Limpeza do Contrabaixo

Autor Mensagem
Emerson Bean
Veterano
# abr/04


Galera ...
Não tem jeito ... depois de tocar ficam sempre aquelas marcas de suor no contrabaixo.
Já tentei algumas alternativas .. uns dizem pra usar Poliflor, outros cera automotiva .. mas não acho confiável e o resultado não é satisfatório ...
Como vocês limpam ??

Valew !

Dark Avenger
Veterano
# abr/04
· votar


Emerson Bean
Eu uso um produto da Daddario(planet waves)....a galera tambem usa cera de limpar moveis,mas eu nunca usei.

marcioazzarini
Veterano
# abr/04 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Emerson Bean

Pra tirar as marcas de suor e para limpar as cordas após tocar, eu utilizo apenas um pano bem macio e absorvente. Existem alguns produtos próprios, como o Dark Avenger falou, mas após tocar eu só uso o pano seco mesmo.
Mas pelo menos 1 vez por mês eu dou uma geral nos meus baixos: limpo as trastes com um pedacinho de bombril (com cuidado pra não ferir a madeira), a escala eu limpo com um pano seco, e em seguida aplico um pouco de cera incolor, e retiro totalmente o excesso, e o corpo eu limpo com o pano seco mesmo, no máximo com um pouco de cera incolor.

Dica: Tome muito cuidado com cera automotiva, pois se pegar na escala, ela entra nas "veias" da madeira, e nunca mais sai aquele esbranquiçado. Um colega meu fez isso, e até hj está com o braço do instrumento todo manchado.

Abraços!
___________________
Marcio Azzarini
http://www.basspoint.cjb.net
http://www.marciobasspage.cjb.net
http://www.polosopostos.cjb.net

DC Master
Veterano
# abr/04
· votar


Emerson Bean

Se vc for tentar limpar as trastes com bombril conforme o Márcio falou, use uma fita crepe ou algo parecido para não arranhar o braço do baixo...

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


DC Master

É bom mesmo! E as trastes não precisam ser limpas todo mês não.. A limpeza mensal q eu faço é na escala e no corpo do baixo. As trastes variam do estado em q elas estiverem.

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


Tenho um baixo 1976, meu desde novo, que modéstia à parte está muito bem conservado. Tenho outro 1983 que parece que saiu da loja mês passado. Faço o seguinte:

1) Flanela antes e depois de tocar sempre. Principalmente nas cordas.
2) Nunca usei cera, lustra móveis ou óleo de peroba.
3) A cada 6 meses (e só a cada 6 meses) uso polidor Fender nas partes de madeira.
4) Não passo nada nas cordas e partes metálicas a não ser flanela.

Meus baixos estão originais e sem ferrugem. Nem sempre consigo para colocar nos cases, mas quanto consigo, uso sacos de 50 g de Sílica Gel. Guardo os insrumentos em case (e nunca em bag) sempre em pé.

Luizinho
Veterano
# abr/04
· votar


Emerson Bean
Cara to com o mesmo problema que vc, meu baixo é preto e não aquento ter que ficar limpando as marcas de dedo toda hora. Resolvi tomar uma decisão Segunda Feira vou desmontar todo o baixo e mandar para um marceneiro de confiança para ele tirar a tinta e encerar ele com Cera de Carnauba (Me disseram que fica muito bom), ele fica com aquele aspecto de madeira sem brilho, vi um em uma loja, fica muito bonito...

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Eu uso flanela e só. Quando troco as cordas dou uma geral nos trastes com Silvo mesmo. Tenho um Fender Jazz Bass 78' que está comigo desde 1992 e um Wood Scorpion 4 que está comigo desde 2000, sempre tratei os dois assim e até hoje tudo certo.

FINCH na veia
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão

o que eh esse sílica gel????Num sei pra que, veiu num bag antigo meu...

FINCH na veia
Veterano
# abr/04
· votar


e nunca usei, por naum saber o que era...

marcioazzarini
Veterano
# abr/04
· votar


FINCH na veia

Sílica é um material q absorve a umidade.

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


marcioazzarini

se vc chera esse troço vc fica locão!!!
eu ja fiz isso!!!
hehehe!!

Emerson Bean

eu uso óleo de peroba no braço!!!
e cera de automovel no corpo ou massa de polir!

falow

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


marcioazzarini

se vc chera esse troço vc fica locão!!!
eu ja fiz isso!!!
hehehe!!

Emerson Bean

eu uso óleo de peroba no braço!!!
e cera de automovel no corpo ou massa de polir!
e nas cordas eu passo grafite!!!!

falow

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão


os meus baixos estão zero bala e eu fço tudo que vc naum faz!!!!

hehehe!!

poupo uma grana!!!


:-)

maggie
Veterana
# abr/04
· votar


slapboombass
e nas cordas eu passo grafite!!!!

Não fica manchando a mão depois?

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


slapboombass
Então cara, quando eu posto uma resposta aqui, tento apresentar o que aprendi em minha vida (tenho 44 anos). Isso é a tal de "lessons learned".
Tenho um amigo (vizinho) que sempre cuidou do seu violão com cera Poliflor. É um Di Giorgio Estudante 18 do final dos anos 60, de pouco valor comercial, mas o valor sentimental desse violão é muito grande para esse cara (era do pai dele, já falecido). Ele trata esse violão como verdadeiro xodó.
Hoje esse violão está totalmente ressecado e com umas 4 trincas longitudinais. Além disso o verniz ficou totalmente esbranquiçado. É uma pena e motivo de frustação para esse vizinho. O guitarrista de minha banda tem um idêntico, só que de 1972. Ele nunca passou nada e nunca ligou muito para esse violão. Visualmente o violão do guitarrista não tem uma única trinca, está com verniz normal e a qualidade do som entre eles não tem comparação.
Mas essa degradação é o tipo de coisa que em 5 anos nós não percebemos nos instrumentos.
Em instrumentos de grande valor sentimental ou vintage esse tipo de cuidado, na minha opinião, deve ser tomado.
Mas nunca quis criar polêmica contigo.
Abraços.

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão

cara eu tenho ainda o fender que eu comprei a 8 anos atraz eu passo massa de poli e nunca deu nada!!!
se vc passa em grande quantidade e deixa seca é claro que vai estraga mas se vc faz 1 vez por mês com cautela da tudo certo!!!
meus baixos tambem são meus xodós e eu nunca iria fazer algo para estragar eles!!!!

maggie

fica na primeira vez que vc toca uma meia hora depois que as cordas soam naum suja mais!!!

Guibass
Veterano
# mai/04
· votar


o q vcs acham do óleo de peroba?

slapboombass
Veterano
# mai/04
· votar


Guibass

passa mas so pra dar um brilho e conservar madeira naum vai encharar!!!

Tony Topete
Veterano
# mai/04
· votar


Usa BLEM

Guilherme Tosin
Veterano
# mai/04
· votar


Eu uso Oleo de peróba, fica MUITO bom...

slapboombass
Veterano
# mai/04
· votar


Guilherme Tosin

sem conta que da um cheirinho bom!!

Gui
Veterano
# mai/04
· votar


uso (as vezes) lustra moveis...no corpo, escala e braço...

nas cordas uso GHS fast fret

nas partes metalicas eu passo WD-40

Tobias Sammet
Veterano
# mai/04
· votar


o q vcs acha de passar esmalte incolor pra naum enferruja o captadores????????

Guilherme Tosin
Veterano
# mai/04
· votar


slapboombass
Verdade, to viciado em Oleo de peroba, uhauhahuauhauhauhuha

isaiasgs
Veterano
# mai/04
· votar


No Eagle q tinha eu usei cera de carro umas duas vezes. No atual Ibanez eu só passo flanela. O luthier falou que não deveria passar nada no corpo, exceto os produtos especiais, pq a cera que cobre a pintura geralmente são muito finas e vc pode danificar eternamente. O esquema mesmo é limpar toda vez que usa, principalmente as cordas, com flanela seca e guardar direitinho no case e em pé. O meu case fica em pé dentro do guarda-roupas pra não pegar umidade. Eu passo flanela no bass até enquanto toco entre as músicas. Suor nas cordas é a pior coisa. Vc fica pensando que é o bass q não dá o som e na verdade é umidade nas cordas, aí já era, só outras ou pode limpar com alcool absoluto. Aí vão alguns macetes que uso:

- Pintura e metais:
apenas flanela, sempre.

- Escala:
se for madeira aberta(sem verniz ou revestimento) vc pode passar bombril de leve pra tirar os excessos e limpar os trastes. Depois pra reparar os estragos do bombril vc passa um algodão com algumas gotas de limão (faz um bem danado à madeira e não prejudica o som e ainda fica cheiroso que é uma beleza!! heh) e deixa o limão ser absorvido naturalmente pela madeira. Se a escaa tiver revestimento é melhor não vacilar com nada.
- CORDAS: Pra quem não tem grana pra trocar corda sempre essa é boa dica. Eu usava qndo tinha meu Eagle: retire as cordas e coloque em um desses vasos de refrigerante de 2L com cerca de 1/2 litro de álcoool absoluto (não pode ser álcool normal, o absoluto evapora completamente da corda e leva junto toda a umidade). Vc chaqualha ou balança por cerca de 30 minutos (haja braço). Depois é só tirar, enxugar com um pano e deixar secar ao vento. Essa é filé. A corda fica com um som espetacular, mas perde a proteção original de fábrica então dura bem pouco. Mais uns 2 meses no máximo. Depois é só limpar de novo e pronto. vc usa um tempão. Para isso prefira cordas tipo D'addario q não têm aquela seda preta ou vermelha no lado dos trastes. Aquilo se desfia todo no alcool e deixa a corda mais fraca.

Ufa..!! acho q tá bom de tanta dica. Valew?? Espero ter ajudado a todos os amigos baixistas.

GugaBass
Veterano
# mai/07 · Editado por: GugaBass
· votar


ÎÎÎ up aki!

Aê! olha so andei vendo q existem varias opniões sobre a limpeza do instrumento... as vezes confundi mais do que explica...
Em relação a limpeza do corpo, já ouvi pessoas dizendo q nao se passa nada, outras q cera de carro tira ate arranhão... outras metem o pau na cera de carro e ninguém chega a lugar algum!
Já ouvi dizer que a melhor maneira de se limpar o instrumento he passando uma flanela umida depois uma seca, aqui já ouvi dizer que nem se deve pensar em nada a base de água...
Em relação aos instrumentos com acabamento em óleo também não tem nada qnt a limpeza, ferragens que são coloridas e ai vai...
Uma coisa que eu sempre soube era q nada oleosos podia passar em nada no instrumento... aki to vendo nego meter oléo de peroba na escala! até limão!
Será que poderiamos ter uma definição melhor??

Abrç!!

eltonbass
Veterano
# mai/07
· votar


GugaBass
Em relação a limpeza do corpo, já ouvi pessoas dizendo q nao se passa nada, outras q cera de carro tira ate arranhão... outras metem o pau na cera de carro e ninguém chega a lugar algum!
cara, não é bem assim, não pode passar toda vez, só de anos em anos quando quiser tirar arranhões, se passar muito tira a tinta!

até limão!
é um óleo de limão, a Dunlop vende.

Será que poderiamos ter uma definição melhor??
as vezes passo um pano úmido e outras silicone em gel.

GugaBass
Veterano
# mai/07
· votar


eltonbass
é um óleo de limão, a Dunlop vende.
Isso é diferente do q vc meter suco de limão direto, eu nunca ouvi dizer q vc exprema 3 gotas de limao bote no algodao e passe na escala... agora óleo de limão sim...
pra tirar akele lodo de suor que fica na escala eu queria saber o q a galera fz...

eltonbass
Veterano
# jun/07
· votar


GugaBass
oleo de limão é pra isso, tem receita caseira, procura por oleo de limao na busca que vc acha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Limpeza do Contrabaixo