Decadencia da Guitarra?

Autor Mensagem
snd
Veterano
# dez/04


As musicas das diversas vertentes do rock hoje em dia estão cada vez com menos melodia feita por guitarra... eu escuto coisas como Evanescense e a guitarra fica no mesmo patamar dos outros instrumentos, incluindo a orquestra... não rola nada de diferente, fica muito 'só na harmonia', parece que estamos perdendo a guitarra e que daqui a alguns dias vão gravar o som de todas as notas num sintetizador e ficar reproduzindo como sampler: adeus guitarristas... será um momento depresivo ou aquele jogo de fraseados, pergunta e resposta entre guitarra e cantor nunca mais voltará? Se existem bandas que ainda cultivam a valorização da guitarra como instrumento melódico de suma importancia, me deem sugestões

snd
Veterano
# dez/04
· votar


Uma observação: Eu conheço os instrumentistas virtuoses e não-virtuoses da guitarra, não quero que falem sobre eles, que apenas que sejam resgatados bandas, com vocal e tudo mais, que tenham seu espacinho na mídia e que continuem a valorizar a guitarra.

guitarist from hell
Veterano
# dez/04
· votar


eu escuto coisas como Evanescense

ta explicado..

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


Não é bem assim não....que viagem!

zacaoamargo
Veterano
# dez/04
· votar


Não é bem assim não....que viagem! Voce deve estar escutando muito pagode.....hauahuahauhauha. Brincadeirinha.

maggie
Veterana
# dez/04
· votar


snd
Tem de tudo hoje, é só pesquisar.

august22
Veterano
# dez/04
· votar


É tipo...
As bandas nao estao mais fazendo solos nem nadas...
Isso tem varios motivos...um deles até explicado por um computador do bill gates...
1 - Falta de criatividade...
2 - Falta de emoção pra tocar...
3 - Tocar por tocar...

Antigamente, vc pegava um cd do black sabbath, e ouvia da musica 1 ateh a ultima...

Hoje vc pega uma banda de rock ae da atualidade, e soh escuta umas 2 ou 3...as + boas...

Antigamente o rock era feito para expressar uma causa, uma rebeldia...

Hoje jah eh diferente...os kras procuram fazer rock, pra fazer dinheiro...

Eh por isso...

Nao adianta o kra estudar, estudar, e tocar solo de tudo

august22
Veterano
# dez/04
· votar


É tipo...
As bandas nao estao mais fazendo solos nem nadas...
Isso tem varios motivos...um deles até explicado por um computador do bill gates...
1 - Falta de criatividade...
2 - Falta de emoção pra tocar...
3 - Tocar por tocar...

Antigamente, vc pegava um cd do black sabbath, e ouvia da musica 1 ateh a ultima...

Hoje vc pega uma banda de rock ae da atualidade, e soh escuta umas 2 ou 3...as + boas...

Antigamente o rock era feito para expressar uma causa, uma rebeldia...

Hoje jah eh diferente...os kras procuram fazer rock, pra fazer dinheiro...

Eh por isso...

Nao adianta o kra estudar, estudar, e tocar solo de tudo q eh coisa...

Precisa ter o principal...

Vontade.

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Como assim???
Basta procurar meu caro. Veja as linhas de guitarra no trabalho da Norah Jones e da Joss Stone por exemplo. são duas cantoras super atuais e cuja música valoriza bastante a guitarra.
Caras como o Scofield por exemplo não param de lança discos atuais juntando guitarra com elementos mais eletrônicos.
Você tem que saber o que escutar. Sempre teve muita porcaria, mas a guitarra vem sendo a meu ver cada vez mais explorada e tendo os limites cada vez mais expandidos, invadindo terrenos onde não se via o instrumento antigamente.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


É um pouco verdade isso. Mas, vamos colocar as coisas nos termos corretos... talvez seria melhor dizer algo "a guitarra está em decadência NA MÍDIA", ou simplesmente "não está tão evidência".
Veja bem... na época do auge do hard rock, esse tipo de som estava extremamente em evidência: mega shows de bandas, presença na mídia, etc. Como sabemos, o hard rock/metal faz extenso uso da guita, então ela estava sempre presente.
Hoje, nesses estilos musicais mais presentes na mídia, a guitarra não se destaca tanto quanto antes. Isso causa essa impressão de "decadência". Mas, esqueça esse aspecto e veja outro: a quantidade de novos equipamentos que são sempre lançados, a quantidade de sites e revistas especializados para guitarra, institutos e escolas de música basicamente focados no ensino da guita, etc... Isso é algo que nunca existiu. Portanto, essa "decadência" é apenas uma impressão bem falsa.

Skynyrd
Veterano
# dez/04
· votar


O povo é que dita as regras.
Se existir público que goste de solos de guitarra, vai existir alguém que dê solos de guitarra.

sandrojau
Veterano
# dez/04
· votar


snd
Se existem bandas que ainda cultivam a valorização da guitarra como instrumento melódico de suma importancia, me deem sugestões

<<< IRON MAIDEN >>>

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


o cara quer escutar pop (sin. de evaneshit) e ouvir guitarra destacada? aehueauhaeuaehuaehuea

quer ouvir guitarra ouça bandas boas!
led zeppelin
pink floyd
manowar
helloween

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


Porque solo? Porque não música ?

Acho que isso não tem nada a ver. Tem gente que menospreza uma música porque não tem solo de guitarra.

bach
Veterano
# dez/04
· votar


mas uma das caracteristicas do "true rock" eh ter solos de guitarra, assim como ter compassos 4/4, distorção, etc...

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


já existe true rock????

existe new rock também? rock melódico? white rock? black rock? pink rock?

bach
Veterano
# dez/04
· votar


LeandroPanucci
true rock (inventei agora) = verdadeiro rock, rock'n'roll o principal como AC/DC p.ex.

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


bach

Tô ficando confuso he he he he

dum_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Dêem uma refletida no seguinte:

1) Quem disse que a guitarra tem que ser, necessariamente, mais importante que outros instrumentos? Isto é muito mais paixão do que razão.
2)Na penúltima década, surgiram guitarristas que mudaram o rumo da evolução na técnica de guitarra e chamaram a atenção no mundo musical. Pôrra, isto já tem muito tempo...O que se fez de novo (e musical) de lá pra cá, com excessão de novos equipamentos, efeitos etc?
3)Só quem fica discutindo os ligados do Satriani, os sweeps do Gambale, etc. é quem é do ramo!Ninguém mais tem saco de ouvir a mesma coisa, com excessão de guitarristas!
4)A chatice é tão grande, quem nos foruns por aí todo mundo diz que a Ibanez é a melhor do mundo, briga com quem gosta de Fender, coreana não presta, o Tone Zone é melhor que o Fred, discute a madeira da guitarra do fulano, a altura do traste; só não se fala de música!
5) Acho que deve, mesmo, acabar com a guitarra como "esporte olímpico" ou literatura técnica, porque já deu no saco...
6) Viva as guitarras coreanas, boa técnica, bastante estudo e FAZER MÚSICA, que é o que está faltando!

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


Viva as guitarras coreanas, boa técnica, bastante estudo e FAZER MÚSICA, que é o que está faltando! (²)

bach
Veterano
# dez/04
· votar


LeandroPanucci

hahahahaha


dum_guitar


todos os instrumentos sao importantes, mas, indiscutivelmente, a guitarra eh o simbolo do rock!!! nao se pensa em rock sem guitarra.


viva as coreanas sao umas gatinhas!!!


eu prefiro gibson.

dum_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Bach

Longe de mim acabar com a guitarra!!!!Sou apaixonado pela menina como todos!!!!!
O que eu acho é que esgotou esse assunto de técnica acima da música. Deve ser usada como "ferramenta".Tem neguinho aí que não sabe nada de instrumento (e nem de música)e fica nessa masturbação de marupá x alder, breed x evolution, confunde compensado com prancha emendada, etc...Isso é culpa do exagero no enfoque técnico que foi dado ao instrumento.
Eu não vejo ninguém discutir madeira de violino!Neste caso, o mais importante é a música que se faz com ele!
Tenho a impressão que "a decadência" da guitarra, como foi colocado no tópico, é simplesmente a volta do instrumento à sua função primordial.

Concordo contigo: as coreaninhas devem ser gostosinhas...

ze_ofmaiden
Veterano
# dez/04
· votar


para mim, a guitarra está sendo cada vez mais explorada...aprefeiçoamento de técnicas, não creio que a guitarra não esteja sendo mais posta em evidência

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Eu acho que a guitarra não é o principal da música.
Mas é impossível fazer um rock ou um blues sem elas.
Rock ou Blues sem guitarra não é nada.

Adriano Medeiros
Veterano
# dez/04
· votar


cara... a guitarra, quando surgiu no meio musical eletrico era só harmonia mesmo, somente com Wes Montgomery, em 40, q se descobriu que poderia fazer melodias cabulosas com a guitarra... mas a principio a guitarra é um instrumento melodico e harmonico, não sendo assim, desuso por parte de alguem só fazer acordes na guitarra, é normal...

mas... esse negocio de acabar com os instrumentos e ser tudo sintetizado ou play back , ai é foda mesmo... onde esse mundo vai parar???

dum_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Adriano Medeiros

Eu concordo contigo em número, gênero e grau! Por exemplo, Kraftwerk sempre foi, é e sempre será uma estrondosa bosta.

O que eu quis dizer sobre aplicação da guitarra "normal a qualquer ouvido", posso exemplificar: escutem Marillion, album Clutching at straws, faixa "Sugar mice". Trabalho lindo de guitarra, simples e emocionante.Até a vovó gosta! Acho que é para este lado que o instrumento estará voltando e não em "entrando em decadência".
Por outro lado, escutem aquilo que faziam Tony MacAlpine, Joey Taffola, etc, no final dos anos 80. Alguém, que não esteja só preocupado com técnica, ainda consegue ouvir? Ou melhor, quantas centenas de caras já fizeram igualzinho nos últimos dez anos?

metalbee
Veterano
# dez/04
· votar


O Q É BOM MESMO NAO APARECE NA TV E RÁDIOS, AS VEZES VC NEM ENCONTRA NAS LOJAS DE CDS E DVDS, É SÓ P QUEM TEM OUVIDO BOM,EXEMPLO: TODOS OS G3 LIVE, MALMSTEEN,SATRIANI, VAI, ERICK,E O AMAZING IRON MAIDEN, RECOMENDO IRON MAIDEN AQUI NO ROCK IN RIO.SÓ CABE A NÓS PRIVILEGIADOS GUITARRISTAS INICIANTES OU NÃO, ETERNIZAR O MELHOR INSTRUMENTO DO MUNDO, SEM FALAR EM BB KING E O NOVATO LANG.

eliseu fernandes
Veterano
# dez/04
· votar


ae veio essas fitas ehy mto de gravadora! naum sei c vcs jah escutaram velhas virgens ou outras bandas independentes tem mto solo, eu tava falando com o guitarrista do velhas virgens aki num show em sorocaba ele me falo q as gravadoras grandes pedem pros caras das bandas naum colarem mtos solos pq o solo eh foda de grava e sendo foda de grava a gravadora gasta mais, gastando mais tem menos lucro, eu concordo com o cara

janick
Veterano
# dez/04
· votar


5) Acho que deve, mesmo, acabar com a guitarra como "esporte olímpico" ou literatura técnica, porque já deu no saco...
pra q ficar tocando coisas simples se podemos ser virtuosos ora? melhor do q fazer sempre a mesma coisa de powerchords e solos de 3 notas como se ve por ai. essa eh a minha opniao.

VooDoo__
Veterano
# dez/04
· votar


Ouça Children of Bodom os kras são bem recentes e tocam mtooooo... sempre surgem bons guitarristas e kda vez melhores.
eu escuto coisas como Evanescense
tb né... vc quer achar guitarristas bons em bandas como evanescense ??? =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Decadencia da Guitarra?