Guitarra em decadência? Uma reflexão.

Autor Mensagem
Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06 · Editado por: Jimi Halen Benitz
· votar


faz um bom tempo que ninguém inova com uma musicalidade nova


inova com um musicalidade nova, bah me superei.


O Jeff Beck não é de agora, por bom tempo eu digo últimos 10 anos. Se bem que estamos em um período de transição, a arte funciona assim; por isso eu sempre digo que precisamos nos mobilizar para a 2ª Revolução Cultural, baseado no Renascimento e a frase que ditou esta Época: "Volta dos Clássicos".

E não pense que eu me esqueci do fato INOVAÇÃO, o Renascimento mesmo foi uma variação e inovação do modelo grego.

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Atum Bluesman
Então desistam porque do mainstream não vai aparecer mais nada que preste, que dirá revolucionário.

Atum Bluesman
Veterano
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
nunca se sabe...

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Jimi Halen Benitz
O Jeff Beck é de agora sim, ele se reinventou novamente por volta de 99. Procure os 3 últimos trabalhos dele pra saber do que estou falando. Se não me engano são: "Who Else", "You Had It Comming" e "Jeff".

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Vou comprar a merda da Globo e tocar Jeff Beck o dia inteiro.

Atum Bluesman
Veterano
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
Cara mas se não afetar a grande midia não adianta, o negocio era a boa musica técnicamente falando começar como os emos, de baixo, começar a aparecer um monte de moleke virtuoso ai a grande midia ve que da $$ e começa a grande onda.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Com tanta violência no Mundo (e no Brasil, para nós músicos brasileiros) é preciso mandar o 50 cent Chupar um grande....limão, o CPM 22 cornudo e a namorada pula-cerca dele pro brejo e criticar a sociedade em que vivemos. Me diga se a música não foi grande atuante durante a Ditadura, mobilizando os estudantes e desafiando a censura.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Cara mas se não afetar a grande midia não adianta, o negocio era a boa musica técnicamente falando começar como os emos, de baixo, começar a aparecer um monte de moleke virtuoso ai a grande midia ve que da $$ e começa a grande onda.



Pinta os olhos de preto, a cara de branco, tatua umas lágrimas, junta 500 mil em Nova York, vai cantando a "desgraça" que é a tua vida(os próprios Punks perderam a característica, são uns conformados filinhos de papai que acham que atitude é um jeito de se vestir) e toca Shine On You Crazy Diamonds no BIS. Quem sabe alguns gostem.

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Atum Bluesman
Já existe um mercado underground de música decente, até maior que essas merdas, e no entanto a grande mídia não percebeu.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Já existe um mercado underground de música decente, até maior que essas merdas, e no entanto a grande mídia não percebeu.



Aham, tá começando a reaparecer o pessoal, começando pelo Blues que tá em crescimento no país todo, com Festivais, Músicos Internacionais e Nacionais.

Rodrigues
Veterano
# jul/06
· votar


Jamais se esqueçam disso:
Não é necessário inovar para se curtir o que é bom.Quando não existir mais o que inovar sente-se e usufrua de tudo que você aprendeu.
Por exemplo: mesmo com tantos video games de ultima geração por ai
eu continua jogando super nintendoe mega drive, que já não tem mais nada a oferecer!!!!!!!

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Tem Primus também, que é bem louco: http://www.youtube.com/results?search=Primus&search_type=search_videos &search=Search

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
\o/ Agora gosto de você ;)

E não gostava antes???

Fritz_mkvl
Veterano
# jul/06
· votar


Flying CCCP
Não. ;)

Flying CCCP
Veterano
# jul/06
· votar


Fritz_mkvl
Não. ;)

Por quê???

pagode nem morto
Veterano
# jul/06
· votar


Se o cara fala que não irá ser criado nada de revolucionário na guitarra é por que não imagina nada que poderia ser renovado. E se imaginasse ele mesmo poderia ser um guitarrista revolucionário.

rafaelsales
Veterano
# jul/06
· votar


Pra mim, todos os instrumentos sao ilimitados desde que existam bons compositores...
Ja dei mto valor ao Steve Vai, e outros guitarrista da laia de loucos... Mas enjoei de todos eles pq esses costumam queimar seus cartuchos de uma vez (como falou um amigo). E pra mim o unico que tem me estimulado a amar mais a guitrra foi o Joe Satriani que, esse sim, sabe compor e explorar tudo na hora certa.

Realmente... a guitrra ja foi quase ao maximo explorada... (nao sei o que tem por vir), mas acho que os guitarristas podem continuar revolucionando compondo musicas boas e não simplesmente mostrando que sabem tocar... (coisa que 99% dos guitarristas de hj tem almejado).

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


não simplesmente mostrando que sabem tocar... (coisa que 99% dos guitarristas de hj tem almejado).



Hehehe

Inaian
Veterano
# jul/06
· votar


Guitarra era moda no seculo passado.. agora é música eletrônica.

Neo Anderson
Veterano
# jul/06 · Editado por: Neo Anderson
· votar


A decadência de um instrumento não é novidade. O piano, por exemplo, foi para o século 19 o que a guitarra foi para o século 20. O piano como conhecemos hoje causou uma grande revolução na forma de se escutar/pensar/compor músicas na sua época, da mesma forma como a guitarra mudou a música no século 20. Resumindo:o piano teve o seu auge e essa época já se foi há muito tempo. Alguém lembra quem foi o último pianista revolucionário de que se teve notícia?

Vai comprar um piano pra voce ver.....que jeito que aparece novos talentos com o preço exorbitante? Acho que esse é um motivo relevante hoje em dia.

Em relação à guitarra, acho que tem muita gente se preocupando em tocar rapido do que tocar com qualidade e criatividade.

zaqueu_grunge
Veterano
# jul/06
· votar


Inaian
infelizmente a multidão só sabe seguir modas. foi assim com a porcaria do calypso, com o caralho do funk e com essa porra de rebelde.

r2s2
Veterano
# jul/06
· votar


dannyvh

Cara, excelente seu tópico. Vc disse o que neguinho não consegue enxergar, a guitarra realmente está em decadência. Hoje o que vc vê é um bando de punhet**** tentando fazer arranjos e variações diferentes, mas estão sempre na mesma.

Quantas vezes vc já ouviu essa sequêncua de notas "G - Gb - E"? Trilhões né? Em todas as músicas que querem mudar o caminho traçado... pode até varia pra um "C - B - A", mas é sempre a mesma coisa, é só colcar umas 30 notas no meio disso...

Isso é inevitável, a guitarra vai virar uma bateria, só acompanhando, sem muito destaque.

O povo do fórum não quer aceitar pq tem que ter esperança, tipo "o que eu amo não pode morrer", mas não há escapatória. Cada coisa tem seu tempo, o Jimi teve o dele, o piano o dele, o violino, a flauta, até a Dercy Gonçalves já foi comível!!!

O que acontece é o seguinte: Pq todos têm que amar a guitarra só pq a amamos?

Se vc não quer que a guitarra saia de moda, vc gosta mais de tocá-la pelo status do que pela satisfação de tocar esse maravilhoso instrumento. Pra vc amigo, é melhor ficar achando mesmo que a guitarra será sempre o centro das atenções (o que já não o é há muito), senão vc viverá numa frustração sem solução...

Rafael Cividati
Veterano
# jul/06
· votar


já ouvi falar muito bem de um guitarrista sueco Mattias IA Eklundh do Freak Kitchen.
muitos guitarristas com o Steve Vai e o Edu Ardanuy falaram muito bem dele.
falam q o estilo dele é único e q ele é inovador.

Kerry King
Veterano
# jul/06 · Editado por: Kerry King
· votar


Mesmo que digam ou que achem que a guitarra esta em decadencia, apenas uma coisa: Quero continuar ouvindo e tocando este instrumento decadente por muitos anos.

Inaian
Veterano
# jul/06
· votar


Rebelde foi uma das coisas mais patéticas que já apareceram.

Atum Bluesman
Veterano
# jul/06
· votar


r2s2
cara se for pensar assim o violino....

Mutumutum
Veterano
# jul/06
· votar


Cara... o negocio eh assim msmo. Amo música erudita... mas naum consigo citar um cara q tenha revolucionado conceitos no nosso século.

O negócio de hj eh mesclar diversos estilos e criar um outro, mais a ver contigo. Malmsteen, p ex, foi considerado revolucionário para seu tempo... mas será que Uli Jon Roth jah naum tinha criado um tipo de som parecido (um pouco mais devagar, claro... mas parecido)? E o q seria de Uli Jon Roth e Malmsteen sem Paganini, Vivaldi, Bach...????? Esses compositores deram tda a base para os solos desses guitarristas ae!

Van Halen sagrou-se inventor do estilo Tapping Two Hands... mas esse negocio jah tinha sido explorado antes; inclusive, o cara jah se declarou influenciado por Django, um cara q tocava com apenas dois dedos na mão esquerda (o restante estava mutilado)! O q Van Halen fez foi modernizar a técnica...

Jimi Hendrix tbm provavelmente naum faria mta coisa se a Fender Stratocaster naum fosse uma guitarra taum versátil, com um timbre tão "viajado" q tem. Alem disso, Jimi Hendrix contava com um produtor de estúdio q era um genio (naum me lembro do nome desse cara, mas sei que era o kra!).

Pq naum citar Kirk Hammet e James Hetfield, q foram os precursores do thrash metal, com aqueles riffs pesados q ate entaum naum eram explorados? Os caras revolucionaram conceitos? Sim... mas, sem duvidas, basearam-se em Black Sabbath e ate no Nirvana (isso foi o proprio James quem falou!).

E, se ate hj, a guitarra esta ai, viva e operante (embora desde a época dos Beatles ja se falava q a guitarra era um instrumento ultrapassado... lembre-se desse absurdo), acha q vai acabar ja??? Imagine, meu amigo.

Jimi Halen Benitz
Veterano
# jul/06
· votar


Cara... o negocio eh assim msmo. Amo música erudita... mas naum consigo citar um cara q tenha revolucionado conceitos no nosso século.............lembre-se desse absurdo), acha q vai acabar ja??? Imagine, meu amigo.


Não, não é tão simples assim. Olha o som que o Jimi Hendrix e o Van Halen tira(va) da guitarra.

Mas a questão das composições tem um quê de gosto pessoal na sua resposta, tivemos gênios no século passado, tanto na música popular quanto na música erudita.

Neo Anderson
Veterano
# jul/06
· votar


Ainda bem que a significado de indivíduo permite que cada um tenha sua opinião e não tome como verdade as palavras por aí "faladas" (no caso aqui escritas)

r2s2
Veterano
# jul/06
· votar


Infelizmente, quem chama atenção hoje, para o mundo, são só os vocalistas e as dançarinas. Citem um guitarrista hoje que atraia multidões?

Os que tem mais fama são acompanhadores de luxo, como o The Edge, John Fusciante e talz.

Ou seja, quem gosta de guitarra vai continuar tendo guitarristas excelentes, mas não encontrará nada muito novo e de muito destaque.

Nós, guitarristas, seremos como violinistas, é lindo e tal, mas só para o nosso prazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra em decadência? Uma reflexão.