Projeto de Guitarra baseado na Black Strat de David Gilmour

Autor Mensagem
AlanGilmour
Veterano
# nov/09 · Editado por: AlanGilmour
· votar


EDER R SANCHES
Me diga uma coisa, o Tom acha o marfim melhor que o maple para o braço? Qual o argumento dele?

Cara, não sei se ele prefere ou não...ele apenas me disse que gosta muito de trabalhar com marfim.

Esses tempos atrás eu li uma monografia de um engenheiro florestal da Unb que comparou as madeiras nacionais e as importadas utilizadas na fabricação de guitarras e violões...em resumo, a conclusão científica dele é de que as madeiras nacionais possuem, em média, propriedades tão boas e até melhores que as estrangeiras; um exemplo é o marfim, que em geral é um pouco mais estável que o maple...

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


EDER R SANCHES
Me diga uma coisa, o Tom acha o marfim melhor que o maple para o braço? Qual o argumento dele?

Cara, não sei se ele prefere ou não...ele apenas me disse que gosta muito de trabalhar com marfim.

Esses tempos atrás eu li uma monografia de um engenheiro florestal da Unb que comparou as madeiras nacionais e as importadas utilizadas na fabricação de guitarras e violões...em resumo, a conclusão científica dele é de que as madeiras nacionais possuem, em média, propriedades tão boas e até melhores que as estrangeiras; um exemplo é o marfim, que em geral é um pouco mais estável que o maple...

Ant--
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour
Se olhar bem o e-mail, bem lá no começo, eu falo o seguinte: O Tom foi muito gente fina, me passou várias idéias, e acabamos optando por - ao invés de fazer uma réplica da guitarra do Gilmour - construir um instrumento baseado na Black Strat.

Ah, é verdade. Confundi. Me empolguei porque também sou fã da Black Strat e pensei que vc iria a fundo nela.
Mas ta valendo.

AsaphGuitar
Veterano
# nov/09
· votar


EDER R SANCHES


A maioria dos luthier gostam de madeiras nacionais pq eh mais barato, eh tb melhor a maioria das madeiras ;)


o dificil eh achar um flamed igual maple

MMJr
Veterano
# nov/09 · Editado por: MMJr
· votar


AlanGilmour

Voce ja viu este site????
E muito interessante ...
Eh so clicar em "timeline" e ficar sabendo de toda historia da guitarra do Gilmour...Desde onde e quando foi comprada...passando por todos os Ups que foram feitos ate os dias de hoje...
De uma conferida...

http://www.fender.com/gilmour/home.php

Valeu....

Sioux
Veterano
# nov/09
· votar


MMJr

Ele já sabe e até já postou toda história da black, leia o inicio do tópico...

AlanGilmour
Parabéns pelo projeto Alan, tb sou fã do Gilmour e tenho uma banda cover de floyd.

Gostei das modificações, com 22 trastes você aumentará bem as possibilidades, não sei se será a única guitarra mas poderá tocar todo rep. do floyd com esta guitarra.

Eu tenho 2 stratos, toco Marooned sempre na de 22t, quando fui arriscar tocar na de 21t quase me ferro no whammy 1/2 tom a cima hahahaha....

Vou acompanhr seu projeto.
6 mil vale a pena! Ah, vc chegou a cotar o preço total que ficaria importar a réplica?

Abraço

AlanGilmour
Veterano
# nov/09 · Editado por: AlanGilmour
· votar


Sioux
Gostei das modificações, com 22 trastes você aumentará bem as possibilidades, não sei se será a única guitarra mas poderá tocar todo rep. do floyd com esta guitarra.

Vale ressaltar que a Black Strat já teve um braço de Birdseye Maple com 22 trastes fabricado pela Charvel, se não estou enganado, ele foi colocado em 1980, (mas não tenho certeza agora, é só olhar naquele site que a galera tá indicando).....

Vou acompanhr seu projeto.
6 mil vale a pena! Ah, vc chegou a cotar o preço total que ficaria importar a réplica?


No site Musicians Friend, o modelo Relic elá tá custando US$ 4.800,00, imagino que o frete para o Brasil custaria uns US$ 350,00.

Então são US$ 5150,00.

Converte este valor para a cotação do Real hoje: 5150x1,7260= R$ 8888,90.

Em cima desse valor em Reais você tem que colocar progressivamente o valor do Imposto de Importação, que tem alíquota de 60% e o valor do ICMS do seu Estado, que aqui no RS é de 17%: 8888,90 x 1,6 x 1,17 = R$ 16.640,02.

Bom, esse seria o preço se você comprasse pela internet...o que seria bem difícil, porque os revendedores não costumam embarcar bens delicados, volumosos e de tão alto valor para fora dos EUA.

Se você fosse comprar em uma loja aqui no Brasil (tipo a Made in Brazil), sabendo-se que a prática do comércio é de ganhar um sobrepreço de 30% a 60%, na hipótese mais otimista, você compraria a guitarra por R$ 21.632,02.

É claro que isso é só uma estimativa, porque, por exemplo, se a Made In Brazil importar 300 guitarras, o preço unitário de cada uma cairia uns 50%. Entretanto, não acredito que se compre a Black Strat Relic aqui no Brasil por menos R$ 18.000.

AlanGilmour
Veterano
# nov/09
· votar


Ae pessoal.

As últimas atualizações do projeto são as seguintes:

O Tom já fez todo o shape e a pintura do corpo e do braço, agora ele vai começar a colocar o hardware da guita (mais tarde eu coloco fotos).

Lembrei-me de mais alguns detalhes da Black Strat que incorporamos à minha guitarra:

- A regulagem do tirante é feita por trás do braço (no final da escala). Dá mais trabalho para regular a curvatura do braço, porém, extrai-se menos mandeira da peça quando comparado à regulagem feita no headstock;

- Foi feito também uma imitação do furo do hesdstock com uma pequena peça de jacarandá, assim como na Black Strat;

- Optamos por fazer as cavidades dos captadores retirando o mínimo de madeira possível, no estilo vintage. Atualmente, muitas Fenders vêm com cavidades maiores para o cara poder colocar single ou humbucker (cavidade universal). Isso é uma falsa economia, pois foi feita para baratear os custos de produção...

- As tarraxas compradas são modelo SD-91 Kluson Style da Gotoh, cujo processo de colocação também extrai menos madeira se comparado com as tarraxas Schaler que a Fender utiliza.

Por enquanto é isso.
FLW!

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


AlanGilmour
SD-91 Kluson Style da Gotoh
Sou fã dessas tarraxas...

AlanGilmour
Veterano
# dez/09
· votar


Sioux
Eu tenho 2 stratos, toco Marooned sempre na de 22t, quando fui arriscar tocar na de 21t quase me ferro no whammy 1/2 tom a cima hahahaha....

podia postar um video pra nós, nunca toquei com whammy...

AlanGilmour
Veterano
# dez/09
· votar


http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=12458722907377840126&aid=125847 7357

Ae pessoal...fotos atualizadas da construção da guitarra. Foram tiradas hoje. Comentem!

Abraço!

AlanGilmour
Veterano
# mar/10
· votar


A guitarra tá pronta!!!
Logo posto fotos!

Will Bejar
Veterano
# mar/10
· votar


AlanGilmour
Tô curioso...hehehehe

URIK
Veterano
# mar/10
· votar


Posta um vídeo de você tocando ae!

buddy guy
Veterano
# mar/10
· votar


AlanGilmour
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=12458722907377840126&aid=12584 7 7357

Ae pessoal...fotos atualizadas da construção da guitarra. Foram tiradas hoje. Comentem!

Abraço!



Poxa,isso é sacanagem,só quem tem orkut pode ver? Posta fotos dela por cá,meu velho !!!!

AlanGilmour
Veterano
# abr/10
· votar


http://picasaweb.google.com.br/116353881368819558262/Desktop#

Olha ae a minha filha!!!! HEHEHE! Logo posto vídeos!!!

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


AlanGilmour
Cara, ficou linda essa Black Strat. Perfeita.
Desculpa a indiscrição, mas quanto custou?
Parabéns!

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


Stalingrado

Segundo ele, uns 5/6 mil reais!!

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay
Segundo ele, uns 5/6 mil reais!!

FAIL. Mas a guitarra é um sonho!

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


Stalingrado

Só pra quem gosta de strato, e, como é uma réplica, não é garantido que tenha o som igual ou parecido com a do David Gilmour!!

Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay
se fosse a própria guitarra do gilmour na mão de outro tb não teria o som do Gilmour

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay
Só pra quem gosta de strato, e, como é uma réplica, não é garantido que tenha o som igual ou parecido com a do David Gilmour!!

Pois é, eu curto Strato! Eu não achei em nenhum momento que a guitarra teria a sonoridade parecida, apenas acho a Black Strat linda, e a do nosso amigo AlanGilmour ficou fodástica.

Bigtransa
se fosse a própria guitarra do gilmour na mão de outro tb não teria o som do Gilmour

Justamente.

Ramsay
Veterano
# abr/10
· votar


Se for só por beleza, eu compro uma Strato Michael preta, por R$300,00, dou um trato nela e fica igualzinha a do Gilmour!!

Até porque a guitarra, feita, a peso de ouro, pelo AlanGilmour, por ser uma réplica, não tem o som da original do David Gilmour!!
Pelo preço que o Alan pagou eu teria comprado uma Fender Stratocaster Standard (US) e teria feito as modificações, para se parecer com a do David Gilmour, e o som se pareceria muito mais com a original do David Gilmour, do que uma guitarra feita com madeiras diferentes!!

Stalingrado
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay
Se for só por beleza, eu compro uma Strato Michael preta, por R$300,00, dou um trato nela e fica igualzinha a do Gilmour!!

A beleza conta também, acho o visual da Black Strat bem atrativo.
Mas uma Michael não vai oferecer um timbre tão bom quanto uma guitarra customizada.

E talvez a intenção do AlanGilmour não foi ter o timbre idêntico ao do David Gilmour, ele só usou como referência.
Eu faria o que o AlanGilmour fez, se tivesse grana.

Caubyyy
Veterano
# abr/10
· votar


Parabéns pela guitarra cara. Se você gostou do resultado então o dinheiro foi bem investido. Foda seria se o resultado não te agradasse. Não liga pro pessoal do "se fosse eu faria isso e aquilo ou "não vai ser bom o som" e os famigerados "junta mais e compra isso". kkkkkkk

Snakepit
Veterano
# abr/10
· votar


Ramsay
Até porque a guitarra, feita, a peso de ouro, pelo AlanGilmour, por ser uma réplica, não tem o som da original do David Gilmour!!

Nenhuma guitarra tem o som da original, apenas a original. Nem as replicas feitas pela gibson tem. O que se trata eh de uma guitarra inspirada na do Gilmour, que deve ser ficado top de linha, e com certeza vale cada centavo.

Pelo preço que o Alan pagou eu teria comprado uma Fender Stratocaster Standard (US) e teria feito as modificações, para se parecer com a do David Gilmour, e o som se pareceria muito mais com a original do David Gilmour, do que uma guitarra feita com madeiras diferentes!!

Nao ficaria nao... a unica coisa que ficaria melhor seria seria o logo da Fender no Headstock ;)

AlanGilmour
Veterano
# abr/10 · Editado por: AlanGilmour
· votar


Pelo preço que o Alan pagou eu teria comprado uma Fender Stratocaster Standard (US) e teria feito as modificações, para se parecer com a do David Gilmour, e o som se pareceria muito mais com a original do David Gilmour, do que uma guitarra feita com madeiras diferentes!!

Madeiras diferentes??????? Leia o tópico todo........O corpo é de Alder e o braço é de maple cara, exatamente como a Black Strat....o captador que coloquei na ponte é do mesmo modelo da Black e os outros captadores que o Sérgio Rosar fez pra mim tem as mesmas especificações dos da fender no periodo 67-69. Nunca pensei que a guitarra fosse soar igual...apenas pensei em reunir os 40 anos de estudo e experimentações que um grande artista fez em seu instrumento e colocar nele outros elementos do meu estudo e das minhas preferências...e também não tinha toda a grana pra comprar uma Black Strat Relic que a Fender Custom Shop lançou....mas tenho certeza que essa guita que fiz é tão boa em alguns aspectos e até melhor em outros (principalmente nas ferrangens) do que a Black Strat Relic ou Black Strat N.O.S.;

Pra soar igual ao gilmour teria que ter o cérebro, os dedos, o equipamento todo que ele usa, tocar no volume que ele toca, etc...acho sem propósito esses comentários....

Pra galera que saca um pouco mais....logo coloco vídeos....

AlanGilmour
Veterano
# abr/10
· votar


Não tem a ver com o tópico...mas olha só o que eu tava estudando...

http://www.youtube.com/watch?v=N3DFF2MbgQ8&NR=1

curto mais os guitarristas que pensam "timbrísticamente"...

agradeço os comentários da galera!

Abraço!

GustGuitar
Veterano
# abr/10
· votar


AlanGilmour
Parabéns cara, no final sai meio caro mesmo, mas ter a guitarra que você sempre quis é coisa de outro mundo, hahahaha.
Deve ter ficado ótima!
Abraço

Bigtransa
+1

Floydniaco
Veterano
# abr/10
· votar


= O !

= O !


Caraca velho , que LINDA que ela ficou! nossa , deve ter um timbre maravilhoso! POSTA UM SOM PORRR FAAAVOOOR!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Guitarra baseado na Black Strat de David Gilmour