Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
fabioneves
Veterano
# mai/10
· votar


Bom dia a todos,

Gostaria de saber onde encontro um esquema para guitarra Condor CG 350 LX Plus, pois um fio soltou e não sei de onde ele é.

Grato

CryingGuitaa
Veterano
# mai/10
· votar


estou querendo fazer uma oficina de luthier, o que preciso ter? A, e como eu consigo polir a pintura da guitarra e violao?

TerraSkilll
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só pra confirmar: a PEZO Bass System é essa aqui: http://www.pezobass.com.br/ ?

Grato pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


rhoadsvsvai
O 57.
TerraSkilll
Sim.
CryingGuitaa
Com que mestre luthier vc estudou? Fez algum curso?
Abçs

CryingGuitaa
Veterano
# mai/10
· votar


nao fiz nenhum curso mas pretendo fazer e ja ter uma oficina pra aprender em casa

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado pela ajuda e muito obrigado por ter paciencia pra me aturar cara

abç!

Galattico
Veterano
# mai/10 · Editado por: Galattico
· votar


--editei-8-)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


CryingGuitaa
Inicialmente ferramentas básicas de marcenaría, tanto manuais quanto elétricas, incluindo uma Dremel.
rhoadsvsvai
De nada.
Abçs

Galattico
Veterano
# mai/10
· votar


bertolla as sx sst57 com algumas(muitas) modificacoes( captadores taraxas(ou tarachas to em duvida como escreve kkkk) ponte) elas ficam guitarras semi proficionais? o corpo e em ader msm e sem emendas? as suas medidas sao bem parecidas com as da fender ou sao tipo as tagima?

kkk muitas perguntass mais e que quero uma guitarra boa por ate ums 10 anos aushaush
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Galattico
Sim.
Experimente alguma e compre a que soar melhor.
As tarrachas nãi são ruins não, mas trocar a pestana e os captadores (embora os dela soem bem em som limpo, sem distorção) é importante. Bloquear a ponte também (como faz o Eric Clapton). Tudo isso tem que ser feito por um bom luthier, pois o braço e os trastes às vezes precisam de ajustes.
Abç

seek n destroy
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola,depois das férias tava pensando em começar um curso de Luthieria,só pra aprender reparos e regulagens mesmo.Vi uma escola por aqui,chamada B & H.Você conhece essa escola ? Se sim,poderia me dizer se é boa ou não ?
o site dela é esse aqui: http://www.superguitarra.com.br/bh/index.htm

abradeço :]

Ramsay
Veterano
# mai/10 · Editado por: Ramsay
· votar


Bertola

As guitarras com ponte tipo Floyd Rose normalmente vem com um lock-nut e com várias chaves Allen sextavadas em "L" e uma delas justamente para se apertar o lock-nut.
E essa chave em "L" tem uma perna mais curta e uma mais comprida, certo?
O fato é que eu sempre encaixava a perna mais curta no lock-nut e apertava com a perna mais longa, e com isso as guitarras ficavam afinadas por 2 meses ou mais.

Recentemente, fui trocar o jogo de cordas de uma delas e notei que no ponto aonde as cordas eram pressionadas pelo lock-nut existia um achatamento acentuado das cordas que, óbviamente, só era visível nas 3 cordas dos bordões!!

Então, no novo jogo de cordas, encaixei a perna mais longa do "L" na cabeça do parafuso e apertei com a mais curta.
Só que desse jeito, passados 10 dias, duas das seis cordas ficaram bem desafinadas!!

Então, eu pergunto: O que é o ideal?
Apertar muito, achatar as cordas e manter a afinação por mais tempo, ou apertar menos e perder a afinação a curto prazo??

Será que o achatamento das cordas não poderia ser de alguma forma prejudicial ao som da guitarra em sí, apesar da parte achatada estar coberta pelo lock-nut ?

Agradeço de antemão a sua resposta!!

Ian Anderson
Veterano
# mai/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar


Mauricio Luiz Bertola

uma vez pergutei:

Aquele "String lock" que vem nas pontes da kahler, pode ser usado como pestana?

e a resposta "Os modelos que vc viu são antigos".

esse é o modelo antigo? ou esse lock não é compativel quando o braço vem com com a casa para o lock nut da floyd?

Cynic
Veterano
# mai/10
· votar


Bertola

Usar fones de ouvido no out de amplificadores é uma boa para treinar em casa?

Estou para pegar um ampli de dimensões maiores e potência bem maior aheua, já estou até vendo minha mãe enchendo o saco, ai pensei, já que o ampli tem uma saída para phones, seria uma boa fazer uso disso?

Kieling
Veterano
# mai/10
· votar


Bertola queria uma opinião tua sobre a zoom g2.1u, considerando que sou iniciante e não vou tocar em palco nem nada.

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

embora eu abri um tópico e ninguem respondeu, vou postar aqui mesmo..

cara
eu tenho um GT-2 modificado aqui e na hora q eu aciono ele, ele ta apitando, e na hora q eu deixo ele bypass ele ta meio q distorcendo a guitarra no amp, qndo eu tiro a fonte dele fica td normal..
qndo eu só ligo os cabos IN/OUT no pedal, o circuito passa normal, quando eu plugo a fonte na entrada 9v começa esse problema ai mesmo com o pedal desligado..

cara to doiido..
me ajuda ai por favor..

abç

Galattico
Veterano
# mai/10 · Editado por: Galattico
· votar


é importante. Bloquear a ponte também

como seria esse bloqueio, que procedimentos devem ser feitos e quanto custa em media e para que serve? trocar a ponte por uma com bloco interno mais largo e bom tbm ne ?

vlw

CryingGuitaa
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
esse Dremel que voce fala é aquelas micro retificas?
O que eu to preocupado é quanto na hora de pintar, tem que ficar liso ou depois tem que polir para focar bonito.Como eu faço para polir?

Galattico
Veterano
# mai/10 · Editado por: Galattico
· votar


ola denovo, eu estou procurando varias guitaras para minha lista de preferencia na hora da compra , para na hora de comprar me decidir em qual em mais gosto me sinto mais ''avontade"" etc
ja tenho essas que me falaam ser boas
(estou vendo varios modelos)


--clp2
--m600
--squier deluxe strato
--sst 57

mais falta uma com captacao h-h e com ponte tremulo (floyd nao) e outra ponte fixa tipo essas schecter mais elas estao dificeis de encontrar e ainda uma telecaster, que guitaras nesses 3 modelos vc me indicaria que tenham um bom custo beneficio
vlw
espero que tenha intedido

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Ramsay
Não se deve apertar demais à ponto de amassar as cordas.
Ian Anderson
Não é compatíve.
Cynic
Se ele tiver saída para fones, sim.
Kieling
Cara, se é para iniciar, serve....
FLO7v
Pode ser que a fonte esteja com problemas.
Galattico
É bloqueá-la, torná-la fixa, colocando (seb pressão) um bloco de madeira entre a parte de trás da ponte e co corpo (nocaso a cavidade).
CryingGuitaa
Cara, recomendo que vc faça um curso de pintura automotiva e de madeiras no SENAI.
Galattico
Cara, não entendi o que vc quer.
Compre a guitarra que mais lhe aprouver, dentro de suas possibildades financeiras. E é só.
Abçs

Ian Anderson
Veterano
# mai/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar


hum

existe muita diferença entre lock barato e um da gotoh.
em termos de vai travar bem as cordas/ não vai desafinar toda hora...

Galattico
Veterano
# mai/10 · Editado por: Galattico
· votar


eu fui testar as guitarras \o/
nao tinha a clp2 nem a cort mais tinha as strato e eu testei mais umas la
acho que meu negocio e captadores h-h ,para mim os single e muito estridente(no braco ate que e massa)

entao eu queria uma guitarra om ponte fixa e captacao h-h entende?
mais com um braco fino tipo strato nao tipo les paul

ai acho que assim e bom tipo aquelas schecter ne? mais ta dificil achar para testar entao queria uma outra opcao

entendeu agora?.
ai eu vi na net a schecter omen 6(acheiiii \o/) e a cort kx5
era oque eu queria !!!!! elas sao boas na questao construcao e madeiramento(se a secagem e boa, poucas emenda ...) ???
vlw
abç
desculpa encher tanto o saco

edit-- eu to pendendo para o lado da cort pq na minha regiao eu nao consigo achar nada da schecter ja cort eu consigo. e pretendo testar ela antes de comprar entaoooo net fica inviavel

Caike_bend
Veterano
# mai/10
· votar


Bertola, você conhece as guitarras da marca Applause? Parece que foram bem famosas nos anos 80. Se conhece, o que você me fala delas? Não achei nada especifico por aqui..

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


Ian Anderson
Não, não tem. Ele não é um componente crítico.
Galattico
Schecter Omen 6. Sem dúvida alguma.....
Caike_bend
Não conheço...
Abç

sebastianbach
Veterano
# mai/10
· votar


iai blz? qria saber sobre os blokinhos que prendem a corda floyd,
ele são tamanho padrão?qria trokar os da minha lopro edge.
vlw.

FLO7v
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, nao é a fonte..
ja troquei ela e os cabos e o problema persiste..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


sebastianbach
Não são não. É preciso levar os antigos para verificar o tamanho.
FLO7v
Então...Não sei o que é.....
Abç

marcosshrp
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
caro, estou querendo trocar a captação da minha golden les paul e to querendo compra uns captadores usados da epiphone independente do modelo da guitarra, pois vai ser de até uns 150 reais

compensa?
qual outro captador nessa margem de preço que seria legal tb?
esse captador é melhor que a da epiphone?

CryingGuitaa
Veterano
# mai/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Voce deve conhecer esse captador. Eu queria saber se ele é bom. Sound standard hb1, achei por 23 reais! o q tem de diferente nele pra ser barato? vale a pena?

Cavaleiro
Veterano
# mai/10
· votar


Quais pedais são recomendados para tirar um som a la Black Sabbath, Metallica com minha Cort m600t?

E para um blues e coisas mais strateiras?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)