos massa, portanto...

Mas da mesma maneira que a física explica isso, também explica que para "mover" a massa de uma corda esticada com maior tensão, exige-se maior força, não é lógico?

Então, o guitarrista quem que aplicar um maior pressão para extrair o som de uma guitarra com corda mais pesada. Mas daí entra a equação onde, por uma questão que não sei explicar, mas a minha experiência mostra, quanto mais força, menor a velocidade. Isso se verifica pensando nas marchas de um carro.

Eu não posso abrir mão da velocidade, visto que tenho que executar "tal" música a "tantos" Bpm, então aplico menos força e com isso, não consigo extrair o mesmo som do instrumento, fazendo com que algumas notas soem apagadas ou simplesmente não saiam.

Então tal espessura de corda não serve para a minha pegada, porque a corda mais fina soa melhor na minha mão. Por isso eu afirmei, no meu primeiro post "Para mim isso é uma questão absolutamente pessoal".

O comprimento da escala também entra na jogada. Já toquei num Gibson com corda 0.012 e só tive dificuldades em acertar a mão para os bends. Toquei num Fender com cordas 0.011 e achei meio duro, ruim de tocar. Ambas estavam com a afinação padrão (440 Hz).

Konrad


Agora imagina que esses caras tocam com cordas 0.008 e com o braço escalopado. Olha a diferença da força que eles aplicam (o que não significa que não tenham pegada, que é algo diferente).

Lembrando que com o braço escalopado, quando mais tu pressiona a nota (mão esquerda), mais para cima vai a afinação...

Não acho que seja falta de técnica, só acho que tu está adaptado ao teu instrumento, nada mais.

Valeu a todos, grande abraço!

ohm777
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pode ser, mas nesse caso teríamos que avaliar a qualidade das cordas também, não só a espessura.
Aposto que se eu fizesse (aliás essa é uma boa idéia) um teste cego aqui no fórum sobre espessura de cordas a maioria do usuários aqui do fórum não conseguiria identificar as diferenças.
No momento eu estou usando uma 0.11.


Konrad
É porque as cordas leves (0.08 ou 0.09) exigem de uma pegada diferente das cordas pesadas.
Isso acontece porque se você aperta com muita força a corda com os dedos se faz um mini-bend por causa do espaço entre o traste e a escala. Além disso o controle da palhetada também é diferente.

ohm777
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
Mas da mesma maneira que a física explica isso, também explica que para "mover" a massa de uma corda esticada com maior tensão, exige-se maior força, não é lógico?

Então, o guitarrista quem que aplicar um maior pressão para extrair o som de uma guitarra com corda mais pesada. Mas daí entra a equação onde, por uma questão que não sei explicar, mas a minha experiência mostra, quanto mais força, menor a velocidade. Isso se verifica pensando nas marchas de um carro.


Era isso que eu estava tentando explicar no meu 1° post.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
quanto mais força, menor a velocidade
Esse argumento seria válido para automóveis (ou outros veículos), mas a corda "não sai do lugar", nem é "projetada" para deslocamento constante.
Quanto a questão da escala, sim, quanto maior a mesma, mais "tensas" as cordas ficam; por isso que recomendo 0.10 e, no máximo, 0.11 para guitarras de escala 25,5 pol. (padrão Fender).
ohm777
Um "teste cego" não é um bom argumento, pois vc pode alterar a equalização, mudar equipos, etc. O ideal (e cientificamente mais correto), seria o teste comparativo, no qual a mesma guitarra. nas mesmas condições, no mesmo amp, com a mesma regulagem geral e sem nenhum efeito, seja tocada com 0.9 e 0.11, por exemplo. Daí, a diferença ficará bem patente.
Abçs

GuitarHome
Veterano
# fev/10 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
seja tocada com 0.9 e 0.11, por exemplo. Daí, a diferença ficará bem patente.
Abçs


Nessas mesmas condições mesmo usando 0.009 e 0.010 já da para sentir bem a diferença, no meu equipo essa diferença foi grande a ponto de me tirar o tesão de tocar quando eu coloquei cordas 0.009 tanto pelo timbre quanto pela pegada.

De Ros
Veterano
# fev/10 · Editado por: De Ros
· votar


Mauricio Luiz Bertola

De Ros "quanto mais força, menor a velocidade".

Esse argumento seria válido para automóveis (ou outros veículos), mas a corda "não sai do lugar", nem é "projetada" para deslocamento constante.



O que tu está afirmando é que a pressão (força) que os dedos tem que fazer no braço do instrumento não interfere na velocidade dos mesmos?

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

As vezes sofro com as D'adario 0,11 na strato. Parece sei lá o que, de tão duras. As vezez,que um coléga vem por cá com uma explorer(ponte tuneo-magic,não sei se ponte influi também) com cordas 0,10 sinto mais facilidade,porém sinto as cordas muito moles. E tenho que maneirar a pegada para não desafinar nos bends ou estourar as cordas !!!! Isso de 11 p/ 10. Imagino se fossem 0,9 , ia ser difícil de eu não estourar as cordas !!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
Sim e não.
No caso, eu acho (e é só isso mesmo, até porque eu não sou músico profissional como vc, e sou baixista), que é apenas uma questão de costume, "pegada" e estilo. Por isso creio que o seu argumento exposto acima (das peças que vc executa), é válido; mas não de "velocidade" em termos gerais. Até porque isso vai depender da força aplicada apenas. Se fosse assim, um F-16 seria mais rápido que um F-15, pelo simples fato de ser mais leve...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy
Sim, mas, além da espessura das cordas, vc esá "trabalhando" com guitarras de medidas de escala diferentes: 25,5 pol. para a Strato e 24,75 pol. na Explorer. E isso faz diferença....
Abç

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros

O que tu está afirmando é que a pressão (força) que os dedos tem que fazer no braço do instrumento não interfere na velocidade dos mesmos?


inclusive alguns professores de guitarra demonstram isso fazendo o aluno tocar com uma palheta recortada em papel. com a palheta de papel, mesmo os iniciantes conseguem palhetar rápido, já que o impacto com a corda é mínimo.

----------

acho que quanto aos sons das cordas mais grossas ser melhor, todos concordam. que a execução fica mais difícil (bends, vibratos, ligados), penso que também todos deveriam concordar. fica então a questão pessoal na avaliação do "custo/benefício" da escolha.

agora, para os que falam em "mãos de moça", "coisa pra macho" e tal, hehe, deixo aqui um desafio: gravem um videozinho com uma strato em afinação padrão e com um jogo .011 com os 8 primeiros compassos da música "Texas Flood", do SRV. É uma música relativamente fácil, vários aqui já gravaram e não duvido que alguns consigam mas acho que é um teste, feito na confiança de que as cordas realmente são 0.11, hehe !

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

é apenas uma questão de costume, "pegada" e estilo


Então concordamos, pois foi a primeira coisa que falei - "Para mim isso é uma questão absolutamente pessoal".

Se o Hendrix usava 0.010 e não tocava coisas onde a velocidade era tão importante, se ele achasse que o som das 0.012 ou 0.013 (Steve Ray Vaughan, mas afinado meio-tom abaixo) fosse significantemente melhor, provavelmente usaria-as.

Acho que não usava porque ficava mais confortável para a pegada, estilo e técnica dele com as 0.010. Acho.

---------------------------------------------------------------------- ---------------

Mas é isso, questão de gosto e adaptação. E chega dessa bobagem de dizer que quem usa corda leve toca menos ou tem "mão de moça", porque isso é um dos preconceitos mais bobos que eu conheço!

Abraços!!!

De Ros
Veterano
# fev/10 · Editado por: De Ros
· votar


Curly


Hehehe, usei o termo "mãos de moça" sem ver que tu tinha escrito a mesma coisa!

Essa da palheta de papel vou experimentar, só para ver o que eles querem demonstrar.

Aliás, eu tenho uma coleção de palhetas super variada, em com materiais e shapes super diversos, e cada uma pode dificultar ou facilitar muito a execução na guitarra.

Estou no aguardo de uma bem diferente, deve chegar por esses dias - É a V-pick http://www.v-picks.com/

Mas não vou falar mais sobre isso para não desvirtuar.

Abraços!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros
Cara, essa estória de "mãos de moça", "cabelo de mocinha", etc, é uma brincadeira. Se fosse assim, eu seria um ogro, pois toco com 0.45!!!
Concordo que seja uma questão "de gosto pessoal", mas, se vc fizer o teste acima, como falei, verá (ouvirá) uma nítida diferença...
Abçs

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros

pô, tá parecendo vc lá na foto do site da v-pick, hehe !

tem essa aqui também que é usada para acertar a palhetada de iniciantes: http://www.styluspick.com/

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/10 · Editado por: Christhian
· votar


Tenho guitarras com 0.11, 0.10 e 0.09 e de características parecidas.

Não ouço nenhuma diferença de timbre (pelo menos não em relação a timbre 'gordos ou magros') ligando no mesmo equipamento, a não ser realmente em relação a palhetada - nas mais leves não dá pra descer a mão em bases, por exemplo, senão fica estranho, meio que dá uma 'saturada' no som natural das cordas pela maior vibração e consequentemente, trastejamento leve. A tensão das cordas mais pesadas permitem aplicar mais peso na mão direita, o que consequentemente altera algumas características do som, mas se considerar a mesma aplicação de força, não há uma alteração significante, ao meu ver.

Mas isso não faz das 0.09 piores ou melhor do que as 0.10. E pessoalmente não tenho uma mão direita tão pesada assim, então só tomar cuidado e fica tudo muito parecido.

EDIT: Só acho que o pessoal não entende que o peso das cordas deve ser escolhido de acordo com a maneira que músico toca e não relacionando a pegada ou pior, à sexualidade - coisa que já vi, toscamente, nesse fórum.

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


Curly

Cara, que susto tu me deu agora!

Mas não sou eu não no site, é o David Wallimann! Na foto ficou parecido mesmo... A diferença é só uns 40 quilos a mais para mim, hehehe!

Eu tenho a stylus pick. Usava nas aulas para ensinar a palhetar só com a ponta da palheta, quando isso era necessário. Sempre funcionou!!

Christhian

''quod erat demonstrandum''...
Temos a praticamente a mesma percepção sobre esse assunto!

Abraços!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Justificativa do Malmsteen para utilizar cordas de calibre tão baixo.