Construindo uma Telecaster

Autor Mensagem
128556
Veterano
# jan/08 · Editado por: 128556
· votar


kiki
vlw kra ! axo q ja li teu site umas 2 vezes, inteirinho, o seu projeto me inspirou bastante

eu vou atras das peças qnd der :D

o mais dificil pra mim eu acho que vai ser o braço, comprou na teodoro sampaio tambem ?

eu queria ja com o tensor =/

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
o braço eu fiz. mas acha na teodoro sim. em algumas luthierias voce compra braço usado, recondicionado, braço novo, e pode até encomendar como quiser.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
essa primeira guita eu vou comprar o braço, pq vi que o braço necessita de varias ferramentas a mais,

o corpo, eu tenho a makita, serra em arco, furadeira vertical, entao ja ajuda bastante

só para cortar o corpo e fazer os buracos do corpo, to pensando em levar em um marceneiro

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
é uma boa. tente fotografar tudo, e poste aqui pra gente ver!

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
claro :D

e pra fazer aquele arredondamento no top das les paul, vou levar no marceneiro tambem

pq nao tenho aquela lixa mecanica la :X

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
pois é. a lespaul é toda mais complicada. isso eu fui descobrindo conforme eu fui estudando mais.

eu meio que dei sorte de escolher tele. eu sabia que era simples, mas não sabia quanto.

alias, eu escrevi um texto comparando as gibson e as fenders, justamente nestes aspectos construtivos (nada de som). se tiver um tempo, de uma lida:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168990/

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
vou ler
com certeza

mais uma perguntinha tosca sobre os braços, vc tem noção de qnt q sai um braço com escala e headstock aqui na teodoro sampaio ?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
hum... eu vi um de tele, era uns 250 reais.

tem que ver se de gibson é mais caro.
um dos principais pepinos que tem é o lance do braço colado, precisa ser mais bem feito, mais preciso.
essa é uma das questões chave que me motivou a escrever esse texto.

voce pode até fazer uma lespaul com braço parafusado. mas se disser isso aqui no forum, vão te malhar =P

alias, mais uma dica: procure no youtube, tem videos de visita às fabricas da gibson e fender, muito legal.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
excelente texto, realmente para montagem da primeira guitarra, surge uma duvida entra a facilidade de uma strato/tele e o meu gosto de querer ter uma LP
eu tenho uma guitarra meio fuleira strato, até seria interessante construir uma strato, mas sei la :/
axo q vo me dedicar para construir uma LP mesmo :D

sera que a colagem do braço é muito difícil de ser feita ?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
sera que a colagem do braço é muito difícil de ser feita ?
não sei, nunca fiz! =P

olha lá no topico que voce upou, eu postei mais umas coisas lá.

PedroA
Veterano
# jan/08
· votar


Todo mundo se animou!!!
eu tb aki...
Mas tenho a ms pergunta do 128556, quanto deve sair um braço? uns 200 conto?
Vlw

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


PedroA
depende muito do tipo do braço... eu vi uns novos de tele por 250. vi um usado recondicionado de strato por uns 170. de gibson eu nunca vi preço, mas deve ser mais caro.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
vlw por responder td

foi mal se as vezes refiz a mesma pergunta em 1/2/3 topicos aoihuahoiahuio

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
é, eu tambem to confuso na mistura dos tópicos. acho que depois podia concentrar tudo no seu, que fica mais focado.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
esses dias eu crio um :D

ai fica mais facil

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
blz! to indo ai, ate!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


128556
alias, quando eu li o titulo, achei que voce que tinha criado aquele. achei engraçado que tá igual ao titulo do meu, mas é mais antigo. eu não tinha visto aquele antes.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
kkkkk

valeu :D

heitor_pg
Veterano
# jan/08
· votar


Já comprei ponte, control plate, knobs e etc. Agora estou encomendando o escudo e os captadores para fechar a lista de peças.

Mas estou com dificuldade de encotrar madeira (estou procurando por cedro ou freijó, já que mogno e jacarandá são quase impossíveis de achar)

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


heitor_pg
legal!

a madeira procure em casas que vendem madeira pra construção... não é muito facil de achar, mas enfim.

outra dica, do mestre seiji, é tentar encontrar moveis antigos ou peças de demolição, como portas antigas. o problema é saber identificar as madeiras.

e continue contando pra gente o andamento!

heitor_pg
Veterano
# jan/08
· votar


Venci peça insistencia
Convenci o dono da madeireira a cortar meio metro de uma prancha de 4m que ele tinha la

http://img252.imageshack.us/img252/9602/dsc05199uo5.jpg

a madeira está bem seca (estava a 2 anos na madeireira ja)

Peça com 500x400x75mm (30 reais)

agora é comprar o escudo e começar os trabalhos

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


heitor_pg
legal!

é cedro? ta pouco rosado...

heitor_pg
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

é sim, talvez seja por conta da foto que não dê para ver bem. Mas qdo tava do lado do freijó la na madeireira dava pra ver bem.

heitor_pg
Veterano
# jan/08 · Editado por: heitor_pg
· votar


Não tinha prestado atenção nessa sua frase no site kiki

"...ainda estou num dilema: pintar, ou deixar natural a madeira?
a pintura seria aquele amarelo vintage, quase um creme..."

mesma dúvida q estou... junto com isso, se compro o escudo preto ou shell tortoise.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


heitor_pg
olha, ce deve ter visto, deixei natural. recomendação dos mestres luthieres aqui do forum.
por que serviço de pintura é mais trabalhoso. geralmente eles mandam fazer fora, em casas de funilaria e pintura de automovel. é um trabalho demorado, pra deixar lisinho.
e tambem que o natural valoriza a madeira, e deixa aparecer os defeitos e erros... o que faz parte da historia da construção.

li esses dias num forum gringo de luthieria:
Qualquer erro cometido só torna seu projeto mais personalizado.
Any mistakes you make on your project only serve to make it more custom
achei genial! foi isso que eu fiz deixando natural.

um contra de deixar natural é que voce não tem muito controle da tonalidade que vai ficar o instrumento. ao dar o acabamento é uma surpresa, a madeira escurece de maneiras surpreendentes.
meu cedro era bem rosa avermelhado, mas quando passei seladora, ficou marrom. o avermelhado sumiu.
quem é experiente deve ter mais controle disso.
e tinta tambem muda um pouco, não é tão facil acertar o tom desejado.

o escudo já é uma questão de preferencia, tanto faz. eu não gosto muito de trotoise, prefiro escudos simples. escolhi branco por que acho bonito e é menos comum em tele, geralmente é preto.
mas aí é de cada um.
essa parte é legal, poder escolher os detalhes como voce curte. principalmente estes que não implicam em muita coisa.

qualquer coisa faça uma simulação naquele kisekae (aho que chama assim), que voce constroi guitarras num programinha.

heitor_pg
Veterano
# fev/08
· votar


Fiz umas simulações usando esse kisekae e espero que eu consiga deixar ela assim

http://img516.imageshack.us/img516/3488/modelotelecasterkc3.png

já q o braço q vou usar possui escala rosewood

Curly
Veterano
# fev/08
· votar


kiki

esse foi um dos melhores tópicos da história do FCC, mostra o potencial que o forum tem, é isso aí, conteúdo, quem faz o forum somos nós, parabéns mesmo !

Astronomy Domine
Veterano
# fev/08
· votar


Curly
kiki

esse foi um dos melhores tópicos da história do FCC, mostra o potencial que o forum tem, é isso aí, conteúdo, quem faz o forum somos nós, parabéns mesmo !


Verdade. Tanto é que eu mesmo não sabendo tocar muito senti vontade de fazer uma também só de acompanhar o andamento do tópico (:

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Curly
Astronomy Domine
valeu mesmo! é muito bom saber que voces tão curtindo!
nunca é demais dizer, sem esse forum eu nunca teria conseguido.

heitor_pg
Veterano
# fev/08 · Editado por: heitor_pg
· votar


Mais algumas imagens

- Alguns componentes
http://img164.imageshack.us/img164/8324/dsc05253sk2.jpg

- Molde com escudo, ponte e control plate
http://img212.imageshack.us/img212/4185/dsc05264il3.jpg

- Doadora do braço
http://img221.imageshack.us/img221/9105/dsc05268rp2.jpg

Agora vai realmente começar o trabalho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo uma Telecaster