Duvida sobre classificação da harmonia menor

    Autor Mensagem
    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06


    Vou tentar ser bem claro na minha duvida...

    quando pegamos o campo harmonico maior temos 7 acordes q o compoe:
    I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VII7(b5)

    temos intao as funções harmonicas destes acordes.... como tonica teremos o I7M como função forte seguidos dos acordes VIm7 e IIIm7 com uma função fraca da tonica, tem como subdominante IV7M que pode ser substituido pelo IIm7, e o acorde dominate o V7 podendo ser substituido VII7(b5).
    no caso do campo harmonico menor temos tres diferentes campos harmonicos o menor natural, o da menor melodica e o da menor natural, sera q alguem poderia me mostrar como sao classificados as funçoes nestes campos harmonicos de forma semelhante a esta que eu exemplifiquei acima. vlw

    eeevee
    Veterano
    # set/06
    · votar


    marcelgtvcbx
    cara, eu nunca lembro dessas parada, mas tenho uns material em casa explicando isso. Se ninguém postar, amanhã coloca aqui pra tu.

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eeevee
    vlw :)

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    marcelgtvcbx

    Eu não sei se é por aí... não enxergo a coisa essa maneira.

    O primeiro grau é o de maior relaxamento, descanso... esse lance de "função forte da tônica" passa a ser complicado, porque se você for descansar na tal "função fraca"... pegue o IIIm: pode passar a ter um frígio rolando, dependendo da situação - vindo do IV, por exemplo.

    Eu prefiro ver pelo ângulo "distanciamento" - "tensão" - "resolução" (repouso), no que diz respeito à funcionalidade. Então você encaixa o IIm e o IV no distanciamento, o V vai ter uma tensão mais forte, o VIIm5b mais fraca, etc. A questão da substituição então, eu discordo, porque a não ser que você substitua pela relativa em alguns casos (F por Dm por ex - em alguns casos!; extremando, substituir C por Am não te leva a um estado de tônica fraca, e sim a uma modulação, geralmente não vai "resolver"... já Am-G-F-G-Am não está em Dó Maior, não confunda este G com um V7!) não sei se seria a melhor escolha esse tipo de substituição dentro do mesmo campo, vamos dizer assim:

    Se você tiver um G7 indo para um C7+, o Bm7/5b estará longe de ser a melhor substituição, de cara você já pensa num Db7 - que mantém o mesmo trítono do G7 e tem melhor aproximação cromática; um diminuto também resolveria melhor do que este meio diminuto cuja formação (B-D-F-A) seria fraca demais para um resolução de fim de música.

    Aí a gente entra na questão das cadências... então, te respondendo, o que é uma escala menor harmônica? É uma escala menor que tem uma sensível "puxando" tudo em direção ao relaxamento, e uma melódica sobe como a harmônica (ABCDEFG#A) e desce como a natural (AGFEDCBA) entende? Em ambos os casos a melodia vai sugerir o A pelo G#, e para achar o acorde mais tenso o campo deixa de ter tanto valor, porque a maior tensão não estará no acorde de Em (CH menor nat) mas sim no E (CH menor harm), ou E7 ou E7.13b ou E7.9b ... se você estiver vindo de um Bm e quiser "abaixar" um pouco a tensão poderá substituir o E7 por um Bb7.11+, que também não vai estar no campo harmônico de Am natural, e desta vez não estará também no CH da menor harmônica.

    Sei lá se ficou claro, complicado explicar assim, mas resumindo o segredo da harmonia funcional não está na funcionalidade dos acordes em relação ao campo harmônico a que pertencem, mas sim na função que eles (acordes) exercem perante a tônica.

    Halludryehl
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Blue Jazz


    O.O

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    desculpem o 3 CH q eu quiz dizer eh o menor harmonico heheh

    Blue Jazz
    obrigado 1 gostaria de agradecer a sua explicação... desculpe minha ignorancia mas vamos por partes... o q eh tritono e aproximaçao cromatica?? acho q ja li sobre isso em algum lugar mas... n entendi nada c vc puder fazer a gentileza de me explicar... e esse acorde diminuto sairia de onde??... naum entendi esse lance de sensivel puxando para o relaxamento, naum entendi como vc define q akele eh melhor q esse como isso pode ser definido??tipo quando vc fala que a tensao nao sera Em e sim E como vc justificaria essa afirmaçao?? obrigado :)

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    Caramba... é muita coisa pra chegar aí, e vai ser um problema ficar explicando tudo aqui, porque uma coisa puxa a outra. O ideal é você aprender sequencialmente, como na matemática... um livro simples sobre harmonia funcional é o "Harmonia e Improvisação I" do Almir Chediak, bem voltado pra música popular e que dá pra se estudar sozinho. É básico, não trata da "condução de vozes" (dos acordes), mas é bom.

    Se você partir a oitava no meio, terá um intervalo de trítono, ou quinta diminuta (C-Gb) - então num acorde de sétima, você poderá encontrá-lo no terceiro e sétimo graus do acorde - em G7: B e F > essas duas notas, que formam um trítono entre si, pertencem a um acorde dissonante, de "tensão" (maior com sétima menor) que "pede" uma resolução, um descanso, um relaxamento. Esse relaxamento é conseguido através de um cromatismo, porque B é a sensível de C (ou seja, ela "pede" pra você tocar C depois: toque a escala de dó maior e pare no si, você vai sentir esse "pedido") - preste atenção agora: se você tocar uma escala menor natural, o G não vai pedir por A, certo? Mas o G# vai, por ISSO foi criada a menor harmônica, para que houvesse uma sensível (nota que "pede" a tônica) numa escala menor. Vá lendo com calma e tentando entender as partes, ok? Porque agora vamos voltar um pouco: O "si" está pedindo o "dó" e seu colega do trítono (fá) também está pedindo pra ser "resolvido"! Num movimento contrário ao do B, que vai subir pra C, o F vai se resolver no E (vai descer meio tom, cromaticamente) que é a terça do acorde de Dó Maior. Repare que essas duas notas alcançaram seu "pedido" e relaxaram através de intervalos de meio-tom, cromaticamente: isso seria uma aproximação cromática - toque uma escala de dó maior e, antes de "descansar" na tônica passe por um Db ou pelo B > você terá chegado ao repouso por meio desta tal "aproximação cromática" que pode ser usada nos seus improvisos quando você quiser "descansar" na quinta ou na terça do acorde também (é você pode) então toque um Dó Maior e antes de "repousar" no E toque um D# ou um F (ou os dois!) e você chegará com classe ao descanso. Isso é muito usado no jazz.

    O resto vou simplificar um pouco pra não ficar muita informação de uma vez - COMPRE O LIVRO - quanto ao acorde diminuto, toque um Cº seguido de um C7+ e obterá uma boa resolução, não tão forte quanto a de G7, que é quem implora por "descanso" com mais força! Esse acorde de Cº tem as mesmas notas de Ebº, Gbº e Aº - que podem ser utilizados também. Esses diminutos vão pedir pra ser resolvidos de maneira mais forte do que aquele meio-diminuto (que geralmente se sai muito bem quando resolvido em acordes dominantes, que por sua vez vão implorar pelos acordes de primeiro grau, experimente: Bm7.5b - E7 - A7+)... ok?

    Por último vamos explicar o E7 no lugar do Em - eu te disse que ele vinha do Campo Harmônico (CH) da escala de Lá Menor Harmônica. Experimente: pegue seu caderno de pertituras, escreva a escala menor harmônica de Lá, e sobre cada uma das notas acrescente uma terça, uma quinta e uma sétima escolhendo como REGRA somente as notas pertencentes à esta escala! Monte esse campo harmônico! O acorde de Mi Maior com Sétima Menor estará lá, no quinto grau - afinal a menor harmônica não foi criada pra isso, para que a escala menor natural tivesse sua resolução? A diferença entre E e Em está nas notas G (escala menor natural de Lá) e G# (escala de Lá Menor Harmônica). Se você for esperto, terá tentado substituir esse E7 pelo Bb7.11+ que eu te sugeri tocando ao invés de Bm7 - E7 - Am a progressão Bm7 - Bb7.11+ - Am... curioso porque funciona? Então seja mais esperto ainda: arrume um PROFESSOR, compre o livro que sugeri, e depois mais outro... até entender esse maldito Bb7.11+ !!!

    Sucesso pra você, e muita curtição nos estudos!

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Blue Jazz
    aeeeee agora intendi... po muito massa isso.. ateh tenho esse livro do almir... soh q fiquei meio confuso nessa parte de tritono e cadencia... nossa otima explicaçao... agora sera q c n for pedir demais vc poderia indicar um livro desses ae de conduçao de vozes??

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Blue Jazz
    soh + 1 pergunta.. vc mora em bhte?? pq c morar passa msn ae ou tel pra ver esse lance de aula de harmonia ae... ou a gente pod negociar um preço ateh memo pela net q q vc acha???

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Acho que aqui não é lugar pra negociar aula, porque tira a isenção da gente em ajudar as pessoas - e eu não tenho a menor segunda intenção ao participar deste forum. Ou seja: fica esquisito, né? Mas te agradeço pela proposta.

    Estudei condução de vozes com um professor, é o que te aconselho. Mas antes, acredito que você deve se aprimorar mais na harmonia funcional, vai te facilitar bastante. O tão comentado livro do Schoemberg trata do assunto, e você pode comprá-lo para ir dando uma sacada, e complementar os seus estudos. Mas é um livro muito sério, que acho melhor ser usado como acompanhamento do que o professor de harmonia estiver te passando. Ele - o professor - é quem vai identificar seus pontos fracos e fortes e equilibra-los num estudo consistente.

    Boa sorte, parabéns pelo interesse e muita curtição nos estudos!

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Blue Jazz
    vlw liçao de consciencia... grato por tudo!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre classificação da harmonia menor