Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Viics
Eu compraria Wilkinson - e minha meta de upgrade para minha LP. Procure no guitarfetish ou na stewmac, mesmo tendo que importar acaba valendo mais a pena.

Philipi
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola

Cara lixei o braço da minha Eagle para tirar a nhaca, e lixei desde a lixa 200,400,600e1200 porem ainda sentia asperosidade no braço, depois passei verniz para selar e lixei de novo até tirar todo o verniz, primeiro com lixa 400, depois que tirei todo o verniz passei lixa 600,1200 bombrill e depois 1200 de novo.
E ainda assim sinto asperosidades no braço.
O que você acha que eu tenho que fazer?

Edu92
Veterano
# jan/10
· votar


thegreen-eyedmonster

Valeu cara, mas esses caps da Sound eu ouvi tanto bons comentários quanto maus... Eles valem a pena?

OleGon
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola

Bom dia, Bertola! D;

Então, já pesquisei muito aqui no fórum sobre os modelos que gosto, Les Paul e SG, e encontrei muita coisa que ajudou a refininar minhas opções de compra. Aqui em São Paulo, na Teodoro Sampaio, já achei:

Epiphone G-400 -> R$ 1300,00
SX GG1 STD -> R$ 900,00~1000,00
SX SSG STD -> R$ 900,00

O modelo que gosto mesmo é Les Paul, acho demais, porém ela é (BEM) mais cara que a SG. Sobre uma SX, não sei se compensa pagar R$ 1000,00 numa GG1 STD quando se pode pegar uma Epiphone G400 por R$ 1300,00 (mesmo sem case). A diferença de qualidade entre Epi G400 e SX GG1 é grannndeeee?

Enfim, queria sua opinião sobre as guitarras da SX. Elas realmente valem a pena? A madeira é MOGNO mesmo? Dá para ficar um bom tempo com elas?

E sobre a G400, vale pagar R$ 1300 em uma sem case ou melhor uma SX GG1, já que é um modelo que curto mais?

Ahh! Já vi você recomendando muito a Condor CLP2 (e achei uma bela guitarra... lindo acabamento!) e ela está na faixa dos R$ 1000,00 também, porém ela não é em MOGNO. Em relação as SX GG1, qual leva a melhor?

Hehehe! Desculpe-me pelo bombardeio de perguntas, mas creio que só uma pessoa experiente saiba isso, já que vai ser minha primeira guita. (É! Quero começar com uma melhorzinha para não ter dores de cabeça)

Obrigado desde já e um bom 2010 para você, rapaz.

D;

HTN
Veterano
# jan/10
· votar


Jandira

Eu tenho 300 dólares pra gastar em equips para minha amada guitarra (\o/) eu tinha em vista comprar ou 2 vintage 30 (que equipam aquele que eu considero o melhor amp do universo,o mesa rectifier) ou o governor (que pelo que ví,é parecido),será que fica mais barato pegar no jãpão ou china mesmo com os (absurdos) impostos?

Leo Zanon
Veterano
# jan/10
· votar


Passar aqueles Anti-Ferrugem (WD-40) nas cordas e nas ferragens da guitarra é bom?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jan/10
· votar


Leo Zanon
Não. Use o FastFret.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola

Ouvi dizer que adesivos podem "danificar a madeira" porcausa da cola

isso e mito ou verdade, ou existe algum jeito deles não danificarem a madeira

vlw

fallout
Veterano
# jan/10
· votar


Olá Bertola, estou pretendendo montar um amplificador valvulado, de inicio peguei um projeto pequeno para aprender e estou tendo a ajuda de um amigo que ja é tecnico. Bom gostaria de saber se você sabe qual trafo devo usar neste projeto? http://www.trinityamps.com/ForumGallery/TinyTerror/Tiny_Terror_Layout_ v.1.11.jpg

obrigado desde ja.

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


minha pergunta é a seguinte:
como faço para trocar as cordas da minha strato de 0,09 para 0,10?
quais os procedimentos?

Jandira
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jandira
· votar


HTN
Aí fica complicado dizer cara, se o imposto for maior que o daqui do Brasil fica complicado... faça o seguinte pergunte-se isso:

Meu amp merece um falante desse?

Se eu fosse comprar esses falantes no Brasil quanto eu pagaria?

Vou ter tanto benefício em ter um falante top desse e um amp mediano?

Será que vale a pena ser mais sutil e investir em peças que fazem menos volume e tunar minha guitarra ou comprar pedais de efeitos?

Leve em conta também que temos Profissionais aqui no Brasil que fazem esse tipo de caixa por um preço não muito alto, com eminences ou o falante que você queira.

EU pensaria da seguinte forma:

Vou comprar esses falantes top de linha, pois pretendo ter um amp valvulado em breve;

NÃO vou comprar esses falantes top de linha, pois vou continuar com esse tomato-head por um tempo considerável, portanto vou investir em outra coisa no Japão e depois compro os novik no Brasil;

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Uma pergunta:

A molas que usamos nas pontes floyd rose são as mesmas molas de uma ponte tremolo?

XurruS
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola
estou construindo seu super fuzz. Já montei a pci . Os jacks q eu comprei são dessa forma
jack p10 mono
jack p10 stereo

No esquema do super fuzz, eu numerei as "perninhas do jack" aqui

qual é a ligação q deve ser feita entre a pci, a dpdt e os jacks?
vlw

B.Frusciante
Veterano
# jan/10
· votar


Opa.


Gostaria de saber se o ideal é que as cordas estejam sempre à mesma distância em relação à escala.

Dá para perceber que a altura da corda é maior nas últimas casas do que nas primeiras. Isso me parece ser comum mas ficaria melhor se não fosse assim?

Minha guitarra tem regulagem de inclinação do braço, certamente serve para regular essa altura. Posso regular isso?


Eu uso as cordas altas, pois uso bastante Slide, mas como eu aumentei a altura da ponte(dos carrinhos, no caso), a diferença da altura das cordas nas últimas casas pras primeiras casas aumentou, e isso não é bom pois nas primeiras casas as cordas são muito baixas.

Posso regular essa inclinação para deixar a diferença menor?

Seria como numa Les Paul, que o braço é mais inclinado pois a ponte é bastante alta(em decorrência do Maple Top).

daniel_guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Bertola e Seiji

Qual o modo certo de limpar uma escala em maple? o acabamento satin tem que ter um cuidado extra?
obrigado

HTN
Veterano
# jan/10 · Editado por: HTN
· votar


Jandira

Obrigado pela ajuda!

Eu vou comprar os Novik mesmo,vou comprar coisas pra minha guitarra lá mesmo e vou usar o resto do dinheiro pra dar uma "upada" num pedal que eu adoro.

O cabeça é mais pra ensaios caseiros e bares,acho que os novik aguentam bem

Já que eu vou ter grana.

Vo colocar uma floyd Gotoh na criança e um dimarzio no braço \o/

Metahler
Veterano
# jan/10
· votar


aonde posso encontrar tarraxas para guitarra 7 cordas, 3+4? de preferencia das simplizonas

Javé
Veterano
# jan/10
· votar


Comprei uma sst 62 e quero trocar pelo menos os caps da ponte e do braço e estou em duvida entre os da malagoli e os da stellfner , vou usar ela pra tocar deep purple e tbm para tocar numa banda de baile então preciso de um par bem versatil , qual seria a melhor combinação ? vlw

erico.ascencao
Veterano
# jan/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Estou com problemas nos trastes dos meus violões e guitarras. Eles apresentam manchas, principalmente nos trastes do fim da escala. Outra coisa interessante é que as manchas não aparecem na região imediatamente inferior a cada uma das 6 cordas. Vejam algumas fontos dos trastes manchados nas guitarras:

- Cort X6 (esta é a guitarra mais velha, tem um ano e meio)
- SX GG1 STD
- SX SST 57 (esta é a guitarra mais nova, tem uns 7 meses)

O que seriam estas manchas? Eu acho que é ferrugem, mas os trastes não estão soltando "pózinho". Qual é o procedimento para reparar este problema?

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao
Cara isso é ferrugem, você não tem o costume de polir os trastes com produtos abrasivos de limpeza de metal (brasso) quando troca as cordas? Eu uso, é muito bom.

Outra coisa, você transpira muito quando toca? É interessante também passar um pano nas cordas e na escala por inteiro depois de tocar.

Acho que isso resolve.

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Jandira
Cara isso é ferrugem, você não tem o costume de polir os trastes com produtos abrasivos de limpeza de metal (brasso) quando troca as cordas? Eu uso, é muito bom.
Não passo não. Preciso incorporar aos meus hábitos. Como é que você passa? Com flanela, com qualquer pano, com esponja de aço...?

Outra coisa, você transpira muito quando toca? É interessante também passar um pano nas cordas e na escala por inteiro depois de tocar.
Não transpiro tanto, mas mesmo assim sempre limpo a guitarra com uma flanela seca após tocar - diga-se de passagem sou extremamente metódico com este procedimento.

Aproveitando: qual é a "validade" dos trastes de uma guitarra? Dura uns 10 anos?

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Javé
Acho que um jogo de Stellfner Strator Neodymiun é uma boa pra quem procura versatilidade. Coloca eles juntamente com pots push-pull e faz o split/defasagem de uma bobina dos captadores, além disso você pode colocar também uma chave on-off pra fazer o blend com o captador da ponte.

Cara mais versatilidade que isso só se você arrumar 3 caps stack com timbres diferentes e fazer todas essas ligações que eu disse acima, mas acho que comprar separado vai ficar muito caro.

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


erico.ascencao
Como é que você passa?
Eu passo uma fita crepe na escala de uma forma que quando eu passe o produto ela não caia na escala, então eu passo o produto na flanela, limpa e seca, e passo no traste, espero secar e retiro com uma máquina de alta-rotação dremel (pra tentar ficar um trabalho mais profissional), mas você pode tirar com outro pedaço de flanela limpa e seca, fica muito bom também.

qual é a "validade" dos trastes de uma guitarra? Dura uns 10 anos?
Depende de quanto tempo você toca e da sua "agressividade" ao tocar, eu conheço pessoas que tiveram que trocar com menos de 3 anos de uso.

Javé
Veterano
# jan/10
· votar


cho que um jogo de Stellfner Strator Neodymiun é uma boa pra quem procura versatilidade. Coloca eles juntamente com pots push-pull e faz o split/defasagem de uma bobina dos captadores, além disso você pode colocar também uma chave on-off pra fazer o blend com o captador da ponte.

qual dos 4 modelos hot hard soft clean ficari melhor com essas configurações ? ou ai vai do gosto

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


Javé
qual dos 4 modelos hot hard soft clean ficari melhor com essas configurações ? ou ai vai do gosto
Acho que não dá pra ser os caps com mais saída nem com pouca saida, já que você vai tocar deep purple e também numa banda de baile (que toca deste sertanejo até axé). Vai do seu gosto mas eu acho que deveria ser ou Hard ou Soft

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jan/10
· votar


Galera, olha só:

"Bertola"
Gui S.
Quaisquer cabos de boa qualidade...
marcos.
Sim.
iRock
Cara, tu sabe me dizer se o COndor GX35R repsonde bem a pedais?
Mais uma "lenda do FCC"... Ou vc regula certo, e timbra legal, ou não. Não existe isso...
Jandira
Não, são bem parecidos. O Graph Tech é de fibra de carbono.

Pessoal, a partir de agora estarei saindo para viajar. Perguntas, só no próximo final-de-semana (e olhe lá...)
Abçs

Pra onde será que ele foi? Sera que ele tava em Angra dos Reis? Ele postou isso no dia 30/12/09

gian.s
Veterano
# jan/10
· votar


Minha guitarra está com a ponte flutuante, digamos, "flutuando" demais, porque desafina muito. As molas vão para lá e para cá e acabei prendendo a ponte, inutilizando assim, o uso da alavanca.

A ponte está presa e gostaria de saber, por gentileza, qual seria a solução para o problema, pessoal, bem como alguma estimativa de preço para o conserto, de acordo com a quantia que vocês imaginam que seja para pagar.. Creio que seja até melhor comprar outra ponte, enfim, outro sistema de floyd rose pra guitarra, se for possível, porque os parafusos estão "remoídos", desgastados.

Posso estar até me equivocando, mas penso em tirar o sistema de floyd rose de minha guitarra para outro que não tenha ponte flutuante...É, não entendo bem do assunto...Alguém me ajuda?

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


LeondelFefon
Pra onde será que ele foi? Sera que ele tava em Angra dos Reis? Ele postou isso no dia 30/12/09
auahuauhau, começou a teoria da conspiração hein...

Jandira
Veterano
# jan/10
· votar


gian.s
Cara, você tem que regular a sua ponte de acordo com um encordoamento em específico, levando em conta a Marca do Encordoamento e o Calibre do mesmo.

Se mesmo assim não adiantar, troque as molas e as posições onde elas estão instaladas.

Existe um tópico de regulagem de floyd rose aki no FCC, mas se você não sabe ou nunca fez isso, seria bom você levar a sua guitarra ao luthier para a regulagem.

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Jandira
Valeu Jandira!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)