【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


felipe bento pereira
Você leu o que escreví?
Não.
Abç

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/18
· votar


Você leu o que escreví?
li sim!
esse foi o mais em conta e conservado que achei, ele na verdade é 800 mas como não tenho esse dinheiro em mãos iria passar no cartão e subiu pra 950!!
O povo é bem desmazelados com esses instrumentos!! detonam eles raspam lixam até queimam e colocam um preço alto achando que está abafando!
mas valeu!! vou continuar pesquisando!...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/18
· votar


felipe bento pereira
Cara, essa série de Squiers não é boa.
Com a mesma grana vc compra um SX SJB75 usado e em melhores condições.
Abç

Senhor Besouro
Membro Novato
# out/18
· votar


Existe algum modelo Precision com escala clara na faixa de uns R$2.500 superior ao SX spb57 ou o Tagima tw65? Parece que existe um 'buraco' nessa faixa de preço para esse modelo específico. Não quero escala escura, nem PJ ou JB. Alguma indicação ou sugestão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/18
· votar


Senhor Besouro
Não. Pegue um SX, leve a um bom luthier com um jôgo novo de cordas "flatwound" 0.45 ou 0.50 de boa marca e seja feliz...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/18
· votar


Senhor Besouro
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1106098006-squier-chris-aiken- precision-bass-upgrades-desc-a-vista-_JM

Senhor Besouro
Membro Novato
# nov/18
· votar


Obrigado pela dica! O problema são os inlays putz. Normalmente a parte estética não me incomoda tanto mas no caso dos inlays já entra a parte de tocabilidade e funcionalidade, daí complica, mas vou marcar esse.

Por coincidência acabei de achar um aqui que eu nem sabia que existia, é um precision da Dean fabricado na Coréia:

--
Dean Guitars Paramount Maple CBK

Body: Alder
Neck: Maple
Fretboard: Maple
Neck profile: C
22 Jumbo frets
Scale: 863 mm
Nut width: 41 mm
Graph Tech TUSQ nut
Pickup: DMT Series Split coil
Ex-factory stringing: D'Addario EXL-165 (.045-.105)
Colour: Classic Black
--

Pelos meus cálculos aqui fica mais ou menos naquela faixa com os impostos, corpo em alder, escala maple com traste jumbo, nut graphtech. Parece ser interessante, é muito próximo do que eu procuro.

O SX spb57 está no topo da minha lista por enquanto, o preço está muito bom e pelo que vi na loja é muito bem feito, acima da média. Mas ainda não toquei, só ouvi o som em vídeos no youtube e fiquei impressionado porque se aproxima muito do som do Fender. Vi várias vezes no campo de perguntas em vídeos diferentes alguém perguntando se os captadores são originais, provavelmente porque também notaram a semelhança.

Estou aqui no aguardo da black friday para decidir de vez.

Senhor Besouro
Membro Novato
# nov/18 · Editado por: Senhor Besouro
· votar


Eu ia abrir um tópico mas acho que é pertinente aqui. Aproveitando que o Mauricio mencionou as cordas flatwound, alguém saberia me dizer se o baixo deste vídeo está com flatwounds?

https://www.youtube.com/watch?v=8_sIY_Rw7ow

É exatamente esse som que eu quero no meu baixo, se eu chegar perto já fico feliz. Alguma dica?

edit: Ok, não precisa, acabei de descobrir. Ele usa DR Lo Rider MH45, 045-105

https://www.musik-produktiv.com/gb/dr-lo-rider-mh45-045-105.html

Já anotei aqui mas acho que vou testar primeiro com fender flatwounds porque nunca usei, eu toco baixo há pouco tempo e o outro que eu vendi (Epiphone Eb3) estava com aquela Rotosound 66. Também testei uma niquelada roundwound.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/18
· votar


Senhor Besouro
Isso é equalização cara...
Abç

Senhor Besouro
Membro Novato
# nov/18
· votar


É um conjunto de fatores, quanto mais informação melhor. Acho que já decidi aqui, vou juntar mais grana para atravessar esse 'buraco' e chegar em um Fender MIM. A escala TEM que ser a clara em maple porque eu não consigo nem olhar mais para rosewood que desanima, só tive guitarra com escala em rosewood até hoje. Talvez eu pegue aquele Dean, se for o caso depois faço um review aqui no fórum porque não tem em nenhum lugar, no youtube só encontrei um vídeo de 20 segundos e pelas especificações do instrumento pelo menos me parece ser muito bom.

pequenogafanhoto
Veterano
# jan/19
· votar


É necessário um baixo PJ se for tocar diversos estilos ou um P comum já é versátil o suficiente?
Já pratico num jazz bass e agora decidi que quero mesmo é um tipo Precision, mas os com captação PJ estão mais caros.

ccasaroli
Veterano
# jan/19
· votar


Tô vendendo meu SX Jazz Bass 900 conto
Escudo ainda no plástico
Usava só pra estudar

erivandddd
Membro Novato
# fev/19
· votar


quebrou uma corda do baixo de vo trcar so a quebrada ou todas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/19
· votar


pequenogafanhoto
É necessário um baixo PJ se for tocar diversos estilos ou um P comum já é versátil o suficiente?
Quem tem que ser "versátil" é você. Baixo é só uma ferramenta...
ccasaroli
Jovem, aqui não é OLX...
erivandddd
Como você conseguiu isso!?
Esse baixo estava devidamente regulado, por um luthier competente?
As cordas estavam colocadas corretamente?
O encordoamento já estava desgastado ou oxidado?
Bem, compre um jôgo de cordas novo, de boa qualidade (nacional - Giannini ou Solez) e leve à um bom luthier.
Abçs

Luscaruz
Membro Novato
# fev/19
· votar


Olá, estou em dúvida entre os seguintes modelos: sx bd1, tagima tw-73 e tagima TJB4. Alguma sugestão? Outro modelo talvez (4 cordas até uns 1000 reais)? Vai ser o meu primeiro baixo, para estudo. Obrigado

Buja
Veterano
# fev/19
· votar


Luscaruz

O modelo nao importa. Importa é estar bem regulado.
Coloque no orçamento para a compra, uma visita ao luthier.
Muito melhor mesmo, um baixo de 700 bem regulado, do que um baixo de 1000 mal regulado.

Luscaruz
Membro Novato
# fev/19
· votar


Por favor defina "melhor". Além do som, me importo também com a construção, qualidade dos componentes e durabilidade. Acho que ficaria inviável um luthier "regular" isso tudo.

makumbator
Moderador
# fev/19
· votar


Luscaruz
Acho que ficaria inviável um luthier "regular" isso tudo.


Imagino que você por ser iniciante não tenha ideia de como é a regulagem que um luthier faz em um instrumento (e a importância dela).

O luthier vai entre outras coisas, fazer o seguinte:

1. regular a altura das cordas em relação à escala (a chamada "ação" das cordas),

2. Checar a afinação das oitavas de cada corda (para garantir que os trastes possam coincidir o melhor possível com a afinação ao longo de toda a corda),

3.checar e possivelmente corrigir a altura do nut (aquela peça logo antes da primeiro traste, e que tem influência muito grande na tocabilidade no início do braço e também a afinação dos primeiros trastes)

4. checar a parte elétrica (garantir que esteja tudo correto)

5. Verificar se os trastes estão alinhados

6. Checar se a curvatura do baixo está correta (que é modificada com a ação do tensor). Esse ponto é importante não apenas para a tocabilidade, como para eliminar trastejamentos, zonas de notas mortas e até influencia a afinação ao longo das cordas se houver um problema grave.

É importante comprar um encordoamento novo ao levar o baixo para o luthier (pois a regulagem de oitavas e do nut depende da corda estar em bom estado, evitando notas falsas por estar muito velha).

O encordoamento novo é ainda mais importante se comprar o instrumento usado, mas mesmo no caso de novos pode ser preciso (pois muitos instrumentos ficam meses e meses, e em alguns casos mais de ano, da fabricação até o usuário final, o que deteriora as cordas, mesmo sem tocar).

Luscaruz
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: Luscaruz
· votar


Obrigado pela informação. Ainda acredito ser inviável (financeiramente, não por falta de habilidade do profissional) comprar qualquer modelo tranqueira e levar para o luthier fazer milagre. Enfim, obrigado novamente pela ajuda.

makumbator
Moderador
# fev/19 · Editado por: makumbator
· votar


Luscaruz

Se você souber escolher bem, um baixo de 1.000 não será tranqueira para um luthier regular (pode ficar tranquilo que eles pegam instrumento barato pra arrumar também), e depois de encordoamento novo + regulagem o baixo pode ficar bem legal pra iniciar.

Não vou opinar muito sobre os modelos que você falou pois deles só toquei mais no tagima TJB4, e me pareceu legal para o que custa. Por um pouco mais tem os tradicionais SX SJB75

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1035664646-baixo-sx-sjb75-jazz -bass-4-cordas-ash-natural-tortoise-_JM?quantity=1&variation=298768317 05

https://www.youtube.com/watch?v=N3sK2McLM-Q

RodrigoToscano1
Membro Novato
# abr/19
· votar


Aproveitando o tópico, preciso de uma ajuda.

Estou olhando um novo baixo e estou olhando as seguintes opções:

- epiphone thunder bird (novo)
- fender modern player 2013 (usado)
- squiere fender mike dirnt (usado)

ou junto mais grana e compro um fender mexicano usado?

Valeu

BeissolaBass
Membro Novato
# jul/19
· votar


Fala galera, beleza?

Estou prestes a comprar meu primeiro baixo, eu estava quase certo de comprar um Tagima TW65, porém surgiu a oportunidade de adquirir um Squier afinnity PJ Bass by fender e agora estou na dúvida rs

Vale a pena investir um pouco mais pra comprar o Squier ou compro o TW65 ?

Buja
Veterano
# jul/19
· votar


Da pra testar os dois?
Se sim, vai no que gostar mais.

Se nao, eu iria no tagima.

Jefersonalvah
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: Jefersonalvah
· votar


Qual a diferença entre um 4003 e um 4001 e se ainda é fabricado o 4001? pois no site da Rickenbacker não tem o modelo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/19
· votar


RodrigoToscano1
Qualquer um desses tá bom.
Eu não compraria o Thunderbird por ser pesado.
BeissolaBass
Cara, esse Tagima aí é um baixo bem legal pelo que se paga por ele; principalmente porque o instrumento, que tem que ser regulado por luthier competente, e ter cordas de qualidade, é apenas UM componente do sistema todo, que inclui um amp e uma certa peça fundamental que se coloca entre a correia e o instrumento.
Jefersonalvah
O circuito do 4003 tem um "push-pull" nos pots que muda o timbre.
Abçs

Anarchy.son
Membro Novato
# ago/19
· votar


Boa noite!

Tenho um tagima tw65 (recomendo, baixo com otimo custo beneficio) mas to senti do a necessidade de um baixo com escala mais curta. Dei uma olhada na internet e encontri um Squier VM jaguar bass por 2mil, alguem ja tocou nesse baixo, sabe me dizer se vale isso? Alguem teria alguma sugestao de baixo desse valor pra menos com escala curta?

Obrigado!

BeissolaBass
Membro Novato
# ago/19
· votar


Tem também o Tagima tjb 4, custando em média uns 300 reais a mais que o tagima tw65.. Vale a pena pagar esses 300 a mais e comprá-lo ao invés de comprar o TW65 ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/19
· votar


Anarchy.son
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1068177196-epiphone-viola-bass -novo-nf-_JM?searchVariation=32983270130&quantity=1&variation=32983270 130
Abç

AdrianoM_PB
Membro Novato
# set/19
· votar


E aí, galera, blz?

De uns tempos pra cá tenho paquerado com os baixos do Tiago Giovanella, de Caxias do Sul/RS... Além do 'modelo normal', ele faz o czech e tem um que me chama a atenção: o quarter, que é um modelo com um 1/4 de corpo (o 1º quadrante) e escala 3/4 ou 4/4, ele faz a escala conforme o cliente quer, só que sem captação, apenas o instrumento.

Só que aí acaba o meu sossego. Andei olhando captações nacionais para esse tipo de instrumento (as importadas além de caras o dólar a quase 4,10) e tem duas que eu queria opiniões, se souberem: a DiCarmo e a GermanoM…

Inicialmente eu pretendia comprar um vertical da DiCarmo, mas há 2 anos atrás era 5,6k! Meio fora da minha realidade. Aproveito pra perguntar: o Germano ainda faz verticais? Não vejo na página dele…

Então, andei pesquisando e cheguei na captação do DiCarmo (feita em maple) e a do GermanoM (feita de resina) e ainda tem uns preamps que eu achei fantásticos...

As referências não ajudam muito (ô dúvida cruel!): do lado do GermanoM tem Itamar Collaço e Adriano Giffoni; do outro, o próprio Giffoni, Sidiel Vieira, Sizão Machado e outros…

Alguém conhece aqui a captação dos 2 luthiers?

PS: tentei abrir um tópico novo pra não quebrar muito o assunto dos demais, mas não estou conseguindo.... :(

AdrianoM_PB
Membro Novato
# set/19
· votar


O baixo é esse do vídeo:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Como escolher seu novo baixo [Definitivo]