Guitarra em decadência? Uma reflexão.

Autor Mensagem
Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Infelizmente, quem chama atenção hoje, para o mundo, são só os vocalistas e as dançarinas. Citem um guitarrista hoje que atraia multidões?



Mas estão voltando a valorizar instrumentos, o problema são os músicos.

r2s2
Veterano
# jul/06
· votar


Na verdade, sempre vai ter alguma importância, assim como a flauta no Jethro Tull, ou o sax do Kenny G, ou o violino no Dave Matthews Band, mas com certeza a guitarra já está deixando de ser a menina dos olhos.

Mas pode ter certeza, sempre teremos amantes da boa guitarra, da boa música, por isso que os bons instrumentos nunca morrem, o que muda é o paradigma.

anonymous4
Veterano
# jul/06
· votar


dannyvh

Procure escutar Matias Eklund(2) do Freak Kitchen...

Eu pensava a mesma coisa até ouvir esse cara.

anonymous4
Veterano
# jul/06
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=vc329X_8bFo&search=freak%20kitchen

Os efeitos eletronicos são pura guitarra, nada fora baixo, batera guitarra e pedais.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06 · Editado por: Jimi Halen Benitz
· votar


Na verdade, sempre vai ter alguma importância, assim como a flauta no Jethro Tull, ou o sax do Kenny G, ou o violino no Dave Matthews Band, mas com certeza a guitarra já está deixando de ser a menina dos olhos.

Mas pode ter certeza, sempre teremos amantes da boa guitarra, da boa música, por isso que os bons instrumentos nunca morrem, o que muda é o paradigma.


A guitarra começou voltando com os punks, mas eles fazem mau uso dela. Mas agora já está retornando as suas raízes. Pelo menos aqui no Rio Grande do Sul é crescente o número de entusiastas do Blues, Jazz e do Classic Rock.

Neo Anderson
Veterano
# jul/06
· votar


Que se foda, eu toco pra mim e nao pra fazer sucesso.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar



Que se foda, eu toco pra mim e nao pra fazer sucesso.



Eu não disse em fazer sucesso. Mas pense um pouco, se a música popular não é para ser ouvida pelos outros que importaria Hendrix, Van Halen, que continuassem tocando em suas garagens.

r2s2
Veterano
# jul/06
· votar


Neo Anderson
Que se foda, eu toco pra mim e nao pra fazer sucesso.

Perfeito, era isso que eu queria ler. Por quê o instrumento que preferimos tem q ser o "melhor" ou o que faz mais sucesso?

Deixa disso, tem gente que adora tocar tuba. Eu acho o som horrível, mas se o cara gosta, felicidades pra ele e boa sorte, ele tá na mesma que a gente, só muda o instrumento.

jfguittar
Veterano
# jul/06
· votar


Caras a guitarra nunca vai perder seu valor, ele é ela mesma e não tem pra ninguem, quando pensam que já era, outro surge e arrasa e a coloca novamente no auge, porque guitarra é guitarra e o resto.......bom....o resto é só o resto mesmo.

floyd rose
Veterano
# jul/06 · Editado por: floyd rose
· votar


Muito legal esse tópico. Eu acho que o problema é que som da guitarra já saturou. Eu toquei guitarra durante muito tempo e saturei do instrumento, cansei do som, entende? Também cansei de ouvir músicas onde a guitarra é sempre a estrela e os outros instrumentos ficam em segundo plano. E acho que o público tbm se cansou do timbre da guitarra, por isso não se vê mais guitar heros na mídia.

Atualmente larguei a guitarra e tenho me dedicado ao violão clássico. Estou adorando e acho que a tendência é voltar ao formato acústico, acho que toda essa tecnologia está enjoando.

jfguittar
Veterano
# jul/06
· votar


floyd rose
Sinto muito brother, cada um com seu gosto,
agora dizer que guitarra saturou, perae irmão ela num satura é nunca
Guitarra é loka mesmo, os caras é que as vezes não a usam de uma forma
soberana.

ankbanger
Veterano
# fev/08 · Editado por: ankbanger
· votar


QUer saber oque é inovação na guitarra??

Ouça NEVERMORE, aquilo sim é inovação!!

Os solos, os riffs, são tudo de bom! hehehe

Isso na minha opinião.

EX: Ouça o refrão da música "Born" do Nevermore. Está no album This Godless endeavor !

Muito bom!! A guitarra é usada com perfeição por essa banda que, me arrepio so de pensar.

Guitarras de 7 cordas!!

Bruno Nigro
Veterano
# fev/08
· votar


Repetição por repetição, utilizamos as mesmas sete notas desde que o mundo é mundo. Acho esse tópico é completamente inútil. O que importa é a música...

Tem quem faça boas músicas só com power chords
Tem quem faça boas músicas com solos virtuosíssimos

E tem o KLB, NXZero e tantos outros que estão ganhando rios de dinheiro fazendo música bunda, porém com um 'público-alvo' bem definido e sustentado pelos lançamentos unicamente voltados com tino comercial.

Músico pra mim não tem que teorizar nada, tem que tocar e ponto final. Deixem as teorias, conspirações e xurumelas pro filósofos.

Eles são pagos pra isso.

braddock
Veterano
# fev/08
· votar


Em termos de mercado , isso inclui rádio, TV, CDs, DVD´s. Acho o seguinte:

O auge da guitarra elétrica já foi, distorção não é mais nenhuma novidade. A distorção foi um frenesi, muitos estilos vieram através dela.

A guitarra elétrica distorcida dominou o fim dos anos 70 e anos 80, nos anos 90 já começou a ficar mais chucra (nirvana grunge etc..). Eu me lembro que no fim dos anos 80 eu ligava o rádio e só tocava Mettalica,ACDC, skid row, iron maiden, ozzy, pantera, sepultura, guns, kiss, van halen, extrem e tantos outros etc.. "Sad but true", "one" "wasted time" eram hinos, chegava até enjoar de tanto que tocava. Na época a MTV só tinha clipes de rock, era consumido em larga escala. Os riffs de guitarra dominavam a musica, o volume de gravação da guitarra era extremamente alto, "quase TODA" música tinha solos de guitarra e arranjos. Essa época vai dar saudades, imagina ligar o rádio e tocar rock, hoje em dia sem change mais. Nem a kissFM toca, não existe nenhuma hoje em dia. Televisão então? nada, só pagode/axé. Agora eu preciso gravar CD´s com mp3 toda hora se eu quiser escutar algo de bom.

Fim dos anos 90 e começo de 2000 a coisa mudou, o rock foi desaparacendo do mercado, cada vez mais surgem novas porcarias. Rock dos anos 80/90 é história, assim como beatles é história. É realidade, o rock e a guitarra foram deixados de lado. Cada dia aparece um maluco indo para festas haive(não sei se está correto) escutar um monte de "LIXO" eletrônico, pseudos músícos(DJ´s), usuários de computador que decidem compor algo repetitivo. Sem falar dos bares noturnos de São Paulo, restaram pouquissimos bares que tocam rock. Sabe quanto custa para ir no café-piu-piu (bar que toca rock ao vivo de fim de semana)? R$10 a entrada. Sabe quanto custa uma balada "puts, puts"(sem banda ao vivo), varia de R$30 a R$100. Em sampa são poucos os bares de rock. A guitarra é um dos simbolos do rock.

As pessoas cansaram de escutar um powercord com distorção. Isso não vende mais como vendia antes.

Sempre vou tocar guitarra e escutar músicas que tenham guitarra, mas não posso obrigar os outros de escutar.

ankbanger
Veterano
# fev/08
· votar


braddock

Concordo contigo!

É triste mas essa é a nossa realidade.
Mas tenha certeza, todas essas coisas que vc citou como música eletrônica e afins... tudo isso irá desaparecer e o ROCK continuará imortalizado, assim como a guitarra e todos seus instrumentos.

LONG LIVE ROCK N' ROLL!!!

Jio-kun
Veterano
# fev/08
· votar


ankbanger

tudo isso irá desaparecer e o ROCK continuará imortalizado

Sei lá, cara... Só vivendo veremos...

diego gr
Veterano
# fev/08 · Editado por: diego gr
· votar


Esse negócio de "rock morreu", "a guitarra foi esquecida", "os grandes mestres estão mortos" é coisa de gente desocupada que fica bostiando na volta
Um bom exemplo é aquela música do Santana, Into The Night, tri massa e tem um solo do caralho!!

E Van Halen e Extreme estão de volta em 2008, acho que nao precisa falar mais nada!

DungaRedHot
Veterano
# fev/08
· votar


Primeira coisa a se pensar pra conseguir mudar é
NÃO HA REGRAS PARA SE TOCAR GUITARRA

pronto parabéns agora invente...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra em decadência? Uma reflexão.