Construindo uma Telecaster

Autor Mensagem
Mep
Veterano
# jan/11
· votar


Legal! Puta merda, pago um pau pras telecaster... Queria ter culhão suficiente pra fazer igual o kiki e o outro rapaz lá.

Parabens :D

Lokin
Veterano
# jan/11
· votar


Eae kiki,meu pai e eu tamo com recursos em madeira suficiente pra 2 guitarras,e faz tempo tava me enrolando pra fzr a tele,o corpo ta blz,estou acompanhando o seu projeto,mas pelo visto a melhor maneira e começar pelo braço?

Jandira
Veterano
# jan/11
· votar


kiki
Aproveitando seu UP DO MAL 2011, queria fazer uma pergunta sobre o seu UP DO MAL 2010...

Qual a marca da Control Plate que você comprou para usar a tele-mod?

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


Mep
valeu!

Lokin
legal!

sim, o braço é mais complicado.
mas eu fiz meio ao mesmo tempo.
o importante é os dois se encaixarem direitinho!
=p

uma dica do mestre bertola é comprar o braço pronto, não é caro.

alias, o custo da madeira é mínimo. pra mim deu uns 5% do total.
o captador é o mais caro
(porcaria, o site tá fora do ar, mas lá tem um gráfico dos custos)

Jandira
putz, boa pergunta.
eu acho que foi fender mesmo... vou ver se tenho a embalagem em casa.

TavaresBluesMan
Veterano
# jan/11
· votar


kiki
Cara, acho q o site ta no ar sim.. Andei entrnado ae pra me guiar hehe, abraço.

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


TavaresBluesMan

no chrome nao abre aqui, mas no IE abriu
=p

é esse grafico que eu te falei... tá na seção "componentes"

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/componentes/telepizza.GIF

grafico de porcentagem dos preços dos componentes.tá meio grosseiro,
mas dá pra dar uma idéia das proporções.

-o que eu chamei de "ferragens" na verdade são peças em geral. "ferragens
braço" inclui tarrachas, pestana, marcação das casas, trastes, tensor.

-"ferragens corpo" é escudo, ponte, knobs, plates.

-elétrica é potenciometro, jack, chave seletora. representa uma porcentagem
pequena, pois a tele tem um circuito bastante simples.

-os captadores representam o grosso do custo. mas isso varia com a qualidade.

-muitas pessoas creem (e eu ja fui uma dessas pessoas) que a madeira
custa muito, pois é o que dá a "massa" da guitarra. mas seu custo é mínimo.

Córtex Frontal
Veterano
# jan/11
· votar


kiki


caramba cara, esse tópico nunca vai morrer ehuasheush...

uma linha do tempo viva...

qual madeira usasse na guitarra?? tu usas ela frequentemente??

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


kiki
Depende né Kiki.
Freijó chega a custar R$ 200. Ash chega a custar R$ 1500.
Daí o custo aumenta exponencialmente, e a madeira passa a ser um ítem caro.

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


Córtex Frontal
qual madeira usasse na guitarra?? tu usas ela frequentemente??
cedro no corpo e pau-marfin no braço
descrição ocmpleta no site!

uso sim... não toco tanto quanto gostaria, mas tenho usado em todos os tributos que participo, e algumas jams.
todo eventualmente em casa, com meus irmaos, festas, etc...

T-Rodman
ash é madeira do hemisfério norte, lá deve ser mais barato.
mas aí o povo quer usar a mesma aqui, e sai caro!
=p

nao sei o freijo... mas depende do tanto de madeira que vai se usar.
um captador pode custar mais de 200 reais, e em geral vai dois ou tres. comparando o volume de material que é, é bem mais barato a madeira.

uma conta rapida:
http://www.leomadeiras.com.br/cod/a/consumidor/produtos/produtos_desc. asp?desc=Prancha+Freij%F3+4,0+cm+DOF&showroom=1&Trade=1&id=86559&catid =511&prodid=523&cat=523&pcat=512

Por R$ 2.301,00 à vista METRO CUBICO

com 0,075 m³ dá pra fazer uma guitarra mais ou menos (1m x 1,5m x 0,05m)
172 reais (é mais ou menos o que voce falou mesmo)
o meu kit de caps foi uns 350 reais os dois.
=p

ALF is back
Veterano
# mai/13 · Editado por: ALF is back
· votar


_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_¯_
UP providencial de quase 2,5 anos depois! rs

kiki
cara, estive conversando com um amigo marceneiro (q faz moveis e tbm toca guitarra) e surgiu a ideia bizarra de fazer 2 teleca pra nóis! kkkkkkk
olhando pra minha lespaul e pra superstrat dele, fomos imaginando alguns detalhes, de como podem ser feitos...as guitas ja tao prontas na nossa cabeça! kkkk
só falta um detalhe basico: os moldes! (edit: nao precisa mais!*)
vc usou algum molde em tamanho real? procurei, mas nao achei nada q eu poderia usar pra, por exemplo, imprimir em tamanho real..
com o material q acumulei aqui, é possível esboçar algo numa cartolina pegar mais ou menos as curvas na mão...mas acho q existe uma forma mais precisa e facil de fazer isso, nao?

os sites q consultei até agora são todos q vc postou aqui, além de uma bela duma "biblia" q achei na net em pdf (guitar building plans)

a titulo de curiosidade,
nossa ideia é fazer uma tele com a eletrica toda na parte traseira, sem escudo, cor de madeira, tipo essa:

http://4.bp.blogspot.com/-eKJ_y8dzI3U/UXPfJCdXveI/AAAAAAAABoY/7aAD16PQ fuE/s1600/Cabronita+jk+(6b).jpg

mas com knobs de volume e tone, além de um single de tele mesmo no braço, e um humbucker em forma de single de alta saida na ponte!


________________________
*Edit:
ahh cara, deculpa ai! lendo com mais atenção achei o projeto em pdf!
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/projeto/telecaster_plan%20plot %20A0.pdf

bom...entao o up foi só para dizer q tem mais gente usufruindo de seu excelente topico! rs

floriani-guitar
Veterano
# abr/14
· votar


Pessoal, eu deixei pronto recentemente um corpo de guitarra, do tipo uma super strato, porém após construir e fazer as escavações para os captadores, elétrica e pro braço, vieram no meu face alguns amigos questionarem sobre o corte dela, essa informação eu não tinha, eu cortei em vertical, " o sentido dos veios" e não na vertical, realmente importa a direção dos veios da madeira? falaram que ia lascar facil, quebrar, porém não tive problemas, alguém pode me ajudar? abraço

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


floriani-guitar

fotos?

floriani-guitar
Veterano
# abr/14 · Editado por: floriani-guitar
· votar


pessoal, um corte de corpo de guitarra, precisa ser necessariamente com os veios da madeira na vertical, pra cima? ou tanto faz a direção dos veios da madeira? não cortei como padrão, com os veios pra cima, mas a escavação, tudo saiu correto, terei problemas será? abraço

floriani-guitar
Veterano
# abr/14
· votar


ops, vou postar as fotos

floriani-guitar
Veterano
# abr/14
· votar


to com problemas na câmera :D mas afinal essa "lei" dos veios existe ou não? pra mim não faz nenhum sentido os veios ficarem na vertical ou horizontal, não sei porque os caras teimaram comigo....:/

kiki
Moderador
# mai/14 · Editado por: kiki
· votar


ALF is back
hahaha, li só agora, que bom que meu material está ajudando!

floriani-guitar
não sei se entendi direito, mas os veios fazem diferença sim.
o ideal é os veios correrem no mesmo sentido das cordas, isso ajuda a vibração do som.

se entendi direito os veios do seu corpo estão atravessados em relação às cordas, é isso? se for, provavelmente vai ter menos sustain a sua guitarra.

edit:
marque a opção, 1 ou 2?
http://s15.postimg.org/dpsmaasez/guit.png

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


floriani-guitar

Acho que o mais importante é quanto à resistência da madeira. As fibras atravessadas eu creio que ofereçam maior risco de empenamento porque vão ficar numa posição perpendicular à direção da tensão das cordas. Mas se a madeira for "dura" o suficiente, acho que não tem grilo.

O som, sinceramente, acho que não vai dar diferença perceptível (morcegos ou cães talvez consigam dizer a diferença... rs).

Agora, esteticamente, acho que fica feio pra burro... a menos que você vá pintar opaco, claro.

pequenogafanhoto
Veterano
# jun/18
· votar


como fazer o corte no corpo onde vai a junção do braço? tenho um esmeril em casa. é que vou fazer um corpo pra aproveitar um braço de tele/strato q tem aqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/18
· votar


pequenogafanhoto
Essa é uma das partes mais difíceis.
Usa-se furadeira de bacdada e tupia de coluna (de mão).
Esmeril não serve pra nada.
Abç

NeoRamza
Veterano
# jun/18 · Editado por: NeoRamza
· votar


pequenogafanhoto
Comecei a estudar esse assunto recentemente. Além da furadeira de bancada e da tupia você ainda vai precisar de outras ferramenta e do molde. Aqui tem um video muito bom que mostra todos os passos:


Você pode comprar o molde pronto ou fazer.

Depois ainda tem toda a parte de pintura que é uma complicação a parte, principalmente se quiser fazer bem feito.

Fugitivo
Veterano
# jun/18
· votar


Fica aí como sugestão o canal Luthieria de Pobre, para quem quer aprender mais sobre madeiras e construção de guitarras, está rolando uma série atualmente no canal e la ele mostra como colar pedaços de madeira e depois cortar para dar forma ao corpo. Vale muito a pena conferir.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo uma Telecaster