Especificações Gibson 496R e 500T

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster

Essa questão de T e R só mostra uma pequena diferença de saída, nada impede que se bote um T no braço e um R na ponte, embora, como disse o Edmar Luighi sobre o 500T haja uma tendência a caps de maior saida embolar quando postos no braço, já que a resposta de frequência alí é diferente.

No caso do 496R ele só tem o modelo R (pro braço), porque foi desenvolvido para ser meio que uma versão para o braço do 500T. A respostas dos caps é praticamente idêntica, com uma leve variação apenas, só que o 496R tem uma saída menor, o que não impede ele de ser um bom captador pra ponte também.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


nichendrix

Sim, mas ele deve estar acompanhado de outro 496 ou de caps de saída mais baixa (como o Classic 57, o Classic 55, etc)

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
Sim, mas ele deve estar acompanhado de outro 496 ou de caps de saída mais baixa (como o Classic 57, o Classic 55, etc)

A diferença de saída de um 496R pra um Classic '57 é muito cavalar, até funciona, mas tá longe de ser o ideal. Na linha da Gibson, só tem o 500T, o Dirty Finger e o Tony Iommi mesmo pra combinar com ele, mas todos tem saida maior. A unica chance de usar um 496R na ponte e ficar equilibradinho com o braço, é usar o mesmo captador no braço, ou usar um captador de outra marca no braço.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Perdão. Não sei a saída do 496R. Pode-se usar os dois, com o da ponte mais elevado.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster

Cara, que é isso, precisa pedir perdão não.

Em guitarra não existe formula secreta pra dar certo. Por exemplo o Joe Perry usa um Classic '57 com um captador com muito mais saida na ponte, comparavel em saída com o modelo do Angus Young. Uma combinação +- similar e que eu gosto muit é o JB + Jazz da SD. Mas no geral a minha opinião pessoal é que é muito trabalho pra pouco benefício casar captadores com saídas tão diferentes.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Sim, fica difícil casar esses caps. Mas quanto mais difícil é para controlar um instrumento, mas visceral e com feeling será a música.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Galera, parece que a Gibson não quer passar a equalização do 496R. Me mandaram um e-mail (bem educado) e em anexo havia uma descrição, e não a EQ como eu pedi.

MMI
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster

rsrsrsrs
Na verdade, eu achava que eles não iriam passar mesmo. Esse negócio de equalização de captador é uma coisa um pouco subjetiva. Ainda mais para eles que se consideram "criadores", e não "copiadores" de captadores e timbres, estava curioso para saber se eles iriam entregar isso fácil.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


MMI

Vamos ver se outros sabem. Mandei e-mail pra tantos.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


Galera, me mandaram a resitencia do cap. É essa: 8.6k ohms.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


8.6k ohms.

o 500T ?

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Ian Anderson

Esses dois caps não tem 8.6k nem aqui e nem na china. O 500T tanto ou mais saída que o JB, que tem quase o dobro disso.

O 496R não tá muito atrás não.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

No. O 496R.

nichendrix

O próprio cara da Gibson me mandou. Se estiver errado, vou proceçar por propaganda enganosa.

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


thegreen-eyedmonster
O próprio cara da Gibson me mandou. Se estiver errado, vou proceçar por propaganda enganosa.

Cara, ele pode ter mandado errado, porque esse valor de 8.6 é no máximo compatível com os 490, Classic 57, Burstbucker Pro e afins, todos atuam numa faixa entre 7.2k e 8.5k.

O set de Seymour Duncans mais perto do dui 500T/496R é o par JB/Custom. Ambos tem saída bem maior que esses 8.6k.

O mais provavel é ele ter te dado a medida do 490T

MMI
Veterano
# jan/10
· votar


thegreen-eyedmonster

Cara, esse número é estranho mesmo. É compatível com um captador até meio fraco, coisa que o 496R não é.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


nichendrix
MMI

Será que eu escrevi errado no e-mail? Vou dar uma checada.

EDIT: Galera, ele deve ter respondido errado mesmo. Agora tenho que sair,

Abçs!!!

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Eu não sei, mas tah estranho isso

o JB tem 16.4 k
o Super Distorcion tem 13,68k
o 600T tem 14,8 K (ponte)

mesmo que seja o 496R, acho ta muito baixo pro nivel dele

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

Tá estranho mesmo.... Vou ter que apelar para o Erico Malagoli.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

Man, até a Malagoli diz que a resistência é por aí. Olha:

Recomendamos o 600T para a posição Ponte. Para o braço, recomendamos a réplica do Gibson 496R braço ( 8,5 K e imã cerâmico ), que combinará muito bem com o 600T .







Consulte-nos a respeito da réplica do 496R e de outros modelos Gibson.


nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


thegreen-eyedmonster


Isso é muito estranho, esse cap no braço é bem mais forte que o Pearly Gates na ponte, que é um cap nesse nível de saída, como eu disse, o 96R tem saída menor que o 500T mas não é por uma margem tão grande assim não.

A Tone Chart da Gibson classifica a saída do 500T como 10 em uma escala de 0 a 10, e a do 496R como sendo 9, nessa mesma escala.

Se for assim e o 500T tiver mesmo 14,8k (como a cópia da malagoli), o 496R teria teria tem torno de 12,8k-13,3k, mais ou menos como o Duncan Distortion para o Braço que é um dos caps que mais se aproximam da saída dele.

Enfim, posso até estar errado, mas se tu olhar nessa tone chart aqui de saída relativa dos caps da Gibson, tu vai ver que a saída do 496R é bem maior que a dos Classic 57 Plus, que tem uma saída semelhante ao Pearly Gates da Seymour Duncan, que por sua vez tem a saída nessa faixa de 8,4k.

http://www.gibson.com/Files/_gear/datasheets/Pickup_Guide.pdf

Então é muito dificil de crer que um captador classificado como 9 em uma escala de 0 a 10, onde 10 é em torno de 15k, vá ter apenas 8,5k.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

apesar de achar estranho essa diferença

não sei se vc esta confundindo (se eh que eu entendi), mas pelo que eu saiba a os (14,8k ohms) seria a resistencia do captador (isso seria a capacidade do captador distorcer), mas a saida eh informada em milivolts

o X2N da Dimarzio, tem 510* de saída e 15,83K de resistência, é mais potente que o Super 3 também da Dimarzio que tem 435* de saída e 25k de resistencia.

(não sei se em mVolt, mas acho que a Dimazio usa uma escala )

lembrando que uma alta saída tambem provoca distorção

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

Até onde eu conheço, há uma relação entre a saida e a resistência, embora um captador possa ter maior saida e menor resistência que outro, normalmente elas andam juntas. Dos captadores que eu conheço raros são os casos em que o captador tem a resistência com valor menor e o output alto. De cara eu só lembro do D Activator e do Steve Morse, ambos da DiMarzio.

O lance do 496R é que embora seja um captador um pouco mais limpo que o 500T, não é tão limpo assim, o 496R está no limite em que um captador de alta saida ainda consegue soar limpo se tu baixar o pot de volume, mas é no fio da navalha mesmo.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

sei que os fabricantes fazem mais ou menos uma relação desses valores, ainda sim acho estranho esse valor de 8,5 K, vou dar alguma olhada por ai sobre isso

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix
Ian Anderson

Man, resistência não tem nada a ver com a saída. O Hot Rails tem 16,4k de resistência, e tem uma saída grande. E o Classic Strat Stack, tem 20,6 k e tem uma saída igual ao dos singles da Fender American. (Algo próximo de 5, contra 8 do Hot Rails, numa escala de 0 a 10.)

Pelo que eu vi no site da Seymour Duncan, esses captadores (cerâmicos de saída média/alta), tem uma diferença muito grande de resistência entre a posição braço e ponte. Olha:

Hot Rails:
Neck: 10.8 k
Bridge: 16.9 k

Duncan Distortion:
Neck: 12.7 k
Bridge: 16.6 k

Invader:
Neck: 7.2 k
Bridge: 16.8 k

Olhem a diferença do Invader ponte para o Invader braço!!! Descomunal!

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Apesar da media/baixa resistencia os 496 R produzem um distorção maior do que aparente mente produziriam.

Enviei um email pra Malagoli e me responderam.

Que são replicas fieis dos originais, e que o 496 R tem esse nivel de Resistencia, porem possui imãs ceramicos, o que permite mais ataque e punch

Sei que captadores magneticos tem mais "força" que os de Alnico, mas será tenta... vou investigar isso

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

Man, a malagoli até agora não me respondeu o e-mail... Mas blz. Os imãs cerâmicos são usador para captadores de maior saída. Acho que é po isso que tem resistência bem baixa.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Galera, a Malagoli tem sim as especificações. Então para quem quer o set 500T/496R sugiro que comprem uma cópia pela Malagoli!

P.S.: Se alguém achar o Erico aqui pelo fórum, digam a ele que ele me deve o pagamento dessa propaganda.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


thegreen-eyedmonster
P.S.: Se alguém achar o Erico aqui pelo fórum, digam a ele que ele me deve o pagamento dessa propaganda.

e ele tem user no forum?

eles soh falaram isso? não mandaram elas por email?

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Ian Anderson

Sim, ele tem sim. Tem um tópico falando dos caps malagoli, mas ele quase não entra faz tempo. E eles só me falram que tem as specs, mas não as disseram.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Especificações Gibson 496R e 500T