Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
joeyhc
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

e quais caps vc me indicaria preciso de uma combinação hss

algum humbucker parecido com o jb e dois singles ou deixo o da guitarra mesmo so coloco o humbucker ????

a madeira da sx é alder mesmo ???

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


com um jôgo de Sound/Malagoli Alnico Blues, ficará muito bom.
Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara, mas e esse Custom Dallas da Malagoli, Replica Fender Custom Texas Special, não seria bacana? O kit dele no ML é uns 50 reais mais caro q o Alnico Blues. Qual vc acha q cairia melhor dentro do som q te falei?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


rafamoraes
Sim.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


joeyhc
Troque os capts por 2 Sound/Malagolis Traditional Texas e um HB ED, ou um HB Traditional HB "Hot" na ponte.
Abç

Tirigui
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Queria uma ajudinha aqui amigo!!!
Estou querende comprar esta guitarra
Modelo : CG591/590
Corpo : Agathis
Braço : Hard Maple (Bolt On)
Escala : Rosewood
Ponte : Floyd Rose Lic
Captadores : 2 Humbuckers
Trastes : 24
Headstock Invertido(591), Normal(590)
Ferragens Black (591), Cromo(590)

ou

Modelo : FC400FM
Corpo : Basswood com Flamed Maple Top
Braço : Maple (Bolt On)
Escala : Rosewood
Ponte : Floyd Rose Lic
Captadores : 2 Humbuckers e 1 Single Condor
Trastes : 22

Queria saber qual dessas é melhor em questão de madeira e acabamento.

obrigado

Tirigui
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

observação:Não testei ainda pq não achei aqui em bh nenhum desses modelos

Savage Messiah
Veterano
# jul/09
· votar


ae galera
queria saber uns lances sobre captadores

vou comprar outra guita mas to pensando em deixar a antiga melhorzinha, nao vou vende-la pq ela eh minha primeira guitarra *-*
enfim... tenho uma Groovin' Flying-V copia da Epiphone e queria trocar a captação dela
eu quero algo com um timbre com pra peso (tipo death metal), mas q seja um pouco versatil.
nao quero investir muito na guita (pq nao tenho dinheiro uahuaha), mas queria deixar o melhor possivel tendo uns 150 reais pra cada captador.

qual vcs me recomendam?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola e Seiji

Hey, tudo bom? Eu incomodando de novo hehehe

Bertola, nao sei se o sr vai lembrar, mas ha uns tempos fiz-te uma pergunta sobre o q poderia estar causando tantas cordas arrebentadas na minha ponte Gotoh tune-o-matic novinha em folha. Bom, vc falou de q podia precisar lixar os carrinhos. Levei no luthier q tinha instalado a ponte, e ele lixou e tal. MAS...cara, nao para de arrebentar corda!! Tanto faz, mizon, ré, si, mizinha..estoura tudo, e com umas 2 semanas de uso as vezes. Ta insuportavel!! (jah me deixou na mao em dois shows)
E BOM, nao eh por eu ter pegada cavala, pq minha outra guitar, a strato, nao arrebenta corda com essa frequencia absurda, nela dura mto mais!!
tem algum outro fator q possa estar ocasionando esses "desastres" na tune-o-matic??? To desesperado ...

*li em um topico esses dias que pode haver influencia da altura do cordal...confere??*

obrigado pela atençao, abçs

Marverick
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual é a diferença entre a CLP2 com o headstock com o logo de madre-pérola e a outra sem?

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola´
eae cara..tranquilo?
to enchendo o saco néhh...
Antes eu perguntei qual amplificador na faixa de 1000,00 que tu me indicarias...Poisé, agora aumento os recursos, dai tava pensando em um Laney LV100 , vale a pena paga 1200 nele? ou tem um outro melhor por ae? dae vai falta grana pra pedal, porisso queria um que quebrasse o galho na parte da distorção e tals...
Um forte abraço, e desculpa ae por ta enchendo o saco.

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Corrigindo:
Antes eu perguntei qual amplificador na faixa de (600,00) que tu me indicarias

Dragoth
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Acha muita grana montar uma Fender Jaguar genuína por uns 2 mil reais?

Leva em consideração que uma dessas é meu sonho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Savage Messiah
Sound Malagoli Intruder.
Motoboy From Hell-SDMF
Sim, aumente a altura do cordal.
Marverick
Nenhuma. Ou melhor, esse detalhe aí.
O Borba
Sim, é um bom amp.
Dragoth
Depende. Vc vai comprar uma Zaganin? Se for, estarás bem servido.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Dragoth
http://www.nzaganin.com.br/guitarra/?linha=12
Abç

O Borba
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara, ajudando os cara ai. Muito bom isso!
abraço

Savage Messiah
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
modelos especificos pra ponte e braço vc pode me indicar?
ou estes vem em set? kit? algo assim

Davi Meira
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola, vou comprar uma SX 57 ou 62, irei mandar para um luthier, mandar colocar encordoamento 0.10, e por um nut de osso, mas uma pergunta, quero trocar a captaçao. Toco desde rock brasileiro do tipo legiao urbana, capital inicial, ao hard rock, estilo clapton, guns n roses, metallica, led zepellin, e um pouco de symphony x que é metal, ah, blues também..

Da pra ver que toco de tudo, pretendo comprar caps da malagoli, mas quais?
E outra, pretendo trocar tarrachas, mas qual coloco? Uma que nao seja muito cara de preferencia, mas de boa qualidade

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Boa noite, Bertola.
Bom, eu já me decidi, graças a você com relação a guitarra que vou comprar.
Será a SX SST62.
Como tinha dito, gostaria de mudar o cap da ponte da um humbucker ou stack.
Tenho três dúvidas.

1. Os caps que vem na SX são de alnico ou ceramicos?

2. Você tinha me sugerido mudar os caps pra stacks da stellfner.
Eu não consegui nenhum lugar pra ouvir os samples deles, mas vi algumas sugestões acima e ouvi o sample dos Sound/ Malagoli.
Gostei do Traditional HB Hot na ponte.
No caso de querer colocá-lo, teria apenas que cortar ou trocar o escudo para caber um humbucker ou teria que fazer outra alteração?

3. A diferença de preço do alnico HB Hot para o Traditional HB Hot é grande. A diferença de qualidade dos dois eh muito grande?

Desde já agradeço.

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Mynssen
Não sou nenhum Bertola nem Seiji da vida mas posso responder:

1. Os caps que vem na SX são de alnico ou ceramicos?
Ceramicos de baixa qualidade.

No caso de querer colocá-lo, teria apenas que cortar ou trocar o escudo para caber um humbucker ou teria que fazer outra alteração?
Na minha EX-SST62 eu coloquei um Dimarzio na ponte e o luthier fez um bom trabalho cortando o escudo, já ha espaços na madeira para instalação do humbucker, portanto ou corta ou troca o escudo apenas.

3. A diferença de preço do alnico HB Hot para o Traditional HB Hot é grande. A diferença de qualidade dos dois eh muito grande?
Essa eu não posso responder com precisão pois nunca testei ambos, mas muitas vezes essa diferença de preço não quer dizer qualidade, o ideal era tentar testar ou então ver qual dos dois tem a característica que você procura.
Abraço

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Desculpe, mas agora me lembrei.

Só mais uma dúvida:

4 - A princípio, pretendo comprar apenas o humbucker, mas depois pretendo melhorar os caps do braço e do meio.
Se utilizar o Traditional HB Hot na ponte, qual seria a melhor combinação pra ele, já que ele é mais grave? Dois Traditional Texas?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola

Olá! Entao...ah, tem q ter algum cuidado pra fazer isso? Soh pegar uma chave e girar a subir os parafusos? Preciso afrouxar as cordas? VAI PERDER REGULAGEM DE OITAVAS?
medo de fazer besteira em vespera de show hehehehehehehe

obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Savage Messiah
No próprio site indica.
Davi Meira
Vc pode optar pelos Alnico blues ou pelos Traditional Texas, que tem maior saída. Tarrachas Wilkinson, no site GuitarFetish tem.
Mynssen
Cara, esse negócio de "samples" na Internet não adiantam nada, pois a qualidade é ruim, e o som de caixinhas de PC não significa muita coisa. Atente para o fato que os Traditional são "single-coils", portanto tem ruído de fundo (por isso indiquei os Stellfners). Os Traditional HB são agudos. Eu iría de HB "Hot"
Motoboy From Hell-SDMF
Apenas afrouxe as cordas e levante o cordal.
Abçs

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome e Bertola.

Muito obrigado pelas respostas. Ajudaram muito.
Provavelmente comprarei os Sound mesmo, fazendo o set com 2 Traditional Texas e um HB Hot.

Mas caso depois eu resolva mudar pro set de Stellfner Neody, qual configuração seria melhor pra montar uma guitarra bem versátil?

As opções são:
Neody Light, Neody Soft, Neody Hard e Neody Hot.

Bertola, acredito que vc jah conheça um pouco esses caps, e considerando a característica de ser versátil, com um cap mais grave pra algumas bases, mas no geral uma guitarra com bons agudos, já que não curto som muito grave.
Quais seriam os 3 caps e qual a posição deles?

Desde já agradeço muito.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Mynssen
O de maior ganho sempre na ponte e o de menor, no braço.
Com 3 Neodymiuns o ideal é trocar os pots para 500K, assim vc terá um som bem próximo de uma strato comum.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Experimente lixar os canais do saddle como se estivesse mas não só no sentido da corda mas inclinando um pouquinho para os lados e para cima e para baixo também, mas com cuidado.
Pode ser que tenha farpas laterais que estejam minando as cordas quando essas se movimentam.
As pontes Gotoh não vêm com esses canais prontos, por isso precisa caprichar bastante na hora de fazer.
A altura do cordal muda a tensão das cordas na ponte, pode ser que resolva se levantar, mas se a ponte estiver baixa não dá pra levantar muito o cordal.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Seiji e Bertola

Obrigado pelas informaçoes =))

assim, um dos motivos que acho q pode ser isso da tensao na ponte, é que as cordas SEMPRE estouram na ponte, bem em cima dos carrinhos. mas é sempre MESMO hehehe. E qndo o luthier instalou a ponte (Q eu tinha deixado pra regular guitar, dai jah fez tudo logo), ele lixou os carrinhos do E, A e D (das 3 d baixo nao), mas hj estouram TODAS
Bom, vou realizar os procedimentos sugeridos pelos senhores.
Mais uma vez, obrigado. me ajudaram demais \o/

abçs

tufo
Veterano
# jul/09
· votar


Olá vou comprar uma tune o matic schaller com rolamentos nos carrinhos e gostaria de saber qual acabamento e o mais resistente contra desgastes causados pela corda nickel ou chome? valeuuu

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola, a troca do potenciômetro muda muito o timbre dos captadores?

Mynssen
Veterano
# jul/09
· votar


Aproveitando o embalo pra outras duas dúvidas, que eu sempre esqueço de perguntar e não achei resposta em nenhum lugar, desculpe se forem perguntas idiotas (provavelmente são):

1. Como disse, devo colocar o Traditional HB Hot na ponte mesmo, e vi que sugeriram colocar dois captadores Traditional Texas, no braço e ponte. Colocar dois captadores iguais é vantagem mesmo? O som não vai ficar muito parecido mesmo estando em posições diferentes? Não seria melhor colocar, no meu caso um Traditional Vintage (ganho moderado) no braço, um Traditional Texas(ganho alto) com a polaridade invertida no meio e o HB Hot na ponte, para ter caps mais diferentes entre si, ou isso é burrice porque eles não vão combinar?

2. As strato em geral possuem 2 controles de tonalidade. Minha dúvida é: porque DOIS?´eles controlam a tonalidade de caps diferentes? se for, qual a divisão?

Desde já agradeço por essas e pelas outras respostas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


tufo
Compre cromado.
Mynssen
Sim, quanto "maior" o valor do pot (em K ohms), mais agudos ele "deixa passar".
1) Pode ser, não tem problema nenhum
2) Braço e meio.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III