Guitarras Signature: falta de culhões das fábricas nacionais?

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# jan/07 · Editado por: Dogs2
· votar


JB_
Por exemplo, um sujeito tem R$1500 pra comprar uma guitarra (NOVA), pra variar criam um tópico aqui e sujerem X Ibanez, Y Corts, N Shelters e uma OLP Petrucci.

Qual seria o problema de pegar a OLP? Isso seria falta de personalidade?


Se der pra, com esse dinheiro, fazer uma guitarra da mesma qualidade de uma OLP em um luthier, porém do jeito que vc quiser, mas mesmo assim você optar pela OLP, sim, é falta de personalidade. A guitarra signature segue especificações do determinado cara, especial para ele. Se você quiser exatamente o que ele quiser, ou vocês nasceram com o mesmo cérebro ou um é paga pau do outro.

Dogs2
Veterano
# jan/07
· votar


Mas acho que no seu caso nem dava pra fazer uma guitarra do seu jeito... então pode-se desconsiderar

JB_
Veterano
# jan/07
· votar


Dogs2

O problema é que nem todo mundo pode esperar o luthier fazer, sem contar achar algum de confiança com tempo para construir a guitarra. Não é tão simples assim, o Seiji por exemplo só vai poder pensar em fazer mais guitarras em março, sem contar o tempo pra terminar.

Se fosse prático do jeito que falam aqui no fórum todo mundo teria guitarra de luthier, logo assim ele abriria uma fábrica, aumentaria a produção, mão de obra e no final provavelmente ficaria a mesma coisa que outras marcas.

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


Dogs2
vai dizer que o hudson não tem personalidade pq usa uma Jem?
ou que alguém que usa uma sig. eric clapton não tem personalidade?

se a guitarra soa bem, é confortável, por que não pegá-la? porque outro cara usa? e aí?

se eu tivesse os 7.000 pra pegar uma JS nem hesitava, mesmo sabendo que eu posso fazer uma ótima guitarra com luthier

Silas Hammett
Veterano
# jan/07
· votar


ki_suco
aff com 7 mil c faz um diabo a 4 num luthier...

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


Silas Hammett
mas não faz uma JS hehehehe
a JS tem uma porrada de detalhes, desde o shape da parte de trás do braço até o corpo, neck-joint angulado, etc etc

na realidade se eu tivesse 7 mil eu pegava uma Radius e restaurava, fazia pintura, tudo tudo tudo mesmo.... ia ficar a mesma coisa e gastaria (bem) menos

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


O problema é as fábricas lançarem uma signature atrás da outra, sem se preocupar em manter uma linha padrão de guitarras decentes, sem cair na linha custom.

Acho que seria legal rpa caramba se vc tivesse mó tesão de adquirir um modelo Tagima, de produção em série, que fosse excelente, sem que para isso tivesse que usar uma guitarra cheia de frecura com o nome de uma cara que nunca vi tocar...

Po... lança um modelo novo, mas sem a frescura de botar o nome de um guitarrista que nem é tudo aquilo

Quanto aos luthiers, garanto que existem muitos caras bons que vc não precisa enfrentar fila para conseguir uma guita boa. Basta verificar os trabalhos anteriores... além disso, com luthier, não interessa a Marca... então pra que ficar 6 meses esperando o início da construção da tua guita??

Quando mandei fazer a minha, demorou bagarai porque eu não tinha $$$ daí a demora era em relação a eu ter grana pro luthier comprar os componentes.

Williamfw
Veterano
# jan/07
· votar


pois eh, a marca brasileira mais original eu considero a giannini, principalmente qd fizeram a guitarra craviola, poxa, mt linda.
Mas isso tudo ai q foi dito, eh so pra marketing mesmo, o cara que promover a marca, ter altos lucro, e tudo isso tendo o minimo de gasto possivel.
Eu tenho uma tagima, antiga, e garanto q ela eh mt honesta pelo q paguei, o corpo eh em 2 peças, o braço eh mt bem acabado, tudo no lugarzinho, e ela da um pau na cabeça de qualquer guitarra asiatica do mesmo preço.
Se a Tagima, ou qualquer outra marca, continuasse assim, nao iria sujar o nome do mesmo, mas acho q nao dao mais importancia a isso.

UGO_RJ
Veterano
# jan/07
· votar


edalko

Eu NUNCA compraria uma guitarra nacional signature. Primeiro porque são feias pra caralho e a unica coisa que muda ali são caps e ferragens.


Feio é subjetivo, tem nego acha a K1 linda, eu acho nojenta de feia...
Caps e ferragens são oq mudam na maioria das signatures inclusive das Gibsons e Fenders, o "shape" do corpo sempre é o mesmo...


Acho eu que os caras das Tagimas da vida devem chegar para os guitarristas que estao começando a se destacar e dizem: querem usar minhas guitarras?
Daí os caras respondem: OLha meu, só se eu deselvolver a MINHA guitarra, daí sim, porque dessas que vcs tem não gosto de nenhuma...


e é isso que acontece, o problema que como vc falou, eles não investem na qualidade... la fora Gibson Custom é Gibson Custom, uma Fender Eric Clapton é uma Fender Eric Clapton

ja aqui tem Tagima, K1, K2, K2 Especia, e o caralho
A4....

Eu tive uma Tagima 735, gostava muito dela, mas me deu muita dor de cabeça..., eu simplesmente desisti das marcas nacionais, não por falta de patriotismo ou excesso de "americanismo", mas pelo amor ao meu bolso...

Infelizmente é coisa do brasil msm, quando eles pararem de pensar em lucrar 200% por venda e começarem a pensar em lucrar 50% com uma boa qualidade, agente vai pra frente

trendkill
Veterano
# jan/07
· votar


Dogs2

Se der pra, com esse dinheiro, fazer uma guitarra da mesma qualidade de uma OLP em um luthier, porém do jeito que vc quiser, mas mesmo assim você optar pela OLP, sim, é falta de personalidade. A guitarra signature segue especificações do determinado cara, especial para ele. Se você quiser exatamente o que ele quiser, ou vocês nasceram com o mesmo cérebro ou um é paga pau do outro.

não viaja brother!
tem pessoas que ainda não se decidiram no que querem, e mandar fazer uma guita no luthier de confiança, as vezes se torna muito mais dificil de vender, do que uma de marca, que ja segue um "padrão".

eu mandei fazer a minha, e sei bem oque eu quero, e que procurava e nunca achava em lugar nenhum, ou se achava era caro pra cacete...

eu sei que a industria nacional ainda importa muita coisa (no caso de amplis) mas tbm sei que a importação deles, é muito, MUITO diferente da nossa, ou seja eles pagam muito mais barato em "algumas peças" do que nos, como pessoa fisica... no caso da guitarra o maior agravante pra mim é saber que a guita custa o olho da cara, e uma boa parte de ferragens e madeiras são aqui mesmo do brasil, e ainda, para construir uma tarraixa legal, não é um trabalho muito complexo para uma fabrica que ja realiza esse tipo de construção, mas eles vão e fazem essas merdas!

eles fazem o istrumento para competir (em preço) com os gringos, mas gringo tem transporte, uma grande marca por traz que voce paga, tem imposto e etc...

Alan_Domingues
Veterano
# jan/07
· votar


Não acho que comprar Signature é não ter estilo e ser paga pau não. Muito pelo contrário, já vi muito nego tirar som bem diferente do "Steve Vai" com uma Jem. Peguei um Petrucci porque achei ela perfeita para meu estilo. Fora que toco de tudo e a guitarra é bem eclética. Ela e mais uma Strato no setup você toca de tudo, estou com um setup muito legal

OLP Petrucci, Ibanez RG 350 GX e uma Strato Custom
Behringer GMX 1200h (cabeçote)
Boss GT-8, Cry Baby e Whammy IV
V-amp PRO + FCB1010

Acho que é isso de equipo, ainda não lembro direito, vira e mexe não param na minha casa mesmo. Acho que quem faz seu som é o guitarrista, óbvio que existe muita guitarra que é ruim para o nível do trabalho de cada um, imagina eu fazendo N shows profissas com uma Golden e um Warm Music. Sem condições né !

Penta_Blues
Moderador
# jan/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

edalko
Cara, a discussão está bem interessante, mas confesso que não li o tópico todo. Então, me permita fazer algumas observações a respeito do seu primeiro post:

Quando as fábricas nacionais vão ter culhões de criar seus próprios modelos, com qualidade, e oferecer aos músicos esses modelos?
Isso não é "falha" só das fábricas nacionais, pois toda marca "consagrada" tem seu modelo strato

Sem ficar com essa bichice de a toda semana lançar um modelo signature para "se adaptar ao gosto do pseudo-musico-famoso"?
Que babaquice meu...

De novo, isso também não é prática só das fábricas nacionais. Pra não citar artistas, vamos à quantidade (incompleta, pois é só um exemplo) de modelos signature: Fender = 20, Gibson = 11, Jackson = 07, Ibanez = 11, e a lista não pára por aí...

Que façam três modelos decentes... se forem bons lógico que os músicos vão comprar e querer usar. Não precisam lançar signatures pra isso...
Com "apenas" três modelos a fábrica fecha pois não conseguirá um número suficiente de unidades vendidas para pagar todo o custo de produção. Além disso, não atingirá uma fatia considerável de público pois gosto é que nem "cu...tuvelo"...rs, cada um tem o seu, e sem dúvida três modelos alcançam um público muito pequeno, o que, repetindo, significará poucas unidades vendidas. Imagina quanto deveria custar cada uma delas a fim de pagar todos os fornecedores, funcionários, impostos, etc...

Coisa de BRasil...
Pelo jeito, não só daqui meu camarada...rs

Valeu!!!

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues
Veterano


hehehehehe
É vc não leu todos os tópicos e perdeu algumas considerações que diante de seu ponto de vista seriam importantes, mas vai lá...

Não to reclamando de lançarem signatures, porque isso toda marca famosa faz, o problema em questão é que as marcas famosas (Fender, Gibson) pegam um modelo que já é bom pra cacete, super aclamado pelo publico e faz algumas modificações ao gosto do guitarrista famoso.
O que to vendo aqui no Brasil é que os caras lançam modelos compeltamente diferenciados (shape, headstock, braço, etc), ou seja, um modelo completamente novo de guitarra como signature, sem se preocupar antes em ter os modelos básicos para daí, em cima deles, fazer os signatures...

Essa é minha bronca.

É só ver a Tagima... O modelo do Kiko não foi feito com base num modelo já existente da Tagima... O do Ardanuy agora tambérm (ao que parece), saiu o Não-sei-o-que Barbosa que é toda diferente...
Porra...

Cara... só coloquei minha opinião que desse jeito a industria vai pro saco... Ou vamos ter só Memphis a rodo por aqui, ou seja, ou vc tem que ter a guitarra do Cara-famoso ou vc terá uma guitarra lixão.
Não tem um meio termo decente.

A Stratocaster primeiro fez seu publico para depois lançar os signatures.
O mesmo com a Gibson...

Porque então não batalhar na qualidade de um instrumento padrão?

Achoq ue a falta de qualidade de um instruemnto padrão da marca é o que faz com que ela, para ter um modelo decente, recorra a um modelo signature...
Ou será que os técnicos da Tagima não tem culhões para desenvolver uma guitarra decente, sem ter que perguntar pro guitarrista-fulano-de-tal que peça usar, que modelo fazer, que cor usar???

Achoq ue é isso...

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

edalko
Realmente eu concordo com vc a partir do momento em que se vê que o controle de qualidade é baixo para os modelos em série e que pra ser um bom instrumento tem que ter o nome e a reputação de um músico no headstock.
Vc tem razão, se é que eu entendi, em ficar na bronca com os fabricantes nacionais que "polarizam" sua produção em boas guitarras (signatures) e guitarras ruins (o resto da produção), ou seja, o que parece é que sem signature os fabricantes, apesar de terem capacidade pra fazer melhor, produzem instrumentos de qualidade inferior...
Valeu!!!

kaus
Veterano
# jan/07
· votar


a Cort e a Schecter e a Shelter estão ai \m/

tenho minha guitarra que nunca venderei mas daqui a algum tempo terei que pegar outra e vai ser uma dessas 3 com toda a certeza

vinnyx ardanuy
Veterano
# jan/07
· votar


Agora olhem a seguinte comparação:

Uma Gibson Signature:
Corpo: Exemplo Mogno
Ponte Tune-o-matic Gibson
Tarrachas Gibson
Captadores Gibson

Uma Tagima Signature
Corpo: Marupá ou Cedro (Alguém por acaso já viu uma madeira chamada marupa-ou-cedro? Isso faz até mesmo duvidar se eles realmente tem controle de extração de madeira, mas isso não vem ao caso agora)
Ponte: Gotoh Floyd Rose
Tarrachas com trava wilkinson
Captadores: Dimarzio

Como é que pode uma marca lançar uma guitarra signature que possui mais de 80% de sua construção materiais que não são produzidos por ela?

Qual o mérito de uma marca com uma guitarra signature dessa? Por acaso das suas arvores saem as melhores toras de madeira do mundo?

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


Eu testei semana passada uma Tagima K2, horrível, achei a mesma coisa de uma eagle de 250 reais....a diferença é que é a guitarra do Kiko e por isso é somente 1000 reais a mais...isso é um absurdo...
A Tagima foi no mínimo maluca ao deixar a qualidade cair...lembro que a uns 4 anos eu toquei em uma tagima de um conhecido meu e adorei, era um puta acabamento e um som do caralho...


exatamente a mesma impressão que tive quando toquei na Tagima Zero há 5 anos
se a qualidade caiu ainda mais, nem quero chegar perto de uma
depois dos horrores que já li nesse forum e na pouca experiencia que tive com alguns modelos da Tagima (todos péssimos) eu tenho até medo de chegar perto de uma Tagima e saltar um traste ou a alavanca no meu olho

ps: na epoca nem existia K1, nem K2, nem esse negocio de Zero Special... o modelo dele era a Zero e era o unico

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


vinnyx ardanuy

marupá = palito de fosforo, caixote de feira, tamanco de sapato

e ainda tem gente que diz que é a mesma coisa que alder, ash, cedro
é uma madeira pra artesanato, brinquedos
pra instrumentos deveria ser uma madeira substituta pra guitarras baratas (leia-se vagabundas) e não pra se levar a sério e montar uma marca que apenas tem instrumentos de marupá por apenas um motivo, que não é a qualidade, mas sim dinheiro, pois o metro cubico de marupá é bem mais barato que o cedro

BaNdAiD
Veterano
# jan/07
· votar


edalko
Ou será que os técnicos da Tagima não tem culhões para desenvolver uma guitarra decente, sem ter que perguntar pro guitarrista-fulano-de-tal que peça usar, que modelo fazer, que cor usar???

Cara, acho q não são os tecnicos da tagima, mas sim o dono!! Ele sim eh o filho da puta na historia, pq o tecnico, luthier ou ate mesmo o construtor asiático de 12 anos de idade sabe que ta fazendo uma merda de guitarra fudida com madeira verde!!!

O problema é que até mesmo o seiji tagima é só um empregado do tal filho da puta lá!! ai se o filho da puta mandar o seiji fazer uma guitarra com 50 reais ele tem que fazer, senão ele é despedido da empresa que leva o nome dele (quanto absurdo!!!)

Na boa, qdo a CBS comprou a fender, houve um periodo de péssimas guitarras produzidas por lá, pq a CBS não entendia de fazer guitarra, e sim de ganhar dinheiro*!!!!

O empresario brasileiro só entende de ganhar dinheiro*!! o cara só sabe fazer isso!!!

*E qdo eu digo "entender de ganhar dinheiro" eu quero dizer "baratear a produção e aumentar o preço final".


ps: Já é o segundo post nesse topico q eu escrevo :"que essas merdas de empresas brasileiras vao tudo pro buraco!!! que se fodam mesmo!!"

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Bom dia!!!

Eric Lance Abbott
marupá = palito de fosforo, caixote de feira, tamanco de sapato
O fato da madeira ter aplicações, digamos, menos nobres não significa que ela não tenha qualidade. Quanto ao seu preço, isso está diretamente relacionado ao fato de se ter uma grande disponibilidade desta madeira, ou seja, a famosa lei da oferta/procura.

e ainda tem gente que diz que é a mesma coisa que alder, ash, cedro
Não. Realmente não são a mesma coisa, o que não significa que o marupá seja uma madeira "vagabunda". Compare as características desta madeira com as das mais "nobres" e vc verá que o marupá é um substituto viável e à altura de muitas madeiras importadas.

Valeu!!!

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


Penta_Blues

continuo discordando
não vejo como uma madeira BASTANTE frágil, que não tem sustain, nem graves, nem timbre, pode ser uma boa madeira pra uma guitarra
e não é uma opinião pessoal minha, como não-luthier profissional e guitarrista amador
ja ouvi a mesma coisa de muitos luthiers bons e experientes

gsprs
Veterano
# jan/07
· votar


edalko
Vc não vê um cara de banda famosa usando a Les Paul do Zakk
Como não, o Kiko do KLB usa uma.

:P


asuahushuhausha

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07
· votar


gsprs

o viadinho do My CHemical Romance usa uma Epiphone ZW e o viadinho que toca com o Felipe Dylon usa uma Gibson ZW

gsprs
Veterano
# jan/07
· votar


Eric Lance Abbott
o viadinho do My CHemical Romance usa uma Epiphone ZW e o viadinho que toca com o Felipe Dylon usa uma Gibson ZW
aushuhaushuhas

o viadinho do torresmo tem uma tb.. ausuahs.. :P

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


eu discordo completamente dessa ladainha aí....

se é por isso eric clapton, robert cray, SRV, eric johnson, jeff beck, mark knopfler, malmsteen, buddy guy e richie sambora não tem personalidade porque usam strato, logo são todos paga-paus do hendrix (isso são mesmo, como 99% dos guitarristas inclusive eu) , imitando-o em toda e qualquer situação, demostrando falta de criatividade e personalidade a cada nota tocada...

a guitarra é um meio.... por meio de um único modelo de guitarra pessoas podem passar sentimentos diferentes (vide clapton e malmsteen, que usam stratos e transmitem coisas completamente diferentes, musicalmente falando)

trendkill
Veterano
# jan/07
· votar


ki_suco


primeiro: te aconselho a ler antes de discordar dessa "ladainha"
segundo: a strato do SRV, malmsteen e etc. não é signature do hendrix, e a strato em si é ligada a imagem do mesmo (vide a parte do topico da SG de iommi e angus)

UGO_RJ
Veterano
# jan/07
· votar


Eric Lance Abbott

o viadinho do My CHemical Romance usa uma Epiphone ZW e o viadinho que toca com o Felipe Dylon usa uma Gibson ZW


escutei falar que o viadinho do Felipe Dylon tem uma banda cover de Iron Maiden e ele toca pra kct!!!

guilherme mussalem
Veterano
# jan/07 · Editado por: guilherme mussalem
· votar


Eric Lance Abbott
[/i]e o viadinho que toca com o Felipe Dylon usa uma Gibson ZW[i]
po cara esse cara ae tocava numa banda iron maiden cover daki do rio meu prof eh amigo dele fala q o cara manda mt bem

guilherme mussalem
Veterano
# jan/07
· votar


UGO_RJ
putz nem tinha lido sua msg hehe

Eric Lance Abbott
Veterano
# jan/07
· votar


UGO_RJ
guilherme mussalem

eu tambem tocaria por dinheiro, mas acho falta de respeito ele usar essa guitarra nessa banda, sendo que ele tem grana usar qualquer coisa ou fazer seu proprio modelo/pintura
tipo o cara jogar são paulo usando a camisa do palmeiras
daqui a pouco até o guitarrista do Limp Bizkit ta usando uma Zakk Wylde

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Signature: falta de culhões das fábricas nacionais?