Escalas O Metodo Pratico!

Autor Mensagem
alexdiffer
Veterano
# dez/07
· votar


Tipo os modos envolve uma relacao entre campo harmonico e as escalas.

Oque acontece nesse caso é que D é a segunda nota da escala
e o segundo acorde do C.H porem um acorde menor Dm e partindo de D ( D E F G A B ) os intervalos passam a produzir uma sonoridade diferente da obtida usando a escala de Dm ou F sua relativa maior.

Acho que essa era sua duvida ... se nao for seja um pouco mais claro e objetivo...rsrsrsrs

Letinho
Veterano
# dez/07
· votar


Ninguém respondeu minha pergunta sobre como usar a escala menor melódica,alguém pode tirar minha dúvida aê?Qual a hamonia q eu devo usar pra aplicar essa escala?a Tônica tem estar menor?Obs:No caso a terça da escala está menor,então eu devo usar por exemplo na escala de C usar o Cm?

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Bom dia!!!

Letinho
Ninguém respondeu minha pergunta sobre como usar a escala menor melódica,alguém pode tirar minha dúvida aê?Qual a hamonia q eu devo usar pra aplicar essa escala?
Vou responder sem responder...
Vc já viu algum pedreiro construir uma casa a partir do telhado?
Ou alguém vestir a calça antes da cueca?
Pois é, fazer música é mais ou menos assim. Vc cria primeiro a harmonia pra depois encaixar a Escala ou Modo que melhor expressará o que vc pretende passar através de sua canção.
Valeu!!!

Letinho
Veterano
# dez/07
· votar


Vc num entendeu minha pergunta,eu quiz dizer o seguinte...se agente tocar uma música na "famosa" nota C,é lógico q agente vai usar a escala de CM,mais como eu posso improvisar na escala menor melódica?

Então faz assim,me explica o seguinte,como na escala menor melódica só modifica a terça q no caso ela fica menor e as demais não se alteram,coloca o campo harmônico dela por favor cara!
Te agradeço muito!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

Letinho
Vc num entendeu minha pergunta,eu quiz dizer o seguinte...
Cara, o que eu entendi é que vc quer usar a Escala Menor Melódica. E foi exatamente por isso que eu disse que vc está querendo começar do final. Na hora de compor ou improvisar, primeiro faça a harmonia sem pensar no que vai usar pra solar. Só depois de composta a base é que vc irá experimentar as várias opções de Escalas e Modos para então perceber qual deles transmitirá aquilo que vc quer dizer com sua música.

...se agente tocar uma música na "famosa" nota C,é lógico q agente vai usar a escala de CM,...
Leia o tópico todo e vc perceberá que em Música nada é "lógico"; tudo depende de sua intenção. É certo que vc poderá utilizar a Escala Maior de C, mas existem outras possibilidades, inclusive, não usar esta Escala...

...mais como eu posso improvisar na escala menor melódica?
Use as tonalidades em cujo seu Campo Harmônico apareça o Acorde considerado como base para seu improviso.

...coloca o campo harmônico dela por favor cara!
Ok: Im(7M) - IIm7 - bIII7M(5#) - IV7 - V7 - VIm7(b5) - VIIm7(b5)

Valeu!!!

Letinho
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues


Cara,muito obrigado mesmo,vc matou dois coelhos com uma só cajadada eu tbm precisava desse acordes q eu num sei muito bem eles,abraço,obrigado e feliz 2008!

Joe Tyle
Veterano
# dez/07
· votar


E aew pessoal =]
Bom, eu li tudo sobre modos aqui no fórum e cheguei numa conclusão que eu quero saber se tá certa =]

bom, o que eu li foi que se eu quero um C jônico eu uso a própria escala de C, e seu eu quero um C dórico (que começa em D) então eu usaria a escala de D, por causa do intervalos.

mas entao eu percebi uma coisa que eu quero saber se está certa =]

se eu quero um G eólio então eu conto a partir desse até eu encontrar o primeiro grau.

I- B
II- C
III- D
IV- E
V- F
VI- G (eólio)

olhando pra isso, quer dizer então, que para eu ter um G eólio eu uso a escala de B no tom G.

é isso mesmo?

tipo, lá no tópico que o Marisco fez ele fala do A dórico
"A nossa harmonia está em A Dórico = A, B, C, D, E, F# e G."

nesse caso eu pensaria assim: o A dórico é a escala de G começando em A. E se vc for ver os intervalos vai perceber que realmente é a escala de G.

então eu estou lá solando na escala de G. De repente eu penso, eu quero um A dórico, então dentro do mesmo shape que estou usando em G, eu começo um solo a partir SÓ da nota A, sem precisar pensar na escala de A. E eu vou fazendo isso no resto dos shapes em G no braço da guitarra.

tá certo isso? =]




*o post vai ficar gigante* =]

outra coisa:

O Penta_Blues disse: "É certo que vc poderá utilizar a Escala Maior de C, mas existem outras possibilidades, inclusive, não usar esta Escala..."

isso quer dizer então que se eu tenho uma base em C, em vez de eu usar só uma escala menor ou maior em C, eu também posso usar uma escala de G (já que ele estaria dentro do campo harmônico de C. Eu estou me baseando naquele lance da formação dos acordes do CH)???

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Joe Tyle
Como diria Jack, "O Estripador", vamos por partes...
Primeiro com o último...rs

isso quer dizer então que se eu tenho uma base em C, em vez de eu usar só uma escala menor ou maior em C, eu também posso usar uma escala de G (já que ele estaria dentro do campo harmônico de C.
Sim, se é que vc está falando em G Mixolídio. O problema é que como este Modo possui exatamente as mesmas notas que C Jônio, na prática vc não perceberá o "sabor" mixolídio do Modo. Mesmo que vc comece a solar na nota G. A Escala Maior de G é uma opção interessante por conta da sétima nota desta Escala que difere da de C.
O resto vem depois. Vou jantar...rs
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Joe Tyle
Vamos ao que sei de suas outras dúvidas:

bom, o que eu li foi que se eu quero um C jônico eu uso a própria escala de C, e seu eu quero um C dórico (que começa em D) então eu usaria a escala de D, por causa do intervalos.
Bom, aqui vc se confundiu...
C Dórico começa em C e não possui as mesmas notas que C Jônio. A Escala Maior de D não possui a nota C, então não fica bom numa base cujo acorde seja C (Dó Maior). O Modo Dórico com a tônica em D é D Dórico; este sim poderia ser encarado como uma Escala de C começada em D.
Só pra não ficar grande, tentarei responder suas outras dúvidas em outro post...rs
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Joe Tyle
Tô aqui de novo...rs

se eu quero um G eólio então eu conto a partir desse até eu encontrar o primeiro grau.
I- B
II- C
III- D
IV- E
V- F
VI- G (eólio)
olhando pra isso, quer dizer então, que para eu ter um G eólio eu uso a escala de B no tom G.
é isso mesmo?

De novo vc se confundiu, meu camarada...
Esse Modo que vc colocou tá me parecendo um B Lócrio.
Para se ter um G Eólio vc tem que estar no Tom de A#.
A Escala de B no Tom de G é um B Frígio.

tipo, lá no tópico que o Marisco fez ele fala do A dórico
"A nossa harmonia está em A Dórico = A, B, C, D, E, F# e G."
nesse caso eu pensaria assim: o A dórico é a escala de G começando em A. E se vc for ver os intervalos vai perceber que realmente é a escala de G.

Tá quase perfeito porque o que vc vê são as notas (essas sim iguais) pois se verificar os intervalos, Escala Maior de G e Modo A Dórico são diferentes.
Só não consegui entender como vc correlacionou estas duas idéias e chegou a conclusão que é o mesmo raciocínio...
Valeu!!!

Embaixador da Etiopia
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
jovem uma dúvida aqui rapidão, tipo eu tenho um acorde de F7M/11# (sem terça), pra esse acorde a única escala que eu poderia usar seria o F lídio certo?

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!! De novo, de novo...rs

Joe Tyle
então eu estou lá solando na escala de G. De repente eu penso, eu quero um A dórico, então dentro do mesmo shape que estou usando em G, eu começo um solo a partir SÓ da nota A, sem precisar pensar na escala de A. E eu vou fazendo isso no resto dos shapes em G no braço da guitarra.
tá certo isso? =]

Na prática não houve diferença nenhuma pois as duas possuem as mesmas notas independentemente de com que nota vc começará seu solo. Como se encontram na mesma Tonalidade não vai fazer diferença nenhuma vc resolver solar em G (Sol Maior), em G Jônio, em A Dórico, em B Frígio, em C Lídio, em D Mixolídio, em E Eólio ou em F# Lócrio, pois como eu já disse, todas possuem as mesmas notas. Então, "sonoricamente" vai ser tudo a mesma coisa.
Confundi tudo na sua cabeça né?...rs
Releia com calma pois na minha opinião, um erro comum é raciocinar com Modos dentro da mesma Tonalidade, pois pra que se tenham resultados diferentes vc deve buscar improvisar com Modos que possuem a mesma tônica, o que significa busca-los em outras Tonalidades e, consequentemente encontrar Modos formados por notas diferentes.
Por exemplo: C Jônio está no Tom de C; já C Dórico está no Tom de A# e C Frígio no Tom de G. Apesar de todos possuirem a mesma Tônica (C) são diferentes entre si, o que não acontece quando vc pensa em C Jônio, D Dórico e E Frígio que, por possuirem tônicas diferentes acaba levando os menos experiêntes a imaginar que se tratam de sonoridades diferentes, mas que não é verdade pois todos estão no mesmo tom de C.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Embaixador da Etiopia
Na minha opinião isto está correto sim, meu camarada. Ou se preferir usar outros nomes, qualquer um dos Modos da Escala Maior de C, mas que no fundo serão a mesma coisa em termos de sonoridade.
Valeu!!!

Embaixador da Etiopia
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
no caso aí não tem como eu dá intenção de nada né, pq se não fica muito dissonante certo?

Joe Tyle
Veterano
# dez/07
· votar


Obrigado pela resposta! =]

Mas... =]

Putz, realmente, me confundi, agora que eu vi que os intervalos são diferentes.

Por isso que se diz então que um D dórico não é a escala de D. ah tá ok. *acabei de ler isso num outro topico ehuehue*

Bom, no que eu li na no Guitar X, o cara diz assim:
Repare que as notas são as mesmas, o que muda é o ponto de partida. Esses desenhos (shapes) são utilizados apenas para efeito de visualização e localização, o ideal é que se toque os modos em todo o braço do instrumento.

Se alguém perguntar qual é o dórico de DO, você já sabe que é o RE, ou invertendo a pergunta: o RE dórico é campo harmônico de quem? A resposta seria DO. Em outras palavras, RE dórico é uma escala de DO maior começando pela segunda nota, por isso é importante saber a ordem dos modos.


Aí depois ele dá um exemplo:
Lembre-se que DO lídio está no campo harmônico de SOL, ou seja, DO lídio é a escala de SOL começando pela quarta nota. Repare que no DO lídio temos a nota FA#, que faz parte do tom de SOL.

então eu percebi que é uma questão de como se dá o nome as coisas.

por exemplo, se o cara diz assim: eu quero um C Lídio, então ele vai pegar a escala maior de C e vai aumentar 1/2 TOM da 4ªnota.

mas pelo o que eu percebi dá no mesmo se ele descobrir a quem TOM pertence o C Lídio.... aí contando dá:

I - G (Jônio)
II - A
III - B
IV - C (Lídio)
VI - D
VII - E

isso quer dizer entao que eu vou simplesmente pegar a escala de G, começar em C e terminar em C. aí no caso seria como você falou, eu teria notas iguais mas intervalos diferentes. No caso eu teria intervalos diferentes a partir do ponto q eu comecei e nao levando em consideração a escala toda.

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Embaixador da Etiopia
Pra mim o próprio acorde já é dissonante, mas ainda assim acho que se pode explorar propositadamente mais dissonâncias. Só não sei se o resultado será interessante ou o esperado.
Valeu!!!

Joe Tyle
Veterano
# dez/07
· votar


aproveitando a pergunta, vc disse que pode usar um F lídio no F7M/11#, ou qualquer outro das escalas do modo C. Então isso quer dizer que eu posso usar qualquer outra escala de outro modo que eu quiser dependendo da sonoridade, não importando se é de C ou F, por exemplo, o negócio é arriscar nas tônicas de diferentes tonalidades?

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Joe Tyle
então eu percebi que é uma questão de como se dá o nome as coisas.
Sob um determinado ponto de vista, é isso mesmo...

por exemplo, se o cara diz assim: eu quero um C Lídio, então ele vai pegar a escala maior de C e vai aumentar 1/2 TOM da 4ªnota.
Sim, pois este é justamente o que eu chamo de "Intenção Lídia", mas para chegar a isso é melhor vc perguntar "Em que Tom a nota C está no IV Grau?" (porque o IV Grau corresponde ao Modo Lídio). Senão vc terá que aprender qual intervalo caracteriza determinado Modo e, a partir daí, construir o Modo na Tonalidade desejada. Mas é sim uma maneira correta de identificar o Modo Lídio.

mas pelo o que eu percebi dá no mesmo se ele descobrir a quem TOM pertence o C Lídio.... aí contando dá:
Foi o que eu disse aí em cima. Ambas são caminhos a seguir, depende de vc achar a que mais facilitar sua aprendizagem.

I - G (Jônio)
II - A
III - B
IV - C (Lídio)
VI - D
VII - E

Esta Escala está errada: V-D, VI-E e VII-F#.

isso quer dizer entao que eu vou simplesmente pegar a escala de G, começar em C e terminar em C. aí no caso seria como você falou, eu teria notas iguais mas intervalos diferentes. No caso eu teria intervalos diferentes a partir do ponto q eu comecei e nao levando em consideração a escala toda.
Sim, mas o resultado sonoro será o mesmo pois vc utilizará as mesmas notas, o que não fará com que se perceba a "intenção modal". Pra isso vc tem que variar o Tom, não a Tonalidade.

Cara, vc tá no caminho certo. Um pouco mais de atenção e estudo e certamente vc me passará de longe! Pois pelo que dá pra entender, vc pegou o jeito bem mais rápido do que eu. Apesar de eu não ser referência de nada pra ninguém...rsrsrs
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa noite!!!

Joe Tyle
ou qualquer outro das escalas do modo C.
Do Modo não, do Tom C. Que sonoricamente falando é tudo igual.

Então isso quer dizer que eu posso usar qualquer outra escala de outro modo que eu quiser...
Inverte isso: qualquer outro Modo de outra Escala...

o negócio é arriscar nas tônicas de diferentes tonalidades?
A Tônica é a Tonalidade. Então o negócio é arriscar nas Tônicas em diferentes Tons.

Apesar de existir um caminho mais tradicional, em Música nada impede que vc experimente coisas novas pra saber se o resultado é aquele que vc espera ou busca para passar sua mensagem através do seu som.
Valeu!!!

Joe Tyle
Veterano
# dez/07
· votar


Muito obrigado mesmo Penta_Blues!!!!
Meus solos estavam muito repetitivos e foi quando eu decidi estudar modos pra melhorar eles hauhaua
Aí empaquei nesse assunto.
Mas acho que agora sim posso colocá-los em prática!!

Valeu mesmo!

Copag
Veterano
# dez/07
· votar


Fala galera!

Confesso que ainda não terminei de ler tudo, to na página 5, enfiando tudo na mente, bom demais o tópico, excelente.

Apenas uma pequena dúvida, tocando a música The Thrill Is Gone, do B.B. King. Ela tá em Bm, estou tirando e improvisando em cima dela, usando a Pentatônica menor de B mesmo.

Notei que, em um momento no primeiro solo da música, antes do vocal, que ele usa um D -> D# -> E (10,11,12), na corda E prima mesmo. Só que D# não faz parte da escala e, se eu tiver utilizando a blue note, eu poderia utilizar, por exemplo, E -> F -> F#, já que a blue note seria F.

Então, misturou tudo, se eu tivesse improvisando com a blue note, e fazendo algo que ele fez na música, ía virar um cromatismo de D,D#,E,F,F#.

Enfim, de onde ele tirou esse D#? Isso vem de que escala? É daquela mistura que foi falado entre maior/menor?


Valeu galera! As últimas dúvidas estão indo embora com esse tópico.


Abração!

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

Copag
Enfim, de onde ele tirou esse D#? Isso vem de que escala? É daquela mistura que foi falado entre maior/menor?
Exatamente! BB King é mestre em fazer esta mistura de Penta Maior e Menor. Analizar uma nota isoladamente é complicado, pois a mesma nota esté presente numa infinidade de Escalas, como por exemplo a Penta de B.
Valeu!!!

alexdiffer
Veterano
# dez/07
· votar


Penta_Blues
Vc participa do guitar battle????

Penta_Blues
Moderador
# dez/07
· votar


Boa tarde!!!

alexdiffer
Cara, nunca participei. Acho que não tenho cacife pra isso não...rs
Valeu!!!

Quase nada
Veterano
# jan/08
· votar


Boa Tarde Pessoal!

Acompanhei até a página 5 desse tópico. Mto bom, aprendi mta coisa.
Só queria um exemplo de uma música aí que usa + de um modo, no msm tom, em tonalidades diferentes..rs, não sei se me expressei certo..
Se tiver um exemplo do iron, metallica, ou qlqr outra banda mais heavy metal, agradeço.

Abraços

alexdiffer
Veterano
# jan/08
· votar


Quase nada
VC quer um exemplo de musica que use dois modos porem sem sair da mesma tonalidade???

Ou uma que mude a tonalidade tbm???

alexdiffer
Veterano
# jan/08
· votar


Quase nada
Carry On do Angra se nao me engano usa mais de um modo, nao lembro direito quais.....^^'

Quase nada
Veterano
# jan/08 · Editado por: Quase nada
· votar


alexdiffer
Tipo, eu quero uma música que por exemplo, fique sempre nop tom Dó maior, mas na hr do solo, ele faz um poquinho em Jônio, e dps no Mixolídio.
Valeuuuuuuu, carry on eu conhecia, mas num reparei, vou repara mais.

128556
Veterano
# jan/08
· votar


Carry On do Angra se nao me engano usa mais de um modo, nao lembro direito quais.....^^'

modo ultra foda e muito mais qque foda

Letinho
Veterano
# jan/08
· votar


blzPenta_Blues?

Oa,eu sou muito interesado a aprender aqueles acordes "impenados",eu vi lá na primeira página do tópico aquela resenha de pegar a tônica e pular o 2° grau,pega o 3º grau,pula o 4° e pega o 5°...daí vai montando os acordes,e pra montar aqueles acordes bem "tortos"?Se chamam dissonantes né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escalas O Metodo Pratico!