Dúvida sobre harmonia blues

    Autor Mensagem
    Podre
    Veterano
    # abr/08


    curto muito tocar blues mas tem uma pergunta que pode parecer besta mas aí vai:

    se eu tenho um blues em A, com os acordes A7 D7 E7(e F7 no turnaround), na verdade a tonalidade desse blues então seria Am não? Todo Blues é menor?

    me ajudem aí por favor!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Rapaz, só respondi aqui porque pediu, mas não faço a mínima idéia, não sou músico e também não toco blues, deixa para outro que manja, hehe...

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    po cara pensei q tu tocava hehe
    mas tah tranquilo valeu mesmo assim

    ALGUEM ME AJUDA!

    mrParábolas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podre
    Cara tem pessoas que estudam um bom tempo pra conhecer legal harmonia, explicar aqui esses fundamento é meio complicado mas vou tentar te dar umas dicas.

    Vc conhece a escala de Blues?? Essa tonalidade que vc mostrou é A maior mesmo

    E nem todo blues tá em tom menor apesar do blues ter uma caracteristica menor e ter uma 4º aumentada dando aquele clima "Nasci pobre e negro e plantador de algodão no Mississipi"

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    É um blues em A maior..... mas vc pode usar a penta menor de lá nele..... a terça menor de A em relação ao acorde dominante cria uma dissonancia muito comum no blues....

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu conheço a penta blues é claro..
    mas eu acho que isso não é ser A maior.. Da onde entrou esse F7 então????? Se a tonalidade fosse A maior seria um F#7 por isso acho que é menor
    ajuda aí hehe

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Bigtransa: voce tá se referindo a sonoridade dórica né
    eu to em duvida quanto a harmonia da progressao

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    posta a harmonia inteira aí com a divisão..... não entendi esse F7

    nettoroses
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    mas eu acho que isso não é ser A maior.. Da onde entrou esse F7 então????? Se a tonalidade fosse A maior seria um F#7 por isso acho que é menor

    ué, e não existem acordes emprestados?

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    entao.. eu tambem nao entendi!
    eu vi essa progressao numa revista e no turnaround tinha esse F7..
    tava escrito que era A maior!

    mrParábolas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podre
    Mas qual o problema com o F??? só pq ele "não" pertence a escala maior de A??? Pense nele apenas como uma 5aum, não existe regras para que se use apenas a sub ou a dominante para resolver na tônica...

    mrParábolas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    F = IIIm da sub-dominante de A

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Bigtransa
    · votar


    Podre
    esse F7 no turnaround imagino q possoa estar preparando para o E7 q por sua vez vai preparar para o A7..... neste caso o F7 estaria fazendo a função de um B7 o q é possível já q os 2 acordes usam o mesmo trítono..... imagino q seja isso, uma vez q se faz bastante esse tipo de coisa em turnaround de blues.... mas sem olhar a harmonia toda n da pra saber...

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podre
    Mais uma coisa.... é um blues em A maior....

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    era mais ou menos assim

    A7-D7
    A7-D7-E7-F7-E7
    e voltava A7

    o F era só no turnaround mesmo

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podre
    então o q eu disse se aplica..... esse F7 é o subV de um b7..... abraços....

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    valeu pela ajuda cara
    o blues acho que é mais complicado do que parece

    Levy Fialho
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    cara, voce solar com escala menor em cima da base maior te da uma tonalidade blues

    nesse caso ai voce solaria em C, ou Am .. repare que quando voce estiver em A7 , C vai ser a sua blues note, que te dar um som beeem blues mesmo. vlw

    lucas-sarmento
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podre

    Sim o blues é BEM mais complicado do que parece

    mlorenzo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podre
    É uma coisa bem difícil tentar definir certas coisas de blues com a harmonia clássica. Algumas coisas podem ter diversas explicações possíveis, outras nenhuma.

    E ninguem no mississipi frequentou a Berklee School of Music...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Podre

    na verdade a tonalidade desse blues então seria Am não? Todo Blues é menor?

    Não! A tonalidade não pode ser menor, se o acorde é A7.

    Quando você improvisa usando uma penta menor sobre um A7, você está usando apenas o desenho desta escala menor, mas o que parece ser uma 3a menor da pentatônica, nada mais é do que a 9a aumentada (neste caso), que provoca o efeito blues. Ou seja, você pode tocar a nota C e C#, onde o C# é a 3a maior do A7 e o C é a 9a aumentada. O correto é chamar o C de B#, pois o intervalo esta no IIº grau com relação a nota A.

    É uma harmonia tradicional de blues: I7, IV7, V7. O acorde F7 é o SubV7 do Vº grau (E7), que traduzindo em miúdos, o F7 tem a função de preparar pro acorde E7. É chamado de SubV7 porque é o substituto do dominante.

    eusebio
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pentatônica e deixa a imaginação rolar!!!

    Um blues de 3 acordes é fácil saber o tom.

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    entao o turnaround do blues pode "fugir" um pouco da harmonia principal é isso??

    alguém pode me dar um exemplo de um blues em Am???????

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Por favor pessoal um exemplo de progressao de um blues em Am!!

    mrParábolas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Am C/E G7+ C7+ F#m5-/7 B7 Em

    Still Got The Blues do Gary More 2,5 tons abaixo.

    mrParábolas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Em G Am Em Bm Am G F C D

    Observe que o F também não faz parte do campo harmônico de Em porém é a Sub-Dominante de C, acorde que faz preparação pra ele!

    Essa é a Little Wing do Hendrix, musica que pra mim é a maior expressão de arte na musica!

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    belezaa!
    agora o que estaria teoricamente errado se eu fosse pelo raciocinio da escala maior seria esse B7.. mas ele possui a sonoridade mixolidia propria do blues e por isso entra nessa progressao certo?
    e esse F#m5b faz parte do turnaround?

    Podre
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    valeu pela ajuda aih mrParabolas!

    mrParábolas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Podre
    Cara o B7 é preparação para E saca? B é a dominante de E(V grau da escala) apesar do B7 não pertencer a escala de Am, ele está aí como a dominante de Em que por sua vez é a dominante de Am.. se chegarmas mais pra traz ainda veriamos que F# é a dominante de B tb.. essa harmônia em particular tem muita coisa legal pra ser analizada!

    e esse F#m5b faz parte do turnaround?
    não, tournaround é apenas a nota que fazer o retorno... a grosso modo..

    A jogada do Gary More aqui foi a seguinte, ele pegou a dominante(nota de preparação) do B que é o F# e jogou na harmonia só que F# não pertence a escala de A então ele usou o baixo em F# mas usando as triades bemolizada! então ele tem aí um F# que pertence a escala de A(rs) pois F#m5-/7 é composto por F# A(IIIm) C(V-) e F(VII+).. pronto, ele teve F# com notas pertencente a escala de A!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/08
    · votar


    F#m7(b5) - B7 - Em

    Isso é uma progressão II, V, I menor:

    II --> F#m7(b5)
    V --> B7
    I --> Em

    A progressão II, V, I é muito comum em vários gêneros musicais, onde o II° produz um efeito suspensivo, o V° um efeito preparatório e o I° um efeito conclusivo.

    Você também pode utilizar o II, V, I pra modular a música, vendo o acorde I como o I° grau de uma nova tonalidade. Por exemplo, se a harmonia está em C e você quer modular pra F#, você pode utilizar os acordes II, V, I de F#:

    C - Am - F - G - G#m - C#7 - F# - D#m - B - C#

    Os acordes sublinhados são respectivamente II, V, I de F#. Os demais acordes (D#m, B e C#) correspondem aos mesmos graus da tonalidade de C.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre harmonia blues