【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
Mais uma baixista
Veterano
# ago/05
· votar


FBassist
[/b]Cara, muito obrigada pela dica, encontrei a descrição completa! Vlw mesmo![b]

FBassist
Veterano
# ago/05
· votar


Mais uma baixista

estamos aqui para o que você precisar!

Guto EADG
Veterano
# ago/05
· votar


Felizmente hoje sou uma pessoa honesta e trabalho como paranormal atendendo à domicílio.
huahauahauahauhauaheuhaeuaheauhea q lage hieuaheaiuehiauehaiua

isaqueras
Veterano
# ago/05
· votar


Um ítem muito importante na hora de comprar um contrabaixo usado, é dar uma bela sacada no braço, pra ver se n esta muito empenado. Se vc n tem as manhas, aí sim vc leva um kamaradas que manja pra n levar uma Arpa pra casa, e em relação ao vendedor...putz! O cara pelomenos tem de saber tocar a parada n concordam. Parece padre dando palestra pra casais!!!
Rushrush
Garçon...kuakuakua, qdo eu tocava casamento flagrava muito disso. Começava com o pobre do garçon e depois vinha pra cima da gente...Tóca Raúúú...

Half
Veterano
# ago/05
· votar


rushrush
heuehuehuehu =D

Mas brincadeiras a parte, existem sim vendedores honestos... Pode ser que sejam minoria, mas existem...
Como você (principalmente iniciante) não sabe se o vendedor é honesto ou não, é melhor não confiar mesmo.
E acima desse lance de confiar ou não, o importante é VOCÊ (só vc) testar e ver se gosta.

Baixista_de_Deus
Veterano
# ago/05
· votar


Esse negócio de levar amigos na hora da compra é complicado mesmo hahuuhaa digo por experiencia própria... mas nesse ultimo final de sábado eu fui comprar um baixo de 5 cordas e levei meu tio junto. Ele já toca faz uns 20 anos e tem muita experiencia no assunto. Comprei um Tagima B5 e se meu tio não estivesse junto eu ia perder R$90,00, pois quando levei o baixo na Vintage (que é autorizada da Tagima, perto da Gang Music), para fazer apenas alguns ajustes que estavam na garantia, o pilantra disse que o braço tava todo torto, que tinha que arrumar os captadores e várias outras coisas... saí da loja e fui pra casa do meu tio, onde ajustamos o tensor e a altura das cordas... o baixo ficou um beleza... macio de tocar, não trasteja... perfeito. Tomem cuidado com o vendedores e luthiers pilantras!!!

otavio016
Veterano
# ago/05
· votar


vale a pena da uma olhada aki tambem:

http://www.totalguitar.com.br/saiba_comprar/index.asp

marcioazzarini
Veterano
# ago/05
· votar


AEH GALERA!

A síntese deste tópico no BassPoint:

http://www.basspoint.cjb.net/det_coluna.asp?coluna=Diversos&codigo=45

Abraços!

Amok
Veterano
# set/05
· votar


Pow, esse tópico é excelente. Parabéns pela iniciativa.
É o seguinte: eu tou iniciando nesse negócio de tocar baixo e queria saber se existe algum tipo de modelo que se adeque mais à tocar slap. Tipo, passivo ou ativo ? O número de trastes faz diferença ? Que tensão de corda devo usar e como devo regular a ação ? Estou de olho num Tagima JB, mas não sei se serve pra tocar esse estilo.

[ ]´s

marcioazzarini
Veterano
# set/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Amok

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/98966/

Sintetizando este tópico q coloquei:

Qualquer baixo é bom pra slap, desde que as cordas estejam novas. Uma boa regulagem do instrumento tbm ajuda.

Amok
Veterano
# set/05
· votar


marcioazzarini
Obrigado pela resposta e pelo link.

Uma boa regulagem do instrumento tbm ajuda.

Mas como seria essa regulagem ? (pra eu passar pro Luthier). Ação alta, baixa, cordas de maior tensão ou "tanto faz, é tudo pura técnica" ?

Vlw de novo.

[ ]´s

Is This It
Veterano
# set/05
· votar


Amok

até tu ??

também tô atrás disso... haeuhauehu iniciante total, num sei literalmente de nada... tô acompanhando esse fórum já

[]'s

marcioazzarini
Veterano
# set/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Amok

Olha... A regulagem é pessoal. Eu gosto de baixos com ação média/baixa. Mas isso varia de acordo com a pegada de cada um.
Cordas pra slap eu prefiro 040.

Mas quanto ao que eu quis dizer com cordas novas, é pq elas produzem um brilho bem legal, q é fundamental para o slap, do contrario o baixo fica com som de "pato"... hehehe

marcioazzarini
Veterano
# set/05
· votar


Só complementando... Tenho um aluno q está aprendendo slap com um Tonante escala curta, daqueles modelos q lembram (de longe) um mutang bass, e com cordas boas até q produz um som no mínimo aceitável... Isso mostra q o q vale mesmo é a força de vontade de cada um, e não o instrumento.

Porém, no caso dele, a ergonomia do instrumento está começando a prejudicá-lo, e ele está aprocura de um novo baixo.

Amok
Veterano
# set/05
· votar


Is This It
É tudo cozinha, véio...

[ ]´s

Amok
Veterano
# set/05
· votar


marcioazzarini
Puxa, obrigado. Suponho então que seja melhor um baixo de escala longa, certo ? OK. Acho que vou fechar aquele Tagima JB.

Vlwz mesmo. Se vc tiver algum dia alguma dúvida sobre bateria, é só postar lá no fórum de batera, que estou à disposição, flw ?

[ ]´s

marcioazzarini
Veterano
# set/05 · Editado por: marcioazzarini
· votar


Amok

O Tagima JB é uma boa opção sim!

Pode crer, q se eu precisar estarei por lá! A propósito, o meu irmão é batera! Lá a cozinha "tá em casa"... hehehe

Abraço!

Flávio Boca Santa
Veterano
# set/05
· votar


Olha tipo vc é iniciante né, olha eu vo da uma dica pra vc tipo o dia q vc ir na loja leve alguém q toque a anos ele vai te dar algumas dicas. fuii..

Half
Veterano
# set/05 · Editado por: Half
· votar


Amok
Cara, eu falei a umas mensagens atrás pra não deixar que os outros influenciem, então, entenda isso apenas como um "comentário"!

Existem baixos muito mais sofisticados e modernos do que o Jazz Bass... A época em que foi criado, e até mesmo o próprio nome (Jazz Bass) podem levar a pessoa a pensar que não seja adequado pra slap e/ou sons mais agressivos. Porém, na minha opinião é o baixo perfeito pra slap. Tem um punch desgraçado, dá muita segurança e é fácil de equalizar. Sem contar no som destruidor do captador da ponte, a lá Jaco Pastorius. Sem dúvida é o meu baixo favorito (apesar de ainda não possuir um! Até coloquei um captador de jazz bass na ponte do meu Precision pra tentar imitar heheh)
Eu acho que um bom exemplo da versatilidade (e quando eu digo versatilidade eu não digo que ele é apenas "razoável" nas diversas utilizações, ele é FODA mesmo em todas as utilizações) é comparar o som (sem julgar que é melhor ou pior) do Geddy Lee (Rush), Marcus Miller e Jaco Pastorius - dispensa qualquer comentário.

Amok
Veterano
# set/05
· votar


Half
Eu tava em dúvida justamente em relação à isso: O Jazz Bass foi um dos primeiros modelos de baixo e o Slap é uma técnica relativamente nova. Então imaginei que posteriormente fossem sido desenvolvidos baixos desenhados pra Slap. Parece que o Signature da Condor CP-sei-lá-o-que é meio que projetado pra slap, mas custa bem mais do que estou disposto a gastar. Obviamente, o JB que pretendo pegar não é Fender...

Vlws !!

[ ]´s

jABUGApACATO
Veterano
# set/05
· votar


já vi vendedor tentando empurrar um baixo jeniffer com um braço que parecia mais um tronco de goiabeira para um moleque de uns 12 ou 13 anos... coitado, ainda bem que ele não comprou porque tava caro (300 reais), dois meses com um baixo desses o moleque ja estaria com a mao fodida pro resto da vida de tendinite...

Half
Veterano
# set/05
· votar


Amok
Existem sim baixos "projetados" pra slap, mas na minha opinião o JB é imbatível.
E quando eu digo JB eu não to dizendo só do Fender não... O desenho e o "tipo de contrução", algo que já foi massivamente copiado pelas outras marcas (vide Shelter e Tagima, modelos "Jazz Bass") é pra mim o que determina suas características, sendo possível vc adquirir um "semelhante" a muito menos custo! Não vamos discutir aqui qualidade de Fender X Tagima, o que eu tô dizendo eh que a essência é a mesma, se é que vc me entende!
E tem mais... Se vc por ventura resolver comprar um baixo mais caro mais pra frente, vc pode pegar esse seu "JB" que estaria meio encostado e transformá-lo em fretless... Outra coisa que eu esqueci de dizer é que pra mim o JB é imbatível tb dentre os fretless.

Giliard
Veterano
# set/05
· votar


Oi, se tiver alguém com um pouco de tempo, gostaria de saber o que é um Baixo Ativo e Passivo?

Obrigado ´s!

FBassist
Veterano
# set/05
· votar


Giliard

acho que vc anda não lendo mto bem os topicos amigão!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/102836/

Giliard
Veterano
# set/05
· votar


FBassist

Oh, brigadão cara e desculpa a minha ignorância

Valew!

xbassx
Veterano
# set/05
· votar


antes de comprar qualquer instrumento pense bem no que vc quer tocar...isso é uma das coisas mais importates antes de compra-lo. Vou te dar meio que um testemunho meu. Sempre quis ter um Fender jazz bass, meu tio tem um precision...toquei nele achei massa, muito mesmo...pensei em comprar um tb..mas quando comecei a analisar bem, nao se enquadrava muito no meu estilo nao(toco em uma banda de heacy metal) entao cara...comprei um Dean 5, marca desconhecida mais q tem exatamente o timbre que precisava...falows

focbass
Veterano
# out/05
· votar


Olá pessoal

bom, eu tenho um contra-baixo um tanto remodelado..hehehe
é o seguinte, o corpo da Ibanez, o braço feito por um luthier, os captadores são da EMG-ativos e Fender-passivo, 4 cordas!
Ao todo gastei R$700, porque quando o comprei o braço estava empenado, e isso já sabia! O luthier me cobrou R$300 só pra fazer um braço novo pois o antigo estava condenado!
Vcs acham que fiz um bom negócio?
Se fosse pra vender, quanto ele vale?

Obrigado!!!

Half
Veterano
# out/05
· votar


focbass
Aparentemente é um bom baixo, só não entendi o esquema dos captadores... Um EMG ativo e um Fender passivo?

focbass
Veterano
# out/05
· votar


Half

isso! Eu não entendo muito bem, mas vou tentar explicar!
Existem três captadores, os dois primeiros são da EMG e o segundo da fender, esses primeiros utilizam uma bateria de 9V.
será q tem algum problema, um passivo e outro ativo assim? e a questão de ser um de cada marca?

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


ae, galera do das 4 cordas, tava querendo comprar um baixo pra fazer umas gravaçoes.

nao to a fim de gastar muita grana, só vou utilizar em casa mesmo...

qual seria a melhor opçao?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]