Duvida sobre harmonia funcional

    Autor Mensagem
    Ticoulat
    Veterano
    # jan/11


    Oi, eu ja pesquisei bastante sobre isso mas ainda nao conseui responder a minha duvida. Em um campo hamonico, o grau I seria de função tonica, o grau II subdominante, o III tonal, o IV subdominante, o V dominante ( me avisem se estiver errado por favor), mas e o VI e VII? Oq eles seriam?

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Prof_Guita
    · votar


    Já que ninguem respondeu vamos lá...

    I TONICA
    II RELATIVA DA SUBDOMINANTE
    III RELATIVA DA DOMINANTE
    IV SUBDOMINANTE
    V DOMINANTE
    VI RELATIVA MENOR
    VII RELATIVA SECUNDÁRIA DA DOMINANTE


    ABÇ

    Ticoulat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    A, valeu ae

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ticoulat
    Agora eu te faço uma pergunta, vc entendeu o que cada grau faz na prática e como aplicar ?

    2Humbucker
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Prof_Guita
    Eu não =P

    Ticoulat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mais ou menos, eu to estudando ainda em detalhes. Agora eu percebi q nao entendi direiti uma coisa: as relativas ten as mesmas funçoes que suas relativas? Por exemplo, se eu tocar uma cadencia da dominante para a tonica (V-I) o "impacto"seria o mesmo que tocar uma cadencia de III para VI? ( relativa dominante para relativa menor)

    Prof_Guita
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ticoulat
    Os graus tem funções diferentes sendo que alguns são inversões do outro por exemplo V e VII, na Harmonia cada grau pode tensionar, preparar ou concluir uma Harmonia, repare como o V grau se resolve no I. Acredito que esse tipo de estudo seja mais complicado de se entender por aqui, até pq não sei o que vc já sabe sobres os modos, se possivel seria legal vc procurar um professor que te avalie e veja o que vc sabe e o que precisa aprender. Abç

    Ticoulat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eh, eu ia perguntar pro mru professor, mas eh ferias e as aulas soh voltam em fevereiro, mas ja entendi um pouco melhor, valeu a ajuda
    Abç

    De Ros
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: De Ros
    · votar


    Ticoulat

    "as relativas ten as mesmas funçoes que suas relativas? Por exemplo, se eu tocar uma cadencia da dominante para a tonica (V-I) o "impacto"seria o mesmo que tocar uma cadencia de III para VI? ( relativa dominante para relativa menor)"


    Não. Aqui vai uma tabelinha com as funções de cada acorde. Muito útil didáticamente, mas na prática, eu uso isso muito pouco, pois tenho uma maneira diferente de lidar com essas questões!

    Abraço!




    GRAU---NOME ---------------- FUNÇÃO

    I ------TONICA -------------- TONICA
    II -----SUPERTONICA -------SUBDOMINANTE
    III-----MEDIANTE ------------TONICA
    IV------SUBDOMINANTE------SUBDOMINANTE
    V------ DOMINANTE ----------DOMINANTE
    VI -----SUPERDOMINANTE---TONICA
    VII ----SENSIVEL -------------DOMINANTE

    Ticoulat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Po, valeu pela tabela, ajudo a entende bastante, cada pessoa fala uma coisa e ela simplifica as coisas. Valeu ae, abç

    De Ros
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ticoulat

    Fico feliz em ter ajudado! Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre harmonia funcional