Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
No caso aí, utiliza-se um pigmento mais escuro nas bordas.
Abç

Leonardo guitar
Veterano
# mai/09
· votar


tenho uma condor rx-30, uma boa guitarra, mas quando eu ligo ela junto com meu gdi da uma chiada chata pra caramba... fica dando um tssi quando aumento o ganho/dist... sei la acho que é por causa dos caps que são bem fraquinhos e saturam demais o sinal e como são bem ruinzinhos - são os originais - deve ser isso. Quais captadores nacionais vocês indicariam com um bom custo x benefício?... a grana tá curta... crise mundial... tava pensando em trocar os três, não sei se vai dar... trocando dois já tava bom...
curto satriani, vai, juninho afram... sei que é impossivel conseguir captadores "perfeitos" com a grana que quero gastar - até uns R$200-250, mas acho que vai resolver o meu "pobrema"...
pretendo conseguir um timbre versátil com um bom clean e drive... ouvi falar bem dos cabrera e dos spanich... e os spirit, que sao chineses... e mais uma pergunta... quais captadores são melhores os de alnico ou ceramicos? e se optar em por de alnico é necessário deixar tudo igual, ou seja, todos caps alnico?
Obrigado pela atenção!

Megamedes
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os parafusos que ficam atrás, pra regulagem da ponte.

andrelfbf
Veterano
# mai/09
· votar


Leonardo guitar

nao posos te ajudar com toda a sua pergunta, mas uma coisa q eu sempre ouço falar é pra nao usar cap de alnico junto com ceramico, pois o ceramico pode desmagnetizar o alnico (acho q é isso). E sobre captadores, entra em www.captadores.com.br , lá vc encontra uns baratos da Malagoli/Sound, e dá pra ouvir samples de cada um.

andrelfbf
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fazer uma guitarra de cedro (shape a braço) e jacarandá (escala) fica bom? E mais uma pergunta, a les paul tem um shape sólido ou ela tem tampo? Pq eu achava q era solida mas me disseram q tem tampo...se tiver, tem como eu fazer solida tb, sem tampo? Só cortando na forma dela e fazendo o caminho pra instalacao eletrica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Leonardo guitar
No site citado pelo andrelfbf tem várias boas opções. Eu recomendo um "kit" (já vem os 3) dos Alnico Blues. Outra boa opção seria a instalação dos Stellfners Neodymiuns, que são Hb's verticais de boa qualidade ( www.stellfner.com.br ).
andrelfbf
As LP's tem tampo (na verdade "top") sim (em maple), o que não significa que elas não sejam sólidas. Elas não são semi-sólidas como as 335. Sim, vc pode fazer o corpo apenas em cedro-rosa ou cedro-arana sem problemas (As Gibsons Les Paul Jr. são assim, não tem tampo). Eu recomendo o pau-marfim ou o tauarí-branco para o braço, e não cedro. Na escala vc pode optar pelo jacarandá, ipê escuro, sucupira ou pau-ferro.
Abçs

nickskkyl
Veterano
# mai/09
· votar


SR Mauricio Luiz Bertola
gostaria de saber como se deve utilizar pedais como o path finder da nig ? gostaria de saber pq eu sempre tive multiefeitos e me parece que este tipo de pedal evita bem o sapateio em alguns casos na hora de usar muito efeitos distintos, onde ele entraria num set c/ phase,r flanger, distortion, od. delay e chorus? o uso deste pedal causa perda de ganho ruidos essas coisas??

Leonardo guitar
Veterano
# mai/09
· votar


então os de alnico são melhores? a "configuração" da minha condor é HSS... alguma sugestão de um cap bom pra ponte e/ou braço? obrigado mais uma vez.

andrelfbf
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, vi um tópico aqui falando da loja Pro Music, no RJ, e vi voce falando bem dela, q pode encontrar usados bons e baratos lá. Eu tb sou do rio e gostaria de visitar a loja. Como o topico q eu vi era antigo, nao sei se a loja ainda existe. Pode me dizer se ela existe e aonde que é? Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


nickskkyl
Eu não conheço este pedal, portanto eu não posso ajudá-lo.
Leonardo guitar
Eles não são "melhores", eles tem uma sonoridade mais "vintage". Se ele é HSS, compre dois Alnico Blues e um HB de alnico também, para a ponte.
andrelfbf
Existe, fica em Copacabana, e é gerida pelo meu xará Maurício Scapelli. Eles tem um site na internet, mas não tem todas as ofertas nele.
Abçs

Anderson Grant
Veterano
# mai/09 · Editado por: Anderson Grant
· votar


boa noite,

as madeiras Timborana e Jatobá servem para luthieria?? A Timborana é bem amarelado, bonito pra um corpo imagino. Jatobá presta pra um braço? E quais as características sonoras de tais madeiras? se assemelham a que madeira?

obrigado.

PurpleZeppelin
Veterano
# mai/09
· votar


Eu fiquei um bom tempo sem tocar na minha Jackson ( com floyd ) ... fui conferir ela e o braço está totalmente empenado !! O que faço ??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


PurpleZeppelin
Luthier nela, para uma regulagem geral!
Anderson Grant
Timborana eu não conheço. Jatobá serve para corpo, embora seja pesada.
Abçs

Guifcunha
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola / Fábio Seiji

Tenho uma Condor CLP 2S e me ofereceram troca numa Condor CTX-200 (A terceira de cima pra baixo).

Vou ter muita diferença em relação ao timbre? Falta de graves? Sinto falta na les paul de um timbre pra tocar um funk rock, mas é uma maravilha pra tocar aqueles acordes cheios de drive.

Não toco nada muito pesado, no máximo hard-rock.

Vi caras como o do Fresco (sic.) tocando altos power chords com uma tele semi-acústica plugada num mesa/boogie sem nenhuma microfonia. Esse "problema" é grave ou dá pra ser evitado numa boa?

Essa tele thinline é top da Condor. Vou voltar no máximo 400 barões.

Vale?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Guifcunha
Cara, essa guitarra é TOTALMENTE diferente de uma LP, sua construção semi-sólida e os Hb's com magnetos assimétricos e a escala de 25,5 pol. dão uma sonoridade distinta.
Aconselho que vc teste a guitarra antes.
Abç

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


Bertola

1. Qual a diferença de sonoriadade entre guitarras sólidas e semi-sólidas?
2. Li na internet que o Hardware da guitarra quando feito de latão, além de dar maior brilho, ele gera mais harmônicos do que os de osso ou outros metais, é verdade?
3. Numa guitarra Neck-Through, as "asas" de madeira coladas ao braço, quando feitas cada uma de uma madeira diferente, traz interessantes combinações de timbres ou não é algo recomendado?
4. A Ledur faz guitarras a partir de uma única peça de mogno, esculpindo até a forma final. Sertá que o ganho de sustain e o timbre justificam o preço a mais?

Abraço

LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho na minha guitarra um Di Marzio Stevie's Special na ponte, um Texas Sound no meio e um single artesanal no braço. Também tenho aqui guardado um antigo Di Marzio Super Distortion. Como ele é de alto ganho, tô pensando em colocar ele na ponte e mandar o Stevie's pro braço (também é de alto ganho, mas tem uma saída menor). Você acha que fica legal esta combinação? Ou é melhor mandar o SD pro braço?

Tô pra fazer esta instalação neste sábado.

Miguel Ceano
Veterano
# mai/09 · Editado por: Miguel Ceano
· votar


Caro Bertola,

Comprei uma guitarra Dean Cadillac Select e, graças a "delicadeza" da transportadora, veio com uma avaria no braço, bem na parte do nut.
Ao que tudo indica deixaram cair ou colocaram algum peso em cima. A pancada foi tão grande que as cordas escaparam pro lado e pressionaram o headstock pra baixo fazendo com que trincasse o braço na junção da escala nos dois lados. Ao que tudo indica o nut cedeu um pouco.
Resultado: A guitarra tá trastejando no primeiro traste e não tem quem afine. As cordas mais agudas ficam quase que escapando do nut e creio que a ação do tensor do braço esteja comprometida.
A questão é que, mesmo assim, não queria devolver a guitarra pois é muito dificil de comprá-la no Brasil e eu gostei muito da guitarra. Será que isso tem conserto? compensa consertar($$$) ou o negócio é se conformar mesmo e abrir mão da guita??

Mando algumas fotos pra ter uma idéia do estrago.
Braço parte superior
Braço nut
Braço parte inferior
Braço parte inferior - close
A guitarra

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
1) Só ouvindo mesmo, não tem como descrever
2) Não dá mais brilho, nem mais harmônicos, apenas o timbre da corda solta fica igual a da corda apertada no traste, mas essa diferença é sutil.
3) Isso é muito difícil de responder. O timbre é determinado em sua maior parte pela madeira central.
4) O mogno é uma madeira rara e cara atualmente, o que incide sobreo preço final.
LeandroPanucci
SD no braço vai ficar muito alto, instale-o na ponte, com o DM no braço.
Miguel Ceano
Cara, vc tem que devolver esta guitarra, posto que a mesma está na garantia e houve problemas no transporte, até porque, se vc mandar consertá-la, perderá a garantia.
Abçs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mai/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Bertola

Olá! tudo bom?
Bertola, queria ver tua opiniao sobre um baixo da Cort.
Hj meu amigo foi comprar o baixo novo dele, ae ele ia pegar um Condor BC500, tava 1800. Soh q nao tinha na cor q ele queria, dae ele foi fuçar na loja e encotnrou um Cort C5H (lindo hehe), daquela serie Artisan. Só que ele ta com medo de ter feito besteira, jah q nunca tinha ouvido falar nesse Cort.
Vc conhece esse instrumento? Sabe se eh bom? construçao e material bom? melhor ou mesmo nivel que aquele condor?
segue o link:
http://www.cortguitars.com/english/products/common/view.asp?product_id =183#

ah, uma duvida tb. Diz no site que a madeira do braço é WENGE. em portugues, qual madeira seria?


valeu! *to pedindo ajuda aqui pq ele nao tem cadastro aqui, e tb como nao manjo de baixo, nao posso ajudar ele heheh*

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Foi uma boa compra cara, esse baixo e legal mesmo.
Wenge e uma madeira africana, não exise no Brasil.
Abç

alexdiffer
Veterano
# mai/09
· votar


Gostaria de saber se o Fabio Seiji teria algum local de atendimento e onde fica???? ou o telefone

kairi
Veterano
# mai/09 · Editado por: kairi
· votar


Olá Bertola!

Um amigo tem uma guitarra Tagima T-Six:
http://www.tagima.com.br/imagens/produtos/g_2008_10_30_42_35-8p4t2c.jp g

Ele gostaria de saber, se é possível trocar a ponte atual por uma Tune-o-Matic da Fishman, destas que vem com Piezo. Sabe, se pode tirar uma, e ja instalar a outra, e tal...

Esse são os esquemas de instalação elétrica do Piezo:

Modo 1 - Instalando diretamente no Jack (com o volume sempre no máximo)
http://img29.imageshack.us/img29/6092/pie1.gif

Modo 2 - Usando um terceiro Pot para controlar o volume
http://img29.imageshack.us/img29/244/pie3.gif

Então, eu gostaria de saber se é possível utilizar a chave de 3 posições (Captador comum / Ambos / Piezo) antes do knob de tone, assim os Pots de volume e tone já existente controlariam também o Piezo. A combinação abaixo é possível, e funcional?

http://img29.imageshack.us/img29/1172/capd.gif

Abraços.

Sub_Zero
Veterano
# mai/09 · Editado por: Sub_Zero
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola.
Gostaria de saber a sua opinião a respeito das Squier Vintage Modified (strato e tele) e a squier deluxe http://www.squier.com.br/padrao/padrao.php?link=lista_produtos&codigo_ linha=1044&produto=9336 , vc já regulou alguma dessas? É uma guitarra de qualidade? Será que o fato de serem feitas de cedro indiano e basswood faz o timbre ser muito diferente de uma strato ou tele normais com corpo em alder/ash? Valeria a pena comprar uma dessas ao invés de uma Fender Mexicana tendo em vista a diferença de preço? Obrigado.
Abraço.

Doug_pRx
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sei q não tem nd a ver com esse topico mas queria mt saber sua opinião em relaçao qual cubo comprar para tocar em casa?
estava olhando o fender frontman 25r ele eh bom?

abraços

daniel_guitar
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola a um tempo atrás perguntei sobre o fast track 2 pra vc na posição do braço... queria te agradecer só tomei coragem de por na verdade por sua opinião sobre ele, o som limpo e mt bonito e encorpado e to usando o push pull nos dois captadores da minha guitarra pra ter maior versatilidade, vlw mesmo Bertola

GuitarUser
Veterano
# mai/09 · Editado por: GuitarUser
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/108922/p0#6040650

Você está dizendo que não chega a um som Marshall ou que falta mais algo pra isso que o cara disse equivaler a um amp?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
A instalação nessa guitarra é possivel sim.
Você não poderá utilizar os pots, pois o sistema piezo funciona de maneira distinta dos capts magnéticos "comuns", por isso aqueles resistores em paralelo com o pot de volume.
Sub_Zero
Cara, a série Vintage modified é boa sim. Considero quase igual à série Squier Standard. O timbre é um pouco diferente (menos "estalado") devido ao basswood, que é uma madeira que "puxa" mais graves, mas nada que seja absurdo.
Doug_pRx
Sim, é. Outra boa opção é o Condor GX35R, que copia esse Fender excelentemente, e é muito mais barato.
daniel_guitar
De nada cara, espero sempre poder contribuir com meus pequenos conhecimentos.
Abçs

LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Farei desta forma mesmo, com o SD (mais forte) na ponte e o Stevie's no braço.

Você tem alguma sujestão de diagrama para:

2 humbuckers (4 fios)
1 single (2 fios - polaridade invertida - Sound Texas)
chave 5 posições (simples - blindada)
2 tones com push-pull
1 volume

Pensei em ligar o humbucker da ponte direto no tone (fio hot) e mandar direto pra sua posição na chave (que vai pro pot de volume e sai pro jack).

O humbucker do braço e o single vai direto pra chave (no lado inverso), e na saída deste lado vai pro tone (compartilhando o tone pro humbucker braço e single meio), e daí pro pot de volume (que naturalmente vai pro jack.

Você acha que daria certo? A parte do split nos push pull tá tranqüilo... Tô com dúvida mesmo nesta parte de compartilhar os dois tones sem misturar o sinal dos dois caps (braço e meio)

LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


Ah, eu fiz uma medição com um meter da resistência de cada captador. Estou certo em afirmar que: quanto maior a resistência, menor o volume (entre um captador e o outro).

Digo isto porque não tenho certeza se o SD é mesmo um SD... Tem todas as chances de ser, mas na dúvida eu medi a resistência dos dois. O "SD" apresentou uma resistência menor que o Stevie's. Eu creio que sua saída é mais alta - mas não manjo disso.

Valeo!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III