Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
sugesto
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
poisé, essa "bundinha", não entendi qual a finalidade!

se eu for comprar mesmo essa guita,
vou precisar de me livrar de outra, por causa de espaço na minha casa.
agora, quem se interessaria por uma lyon toda zuada?
o que faço com ela? desmonto e faço um carrinho de rolimã??
abraço!

Bendsup
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara não acostumo com os botões da strato. Queria pegar um shelter e arrancar o botão de volume, o primeiro de tone e a chave, deixar só o último de tone. ou prgar um left hand e inverter, mas pelo que conversei com os caras teria que mudar a ferragem e tal.

queria saber o que é mais adequado na sua opinião: pegar uma left hand e inverter, arrancar os botôes da strato destro !! levando em consideração que o orçamento é pouco!

abraço

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
valeu!
assim como o gualtersouza, eu estou me metendo nessa pra aprender fazendo, e aprender errando. a galera do fcc tem dado muito apoio, sem eles já teria cometido muito mais erros!

logo mais vou atualizar minhas fotos, vai ter umas tosqueiras novas pra voces verem.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


pronto, atualizei as fotos.
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

não sei se alguem se lembra, mas um mes atras estavamos comentando neste tópico sobre técnicas de baixa tecnologia na luthieria. o nosso amigo henrique s. trouxe um exemplo dum cara que lixava a serra pra deixar mais fina, e fazer o corte dos trastes.
eu inventei uma tecnica gambiarra tambem.
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG4712.JPG
a grosa não estava disponível, então resolvi improvisar.
o mais interessante é que eu só estava com esta serra à mão porque eu tentei lixar ela! nem usei pros trastes!

até!

buddy guy
Veterano
# mai/07
· votar


Agradecimentos ao amigo bertola pela gentilesa de ter dado toques,no tópico que criei. VALEU BERTOLA!!!!!!!!!!!!

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


sugesto

me faça este favor
romulo_letras@hotmail.com
tudo que aprendi até agora foi na base do "quebrando a cara" mas valeu a pena, estou aguardando o e-mail
valeu!!

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

também estou entrando nesta de aprender fazendo, é muito gostoso para quem gosta de por a mão na massa, ou melhor na madeira

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
e como! estes dias fiz a curvatura do braço, fiquei coberto de pó de madeira. estou me divertindo!

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar


sugesto
Eu sempre digo pra testar antes de comprar o instrumento, se vc puder faça o teste com essa SG.

gualtersouza
Bom, eu nunca usei marupá em braço de guitarra... e nunca usaria, mas...
Vc não prefere experimentar com uma madeira mais segura?
A madeira do braço tem muita importância no timbre de uma guitarra.

filipeV_rock
Provavelmente vai ter que mandar reformar.

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar


kiki
o shape do braço é a parte que eu mais gosto de fazer !!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Fábio Seiji
e eu tava na expectativa, por isso não aguentei esperar a grosa! é cansativo, mas muito legal. é a hora que dá pra sentir a pegada.

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

acho que você teria sofrido menos se tivesse utilizado uma lima para desbaste no lugar da serra, uma vez eu fiz uma coisa parecida e minha mão ficou toda dolorida.


Fábio Seiji

olá Fábio, tenho uma dúvida e espero que possam me ajudar; tenho uma MG100 da Memphis e quando a comprei não percebi que que a ponte (floyd rose) estava desalinhada em relação aos captadores e o braço, ela fica um pouco acima do centro que deveria ficar fazendo com que algumas cordas não fiquem ajustadas com os pinos dos captadores e deixando a corda MI (sexta corda) quase para fora do braço quando chega nas últimas casas, e é notável também que a ponte não está totalmente no esquadro. Estou reformando uma strato e estou usando resina de poliéster para nivelar o fundo, será que eu posso usar esta resina para tampar os furos dos pinos da floyd para fazer novos furos na medida correta? Os dois furos são de mais ou menos 1/2" polegada. O que você me aconselha a fazer? Tenho receio de que a resina venha a seder espanando o furo, existe um material adequado para este serviço?

Muit obrigado

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


sugesto

as compras pela net têm uma desvantagem, não podemos testar a guita como o Fábio disse, existem várias lojas em Taguatinga com preços ótimo de seus produtos, seria bom você dar uma olhada lá, talvez você encontre um SG para conhoto por um bom preço, e o melhor de tudo é que você terá contato com ela antes da compra, assim você não cometerá o mesmo erro que eu, me empolguei na compra da guita e não reparei nos detalhes e só agora percebi que existem várias "coisinhas" para corrigir, como a ponte por exemplo.

sugesto
Veterano
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
anotei teu e-mail!
vou falar com ele essa semana
pra saber quando vai ser o curso, exatamente!

po, me indica umas lojas lá de taguá
conheço algumas, mas não sei quais são as boas
só vou comprar mesmo se tiver muita certeza, não só financeiramente
abraço!!

edgard scandurra
Veterano
# mai/07
· votar


gostaria de saber como se faz pra cortar madreperola.. eu to com 4 plaquinhas de comprei.. ja desenhei em cima e agora gostaria de saber quais ferramentas se usa e o método utilizado, pra nao ter perigo de rachar ou estragar o material

abracos...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


sugesto
Não tem finalidade nenhuma que não "enfeiar" a guitarra...
Cara, mantenha a sua Lyon pois todo guitarrista que toca regularmente precisa de 2 instrumentos.
Rômulo_DF
Não há muito o que fazer nesse sentido, talvez vc tenha que tapar os furos dos pivôs com uma madeira dura (pau-marfim) e cola de madeira, e depois refazendo os furos.
Abç

sugesto
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Poisé!
Mas eu já tenho duas em casa!
Tenho uma Aria e essa Lyon
Hoje vou conversar com meu luthier pra ver se ele me paga uma graninha nela! Brigado, Maurício!

Abraço!

Luis Guitar
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sei q o tópico não é especificamente para isso, mas, como só queria tirar uma duvida rápida, num vo criar outro para isso, e nem axei nada específico na busca...
Bom, comprei um pedal de delay, acabou de chegar...
Tenho um Chorus e um distorção já... ligo assim:

Guitarra > afinador > Dist > chorus > amp....

O Delay eu ligo antes ou depois do Chorus, pq??
Ps: Não sei se faz diferença, mas, na banda tocamos rock nacional, Legião, paralamas, titãs, capital, detonautas, até ramones, creed, Red hot, nirvana.....

Desde já obrigado!!! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Luis Guitar
o delay deve ser ligado sempre por último.
Se eu fosse vc eu compraria um A/B box e ligava o afinador à uma das saídas, assim vc pode afinar o seu instrumento sem som, apenas mudando o canal do A/B. Construiría também um pedalboard (e um "bag" para ele) para acondicionar todos os seus pedais e a fonte.
Abç

Luis Guitar
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, muito obrigado...
Vou dar uma pesquisada no preço desse A/B....
Mas como sempre toco em pequenos lugares apenas, e sempre to perto do amp, apenas desligo ele... =)
Sobre o pedal board, eu dei uma pesquisada, e como tenho poucos pedais ainda não penso em comprar agora, mas assim que comprar meu Wah e um equalizer, cou precisar de um... Talvez eu mesmo peça para construir!!
Valew pela ajuda cara!! Abraço...

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
acho que você teria sofrido menos se tivesse utilizado uma lima para desbaste no lugar da serra, uma vez eu fiz uma coisa parecida e minha mão ficou toda dolorida.
essa lima que voce diz é a grosa, que é como uma lima só que mais grossa, justamente pra desbastar. mas ela não estava disponível, e provavelmente se eu fosse esperar, só ia fazer na semana que vem.
não machucou minha mão, por que eu enrolei um plástico pra segurar.

Rômulo_DF
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

Que bom que não machucou, na época eu estava fazendo um cotrole arcade para o meu pc e destruí minha mão com a serra, mesmo enrolando em uma fita grossa; esta lima é a famosa "bastarda" a mais grossa. Nos próximos dias estarei construindo um braço para minha guita, antes estava receioso, mas agora vendo seu projeto fiquei motivado e levar o meu projeto em frente também, mas assim como todo amador, o meu problema são as ferramentas. Um abraço

Mauricio Luiz Bertola

OK, muito obrigado, futuramente tentarei fazer esta alteração. Tenho uma outra dúvida, nesta strato que estou reformando eu estou construindo um escudo de aço inox, já está quase pronto fala apenas terminar o acabamento e finalizar alguns furos, mas estou fazendo nas escuras pois não sei se o aço (por ser condutor) pode me trazer problemas em relação aos componentes, jumpers e etc. O que você acha?

Ricky Hardrocker
Veterano
# mai/07 · Editado por: Ricky Hardrocker
· votar


tenho uma zoom 4040 e estou para comprar um gdi 21 oq devo fazer pra a zoom nao roubar mto sinal do gdi ? devo comprar um equalizador ?

abçs

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
Nos próximos dias estarei construindo um braço para minha guita, antes estava receioso, mas agora vendo seu projeto fiquei motivado e levar o meu projeto em frente também
dou o maior apoio!!
poste fotos depois, pra gente ver!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
Não haverá problema algum, desde que nenhum fio + toque nele, aliás, se vc fizer uma blindagem nas cavidades da guitarra, esse escudo lhe proporcionará um perfeito efeito "Gaiola de Faraday". Aço é muito duro, eu prefiro alumínio (como aliás eram as 1ªs Fenders), mas que vai ficar bonito, vai.
Abç

Ceifador_Sinistro
Veterano
# mai/07 · Editado por: Ceifador_Sinistro
· votar


e ai
como vão vcs 2 (Seiji e Bertola)!!

Recentemente ouvi algo que parece meio LENDA URBANA dai queria confirmar hehe

Na linha Valvestate o 8080 (um falante de 12") soh tem distorção de pré (até ai blz)
maaaaas ... me disseram que ele tem sim UMA VALVULA
que so liga quando se usa a distorção, canal sujo no caso

isso é verdade????!?!?!?!

se não for verdade, vcs jah ouviram algo parecido sobre outro AMP

obrigado pelas dicas que venho recebendo
e parabens pela iniciativa e pela paciencia

=]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Ceifador_Sinistro
Cara, TODOS os amps que possuem pré de válvula funcionam assim, ou seja, a válvula só é adicionada no canal de distorção. O objetivo é a tentativa de produzir um timbre distorcido de melhor qualidade, porém, esse não passará de distorção de pré, não a verdadeira distorção valvulada (rica em harmônicos pares) que é produzida nas válvulas de power, coisa que esses amps obviamente não possuem, portanto eles são é transistorizados mesmo, apenas com uma válvula no pré.
Amps com pré de vávula não passam de um ENGODO, se vc pesquisar na Internet os vários tipos de esquemas de prés verdadeiramente valvulados, verá que eles são totalmente diferentes dos esquemas desses prés de amps com válvula fabricados hoje em dia.
Nos anos 60, 70 e 80, a Vox, Peavey e a Fender fabricaram linhas de amps que se podem chamar de verdadeiramente "híbridos", pois possuíam o pré transistorizado e o power valvulado, isso sim seria o correto.
Não estou dizendo que amps tranistorizados não prestam (vide os LAB Series, Roland Jazz Chorus, Laneys TF's e Peaveys Transtube), mas apenas que não se pode chamar de "valvulado" um amp que possua (apenas uma) válvula no pré.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# mai/07
· votar


Rômulo_DF
Liga pra fábrica da tagim que eles devem resolver esse problema do braço desalinhado e ponte fora do lugar.

edgard scandurra
Use uma serrinha de ourives:
http://www.santarelli.com.br/img/ferramentas/Arco%20de%20Serra/1005107 7.jpg
http://www.santarelli.com.br/img/ferramentas/Arco%20de%20Serra/1010010 8.jpg
Pra vc ter uma maior área de apoio faça um furo numa placa (pode ser madeira ou qualquer outro material que seja firme mas facilmente furável e cortável) à uns 3cm da borda e faça um corte da borda até o furo pra entrada da serra.
Vai funcionar como uma tico-tico de bancada onde a placa é a mesa e o furo é onde a serrinha vai cortar a madrepérola.

Fernando Favareto
Veterano
# mai/07
· votar


Ola seji/bertola, gostaria de peguntar se algum de vcs sabe qual a diferença da Jackson Jdr 94 e a Jackson jdr (sem digitos), eh apenas o ano de fabricação???

Espero breve resposta, abraço...

edgard scandurra
Veterano
# mai/07
· votar


Fábio Seiji

muito obrigado amigo

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)