Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
slow17
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola!

Seguinte

to querendo comprar uma SX SST
e vou trocar as tarrachas, captadores malagoli custon 57/62
pra tirar um blues RHCP... posso ir em frente?

agora minha duvida... queria uma guita com 22 Trastes
ai conversasei com um luthier aqui e ele me falou que faz um braço por R$200

queria gastar até R$1.200

compensaria trocar tudo o que eu falei ou pegar outra guitarra qual me indicaria?

obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


slow17
Comprando uma SX SST57 e trocando os capts pelos Sound vc não gastará muito.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Fisherman
Sim, mas viajo dia 28 ou 29 e só volto dia 06 ou 07/01.
Abç

Fisherman
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Larga esse computador e vai tomar umas geladas!!!!
Vou viajar amanhã. Pena que não vou poder levar minhas guitarrinhas. Saquarema, maresia...
vou deixar ela aqui em casa.
Abçs e tudo de bom!

iRock
Veterano
# dez/09 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara estava pensando em fazer umas gravações, e me sugeriram microfonar o amp. Eu tenho só aqueles microfones de PC, que seria ligado no PC e gravado em algum programa, serviria?

Teria a opção de ligar o Line Out do amp no Line In do PC, seria melhor?

E quanto aos estúdios portáteis, o que você me diz?

A última opçao seria gravar pela camera mesmo, enquanto toca.

O que você me recomenda?

PS: Minha placa de som é bem tosca, pelo Guitar Rig chia bastante, fica com delay e não sai la essas coisas, e quando ligo os pedais no Guitar Rig o som fica baixo e ruim.

Obrigado.

milani1589
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fiz o contato com a fábrica, e eles pediram que eu mande os captadores para fazer um teste completo neles. E em caso de defeito serão substituídos.

Só que agora me bateu uma dúvida, que acho pertinente.

O Luthier disse que teve que inverter a ligação dos fios dos captadores, pois senão quando ele ligava eles juntos não tinha som ou dava ruído, se eu entendi direito.

Pode ser problema por causa dessa inversão?

Outra coisa, como eu "misturei" os captadores, Sound/Malagoli na ponte e Stellfner no meio e braço, não pode ser algum tipo de conflito entre eles? Talvez o material de fabricação? A ligação tem alguma particularidade que talvez o luthier não tenha percebido?

Porque é no mínimo estranho, DOIS captadores aprensentarem o mesmo problema!

Abraço!

neochrono
Veterano
# dez/09 · Editado por: neochrono
· votar


Olá Bertola!

Você poderia opinar no meu tópico ?

Abçs

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah. Valeu cara.

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


milani1589

Se o captador for dos modelos com 2 fios, isso pode dar algum som estranho, inverter os fios e ligar fora de fase talvez...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


milani1589
Nada do que vc citou explica o caso. Reenvie os seus captadores e reinstale novos.
Abç

Hard_Guitar
Veterano
# dez/09
· votar


Seiji, Bertola

Estou querendo comprar uma Strato Handmade usada, corpo em Alder (com uma emenda só, não visível), caps Fender Tex Mex e ferragens Fender, mas ainda não sei se a guita foi bem construida. Quais cuidados devo tomar antes de comprar pra não levar uma "bomba" para casa? Há alguns itens-chave que devo verificar?

Playing for God
Veterano
# dez/09
· votar


Bertola e Seije segue as minhas dúvidas:

1 - Qual a diferença de pot logarítimo e linear ? Como faço para diferenciá-los, é através daquelas letras A e B ? Qual devo usar no volume e no tom?

2 - Quero começar a arrumar uma strato Giannini antigona que tenho (da década de 80 ou começo da década de 90).
Bem, preciso comprar uma ponte de 6 furos e tarrachas pela net. Qualquer ponte irá encaixar ? Quais tarrachas devo comprar ? Lembrando que aqui pesa o custo benefício, estou querendo gastar pouco com bons resultados.

Alguma loja para indicar a compra desses componentes e de outros, como chave seletora, escudo, etc ?

Desde já obrigado !!!!!

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah, você sabe as especificações do Gibson 496R? Saída, resistência e equalização? Vou fazer uma cópia na Malagoli.

Ei, eu também viajo nessa data!

Playing for God

Eu perguntei a mesma coisa. Ele falou que pode se usar qualquer um dos dois. Mas cada um tem uma resposta diferente.

bicinh
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, é o seguinte cara..
comprei captadores novos pra minha guitarra...
e como não achei escudo HH, tive que comprar um HSH mesmo, vou ter que deixar essa ligação de caps e talz.. e aí, me veio a dúvida "E se eu quiser usar o da ponte junto com o do braço!? o que eu faço?"
e é essa dúvida que eu vim tirar.. tipo. eu tava pensando em comprar uma chave on-on, fazer um buraco no escudo e instalar.. mas me vem aí vem a dúvida da ligação.. eu posso pegar o fio do captador do braço, que vai pra chave seletora, e ligar na chave ? tipo, transformar ele em dois, pra eu ter uma ligação independente dele.. da certo isso ? e se eu botasse uma chave seletora de lp no lugar dessa, teria como eu fazer esse esquema de ligação, e deixar ela com a função de defasar o captador tbm ?

Obrigado desde já cara, abraços.. Feliz Natal

P3R4
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vale a pena fazer up grades na minha squier stratocaster california series? estava pensando em trocar os captadores, as tarrachas e o nut.voce tem mais alguma sugestao? também gostaria de saber se tem como trocar a posição 3 da chave seletora, ligando o captador da ponte e o do braço nessa posição?
vlw

Miawzawa
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vale a pena comprar um baixo Memphis TB 440 e trocar os captadores pelo Traditonal PB Hot da Malagoli (R$ 88,90 c/ frete) ou então um Condor BX-12 com o Traditonal PB Hot e o Standard JB3 (R$ 133,70 c/ frete)? No caso esses baixos vão ser "definitivos" pelo menos por uns 5 anos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Hard_Guitar
Apenas confie nos seus ouvidos e nos seus dedos. E é só.
Playing for God
Na prática, nenhuma diferença. Ambos irão funcionar. Mas os logs (A) tem uma resposta mais "suave" ao longo do curso, e os lineares (B), mais abrupta, no final do curso. O ideal é usar logs nos dois, ou apenas nos pots de tone.
Não há padrão. Compre a ponte e peça para seu luthier instalar.
Compre qualquer tarracha de boa qualidade, Wilkinson, por exemplo.
thegreen-eyedmonster
Consulte o site da Gibson.
bicinh
Não entendi nada. Se vc tem 2 capts, usa-se uma chave de 3 posições, sendo, que na do meio, os 2 capts atuam.
P3R4
Sempre são bem-vindos os "up-grades". No caso, 3 capts da Sound/Malagoli.
Para fazer a ligação de 7 posições vc tem que instalar uma chave ou um pot "push-pull".
Miawzawa
Não. Compre um SX SJB 75. Se vc achar necessáriom troque os capts por Sound/Malagoli. Esse sim poderá ser definitivo.
Abçs

bicinh
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é ai que está, não estou com 2 captadores, estou com 3..
estou querendo colocar uma chave para ligar o da ponte e o do braço juntos, e uma chave tbm para defasar o do braço.. por isso que perguntei se a chave de lespaul pode ter as duas funções juntas..

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Já vi mas eles não mostram. MAndei até e-mail.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09
· votar


bicinh

Cara, acho que tem uma ligação parecida com a que vc quer no meu tópico.

jacobino da silva
Veterano
# dez/09 · Editado por: jacobino da silva
· votar


Mauricio Luiz Bertola
essa guitarra nao tem ponte?
http://www.prsguitars.com/sunburst245/index.html

P3R4
Veterano
# dez/09 · Editado por: P3R4
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas o que eu estou querendo fazer é trocar a posição 3, ligando o captador do braço com o da ponte. mesmo assim precisaria de uma chave? e quantas chaves eu precisaria para fazer ligações serie/paralelo nas posiçoes 2 e 4?

bicinh
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
tem não cara, antes de postar ja tinha visto, axei em lugar nenhum do forum..


jacobino da silva

tem sim cara, ta vendo ali não ?

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


bicinh

Já sei. Vc tem uma strato e quer fazer ligação pra ela HSH com blend (atua o captador do braço e da ponte). É isso?

Se for to achando.

bicinh
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
isso, mas nesse caso.. o blend seria com uma chavezinha on-on.. invés dessa chave.. eu queria colocar com uma chave de lespaul, aí faria o blend e a defasagem do cap do braço juntos.. nem sei se isso é possivel.. veio isso na minha cabeça, pra poupar espaço no escudo da guitar, e nao deixar muita bagulhada..

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


bicinh

Ao invés disso troca os pots por push-pulls.

EDIT: Assim ficaria um para split (cortaria uma das bobinas), defasagem e o blend. Assim não cortaria nada.

bicinh
Veterano
# dez/09
· votar


thegreen-eyedmonster
então tipo, vou ter que botar dois né ?
num da ruim se botar no volume nao ?
porque pelo o que eu sei, são mais usados no tone..

jacobino da silva
Veterano
# dez/09
· votar


bicinh
aquilo nao é o cavalete onde prendem as cordas antes de ir para a ponte, como nas LP's e SG's?

GustGuitar
Veterano
# dez/09
· votar


Opa, um captador ponte pra um bom hard rock, com bastante harmonicos e tudo mais.
Aconselha o Cabrera Rock Pro ou o Malagoli hh777?

thegreen-eyedmonster
Veterano
# dez/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


bicinh

Não há problema. O próprio Jimmy Page usa sometne nos pots de volume.Sua guita só tem 2 pots? Se sim, coloque só blend e split. Se tiver 3 coloque blend, split e defasagem. Deixa eu fazer o desenho...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III