【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Bom, galera...

então... como no Windows 7 não funcionava por nada, instalei o bom e velho XP numa partição.

E estou maravilhado... o tutorial é perfeitoooo!!!
hahaha...

Abraços!

T-Rodman
Veterano
# mar/10
· votar


Guitar Rig 4 e Amplitube 3 funcionam no Win7.
Estou usando os dois em um note com win7 e uma Guitar Rig Kontrol para fazer o som da guitarra, gravando o audio em um mac, com Logic Pro, sem nenhum plugin, para não pesar no processo, já que é outro note e não uma workstation.

reefs
Veterano
# mar/10
· votar


ta dificil pra tocar com o guitar rig 3 no windows vista D:
nao funfa de jeito nenhum pq as configurações no painel d controle sao bem diferentes do windows xp
ajuda plissss...
ate agora nao consegui tocar guitarra com guitar rig 3
da pra ouvir o som da guitarra mas nao as distorçoes etc...
meu windows e o vista e tenho placa d som on-board VIA AC'97 enhaced audio controller
essa do link : http://img709.imageshack.us/img709/8270/jggju.jpg

quando achei o mix apareceu isso oq eu faço...
http://img706.imageshack.us/img706/9152/semttuloui.jpg

fucei aqui e pelo q vi no tutorial fiz isso ...
desabilitei reprodução (link1) onde a ENTRADA eu deixei como dispositivo padrão e tinha ainda o de gravação aonde deixei tudo habilitado menos microfone (link2)

link 1: http://img682.imageshack.us/img682/4262/ccdl.jpg
link2: http://img705.imageshack.us/img705/756/asasq.jpg

e o meu guitar rig ficou assim, mas nao funcionou ...
http://img189.imageshack.us/img189/805/jkkw.jpg
quem quiser e puder me ajudar to aew cheio d duvidas

FLWSS...

T-Rodman
Veterano
# mar/10
· votar


com onboard vai ser difícil. Vide aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/225526/p7

Em tese:
1. Tem de instalar o programinha Asio4all
2. tem de configurar não no windows e sim no File > Midi and Audio Settings.

Del-Rei
Veterano
# mar/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


reefs

Cara... eu tava com o mesmo problema, mas era no Windows 7.

Como disse acima, resolvi o problema instalando em uma partição pequena (50MB) o XP. No XP funciona que é uma maravilha.

A, e minha placa é onboard. Use o Asio4all

Abraços

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Pergunta rápida sobre o Amplitube 3. Por padrão, ele vem selecionado ali um Input Gain de 6Db. Normalmente eu coloco em 0, mas não entendo disso, como vocês deixam?

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Symptom

Deixo no padrão. Colocando em "0", creio que haverá mais risco do som clipar. Tá ruim em -6dB?

Abs

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

O padrão é +6db, não -6... eu estou diminuindo o ganho na verdade... Dá uma olhada ali embaixo de tudo tem um input gain...

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


Já que esse tópico é menos movimentado, vou fazer outra pergunta:

alguém sabe algum lugar onde diga qual simulação do Amplitube 3 seria o amp na vida real? Algo tipo British OR = orange tal...

Vi isso do Guitar Rig uma vez, mas queria saber se existe uma "tabela" parecida para o Amplitube 3

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Symptom

Velho, é isso aqui (tá no manual do usuário):

"2.2.3.2 Adjusting Your Levels

First of all, check that your instrument volume knob is all the way up... Second, lets analyze how your audio interface and AmpliTube 3 interact.
When you are using AmpliTube 3 as Standalone, there are two ways to optimize the Global Input level:

A)
1. Decrease the AmpliTube 3 Input Gain value to 0 dB by moving its slider to the Left
2. Increase your audio interface gain up to the point where the clipping LED starts blinking.
3. To avoid clipping, turn down a little bit your audio interface gain knob.

B)
1. Keep the AmpliTube 3 Input Gain value at +6 dB (default).
2. To avoid clipping, adjust your audio interface gain knob accordingly.

To summarize:
• The Global Input Level is determined by the audio interface gain plus the AmpliTube 3 Input Gain value.
• The Preset Input Level is determined by the AmpliTube 3 Input level knob (figure 2.4).
• The AmpliTube 3 Output level is controlled by the Master knob (figure 2.5).
• The Audio Interface Output level is controlled by its Master Volume.

Tip: if while browsing AmpliTube 3 presets you find that all clean sounds are too quiet and all lead sounds are too high, this probably means that you're using a too low input gain on your audio interface."

Abs

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia

Obrigado, cara. Depois vou ver se entendo direitinho quando começa essa tal de clipagem. hehehe

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


T-Rodman

Cara... não entendi direito. Tu usa 2 notebooks pra tocar e gravar??

Eu tenho um PC e um notebook, ambos com o Windows 7.
E nenhum deles me deu som no Guitar Rig/Revalver/Amplitube.

Tive que instalar o XP numa partição e funcionou beleza.

E olha que meu notebook é bom.


No PC, com o XP, como uso placa onboard, instalei o ASIO4ALL. Coloquei em 192 samples, foi o mais baixo que consegui. Mas mesmo assim, fica uns milímetros de segundo com delay. Em solos rápidos pode atrapalhar um pouco. Mas pelo menos funcionou. Tá 95%.

T-Rodman
Veterano
# mar/10
· votar


Sim, eu utilizo 2 notes, ou 1 note e um PC.
A interface de gravação é um macbook Pro, com interface firewire. Lá eu só gravo e adiciono efeitos na voz, coloco faixas de instrumentos MIDI e afins. Tem menos de 0.01s de delay, ou seja, zero.
No outro notebook eu uso o Guitar Rig 4 e o Amplitube 3, só que a interface USB que liga o note para com o mac é uma pedaleira Guitar Rig Kontrol, que não deixa de ser uma placa USB externa, com controladora MIDI integrada, que tem comandos para se utilizar com o Guitar Rig 4.

Logo o MAC é meu home-studio-workstation, enquanto o note faz parte da minha 'pedaleira'.

Esse é meu home-studio:
http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/KIvSnWjqd8qjUtBYzuO-aA?feat=di rectlink

Pra tocar fora de casa, se acompanhado do resto da banda, eu levaria somente o note. Agora tocando sozinho, eu levaria o macbook para dar saída em faixas pré gravadas, com os outros instrumentos.

Comigo tudo funcionou sem problemas em casa. Mas, porém, todavia, contudo, eu tenho 1 interface firewire Presonus Firestudio Project, 1 interface USB Presonus Audiobox e 1 pedaleira Guitar Rig Kontrol USB que também é uma placa de som externa - todas com os devidos drivers atualizados e são todos ASIO. Logo eu não uso o Asio4All que deve ser a pecinha que tá com defeito na maioria do pessoal que tem Win7 e não está conseguindo fazer funcionar o Amplitube no PC.

amplexos

T.

Del-Rei
Veterano
# mar/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


T-Rodman
Cara, primeiro lugar, parabens pelo teu home studio... maravilhoso!

Mas como eu não tenho como fazer da mesma forma que você, me diga se vc consegue pegar seu notebook ou PC com windows 7 e simplesmente plugar a guitarra no MIC ou AUDIO IN e tocar.

Acredito que não deva ser o Asio4all que dá problema no Win7, até porque, mesmo antes de instalá-lo eu não consegui rodar o Guitar Rig.

Quer dizer, rodar os programas (Amplitube, Guitar Rig, Revalver, etc) eles rodam.
Meu problema é habilitar a MERDA do microfone, ou o áudio na entrada AUDIO IN.

Nem por um decreto eu consigo ouvir a guitarra (nem que seja limpa) quando plugo direto no PC/Note.

OBS: Pelo amor de Deus, tome cuidado com aquele copo de Coca Cola ou cerveja, sei lá, perto dos aparelhooosss.....


MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Symptom: Obrigado, cara. Depois vou ver se entendo direitinho quando começa essa tal de clipagem. hehehe

Cara, se puder, leia o livro "A Arte da Mixagem", tem em português e tá muito bem traduzido e facinho de entender. Ajuda bastante em muitos aspectos e abre a cabeça bastante. Pelo menos foi assim comigo. ;-)

T-Rodman

Show de Home Studio hein!

Abs

renanozzy
Veterano
# abr/10 · Editado por: renanozzy
· votar


Não tive tempo de ler o tópico todo, então se a pergunta já tinha sido feita me desculpem...

Arrumando tudo certinho como o Headstock Invertido explicou, funciona legal sem latência em um pc com placa onboard???

AugustoDamned
Veterano
# abr/10
· votar


renanozzy
Dependendo da configuração ainda assim fica uma "melda".
Experiência própria. =]

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


renanozzy

Cara... minha placa ficou razoável. Deu pra tocar numa boa. Consegui colocar o sample em 190. Abaixo disso picotava.

Da pra sentir um delay bem leve. Leve mesmo. Só atrapalha em solos muito rápidos.

De qualquer forma, não custa tentar.

Me indicaram uma placa da Behringer: UCG 102
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/169059/

Grande abraço.

Thiagoham
Veterano
# abr/10
· votar


Quando uso a guitarra em linha com o Guitar Rig, não saem os harmonicos, em lugar algum. Nem os naturais na casa 12! E tb o sustain fica quase zero, alguém pode me ajudar a resolver isso?

Jim Marshall
Veterano
# abr/10
· votar


Thiagoham


Está com o noise gate no máximo ?

Sir.Paulo
Veterano
# abr/10
· votar


Aleluia Deus é Pai até que em fim consegui fazer funcionar no meu PC!!!

Daniel Orp.
Veterano
# abr/10
· votar


Gente, por favor, alguém me ajuda aqui. Eu uso para gravar, o programa REAPER, e o meu computador é Vista só que eu não consigo ouvir o som com efeito sem latência, vem primeiro o som do violão normal, e depois de uns 0,5 segundos ve o com efeito, eu já tentei instalar o ASIO, e funcionou parcialmente, na verdade foi só com a bateria eletrônica que instalei, se eu mudo o sistema pra ASIO, quando tô tocando com o violão, ou com a guitarra não sai som nenhum.
 
 
USO O WINDOWS VISTA DDDDDD:

Sir.Paulo
Veterano
# abr/10
· votar


Daniel Orp.
No inicio eu usava com o Asio e tinha esse mesmo problema agora eu uso no Direct sound e a latência sumiu.

Daniel Orp.
Veterano
# abr/10
· votar


Sir.Paulo, tentei fazer isso, consegui ouvir com a latência um pouquiiiiiinho menor, mas continua DDD:
Mas obrigado, mesmo assim :)
 
Se alguém souber uma solução definitiva ... haha

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


Daniel Orp.

Cara... instala o XP numa partição pequena que funciona (mantendo o Vista).
Ou coloca só o XP mesmo.

Fratuccello
Veterano
# abr/10
· votar


rapaziada, to com um problema aki!

To tentando usar o Amplitube metal com a placa profire 2626, mais quando abro o sonar pra gravar, ele desabilita a placa!

Será q é problema do sonar?

Obrigado!

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


As janelas de configuração de volume da Gravação e da Reprodução são diferentes aqui e a guitarra entao está muda

o que será?

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Quando eu vou la nos dispositivos de son e audio e ponho testar hardware eu toco uma corda e da um ruido dos infernos

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Deixem pra la.. eua cho que iria funcionar, o problema é que minha placa de som é doida.. eu ligo um microfone ela reconhece uma caixa de som e vice-versa

Aí era só fazer ao contrario.. mas quando eu ponho um ele reconhece o outro normalmente...

É meio dificil explicar.. mas deixem pra la

Del-Rei
Veterano
# abr/10
· votar


xExLucasx

tu usa windows vista ou seven?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone