Joe Satriani explica pq não entrou no Deep Purple

Autor Mensagem
Fabiano_GuItAr
Veterano
# mar/08


Dae galera! bom pra qm nao sabe...na epoca q o Blackmore saiu do Purple, os kras chamaram o Satriani pra banda, mas ele rejeitou o convite, segue abaixo a entrevista dele q eu li em um site:

seguinte matéria é cortesia de Steve Haines, do Thisisnottingham.co.uk:

O mundo do rock instrumental agora tem sua cota de virtuoses, com STEVE VAI, YNGWIE MALMSTEEN e PAUL GILBERT em meio a estrelas por todo o mundo. Mas quando a cena começou, ela era baseada em um homem e seu desejo de tornar o rock em uma forma de arte. Esse homem era JOE SATRIANI e três décadas depois, ele continua no topo do rock instrumental.

Apesar de guitarrista da primeira turnê solo de MICK JAGGER e de ter entrado na brecha deixada por Ritchie Blackmore no DEEP PURPLE, o começo da carreira de guitarrista de Satriani foi como professor. Suas aulas ajudaram a formar carreiras de muitos guitarristas incluindo os hoje amigos próximos de Satriani, STEVE VAI e Kirk Hammet do METALLICA.

Quando a estrela de Vai começou a brilhar tocando com David Lee Roth, ele falava de Satriani pra todos que ouvissem.

Enquanto essas declarações iam ganhando ritmo, o segundo disco de Satriani, "Surfing With The Alien" deixou muitos hits e foi o primeiro álbum instrumental de rock a figurar bem nas paradas por muitos anos. Satriani se sente privilegiado de estar no topo do rock instrumental: "É realmente excitante e isto possibilitou que muitos outros guitarristas surgissem".

Enquanto ele desenvolvia uma uma reputação como guitarrista notável, Satriani se viu em um dilema - quando Ritchie Blackmore deixou o DEEP PURPLE, a banda chamou-o para se tornar um membro oficial. Foi uma decisão difícil.

"Eles eram, e são, uma grande banda e funcionam como uma grande e funcional unidade de rock, e eu era um artista solo que fazia coisas do qual as pessoas gostavam. Se eu tivesse entrado, eu teria que diminuir esse meu lado pra me tornar um membro do Purple e dar a eles o tempo e o respeito que eles mereciam e eu realmente não estava pronto pra isso".

"E, é claro, eu estava preocupado em ter Ritchie Blackmore nos meus ombros. Eu era e ainda sou um grande fã de sua música e você realmente não pode substituir alguém como ele".

"Eu falei sobre isto com Steve Vai e ele disse: 'Joe, se puder evitar, nunca entre em uma situação onde você estiver substituindo alguém famoso, onde os fãs e os jornalistas estarão sempre lhe comparando com o outro cara. Então parece que foi a escolha certa. Eu apenas não era o cara que devia integrar o Deep Purple".

Fonte: Whiplash

Bom, na minha opinião eu axei mto sabia a escolha dele, e na d vcs??

jimmy vandrake
Veterano
# mar/08
· votar


Faz muito sentido, é verdade. Acho que a crítica ainda pensa pequeno no sentido de criar comparações entre artistas. Contudo, no meu ponto de vista o velho Purple com Morse continua muito bem e particularmente não traço nenhum paralelo entre Blackmore e Morse. São coisas distintas e músicas diferentes numa mesma banda, que na verdade é uma constelação. Sometimes I Fell Like Screaming, é uma mostra da grande qualidade de Morse no Purple, além do que os tempos de Blackmore já se foram, o cara está em outra e ponto final.

Fabiano_GuItAr
Veterano
# mar/08
· votar


São coisas distintas e músicas diferentes numa mesma banda, que na verdade é uma constelação.

jimmt vandrake

concordo! eh impressionante como o deep mante sempre um otimo nivel de musicos na banda..

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/08
· votar


Eu concordo com os motivos do Satch...

Agora, recusar um convite pra entrar no Deep Purple... chega a doer na alma...

Drifter
Veterano
# mar/08
· votar


Fabiano_GuItAr
Certo ele, pensou duas vezes. Ele já tinha uma "nome" e preferiu seguir a própria carreira dele. Ele não seria esquecido no Deep Purple, porém não seria o mesmo.

Lak Lak
Veterano
# mar/08
· votar


isso me lembra:

morse x blackmore
Don Airey x john lord
falaschi x matos

entre _MUITOS_ outros a x b de ocasiões de substituição

Dr Jivago
Veterano
# mar/08
· votar


Se o Deep Purple tivesse acabado com a saída do Blackmore eles seriam maiores do que o Led Zepellin.

O Purple de hoje é tão diferente do original que eu acho que deveriam chamar a banda de outro nome.

Sem desmerecer o trabalho deles, em especial do Morse que é um excelente guitarrista, os poucos que restaram deveriam ter feito isso há muito tempo....

Adrianodevil
Veterano
# mar/08
· votar


Eu também concordo com o que o Satch fez, mas pqp... Me atiça demais a curiosidade ver como seriam as composições dele no Purple, além de é claro ver ele solando clássicos como Highway Star, When a blind man cries e etcc...

Blackus
Veterano
# mar/08
· votar


Dr Jivago
Se o Deep Purple tivesse acabado com a saída do Blackmore eles seriam maiores do que o Led Zepellin.
só se fosse da primeira vez que ele saiu, em 76...

Raissamus
Veterano
# mar/08
· votar


O Satriani chegou a se tornar membro do Deep Purple sim, durante uns 6 meses se eu não me engano.

Adrianodevil

Cara, dá pra achar gravações do Satriani com o Deep Purple. Eu já ouvi Highway Star e Lazy, se eu não me engano.

Igor Martins
Veterano
# mar/08
· votar


Raissamus
Adrianodevil
Procurem por "Live in Yokohama 93", tem essas que citaram e mais.
Se não me engano esse bootleg tem o show completo.

Blackus
Veterano
# mar/08
· votar


O Satriani chegou a se tornar membro do Deep Purple sim, durante uns 6 meses se eu não me engano.
só completou a tour...

Dr Stein
Veterano
# abr/08 · Editado por: Dr Stein
· votar


Eu também achei a escolha do satch sábia, por dois motivos:

1° não é lá muito a praia dele
2° se ele ficasse no Purple, não teria Steve Morse, hoho!

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/08
· votar


O Satriani chegou a se tornar membro do Deep Purple sim, durante uns 6 meses se eu não me engano.

aham...ele foi "membro nao oficial" durante um curto tempo...dpois chamaram ele pra realmente integrar a banda

Me atiça demais a curiosidade ver como seriam as composições dele no Purple

po...a mim tambem!

old steel
Veterano
# abr/08
· votar


Muito legal e acertada a decisão do cara.As comparações são inevitáveis e trata-se de um cara que é um "mito da música",um passso a frente dos meros mortais.O satriani é de outra geração,outra praia de som e faz um trabalho bem legal na música instrumental,que na minha opinião é onde deve ficar.Como grande fã do Purple,não gosto da banda com o Morse.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


Fabiano_GuItAr

Eu sei que ele teria feito um grande trabalho se tivesse entrado .... Mas se ele tivesse aceitado, o Morse não teria aparecido (ao menos não o tanto que ele é conhecido agora) ....

Zero Zen
Veterano
# abr/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Fabiano_GuItAr

"Eu falei sobre isto com Steve Vai e ele disse: 'Joe, se puder evitar, nunca entre em uma situação onde você estiver substituindo alguém famoso, onde os fãs e os jornalistas estarão sempre lhe comparando com o outro cara.

O Steve Vai aprendeu do jeito mais difícil, pois teve que substituir o talentosíssimo Yngwie Malmsteen no Alcatrazz.

Não era tarefa para qualquer um. Nem para o Vai nem para ninguém. YJM é insubstituível.

Ele viu o quanto era difícil ser comparado ao sueco. É um belo elogio àquele que os detratores chamam de "viking gordo".

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus

Com certeza, a volta dele ao Depp Purple foi um equívoco, era melhor ter continuado com o Rainbow, que alias curto mais do que Purple e considero a melhor fase do Blackmore.

Hansen
Veterano
# abr/08 · Editado por: Hansen
· votar


Se o Deep Purple tivesse acabado com a saída do Blackmore eles seriam maiores do que o Led Zepellin.
Dr Jivago


Mas eles sempre foram maiores que o Led Zeppelin, tendo acabado ou não!

Payday
Veterano
# abr/08
· votar


Acho que foi uma opção muito sabia do satriani.
Quem ousaria substituir Jimmy Page no Led?

Sirius Black
Veterano
# abr/08
· votar


se o joe tivesse entrado no purple, provavelmente o steve morse não estaria lá hj em dia, o que seria uma pena.....pra quem é fã do trabalho do morse assim como eu

Túlio Rock in Roll
Veterano
# abr/08 · Editado por: Túlio Rock in Roll
· votar


Foi bom ele não ter entrado.
Seria comparado ao grande Rtchie Blackmore pro resto de sua vida.

Não sou muito fã do Purple atual, Steve Morse toca pra caralho, mas Deep Purple sem Jon Lord e Blackmore simplismente nao é o Deep Purple.

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


Túlio Rock in Roll

Esse é o ponto principal da questão e o Satriani sabia bem disso quando escolheu não entrar na banda.

O Morse pode ter feito uma boa opção em termos monetários, mas garanto que se ele tivesse uma carreira solo estável e pudesse escolher não teria embarcado nessa.

Sirius Black
Veterano
# abr/08
· votar


Dr Jivago

o morse tinha, e ainda tem, uma carreira estável com a steve morse band, mas uma vez eu li numa entrevista dele que ele sempre foi muito fã do purple e que tocar com eles era um sonho realizado.......

mas claro que o lado monetário provavelmente ajudou muito! rsrs

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
· votar


Túlio Rock in Roll
Dr Jivago

Eu acho que há um consrvadorismo em relação ao Blackmore, (Não desrespeitando o gosto de voces é claro) contudo como disse lá em cima não há parelos entre os dois. Acho que o Purple continua um tesão com Morse e não atrapalhou a carreira que Morse tinha antes do Purple e nem o Purple com a vinda do Morse. Eu particularmente acho que o Morse deu vida nova ao Purple, já pensou que pena uma banda como o Purple parada por que o Blackmore não está lá ? O que seria dos seus integrantes ? Arrastariam o velho Purple por todas as bandas que passassem ?
Então prefiro o Purple com o Morse do que parado. Acho que eles tem um trabalho que deve permanecer como Purple mesmo, Quando Gillan passou pelo Sabath deixou isto claro, a banda não era nem Sabath nem Purple para descontentamento geral dos fãs tanto de uma banda como de outra.
Rapture of the Deep é um belísssimo álbum de hard rock que jamais seria produzido se dependesse das bandas atuais, só o velho Purple para lançar um álbum deste kilate.

Sirius Black
Veterano
# abr/08
· votar


jimmt vandrake

assino embaixo!

Dr Jivago
Veterano
# abr/08
· votar


Sirius Black

Eu acho que não dá para comparar a carreira solo do Satriani com a do Steve Morse. Quando o Satriani foi convidado para fazer parte do Purple sua carreira estava indo muito bem obrigado. O Surfing with the Alien foi um dos discos de guitarra mais bem sucedidos da história.

O Morse é um talento, mas nunca teve o mesmo prestígio do Satriani.

jimmt vandrake

Não estou desmerecendo o talento do Morse nem a qualidade dos discos mais recentes do Purple. O problema é que a banda não tem nada mais a ver com o original....é outra banda... uma boa banda por sinal mas chamar de Deep Purple seria a mesma coisa que imaginar o Iron Maiden sem o Steve Harris e o Dave Murray, por exemplo.

O Blackmore era o cerebro do Deep Purple, simplesmente não consigo imaginar a banda sem ele...

Blackus
Veterano
# abr/08
· votar


Com certeza, a volta dele ao Depp Purple foi um equívoco, era melhor ter continuado com o Rainbow, que alias curto mais do que Purple e considero a melhor fase do Blackmore.
Com o Dio pode até ser, mas aqueles discos com o Turner no vocal, principalmente os dois últimos são bem nojentinhos...

Acho que foi uma opção muito sabia do satriani.
Quem ousaria substituir Jimmy Page no Led?

é bem diferente... No Purple já entrou e saiu um monte de gente, não é tã místico que nem o Led, que manteve a formação estável do começo até o fim.

Homem Cueca
Veterano
# abr/08 · Editado por: Homem Cueca
· votar


Deep Purple é Deep Purple.

Voces se prendem demais aos guitarristas. Acho que a maior diferença do SOM do Purple se deu quando o Gillan saiu e entrou o David Coverdale.

Isso sim, são duas bandas completamente distintas!


EDIT: Essa mudança de vocalistas foi drástica. Porém...saiu um gênio e entrou outro gênio. ASSIM como ocorreu com os guitarristas do purple, saiu um gênio e entrou outro gênio.

Sirius Black
Veterano
# abr/08
· votar


Homem Cueca
Voces se prendem demais aos guitarristas

não acho que esse seja o caso do pessoal, mas como era um tópico sobre o satriani a discussão foi sobre as mudanças de guitarrista.

Essa mudança de vocalistas foi drástica. Porém...saiu um gênio e entrou outro gênio. ASSIM como ocorreu com os guitarristas do purple, saiu um gênio e entrou outro gênio.

concordo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Joe Satriani explica pq não entrou no Deep Purple