1a. FCC Modos Gregos Band - O Modo Jônio

Autor Mensagem
Extrapolation
Veterano
# out/05 · Editado por: Extrapolation
· votar


Marisco
LeandroPanucci
ae vcs... deem uma avaliada no meu texto do posto passado, me ajudem hehe
mas nao precisa me corrigir os erros de portugues, to consciente deles

BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


o_O

Meu, eu não entendo a dificuldade em entender os modos gregos.

Pra mim é o seguinte. Os modos só existem na relação Harmonia- Melodia. Fora disso não existe(Pra mim pelo menos).Pq?

Pq C jônio é igual a D dórico que é igual a E frígio e etc. O q vai fazer diferença é a Harmonia.


Pô, é simples isso aí.

BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


Igor Martins

É exatamente assim cara. :)

O q confude muita gente nessa de modos gregos é q eles mudam a tônica dos modos. Em vez d tocarem C-D-E-F-G-A-B-C e depois tocarem o dórico com a msma tônica eles começam pelo D! Daí vem aquele pensamento "Porra, mas o q mudou aqui foi só o shape!"


É por isso q eu acho melhor estudar modos só na msma tônica, por que assim dá pra sacar na hora q o som muda.

Igor Martins
Veterano
# out/05
· votar


BlacK Dog
vlwww

Matei minha dúvida. Eu tinha aprendido por aí assim, mas é sempre bom confirmar. Aprender por shape, o cara vai ficar o resto da vida decorando.

tuca
Veterano
# out/05
· votar


mano agora até eu fiquei em duvida pera

shape=diversos tipos de desenhos para os modos
modos=inersoes de uma mesma escala que possuem cada um diversos tipos de shapes de acordo com o sistem CAGED

???

tuca
Veterano
# out/05
· votar


por exemplo:

isso aqui são shapes de C jonio?

http://geocities.yahoo.com.br/rafaelgidra/escalas.xls (obs:1 paret de desvendando o CAGED onde está escrito modos para escala maior

e isso são modos?

http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/escalas%20e%20imp rovisacao/campo_harmônico_maiormf.htm (obs os 3 por corda que lee passa)

tuca
Veterano
# out/05
· votar


Matei minha dúvida. Eu tinha aprendido por aí assim, mas é sempre bom confirmar. Aprender por shape, o cara vai ficar o resto da vida decorando

Ué mas para mim não tem jeito eu acho q algumas coisa de música vc precisa ter decorado na cabeça

tuca
Veterano
# out/05
· votar


alguem me ajuda

Igor Martins
Veterano
# out/05
· votar


tuca
Me decorar a decorar puramente os shapes no braço, não teoria.
Se tu sabe as notas da escala, e sabe bem onde localizar no braço,
é muito melhor, é bem mais amplo.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/05
· votar


Em vez d tocarem C-D-E-F-G-A-B-C e depois tocarem o dórico com a msma tônica eles começam pelo D! Daí vem aquele pensamento "Porra, mas o q mudou aqui foi só o shape!"

black... eh mais dificil a percepção tocando os modos dentro do mesmo campo harmonico, concordo contigo, dá realmente a impressão de ser a mesma coisa, começando por notas diferentes, mas a impressão que dá é a que é a mesma coisa.

estudar os modos usando SEMPRE a tonica numa região só... tipo C, fica realmente muito mais facil sacar a diferenca de sonoridade de cada um deles.

o que quero dizer aqui é o seguinte, eles são diferentes, e soam diferentes, com intenções diferentes de um jeito ou de outro, tocando sequencialmente dentro de um campo harmonico qualquer ou usando uma mesma tonica como voce colocou.

tocando os modos dentro de um campo harmonico, dá-se a impressão de ser a mesma coisa, mas não é ;) cada um tem sua sonoridade, sua intenção... por isso q eu comentei em outro post meu aqui, é a mesma coisa q tocar os acordes do campo harmonico de C (CM7, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, B5/7) Todos usam as notas do mesmo campo harmonico e nem por isso soam iguais... um CM7 é bem diferente de um G7, que é bem diferente de um Dm7 e sucessivamente.... eu penso e procuro afinar minhas zorebas quando toco escalas, tento forçar a nota carcteristica daquele modo e sacar bem a sonoridade dele... parece a mesma coisa, mas realmente não é

BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


tuca

Véio, não faz confusão a toa. Tenta simplificar as coisas. Qual é exatamente a sua dúvida? CAGED? Modos? Pô, tenta aprender uma coisa d cada vez, se não vc vai ficar bitolado msmo. Tú já sabe o básico pelo menos? Intervalos, escala maior e menor? Vai devagar...

JoeCruzGuitar

Isso isso. :)

O q importa é a sonoridade e a intenção do modo.

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Dae
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/112057/

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Gravei 4 improvisos... nao sei qual mando :p

brunomc
Veterano
# out/05
· votar


gravei um som ai, soh nao sei se esta no modo jonio....eu usei a escala maior de A fico + ou - a pergunta eh ta certo usar a escala de A maior?


ps: To aprendendo isso na aula ainda.

BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


brunomc

Cara


Escala maior = modo jônio


Mas vc gravou em cima da BT? Tem q ser em cima dela né.

paulo_les_paul
Veterano
# out/05
· votar


alguém já postou alguma música?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/05 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


paulo_les_paul

alguém já postou alguma música?
acho q fui o primeiro!

Deji
Veterano
# out/05 · Editado por: Deji
· votar


Marisco
Cabei de enviar o meu.

brunomc
Veterano
# out/05
· votar


gravei em cima da bt.. ja mandei tb fico uma bosta tbm soh que mandei =D

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Tá foda de gravar isso véio.

Na boa, acho que vou gravar o meu separadamente. Pq não tem como eu gravar sem diminuir o volume da BT. E se eu aumento o do meu solo ta ficando uma merda.

U1000D
Veterano
# out/05
· votar


Tá foda de gravar isso véio.

Na boa, acho que vou gravar o meu separadamente. Pq não tem como eu gravar sem diminuir o volume da BT. E se eu aumento o do meu solo ta ficando uma merda.

idem

eeevee
Veterano
# out/05
· votar


mandei o meu

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff
U1000D
Façam o seguinte então. Deixem a base só no canal esquerdo e o solo só no direito. Daí eu ajeito os volumes.

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


Hoje a noite estarei fazendo o upload de um arquivo que tem todos os 7 desenhos de três notas por corda do modo jônio. E também uma explicação bem detalhada de como montar os shapes das tríades, tétrades e pentas, blz?

zealot
Veterano
# out/05
· votar


o prazo ta acabando...
tomara q eu consiga gravar a tempo!
gostei da BT !!

zealot
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
Hoje a noite estarei fazendo o upload de um arquivo que tem todos os 7 desenhos de três notas por corda do modo jônio. E também uma explicação bem detalhada de como montar os shapes das tríades, tétrades e pentas, blz?

eu vou adorar esse arquivo ! valeu mesmo!

lobz
Veterano
# out/05
· votar


pode ficar improvisando (tentar improvisar) amciam da escala de la?

lobz
Veterano
# out/05
· votar


po que viagem, amciam = emcima

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Marisco
Deixem a base só no canal esquerdo e o solo só no direito. Daí eu ajeito os volumes.

Pior k eu nao sei fazê-lo.

Só um palpite, pra fazer isso é com o lance do PAN?

(uso Cool Edit)

Marisco
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff
Dá pra fazer com o PAN, ou da seguinte forma:
Clique duplo na pista que tu quer (Base por exemplo); Seleciona todo o lado direito; Recorta; Cola numa nova pista; Mixa com a pista que tu recortou. Vai ficar tudo de um lado só...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1a. FCC Modos Gregos Band - O Modo Jônio