Construindo uma Telecaster

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# ago/07
· votar


axleWs
se quiser me add, tem no meu site

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


cara, excelente o trabalho, parabens pela força de vontade e determinação nesse projeto de quase 1 ano de duração
ficou muito bonita com o acabamento, a construção pareceu estar bem sólida e o timbre também ficou muito bom! agora vê se estréia ela numa das jams aí do forum! hehe

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


kiki

legal, parabéns pelo belo trabalho. Quanto ao som ficou bom também.
blackbird revolution piece of my heart, ficou nítido o som de single tele. Bom mesmo.
Só falta arrumar um tocador........
Abraço.

gualtersouza
Veterano
# ago/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


kiki
Salve parceiro. Não consegui abrir os links do 4share, mas vi seu vídeo no youtube. Não sei se vc percebeu, mas quando abre, aparece após a conclusão (clap, clap, etc...) vídeos similares e se vê um rapaz com uma tele tocando blackbird. Pensei que era você, mas vi o logo da Fender no headstock e descartei. Foi por isso que lembrei de sugerir a blackbird.
Mas já dá para ouvir bem a moçinha, tem um som bem anos 60, e dá para tirar Beatles, Stones (quando melhorar a pegada), etc...
Sou fã do Robben Ford e sei que vai demorar até conseguir tocar alguma coisa dele, principalmente porque não estou encontrando tempo para tocar. Estou numa fase de aperto de trabalho e família e só vai dar mais para frente.
No mais, já comprei a madeira para o corpo daquele projeto (~PRS), mas não fiz mais nada... estou encontrando dificuldades para encontrar o pau-marfim para o braço, mas não tenho saído atrás nestes dias.
Estou lendo ocasionalmente o cifra, pois não está dando tempo, mas logo que aliviar, vou tentar gravar algo através de um amigo, pois não tenho equipamento nem conhecimento para sacar algo decente para mostrar.
Um abraço. gualter.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


gualtersouza
olá! percebi que voce tem entrado pouco, não se preocupe. eu sei como são as correrias dessa vida.

quando der um tempo, tente abrir de novo os audios. eu testei, tão funcionando certinho. pode ser só um problema temporario no servidor.

dos stones quero tirar algo ainda, afinal, um grande rock'n'roll de telecaster (quem sabe start me up). mas eu conheço mais beatles, ainda que eles tenham usado muito pouco teles e fenderes em geral.

esse tal robben ford não conheço, vou dar uma buscada pra ver.

à espera dos sons da sua stratogualter!
e quando começar sua grs poste aqui!

gualtersouza
Veterano
# ago/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


kiki
já viu o horário que estou acessando?
é o momento de desopilar o fígado... rsrs.
Consegui puxar todas, e exceto a dos peppers, que não conheço, gostei de todas. Blackbird está bem legalzinha, para você tocar num intervalo dos shows, entre um gole e outro, naqueles momentos intimistas entre você e a platéia. Hehehe.
Acabei de ouvir a revolution e gostei bastante. A pegada está bem boa.... estou longe disso. Seu fuzz ficou excelente. Mais uma idéia para implementar no piscinão da minha stratogualter.
O seu fuzz Bertola está embutido? Quando tiver um tempinho, me informe sobre como fez, certo? Você disse que há alguns ajustes que ele não permite...
Quanto a GRS... consegui duas peças de cedro-rosa (indicação do Bertola como melhor que o freijó) para o corpo. Terei de colá-las e ainda estou pensando como será feito, pois tenho de aparelhá-las para colar.
Como quero fazer braço colado (para melhor sustain), vou pesquisar bastante antes de começar.
Quando ao Robben Ford, é um guitarrista (e saxofonista) de blues que tem um fraseado típico de quem é músico de jazz. Sua técnica é excelente, porém é autodidata. Se você gosta de blues tocado com Strato, ele é muito bom.
Abç. Gualter.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


gualtersouza
já viu o horário que estou acessando?
huahua... eu acabei de sair do meu estagio, estou meio de folga esses dias, to acessando bastante... mas em breve acaba a vida boa tambem.

Blackbird está bem legalzinha, para você tocar num intervalo dos shows, entre um gole e outro, naqueles momentos intimistas entre você e a platéia. Hehehe.
quando eu começar a fazer shows! já faz una anos que eu estou sem banda. to tentando aprender a cantar ela também, não é tão dificil, mas ainda sou um cantor medíocre...

Acabei de ouvir a revolution e gostei bastante. A pegada está bem boa.... estou longe disso. Seu fuzz ficou excelente. Mais uma idéia para implementar no piscinão da minha stratogualter.
O seu fuzz Bertola está embutido? Quando tiver um tempinho, me informe sobre como fez, certo? Você disse que há alguns ajustes que ele não permite...

valeu! eu só segui os passos do www.handmades.com. mas se for fazer, eu posso tentar de ajudar.

O seu fuzz Bertola está embutido? Quando tiver um tempinho, me informe sobre como fez, certo? Você disse que há alguns ajustes que ele não permite...
não está, mas eu pensei em fazer um embutido depois. na verdade, eu queria fazer uma built-in-amp guitar, com falantezinho sabe? aí já embutiria uns efeitos. a meta é chegar numa tipo do sergio dias, d'os mutantes, com um milão de botoes!

Quanto a GRS... consegui duas peças de cedro-rosa (indicação do Bertola como melhor que o freijó) para o corpo. Terei de colá-las e ainda estou pensando como será feito, pois tenho de aparelhá-las para colar.
isso daí precisaria de uma plaina, uma máquina que deixa retinho, e um marceneiro com alguma paciencia pra botar no esquadro. dá pra fazer na plaina de mão (não sei se chama assim), mas acho que é um pouco complicado. o martin koch (aquele alemao do livro building electirc guitars) faz tudo com ferramentas manuais, inclusive as juntas de colar.
preste atenção nesta parte, tem que estar bem colada e alinhada. seria bom se as peças tivessem um pouco a mais de espessura, pra poder aplainar depois de colado.
tente deixar a direção das fibras opostas de uma peça em relação à outra, por que ajuda a segurar empenamentos.

Quando ao Robben Ford, é um guitarrista (e saxofonista) de blues que tem um fraseado típico de quem é músico de jazz. Sua técnica é excelente, porém é autodidata. Se você gosta de blues tocado com Strato, ele é muito bom.
gosto sim de blues, só conheço muito pouco. valeu pela indicação!

abraços!

João_Luiz
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Cara, parabéns, você é um exemplo pro pessoal aqui do fórum.

Desejou, pesquisou, arriscou, correu atrás e FEZ.

Um abraço e sucesso com sua filhota linda!

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


João_Luiz
valeu cara!!! vi que voce também tem uma tele, ne? (agora qualquer tele já me chama a atenção)

sucesso, depende de muitos fatores... mas estou tentando aproveitar o máximo dela!

João_Luiz
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
vi que voce também tem uma tele, ne?

\o/

gualtersouza
Veterano
# ago/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Kiki
Vou ter de estudar um pouco de eletrônica antes de pensar no fuzz.
Essa sua dica de opor as fibras é preciosa, pois quero evitar problemas futuros (minha madeira não está secando há 30 anos).
Vou levar numa marcenaria para plainar. Comprei com 5 cm para ter uma folga na definição da espessura, etc... Vou deixar descansando, até definir as dimensões, mas tirarei a espessura numa tupia, creio. Já basta a dificuldade com aquele primeiro braço. Tenho uma plaina de mão velhusca. Não arrisco usá-la de novo. Precisarei uma nova para continuar.
Depois disso vou partir para o desenho, as matrizes, etc...
Vou checar aquele livro que você citou, pois agora o projeto não é com braço parafusado e não disponho de uma Strato desmontada para checar, como foi no primeiro caso.
Abç.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


gualtersouza
Vou ter de estudar um pouco de eletrônica antes de pensar no fuzz.
nem precisa. o mini fuzz é muito simples. tenha todos os compónentes e o site do handmades aberto. em uma tarde voce faz ele todo. nem precisa saber o que cada coisa ta fazendo.

Essa sua dica de opor as fibras é preciosa, pois quero evitar problemas futuros (minha madeira não está secando há 30 anos).
sim, ajuda. uma tenta empenar contra a outra, e na media se seguram.

Vou checar aquele livro que você citou, pois agora o projeto não é com braço parafusado e não disponho de uma Strato desmontada para checar, como foi no primeiro caso.
alem do "building electric guitars", tem um que chama "make your own electric guitar & bass". esse tem a explicação de um baixo inteiriço, braço e corpo. tambem acha no emule. e existem varios outros, mas esses dois tem bastane imagens boas.

braço!

heitor_pg
Veterano
# jan/08 · Editado por: heitor_pg
· votar


reativando o tópico aqui...

kiki, onde vc consegui comprar os componentes para fazer sua guitarra? Ando procurando nas lojas mas está dificil encontrar peças para tele. Ja procurei em várias lojas em Natal e lojas como palytech e afins

Estou precisando basicamente de um escudo (escuro) e um control plate.

E quanto ao preço das madeiras? Vou transformar uma strato q tenho (o corpor rachou) em uma tele, ou seja, vou aproveitar o braço, o q ja vai facilitar bastante o trabalho. Estou procurando por cedro, mogno ou jacarandá. Até agora só encontrei cedro, e me pediram 50 reais por uma prancha de 80x40x7,5cm. O preço é mais ou menos esse ou ta meio caro?

aguardando resposta... vlw

PedroA
Veterano
# jan/08
· votar


Tb tenho vontade de construir uma guita, kra jah penso nisso a mt tempo, as vezes ate juntava uma grana mais sempre desistia ou então me diziam q eu ia fazer merda ou coisas do tipo...jah pensei ate em transformar meu Rack de mogno em uma guita!!!ushaushaushuhsahshashauhsuahsuhuhsush, Mas minha mae Vetou!!!!aushuahuashu

E quanto ao preço das madeiras?
kero fazer uma Explorer então kiria ter uma ideia de preço tb de uma peça de Mogno, se alguem puder ajudar...
Vlw

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


heitor_pg
reativando o tópico aqui...
opa, legal cara.
é pra isso que ele serve.

vamos lá:
onde vc consegui comprar os componentes para fazer sua guitarra? Ando procurando nas lojas mas está dificil encontrar peças para tele. Ja procurei em várias lojas em Natal e lojas como palytech e afins
como eu sou de sp, é um pouco mais facil de achar as coisas. mas uma parte eu comprei pelo mercado livre. as peças de metal eu comprei duma fabrica do sul, veio pelo correio.

acho tem poucas lojas que vendem componentes no brasil.
a vintage, aqui de sp, tem alguma coisa coisa (www.twotone.com.br), acho que eles vendem pelo correio.
talvez a made in brazil (www.madeinbrazil.com.br) tambem venda, nao sei.

em casos especiais, os luthieres compram de fora, pelo site da stewart mcdonald (www.stewmac.com), mas acho que não é o caso.

Estou precisando basicamente de um escudo (escuro) e um control plate.
o control plate comprei da walker, aquele fabricante do sul que eu falei.
o escudo deve achar facil no mercadolivre, usados, e não deve ser tão dificil de achar nas lojas. na pior das hipoteses, dá pra voce fazer um.

E quanto ao preço das madeiras? Vou transformar uma strato q tenho (o corpor rachou) em uma tele, ou seja, vou aproveitar o braço, o q ja vai facilitar bastante o trabalho. Estou procurando por cedro, mogno ou jacarandá.
eu acho que cedro é o mais barato deles. e o mais leve.
o lance de aproveitar o braço é uma boa sim.

Até agora só encontrei cedro, e me pediram 50 reais por uma prancha de 80x40x7,5cm. O preço é mais ou menos esse ou ta meio caro?
não tá um preço absurdo, mas eu paguei menos. paguei 30 reais, pelas madeiras do corpo e do braço. o meu foi retalho de loja de construção. mas eu não entendo muito de preços de madeira.

PedroA
uma dica, pra voce e pro heitor_pg: estudem bastante, antes de botar a mão na massa, pra evitar jogar dinheiro fora.
consulte o topico de luthieria do seiji e bertola, inclusive o antigo, que tem muita coisa boa lá.
e vejam os links que eu botei no meu site. tem muitos sites com coisas boas por ai.

falou!

PedroA
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

Vlw!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


PedroA
jah pensei ate em transformar meu Rack de mogno em uma guita
kero fazer uma Explorer então kiria ter uma ideia de preço tb de uma peça de Mogno
ah, não tenho certeza, mas acho que mogno ou é de corte proibido, ou controlado, não lembro bem. mas parece que é dificil de encontrar pra comprar.
lembro de alguma coisa assim por que já ouvi outras historias de moveis virarem gibsons.

gucrispim
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
se fosse simples eu teria várias gibson em casa, tenho muitos móveis de mogno heheh, fora o chão da casa q eh d madeira, akeles tacos compridos, mas nao ao certo o tipo d madeira UAEHuAHEuAHEuAHE venderia gibson por metro UAEH

128556
Veterano
# jan/08
· votar


fiquei na vontade de construi uma agora

pelas dicas do forum, nao parece um bixo de 7 cabeças

Diino
Veterano
# jan/08 · Editado por: Diino
· votar


kiki
cara, nada contra tu querer fazer uma guitarra, nao estou criticando nem nada, so uma pergunta?

ja q tu vai construir uma guitarra.
pq uma telecaster comunzinha?
faça um modelo unico e diferente dos outros.

strato, tele e les paul todo mundo tem

128556
Veterano
# jan/08 · Editado por: 128556
· votar


edit

heitor_pg
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

estou pesquisando bastante... inclusive ja mudei algumas ideias iniciais... se fosse direto por a mão na massa estaria hj com um "barrote" de madeira para escorar porta, pq com certeza ja teria feito besteira

o seu site ta sendo de grande ajuda

ja tenho uma pequena experiencia com marcenaria, mas terei q melhorar o meu quadro de ferramentas para poder fazer uma guitarra

até agora só tenho o molde eu eucatex

Tetanossauro Rex
Veterano
# jan/08
· votar


Diino
Tarde demais hein

axleWs
Veterano
# jan/08
· votar


Diino

simples, tele é a mais simples (teoricamente) de fazer, e outra, já pensou no fato de ele gostar de telecasters ?

abraços

Diino
Veterano
# jan/08
· votar


Tetanossauro Rex
:S

axleWs
pois é...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jan/08
· votar


kiki

cara eu so fã de tele e tenho q admitir q vc fez um puta dum trabalho massa gostei muito da aparencia da sua
(ficou parecida com a minha)

mas gostaria de saber umas coisas

qt a açao das cordas vc conseguiu uma boa regulagem?

e o tensor tah funcionando legal? (tipo ele entorta msm o braço?)
(to perguntando isso pq eu vi um cara q se dizia luthier fazer e o tensor nao funcionava)

ela pesa qt?

bom acho q chega

meus parabens msm

vlw

Fisioterapeuta
Veterano
# jan/08
· votar


ha um ano atraz eu vi seu tópico e pensei, o q q esse cara ta querendo se meter em luthieria sendo q ele nao manja porra nenhuma, foi o q me pareceu, dai por diante nem reparei mais no topico, depois de um ano voltei aqui no fcc e me deparei com seu tópico, olhei o video e fiquei com o queixo caído, vc e o exemplo de superação de que quando a gent quer algo a gente corre atraz daquilo com forca e consegue, foi igual eu, nunk tive pedais porque a grana era curta... fui atraz da net e aprendi a fazer meus proprios pedais....

Meus sinceros parabens cara, tenho crtz q alem do esforço, alem dos errinhos que podem ter aparecidos, vc nunk vendera essa guitarra pois foi vc quem a fez e isso nao tem preço...

Parebens brother de coração.

And keeping Rock Man

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
desculpa a enxeção de saco, mas percebi que suas duvidas no começo eram quase iguais as duvidas que tenho agora, e que vc como eu foi atras de bastante informações..

vou ter que te perguntar onde comprou todas as peças.. :D

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
para transferir do desenho CAD para uma folha, e depois passar para fazer as marcas na chapa de madeira.. pode ser numa ksa de plotagem ?

kiki
Moderador
# jan/08 · Editado por: kiki
· votar


gucrispim
se fosse simples eu teria várias gibson em casa,
pois é. a madeira não faz a guitarra. mas tem madeiras dificeis de encontrar.
o mestre seiji disse que tem um estoquezinho de moveis e caixilhos antigos...

Diino
bom, os caras já responderam por mim...

Tetanossauro Rex
axleWs
valeu!

heitor_pg
estou pesquisando bastante... inclusive ja mudei algumas ideias iniciais... se fosse direto por a mão na massa estaria hj com um "barrote" de madeira para escorar porta, pq com certeza ja teria feito besteira
é, esse é o medo. bom saber que voce já ta pesquisando.

o seu site ta sendo de grande ajuda
valeu! pra isso montei ele. achei muita coisa boa na net, e resolvi colaborar mais um pouco!

ja tenho uma pequena experiencia com marcenaria, mas terei q melhorar o meu quadro de ferramentas para poder fazer uma guitarra
sim, as ferramentas são um pouco especificas mesmo. mas bom que voce já mexe com marcenaria, é o fundamental.

até agora só tenho o molde eu eucatex
já é um bom começo. isso demora um pouco pra arrumar.

japaubatuba
qt a açao das cordas vc conseguiu uma boa regulagem?
pro tanto que eu toco, sim. não to tendo problemas.
acho que uns 2mm na casa 12, não lembro bem. medi faz um tempo.
eu mandei regular num luthier depois de pronta.

e o tensor tah funcionando legal? (tipo ele entorta msm o braço?)
(to perguntando isso pq eu vi um cara q se dizia luthier fazer e o tensor nao funcionava)

acho que funciona. os caras da luthieria onde eu mandei disseram que conseguiram regular.

ela pesa qt?
eu acho que era 3,6 kg, não tenho certeza. meus irmãos acham ela pesada. pesa mais que a tagima 635 do meu irmão.

valeu pelos elogios!
mais duvidas, pode perguntar sim.

Fisioterapeuta
valeu mesmo cara! muito legal receber esse retorno.

eu entrei no forum quando criei esse topico. de lá pra ca percebi que sempre aparece gente querendo saber de luthieria, mas nem todos realmente estão dispostos a estudar o assunto.

128556
desculpa a enxeção de saco, mas percebi que suas duvidas no começo eram quase iguais as duvidas que tenho agora, e que vc como eu foi atras de bastante informações..
pode enxer o saco à vontade. sempre que eu conseguir, eu respondo.
e o site que eu montei tá aí pra tentar esclarecer tambem.

vou ter que te perguntar onde comprou todas as peças.. :D
muita coisa na teodoro sampaio (sp), algumas coisas pelo mercado livre.

para transferir do desenho CAD para uma folha, e depois passar para fazer as marcas na chapa de madeira.. pode ser numa ksa de plotagem ?
sim. é igual plotagem de arquitetura/engenharia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo uma Telecaster