Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
victorhab
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E enquanto a uma caixa?
teria ainda assim menos qualidade que um amp barato desse?
Indicaria o Fender?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


victorhab
Como assim...caixa...
Cara, esqueça isso e compre um amp. No caso esse Fender 25R.
Abç

victorhab
Veterano
# set/10 · Editado por: victorhab
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Me referia à uma caixa ativa ou algo do gênero, mas se tu fala que o Fender é melhor negócio, vou com você... :D

Brigadão Bertola!

Pepe Le P
Veterano
# set/10 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Prezados Bertola e Seiji,

Pretendo começar a juntar uma grana para encomendar uma guitarra de Luthier em alguns meses (provavelmente com o pessoal da Ledur) e desde já estou pesquisando algumas possibildades.

Gostaria de saber quais madeiras (para corpo/braço/escala) vocês poderiam me indicar que tivessem um som equilibrado (nem tão puxado pros graves nem pros agudos) e que tivesse uma densidade propícia pra obter um sustain alto. Na página deles tem algumas madeiras como Tiger Wood, Red Wood, canjerana, imbuia, Imbuia Silvestre, Plátano, Loro Faia, e mais algumas.

Outra dúvida é com relação a parte elétrica. Eu vejo que muitas guitarras de Luthier não possuem potenciômetro de tom, apenas de volume, seria isso apenas por não usarem ou ter esse controle afeta alguma coisa (ruído, complexidade do sistema elétrico, maior chance de dar algum problema). Tenho um dúvida similar quanto a possibilidade de defasar um humbucker pra tirar um "som de single".

Agradeço desde já qualquer elucidação que possam me fornecer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Pepe Le P
Cara, eu recomendo corpo em cedro-rosa e top de imbúia. Braço em pau-marfim e escala em ipê ou jacarandá.
Eu não gosto de colocar apenas um pot de volume, mas que isso diminui a resitência do circuito, diminui.
Para que a "defasagem" seja efetiva, o capt tem que ser de qualidade.
Abç

Figueira
Veterano
# set/10
· votar


Minha guitarra esta tendo um problema com a afinação.
Quando estava mais de 30 graus e muito quente ela desafinava demais e agora que esta menos de 22 ela ta ate segurando a afinação bem...
Não era pra ser o contrário?
Uso tarrachas com trava da Gotoh

Pepe Le P
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, muito grato pela sua ajuda.

E será que seria indicado uma construção de corpo + braço inteiriça (para ajudar sustain)? Nesse caso qual madeira seria indicada para a peça principal e as de encaixe?

Quais seriam as consequências práticas da diminuição da resistência do circuito no caso de adicionarmos o pot de tom? Eu geralmente uso ele sempre aberto, mas em alguns raros casos eu gosto de dar uma fechada pra tirar um timbre mais puxado pra aqueles clássicos das semis de jazz.

Abraço.

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


Pepe Le P
Red Wood (Sequoia sp.) é uma madeira estrangeira, rara e muito mole, não serve para parte estrutural de guitarras, no máximo para top.
Tiger Wood não conheço, pensei que fosse um jogador de golfe...
Canjerana é excelente para corpo, braço e top.
Imbuia é muito bom para top.
Plátano (Platanus sp - conhecido lá fora como Sycamore) também é estrangeira e por isso deve ser cara e tem características físicas semelhantes ao Maple.
Louro Faia é bom para corpo, braço e top (mas algumas espécies são muito densas e pode ficar pesado para o corpo, em compensação pode ser usado na escala).
Para o corpo e escala eu seguiria na onda do Bertola e no braço eu iria de Canjerana ou Curupixá.
Eu acho que a maioria dos luthier's colocam tanto volume quanto tone, pelo menos dos que eu conheço, mas nunca fiz uma estatística.

Figueira
É natural que a guitarra fique estranha em condições extremas e mais controlada em condições consideradas normais.
Imagine se sua guitarra só funcionasse bem com mais de 30 graus! Você só poderia tocar dentro de uma sauna.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá!
cara, levei a Giannini pro ensaio ontem.
Poxa, me surpreendeu mesmo em termos de timbre.
No clean nao me satisfez muito, mas com drive leve e "parrudo" ela respondeu muito bem. Timbreira desgraçada mesmo.
Soh tem umas coisinhas que me desagradaram:
1 - perde a afinação muito facil (posso resolver trocando tarrachas)
2 - knobs porcos meio travados
3 - esses modelos tem "fama" de corpos fora do padrão? Comparei com a minha tagima 635 e a espessura parecia menor da giannini (eu sei q nao quer dizer mto, mas apesar disso da espessura, a giannini eh bem mais pesada)
4 - alavanca meio porca.

valeu

Pepe Le P
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Tiger Wood não conheço, pensei que fosse um jogador de golfe...
Foi exatamente o que me ocorreu na hora! Essa é uma vantagem de utilizar nomenclatura científica, pois se cria um padrão universal. Claro que isso não implica em abandonar completamente as denominações populares/regionais...

Certamente muitos colocam pot de tom e volume, mas eu já vi várias (o que não significa que sejam a maioria) com somente controle de volume (inclusive utilizadas por guitarristas famosos vide Van Halen). Minha dúvida era mais no sentido se esta era uma opção somente de gosto pessoal (tem gente que nunca usa o pot) ou se esse pot a mais na parte elétrica poderia ter alguma consequência prática que influisse no som (maior probabilidade de ruído, perda de alguma característica, etc.).

Repito a pergunta que fiz ao Bertola logo acima: E será que seria indicado uma construção de corpo + braço inteiriça (para ajudar sustain)? Nesse caso qual(is) madeira(s) seria(m) indicada(s) para a peça principal e as de encaixe?

Grato pela ajuda!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Pepe Le P
Cara, uma guitarra confeccionada pelo método "neck-trhu" llhe proporcionará um pouco mais de sustentação.
Porém, essa questão (sustentação) não é resolvida exclusivamente com a construção da guitarra (a não ser que vc JAMAIS use qualquer tipo de pedal ou ganho alto). Para construção "neck-thru", eu recomendo as mesmas madeiras que recomendei acima, exceto que o braço será inteiriço.
Motoboy From Hell-SDMF
As Gianninis dos anos 80 eram confeccionadas em cedro-rosa ou mogno, por isso o peso superior.
Abçs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

isso explica o som encorpado e grave dela, certo? Pq senti falta do estalado da minha 635 (q tb conta com captadores imitações dos texas special)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Sim.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


Pepe Le P
Na verdade não precisa "abandonar totalmente" os nomes populares pois algumas madeiras são consagradas pelo nome popular e suas outras denominações são de conhecimento da maioria; mas esses nomes menos comuns em instrumentos seria essencial uma referência do nome científico.
No caso do EVH certamente foi opção do próprio a supressão do tone mas na maioria dos esquemas de ligação não influencia em nada a sua retirada pois a posição do "tone aberto" a resistência do pot fica em 0 (zero) tornando o filtro funcional apenas para frequências inaldíveis (de acordo com o valor do capacitor).
Quando giramos o pot de tone estamos inserindo e aumentando uma resistência em série com o capacitor aumentando o seu tempo de carga e descarga (somente as frequências com o período maior* que esse tempo de carga/descarga aparecem na saída do circuito) fazendo com que cada vez mais frequências (das mais altas para as mais baixas) sejam "filtradas".
* período maior = frequência menor

As madeiras numa construção neckthrough não precisam mudar e o braço pode ser feito numa madeira só assim como em outros sistemas de construção (colado ou parafusado) o braço também pode ser feito em longarinas de diferentes madeiras coladas.

guilherme_pr
Veterano
# set/10
· votar


Bertola e Seiji

Vocês conhecem a seguinte tarraxa:

http://www.rexsom.com.br/produtos/p.asp?id=461&produto=Jogo_de_tarraxa s_Wilkinson_WJ-07_M6LEZ_CR

Estou querendo fazer uns upgrades na minha SX SST62 e gostaria de saber se a colocação desta tarraxa seria um bom upgrade?

Ela é melhor que as tarraxas originais da SX?
Essa tarraxa é daquele estilo EZ-LOK?

Muito obrigado.

carnisa1
Veterano
# set/10
· votar


Eu to limpando minha guitarra mas tem 2 duvidas.

Cera de carro(automotiva) pode ser substituida por lustra moveis?

E outra.

Como faço pra limpar as sujeiras do captador e a capinha?

Figueira
Veterano
# set/10
· votar


É natural que a guitarra fique estranha em condições extremas e mais controlada em condições consideradas normais.
Imagine se sua guitarra só funcionasse bem com mais de 30 graus! Você só poderia tocar dentro de uma sauna.

E onde eu moro é um deserto, só que irrigado.
Ainda bem que esta chegando o inverno, obrigado pela resposta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


guilherme_pr
Essa tarracha não cabe nos buracos de sua SX, para instalá-las vc terá que levá-las a um luthier para fazer o serviço. Não tente fazer em casa pois pode quebrar o braço (a "mão").
carnisa1
Cêra, só se sua guitarra for pintada (portanto, só serve para o corpo) e é preciso usar uma cêra não abrasiva.
Para limpar a capinha do capt, silicone líquido, os polos, lixa dágua (é preciso muito cuidado ao fazê-lo).
Abçs

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu estava utilizando normalmente a guitarra, quando fui passar para o meu primo tocar começou a dar um ruído ensurdecedor do amp.

Abri o jack e aparenta que está um pouco desconectado um dos fios, a soldagem é tranquila ou tem riscos para o equipamento?

Pode ser alguma outra coisa além disso?

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Sim, é tranquilo...
Abç

engtmir
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Professor, me interessei por um pedal do TMiranda que vi me seu site, o aqua drive, mas não possuo as informações além das obtidas em seu site. Tu conhece os pedais dele, valem o gasto, são resistentes??? Muito Obrigado

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


engtmir
Não conheço, mas já ví pessoas reclamando desses pedais, que tinham uma construção interna confusa...
Eu conheço (e uso) os EFX. E são legais...
Abç

nofear
Veterano
# set/10
· votar


Olá amigos,
Estou tendo problemas com a minha nova Cort Kx Custom.
Eu tinha um Epiphone SG g400 e tinha bastante facilidade para fazer bends. Mas nessa Cort, devido a inclinação da escala (eu acho) está dificil a coisa... quando faço algum bend na mizinha depois da 12 casa a corda acaba se unido a corda de cima em um bend que não chega a um tom completo. Qual é a solução para isso? Existe alguma ponte Tune-O-Matic com regulagem individual dos saddles? Ou algum saddle mais alto que possa ser comprado separadamente?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Existe alguma ponte Tune-O-Matic com regulagem individual dos saddles?

Não. O que vc pode fazer é cortar um pedacinho de metal e colocar embaixo de carrinho.
Abç

nofear
Veterano
# set/10
· votar


Não. O que vc pode fazer é cortar um pedacinho de metal e colocar embaixo de carrinho.
Abç


Mas daí acho que não vai encaixar o parafuso de regulagem da oitava?
Seria muito bom se fabricassem um saddle mais alto!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


nofear
Então, abaixe os outros e deixe o dito cujo na mesma...
Abç

nofear
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que normalmente se faz com esse tipo de problema? Não se fa mais bends? hehehe
O meu luthier comparou o braço da Cort com o de uma Jackson devido a inclinação do braço em relação ao corpo. Você já lidou com esse tipo de problema?

victorhab
Veterano
# set/10
· votar


Sx SST57 vem originalmente com Cerâmicos ou Alnicos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


nofear
Cara, náo sei. Na verdade eu nunca constatei nesse guitarra esse problema que vc est[a relatando...
victorhab
Cerämicos, e de baixa qualidade/ principalmente quando se usa distorcáo.
Abcs

mr.moretti
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa, tudo bem?
Eu queria saber o que você acha do amplificador hiwatt g100 R.
É bom?
Obrigado desde já.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)