Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Renatowisky
Veterano
# jun/10
· votar


Ola,
Comprei uma Tagima T635 (as novas) e queria saber se é preciso dar um up em alguma parte dela (caps,nut,ponte,tarraxas) qual parte e qual marca.
Eu toco um pouco de tudo gosto muito de fazer som instrumental entao rola um pouco de tudo comigo. O que seria necessario trocar nela para atender minhas necessidades?
Obrigado desde ja!

Heaffy
Veterano
# jun/10
· votar


Bom dia cara,
qual desses "combos" vc acha q combina melhor um som grave e pesado sem em bolação, com bons agudos e boa captação e sonoridade de harmonicos (principalmente artificiais pois uso muito em minhas bandas):
Intruder PONTE + Prog-Bucker BRAÇO ou
HB-ED PONTE + Traditional HB hot BRAÇO ??
acho q viajei um pouco...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Akiyoshi Masuda
Cara, o jatobá é muito duro para se usar em corpos, no máximo como tampo, em conjunto com a caixeta, marupá ou cedro. Para o braço, apenas como longarina de reforço.
Recomendo que vc use o cedro-rosa para o corpo (no máximo a imbúia) e o pau marfim para o braço, com escala em ipê.
CryingGuitaa
Cara, "quebrado" quer dizer, inútil, inoperante. De qualquer maneira vc jamais saberá o que ocorreu. Não adianta, tem que retirar a escala e refazer o tensor. Trabalho para seu luthier.
Renatowisky
Isso depende muito....
Se vc é um "strateiro" e vai tocar sons com pouca distorção, um jôgo de capts Sound/Malagoli AlNiCo Blues cairía bem. Se vais tocar algo na "praia" mais distorcida (mas sem excluir sons limpos), Stellfner Neodymiun.
Agora, se é preciso ou não trocar mesmo os captadores, só vc mesmo pode dizer (de repente os que estão nela são satisfatórios, são de AlNiCo). Recomendo que, em 1º lugar vc a leve a um bom luthier para que ele proceda a regulagem geral inicial da mesma, depois que vc a toque bastante para decidir....
Heaffy
A rigor, qualquer um...
Sons graves é equalização; portanto, o que vc precisa mesmo é de um bom amp, com falante de 12pol (ou mesmo 15pol.), um bom pedal de distorção e um equalizador. Harmônico artificial é apenas uma técnica, independe do capt, mas sim de vc mesmo e do resto do equipo. Mas eu apostaría na dupla Intruder PONTE + Prog-Bucker BRAÇO .
Abçs

Heaffy
Veterano
# jun/10
· votar


humm saquei, acho q minha BOSS me-8 deve dar cabo por enqanto....
e sobre os harmonicos, eu smp toquei numa strato da memphis( eca!)
qndo eu peguei emprestada uma LTD d um amigo meu, me achei o Zakk Wilde '-'
nesse caso eu usei o msmo equipo só mudou a guita, oq influenciou ai? se naum foi o cap eu realmente naum sei ....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Heaffy
Cara, vc tocou numa guitarra muito melhor, assim, a técnica ( e a sua "definição" sonora) fica mais evidente. Isso não impede que vc faça harmônicos artificiais em sua Memphizinha, mesmo com som limpo....
Sua ME-8 não é uma pedaleira "top", mas pode ser muito útil se bem programada....
Abç

Renatowisky
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vlw...Obrigado...Vo da uma estuda aqui e farei isso o que me indicou...
Obrigado denovo!
=p

Heaffy
Veterano
# jun/10
· votar


ook vlw cara ^^
uma ultima intruder ponte + trad hb hot braço fica bom tbm? no site da malagoli eu vi essa indicação....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Heaffy
Sim.
Abç

Edipo
Veterano
# jun/10
· votar


Fala Bertola, blz?
Cara eu segui o seu concelho de pegar caps HH777 da Sound/Malagoli, fui na teodoro e eles não existem por lá, é dificil até achar captadores da Sound, ainda mais esses do Henry Ho. Achei na net (nada de ML) por R$200,00 cada um em média. Encontrei também Seymour Duncan (em loja física e novo) variando de R$240,00 até R$310,00 dependendo do modelo. Vc não acha que vale a pena pegar captadores Duncan com essa diferença de preço? Ou a qualidade dos Malagoli é tão boa quanto a da Seymour? Os modelos que eu achei foram:

APH1 - Alnico Pro II - Slash (B/N)
PATB1 - Parallel Axis Original Trembucker (B/N)
SH1 - 59 Model (B/N)
SH2 - Jazz Model (B/N)
SH4 - JB Model (Só Bridge)
SH5 - Duncan Custom (Só Bridge)
SH6 - Duncan Distortion (B/N)
SH10 - Full Shred (B/N)
SH11 - Custom Custom (Só Bridge)
SH12 - George Lynch (Só Bridge)
SH13 - Dimebucker - Pantera (Só Bridge)
SH14 - Custom 5 (Só Bridge)

Qual a melhor combinação com esses captadores na LP para conseguir uma coisa bem versatil indo do Jazz ao metal??

GustGuitar
Veterano
# jun/10
· votar


Bertola,
Voce acha que aquele Stax Rocks da MG vale a pena?
O cara disse que eu deveria entregar uma carcaça de um wah vox ou Crybaby e dar mais 450 reais, mas eu achei esse preço muito salgado. Voce acha que compensa?
Já os testou?
A modificação da EFX de 50 reais parece ser bastante eficaz também, e bem mais em conta, hahah
Abraço!

Symptom
Veterano
# jun/10
· votar


Edipo

Desculpa a intromissão, mas uma combinação legal para você, em se falando de seymour duncan seria o 59 no braço e o Custom 5 na ponte.

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Edipo
Cara, vc compra direto no site deles www.captadores.com.br e em até 3 vezes sem juros!
GustGuitar
Não conheço esse pedal cara, desculpe...
Abçs

janick
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara! Fui no meu luthier hoje. Sorte que eu não comprei a ponte! Ele mencionou alguma coisa que acabamos esquecendo: Algumas Stratocasters tem a distância da madeira do braço até o tensor não muito grande, e por um locking nut ali pode prejudicar o instrumento. Dai ele me recomendou uma ponte de dois pivôs caso eu queria mesmo uma ponte assim, senão, deixar quieto!

Bem, comprei um escudo novo pra ela já HSS, e vou encomendar um Crunchy Pat Chrome da GFS. Talvez eu crie coragem e compre as Wilkinson Ez Lok + Ponte de 2 pivos modelo das Fenders USA(Da GFS)!

CryingGuitaa
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valew,é q eu nem conheço nenhum luthier aqui na minha cidade, Araras. Se você tiver alguma informacao agradeço

Abs.

dnreis
Veterano
# jun/10
· votar


Olá Bertola,

Tenho uma Shelter Nashville (acho que você ja sabe) e gostaria de saber se trocando os pot 500k por outros pot de 500k (mas que acredito ser de qualidade superior) Obterei mais qualidade sonora ?

o potenciometro é esse

http://www.calangomusic.com.br/produtos/detalhes/795/potenciometro-dol phin-500k-center-click

E a proposito, o que é center click?

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Fala Bertola tudo bem?

Cara eu moro no interior de SP e aqui em minha cidade tem um dos melhores conservatórios da América lática e eles oferecem um curso de Luthier,mas o curso é mais voltado para construção de violinos e violas mas eles ensinam a construir baixos também eu gostaria de saber se é valido fazer esse curso porque na verdade eu estou interessado na construção são de guitarras,vale realmente a pena fazer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


janick
Boa idéia! Talvez um "roller-nut" também....
CryingGuitaa
Infelizmente não tenho.
dnreis
Não. não adianta nada. O que adianta é trocar os capts.
Sir.Paulo
Não sei responder, pois teria que avaliar o currículo deles.
O ideal seria vc fazer antes um curso de marcenaría (no SENAI, por exemplo), depois o de luthiería. Geralmente cursos de construção de instrumentos acústicos (mormente os de orquestra) raramente abordam o tema de instrumentos elétricos (há até um certo preconceito contra...).
Abçs

Angelo Perleps
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
segundo a meteria que li na guitar player eles disseram a ponte modelo floyd ta meio ultrapassada,

uso uma ponte estilo strato marca dolphin na minha guitarra, mas estou dando um up nela ja coloquei tarraxas gotoh caps da dimarzio, mas to em duvida qual ponte escolher, queria uma ponte que fosse boa e acompanhase esse up dos outros componentes entende? a qual vc me aconselharia?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Angelo Perleps
Cara, esse negócio de "ultrapassada" não me "cheira" bem...Ultrapassada porque? O que existe é qualidade boa X qualidade ruim. Nada mais.
A questão da ponte strato tipo "vintage" está no bloco, e não na ponte em sí. Ele deve ser grande, pesado e ser confeccionado em aço ou latão (e usar 5 molas de qualidade), e não fininho e feito de antimônio vagabundo como em 90% das guitarras do mercado hoje...
Abç

Angelo Perleps
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
legal bertola mas qul marca e modelo vc me aconselha p/ colocar na guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Angelo Perleps
http://www.gpdusa.com/Gotoh_Tremolos-Gotoh_Vintage_Tremolo_Chrome.html
Abç

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado garoto!!!
Vou procurar um curso de marcenaria sim!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Sir.Paulo
Obrigado pelo "...garoto..."! rs,rs...
Abç

giáko
Veterano
# jun/10 · Editado por: giáko
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vc conhece a minha guita, queria saber o modelo dela e ano e informações, se puder ajudar agradeço.
http://dc221.4shared.com/img/310970111/db337a73/kashima.JPG?rnd=0.4827 975540033558&sizeM=7

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


giáko
Cara, nunca ví essa guitarra!
Parece uma Tonante oriental.....(sem ofensas).
Abç

marcosshrp
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

me apareceu a oportunidade de uma guitarra FERNANDES por 500 reais, quase nova..

o que me fala dessas guitarras?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


marcosshrp
Em princípio, pode pegar...
Nunca mexi numa Fernandes ruim....
Abç

Eddie Van Hallen
Veterano
# jun/10 · Editado por: Eddie Van Hallen
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fala ae bertola
mano eu fui regular o tensor da minha guita esses dias
e girei muito ele
e ja ouvi dizer que so pode girar 1/4 por dia
aparentemente nao aconteceu nada com o braço da minha guita
sera que eh melhor levar no luthier pra ver se tem alguma coisa errada??
o qe pode acontecer se girar mais que 1/4??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Eddie Van Hallen
Cara, regular o tensor exige experiência.
O ideal é girar 1/4 de volta e deixar o braço "adaptar-se" por um tempo (mas não por um dia inteiro!).
Abç

damn.wylde
Veterano
# jun/10
· votar


Bertola

Oq pode mi falar sobre essas guitarras,ja trabalhou com alguma delas, estou em duvida em qual comprar.
vlw
Dean V-79

http://www.deanguitars.com/home.php

BC rich Speed v laser flame

http://www.bcrich.com/v_speed_it_lf.asp

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)