Comparativo - 490R/498T x 496R/500T x 59/JB

Autor Mensagem
Deji
Veterano
# set/05 · Editado por: Deji


Para os mestres em captação.

490R/498T
496R/500T
59/JB

Em uma Les Paul:

Qual as características dessas combinações de captadores?
O que se ganha e o que se perde com cada set desse?
Qual o tipo de som indicado pra cada set desse?
?

Drinho
Veterano
# set/05
· votar


cara me parece que nesses sets .. .vc nao vai ter um ganho fudido como uns emgs ativos mas tera uns timbres maldosos

me corrijam se eu estiver falando bobagem

Deji
Veterano
# set/05
· votar


^

flavio
Veterano
# set/05
· votar


Deji
496R/500T

Ja ouvi falar que essa combinação é matadora...o Hugo Mariutti usa ela.

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Gibson 490R - Normalmente utilizado em Les Paul pois um agudo cortante, e graves estremecedores, com médios (na minha opinião) pouco articulados e talvez meio timidos, interessante este captador, ganho baixo, bom para solos melódicos com som limpo ou distorção, talvez embole um pouco com distorção extrema ou fraseados rápidos.

Gibson 498T - Possui agudos afiados, médios articulados e promenientes, e graves presentes. Bom para bases com saturação de válvula e solos mais rápidos, possui ganho moderado (apenas um pouco a mais que o 490R).

Gibson 496R - Normalmente utilizado em Flying V´s e Les Paul mais nervosas, possui um grave presente e potente, médios articulados mas não muito fortes e um agudo cortante. Captador de ganho médio, ótimo para solos melodiosos com som limpo ou distorcido, e bom para fraseados mais rápidos de jazz e hardrock. Talvez embole um pouco com distorções mais extrema ou não chegue muito no peso das guitarras de Extreme Metal.

Gibson 500T - Também muito utilizado em V´s e Les Paul nervosas, este cap possui agudos cortantes e atravessantes, médios articulados e promenientes, e um grave ótimo, com boa compressão. Indicado para bases saturadas, distorcidas ou para o peso do metal. É um captador de ganho mais alto, por isso, pode-se haver uma dificuldade para se dominar-lo para o som limpo, mas ele produz uma sonoridade limpa legal, com médios brilhantes. E consegue facilmente um crunch.


Seymour Duncan The 59´ Model - Captador famoso, é uma réplica ou quase dos famosos P.A.F produzidos pela Gibson. Possui um som cremoso, com graves balanceados, médios doces e articulados, e agudos não tão cortantes, é um captador bem equilibrado. De saida baixa, produz timbres vintages de primeira linha, sendo indicado para fraseados lentos e doces até a velocidade do jazz, fusion, etc. Funciona bem com sons distorcidos também.

Seymour Duncan Jeff Beck (J.B) Model - Captador clássico da fábrica americana, possui um som nervoso, com bastantes e audiveis agudos, médios (na minha opinião) um pouco abafados e graves de tremer o chão. Captador de saida alta, indicado para solos rápidos com distorção, bases de hard rock e heavy metal, podendo haver também dificuldade de ser domado para os sons limpos, aonde nestes predominam os médios escavados.



Em uma Les Paul :


490R/498T : Produz sonoridades vintages, equilibrados, podendo ser levadas a um território mais feroz, mas tendo seu melhor exito com médios abertos, e com sonoridades limpas e classic rock.

496R/500T : Produz sons modernos, passando muito bem pelas sonoridades de geladeiras solid-state dos anos 80, atravessando os timbres rasgados do grunge e do metal dos anos 90, e podendo inclusive ser usado para sons de New Metal. É um set equilibrado, versátil, e nervoso, indicado para quem gosta de crunch, e gosta de sons clássicos de distorção. Vai ter graves de sobras, médios não tão articulados, e agudos para dar e vender.

59/JB : O set mais usado da Seymour, produz sonoridades modernas e equilibrados, com o sabor vintage do The 59´ constrastando com a fúria de ganho do J.B, vai ter graves de sobras, médios articulados mas pouco brilhantes e agudos e harmonicos até dizer chega.


Algumas referencias de timbres :
(Não necessariamente essas bandas usaram sempre estes caps.)

490R/498T : Thin Lizzy, Whitesnake.
496R/500T : Shamaan, Neil Young.
59/JB : Jeff Beck, As Esp Eclipse (Metallica gravou com algumas originais).

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
Mestre, depois dessa poderia té fechar o tópico.... Thank's!!!!!

Deji
Veterano
# set/05 · Editado por: Deji
· votar


Gasoline

Será que rola JB na ponte e 496R no braço?

Beatlemaniac
Veterano
# set/05
· votar


JB naum eh Jazz and Blues naum ?

Beatlemaniac
Veterano
# set/05
· votar


to pensando em por na minha les paul SD 59 no braço e SD Screamin Demon na ponte

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Deji
JB na ponte e 496R no braço, rola sim, vai ficar um som nervoso, maneiro.
Não vai ficar desequilibrado, caso seja esta sua dúvida.

Beatlemaniac
O J.B até aonde eu sei, foi desenvolvido em conjunto com o Jeff Beck, e tem uma lenda que a própria Seymour mudou o significado, por causa de uma quebra de contrato por parte do Jeff Beck, talvez hoje em dia, seja realmente Jazz and Blues. Talvez tu estejas certo, não posso garantir 100%.

59 e Screamin´ Demon, é uma combinação legal, o Demon é um captador muito bom, infelizmente eu só toquei num 2 vezes, numa ESP George Lynch Skull and Snakes, e o som era realmente legal, bastante graves e médios meio escavados. E sobre o 59 no braço, tá no post ali em cima.

Jaum_Paulo
Veterano
# set/05
· votar


o 59 não perde muito em peso pro JB? da pra tira umas dist de alto ganho legais com ele?

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline

Tenho uma Epiphone LP Standard, estou pensando em vende-la, colocar mais $1500, ou um pouco mais, e pegar uma Gibson Studio usada.
Vou ficar sem grana, então não terei mais $1000 pra trocar caps, nem tão cedo, fiquei na duvida: Trocar a guitarra ou colocar a dupla 59/JB na Epiphone...
Preciso de versatilidade, uma guitarra pra tocar Jazz com o cap do braço, e pra tocar de Slash a Randy Roads na ponte (quem sabe Zakk)...
Acho que vou pegar a Gibson mesmo...

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Jaum_Paulo
o 59 não perde muito em peso pro JB? da pra tira umas dist de alto ganho legais com ele?

Sim, mas se vc quer versatilidade poem 59 (braço) e JB (ponte).

Jaum_Paulo
Veterano
# set/05
· votar


Deji
sim para a 1ª, 2ª ou para as duas perguntas? hehe

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Jaum_Paulo
o 59 perde em peso sim, mas a idéia é justamente essa. Colocando o 59 no braço, normalmente se tem mais clareza nas notas (que é o que se procura) e ele dá um timbre bom, mesmo com distorção, mas não é indicado para metal extremo, por exemplo.

Deji
Cara, depende muito. Todo mundo diz : Gibson é Gibson, e é verdade, ela tem uma construção mais primorosa, mas algumas Studios (não sei ao certo o ano, não conheço a fundo a linha) tem braço parafusado e isso é mortal para o timbre de uma Les Paul. Te aconselho o seguinte, testa umas Studio, ve se te agrada em termos de pegada, som com os caps originais, se ela veste bem em ti (pq até o peso dela é diferente de uma Epiphone) se tu gostar, ai vende a Epiphone e compra a Gibson. Senão, como tu já conhece e provavelmente gosta da tua Epiphone, troca a captação dela, que com certeza vai ficar bem legal. E vai te dar versatilidade (tanto quanto uma Les Paul pode oferecer).

A Gibson tem vantagens com certeza, mas uma Studio pauleada, ou da série com braço parafusado não valeria a pena.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


mas algumas Studios (não sei ao certo o ano, não conheço a fundo a linha) tem braço parafusado e isso é mortal para o timbre de uma Les Paul.

Deus me livre!

E vai te dar versatilidade (tanto quanto uma Les Paul pode oferecer).
Pra mim é a guitarra mas versatil... Cuto Jazz, som gordo aveludado, strato não rola esse timbre, gosto de comp!
Na outra praia curto, Randy, Zakk, Page, Slash, Malmsteen, Morse... a marioria manda com LP.

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Para estes sons, realmente a Les Paul é mais indicada.

Ah outra coisa a se levar em conta no caso da troca, é o profile do braço, as Studios tem o braço um pouco mais gordo o ´59 Rounded Profile. A tua Epiphone eu não sei, mas ACREDITO ser o 1960 Slim Taper.
É mais um fator a cuidar.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline

Puta, se for praço mais gordo do que a Epiphone é um violào Tonante,,,rsrsrs

Deji
Veterano
# set/05
· votar


esse braço Slim Taper. é da mesma expessura que uma strato?

Gasoline
Veterano
# set/05 · Editado por: Gasoline
· votar


Deji
Hahaha, bom eu disse que não sabia, dá pra ir no site da Epiphone, pegar a medida, ir no da Gibson, pegar a medida e comparar.

O Slim Taper é fino, diria que é um braço como os "gordos" da Fender, ou mais ou menos a mesma coisa. Tem umas Stratos modernas com braços um pouco finos, mas as Stratos realmente boas (segundos especialistas) tem o braço um pouco mais gordo, mais ou menos da medida do Slim Taper, enquanto o ´59 é um pouquinho mais gordinho.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Bom a Gibson Studio e Standard é '59 Les Paul Rounded. No site da Epiphone não fala nada... Mas se ela é replica da Standard acho que deve ser tb...

Beatlemaniac
Veterano
# set/05
· votar


naum axo q valha a pena trocar uma epiphone stadart com captadores e ferragens foda por uma gibson studio. gibson PRA MIM so vale a pena se for das gibson foda, standart pra cima

Beatlemaniac
Veterano
# set/05
· votar


Deji
cara fica com a epihone mesmo, e troca os captadores e poe tudo de primeira nela. vc naum vai precisar de mais nada em termos de guitarra

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Senhores Gibson LesPaul (Studio, Standard, Custom, etc) nao tem NENHUMA guitarra com braço parafusado. Todas são coladas.

Outra: a captação da Gibson soa bem nas guitarras Gibson. Pega uma Golden LesPaul e coloca a captação Gibson, não vai falar nada nada.

babu
Veterano
# set/05
· votar


Eu sou da seguinte opinião: muitos desses caps são para guitarristas solitários, aqueles que ficam em casa tocando com um pequeno cubo em seu quarto. Para esse tipo de guitarrista, os Seymour Duncans, ou até mesmo alguns desses Gibsons fazem uma grande diferença, pois interferem muito agressivamente no som, mudam o timbre e algumas características da sua guitarra (pressupondo que estejamos falando de guitarras, ou seja, les pauls).

Agora, para aquele guitarrista de palco, que toca em um conjunto de pessoas, nada melhor do que os PAFs. Para ser mais sincero, um PAF-Pro da Dimarzio cairia muito bem ! Esses caps são praticamente "flats" e, o que mais importa: realçam de forma limpa e fiel ao timbre da guitarra as frequências MÉDIAS. Sim.. porque quem toca com vários instrumentos não quer entrar na onda de frequência do baixo ou da bateria, nem quer que sua guitarra esteja desarmônica com o resto da banda. Frequência de guitarra é média, grave é para baixo. E com um som flat e um bom equipamento que processe o som (válvulas, PODs, etc) você não vai querer que um captador se intrometa na sua equalização, forçando um som que você não quer tirar.

É isso. Revejam os PAFs e principalmente o PAF-Pro da Dimarzio: o resto é conversa pra boi dormir.

abraços

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/05
· votar


"realçam de forma limpa e fiel ao timbre da guitarra as frequências MÉDIAS. Sim.. porque quem toca com vários instrumentos não quer entrar na onda de frequência do baixo ou da bateria, nem quer que sua guitarra esteja desarmônica com o resto da banda. Frequência de guitarra é média, grave é para baixo. E com um som flat e um bom equipamento que processe o som (válvulas, PODs, etc) você não vai querer que um captador se intrometa na sua equalização, forçando um som que você não quer tirar. "

Mas tbm não precisa levar ao extremo, né? Quando se fala em caps com mais graves não quer dizer que a guitarra vá soar igual um baixo. :P

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Alguem sabe dizer o que exatamente significa PAF ?

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
Pattent Applied For

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
Repito de novo, existem sim Studios com braço parafusado, assim como algumas Specials (Special SG com braço parafusado eu tenho certeza, toquei em uma, assim como uma Les Paul Studio Preta com hardware cromado, e marcação de pontos, eu toquei numa e era braço parafusado). Mas ambas são de no minimo 95, então, pode ser que não sejam mais fabricadas, além do que, a partir de 2001 quando mudou a direção da Gibson, as guitarras deram um salto de qualidade. Pode comparar uma Les Paul Standard de 97 com uma de 2002 e você vai ver a diferença na construção. Isso ocorreu devido ao fato de a Gibson estar (estava) perdendo território para outras marcas (PRS principalmente). Mas agora a Gibson está de volta e para ficar.

babu
Entenda assim :
Graves = Médios Graves
Médios = Faixa que ocupa metade da frequência média
Agudos = Médios Altos.

Não é para invadir o som do baixo e nem para interferir com vocal ou piano/teclado caso exista na banda.

Acho que todos aqui, praticamente, já tocaram com bandas e sabem da importancia de ser harmonicos no conjunto. Eu pelo menos posso garantir isso.

Jaum_Paulo
Veterano
# set/05
· votar


Aproveitando momentaneamente o assunto...

Gasoline
o que vc acha do little 59` e do JB Jr? da o mesmo som que os H normais?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparativo - 490R/498T x 496R/500T x 59/JB