Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Iae Bertola!
Então minha Schecter tinha vindo com 0.010 e eu pensei que tinha vindo com 0.009. Comprei um jogo Daddario 0.009 e a ponte desceu um pouco, já nivelei 100%, perfeito. Acontece agora que falta o tensor, sera que eu preciso mexer nele a principio? Se sim você pode me ajudar? E eu to sem um tostão para levar ela pro Luthier. Mas ela está reguladinha sim, já regulei a ponte está 100% nivelada, oitavas também tudo perfeito, não esta trastejando. Só me resta saber se preciso mexer no tensor nessa troca.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome
Coloca logo 0.10 e pronto.
Abç

RhafaSoulGuitar
Veterano
# jul/09
· votar


Olha eu aqui denovo com a mesma dúvida...

Onde acho a guitarra CLP2-S...
Só achei no MercadoLivre, sei que é de confiança e tudo mais, porém meu pai não quer comprar =S
Disse para que achasse uma loja aqui em São Paulo - Capital mesmo x___x

Alguém que saiba onde achar pode me ajudar, pls
Guitarra CLPII-S em SP-Capital, tnks.

Abrçs

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu acabei de comprar e trocar as cordas, não vai rolar infelizmente eu trocar agora porque estou duro, apesar de ter achado 0.009 horrivel e molenga mais vai ter que ser assim. Por favor me de uma mãozinha !!!!!

sobrevivente
Veterano
# jul/09 · Editado por: sobrevivente
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Legal, vou estudar esse UP na minha Golden. Quais caps posso colocar nela? Queria um som característico de LP mesmo, timbrão gordo e aveludado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


sobrevivente
www.captadores.com.br

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Bom dia Bertola e Seiji,

Ainda pesquisando sobre os captadores decidi colocar um lil killer da GFS na ponte e um Twin vintage do sergio rosar no braço na minha futura SX SST62.
Pretendo manter um single (meio) e pensei no Traditional Texas da Sound/Malagoli.

1 - Achei que o traditional texas ateh pela saída alta casasse bem com o cap da ponte e do braço. Gostaria de saber se a configuração está boa e se o som das posições 2 e 4 (utilizando dois captadores de uma vez no caso) ficaram estranhas devido a diferença do captador.

2 - Trocarei o potenciômetro para 500k. No site da captadores so tem de uma marca, que na verdade eunem sei qual é, e tem tipo A e tipo B. Qual a diferença entre eles? E são potenciômetros de qualidade esses?

3 - Desculpe a ignorância, mas precisarei de quantos pots? Um pra tonalidade e um pra volume?

Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Mynssen
Cara, NÃO instale captadores cerâmicos junto a de AlNiCo, pois a saída maior dos 1ºs desmagnetiza os 2ºs. Assim, mantenha TODOS de cerâmico ou TODOS de AlNiCo.
Recomendo que vc instale os Malagolis Traditional no braço e meio, e o Lil Killer na ponte. Não há a necessidade de trocar potenciômetros.
Pots A são logarítmicos, e B são lineares. Ambos funcionam, mas a curva de resposta de ambos é diferente. Geralmente usam-se B para o pot de volume e A para os de tonalidade.
Abç

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Ué, mas não são todos os 3 que eu falei cerâmicos?
O Twin vintage, o lil killer e o traditional texas são cerâmicos, não são?

E quanto aos pots, deixando apenas um controle de tone pros 3 caps eu soh preciso de 2 então, uma pra ele e outro pro volume?

Gero
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá, Bertola!
Você me indica uma boa semi-acústica, pra tocar rock com overdrive, de no máximo 1000 reais pra comprar no RJ?

joaormrt
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara...queria saber sua opinião sobre a Condor GX50...
Ando querendo trocar a guitarra e como o repertorio da minha banda nao é rock pesadão pensei em uma strato (tenho uma golden LP) ...

é uma boa guitarra?

GuitarHome
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cê tá de mal comigo? =[ [2]

Koschel
Veterano
# jul/09 · Editado por: Koschel
· votar


Não se pode postar essa duvida aqui, mas eu pesquisei e não achei a resposta.

Washburn x-10 ou x14 pra tocar Heavy Metal?
Pergunto por causa dos captadores.

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia cara.
Ta dificil arruma um amp ai, aqui onde eu moro nao tem loja pra testa.
Eu to quase levando um Crate GTD65 achei ele por mil pila novo. Mas a galera sempre indica um LV 100, queria sabe tua opnião. Eu queria um com uma boa distorção e alguns efeitos. Quero toca Rock Classico dos anos 70.
E ai, o que tu me indica? BAHHH. Brigadão Cara.
Um abraço.

Adonak
Veterano
# jul/09 · Editado por: Adonak
· votar


aumentar a tenção das tarrachas diminui a desafinação constante?
e os parafusos das tarrachas da minha guita estão gastos, a ponto de eu não consiguir mais apertar elas(estou me referindo ao parafuso lateral). devo trocar o parafuso?

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Perdão. confundi os nomes, invez de um Crate GTD65 é um FW65. E ae, o que tu acha?
Valeu
Abraço

Acoustico
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, montei o seu projeto do pedal mini fuzz mas não está funcionando! Me ajuda aqui cara por favor!
Tópico que eu fiz no fórum de pedais:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/213223/

Brigadão cara!

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


Mynssen
Vc pode instalar desde nenhum pot até 1vol+1tone pra cada captador (somando 6)
Vc é quem escolhe qual configuração é melhor.

Adonak
aumentar a tenção das tarrachas diminui a desafinação constante?
e os parafusos das tarrachas da minha guita estão gastos, a ponto de eu não consiguir mais apertar elas(estou me referindo ao parafuso lateral). devo trocar o parafuso?

Não entendi a sua dúvida, mas se suas tarraxas estão com problema é provável que precise trocá-las.

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji
Vc pode instalar desde nenhum pot até 1vol+1tone pra cada captador (somando 6)
Vc é quem escolhe qual configuração é melhor.


Mas no caso o potenciômetro fica ligado aos controles de volume e tone?
Por exemplo, no meu caso eu pretendo deixar apenas 1 tone pra todos os caps e 1 de volume pra todos os caps, deixando o outro tone que vem na strato "morto".
Então soh poderia usar dois pots, correto?

Bertola
Sobre seu aviso de não misturar caps de alnico com cerâmicos, eu fiquei em dúvida, pq o set que eu disse todos são cerâmicos, não são? Se não, qual é o de alnico?

Desde já agradeço a ambos.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


Mynssen
Então soh poderia usar dois pots, correto?
Será que vc não quer dizer que "só precisaria de dois pots"?
No caso de apenas 1vol master e 1 tone master os pots precisam estar ligados entre a saída da chave seletora e o jack.

sobrevivente
Veterano
# jul/09 · Editado por: sobrevivente
· votar


   

Adonak
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji

o que eu me refiro é a tenção aplicada as tarrachas pelos parafusos laterais, tornandoas mais moles ou mais duras de apertar
dexando mole a corda desafina mais?

Slash Hammett
Veterano
# jul/09 · Editado por: Slash Hammett
· votar


Bertola/Seiji

eu utilizo um suporte de parede da ibox para guardar minhas guitarras. a minha ltd ec 50 (lp) se encaixa perfeitamente no suporte, e fica totalmente reta sem nenhum desvio. entretanto quando coloquei minha explorer ela nao se encaixou perfeitamente e ficou meio torta por causa do seu headstock q possui um design q nao eh uniforme dos dois lados. minha duvida eh: se eu colocar a minha explorer nesse suporte ela sofrera algum dano? qual a melhor maneira de guarda-la?

exemplo de guitarra "reta" no suporte da parede:
http://en.woodbrass.com/images/woodbrass/EPIPHONE+EXP2EBGH1.JPG

exemplo de como ela fica quando colocada no suporte:
http://www.birdlandmusic.net/product_image.php?imageid=4635

note como uma fica totalmente reta e a outra nao.

esse eh o desenho do headstock de uma ltd:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2a/ESP_headstock _EC.svg/150px-ESP_headstock_EC.svg.png

esse eh a foto do headstock de uma explorer:
http://www.gibson.com/Files/productImages/epiphone/_guitars/thumbs_and _details/designer/1958%20Korina%20Explorer/headstock.jpg
como seus dois lados nao sao uniformes, quando colocada no suporte a guitarra acaba por ficar "torta".

espero q consigam entender essa maluquice e possam me ajudar.
obrigado.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí Bertola! Preciso de um help.

Comprei uma SX SST 57 e estou penando um pouquinho com os captadores dela. Reparei que o ganho deles é bem baixo, o que gera dois problemas:
1) O volume geral da guitarra é baixo. Pra equalizar com o volume que uso com as minhas outras guitarras eu tenho que usar um compressor pra dar um gás no volume.
2) É difícil conseguir distorções legais. Usando patches feitos com as minhas outras guitarras, o timbre não passa do nível "crunch", mesmo sendo nível "distortion" para as outras guitarras para os quais eles foram configurados. E o captador da ponte, em especial, está estridente pra caralho, tendo muito pouca definição quando usado com distorção.

Cheguei à conclusão que uma regulagem na altura dos captadores pode ajudar. Pensei nisso porque tive um problema parecido com a minha Les Paul, e quando eu abaixei as cordas dela o captador do braço começou a falar do jeito que eu queria. Gostaria então de saber se há algum parâmetro pra eu regular a altura dos captadores. Posso ir levantando-os até que o volume fique comparável ao single da minha outra guitarra? E o da ponte, abaixando-o eu consigo diminuir a estridência?

E só mais uma perguntinha: uns Texas da Malagoli casam bem com esta guitarra pra conseguir timbres mais estaladões?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


O Borba
Eu não conheço esse amp, apenas o GX65, que é um bom amp.
Adonak
Todos os parafusos das tarrachas tem que ser reapertados de vez em quando, bem como as cordas colocadas corretamente.
Slash Hammett
Se a guitarra não fica reta no suporte de parede, o braço estará sendo forçado.
erico.ascencao
Cara, o que vc tem que fazer é trocar esses captadores por um jôgo de Sound/Malagolis Traditional Texas.
Abçs

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara... Mas tu sabe em qual amp eu posso consegui esse som mais pro classic Rock? Valeusão
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


O Borba
Qualquer um de boa qualidade, basta equalizá-lo à contento.
Abç

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara.

Philipi
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola
Siji

O local onde eu guardo as guitarras tem muita umidade então eu comprei um desumidificador, porem estou com medo de estragá-las se eu ligar esse aparelho com elas dentro da peça.
E aew o que acha?

Koschel
Veterano
# jul/09
· votar


Oq é melhor pra Heavy Metal? 2 humbucker /ou humbucker na ponte e 2 single?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III