Qualquer latência atrapalha.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: rhoadsvsvai


    Nunca tive problema com latências minimas, principalmente usando vsts de guitarra, amplitube, bias , etc. nunca me incomodou nem um pouco, sempre achei que latencias baixas (como a que a minha placa atinge, 2.3ms) eram imperceptiveis.

    mais de ums tempos pra cá, tenho tentado aprender piano, comprei um piano digital e tenho usado como controlador, e basicamente tenho ignorado o som do proprio piano, uma vez que os instrumentos virtuais estão anos luz na frente em qualidade de som... na verdade baixei gigas e gigas de instrumentos diferentes, até estabelecer minha preferencia por um ou dois.
    ai... eu por força de fazer um experimento, resolvi plugar meu fone de ouvido direto no piano, e tocar um pouco com o próprio som do piano de fabrica, e pra minha surpresa, cometi muitos erros em coisas que conseguia tocar tranquilamente usando o som dos plugins, acredito que a causa disso é o fato de não ter latencia (ou a latencia ser menor ainda)

    eu acho que de fato, uma latencia tão baixa como 2.3ms é imperceptível,para a audição, mas não para a memoria muscular, quando você condiciona sua memoria muscular a tocar com esse atraso, quando for tocar na coisa verdadeira, vc comete erros de execução justamente nesse intervalo. e como musica é basicamente colocar soms no tempo, qualquer atraso de uma fusa caga tudo.

    moral da história:
    cuidado com essa historia de tocar instrumentos pelo computador.

    JJJ
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Tá reclamando porque o piano não tem latência? kkkkkkkkkkkkk

    Ok, eu entendi, só estou brincando! hehehe

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Na real, não faz sentido... 2,3ms está acima da capacidade humana de perceber diferenças de tempo... Não algumas vezes, mas quase 50 vezes abaixo!

    Se fosse o caso de um melotron, onde há de fato um delay entre a tecla apertada, o cabeçote acionar e o som soar, eu acreditaria.
    O que ocorre também é que quem se habitua a tocar com arranjadores/workstations, tende a tocar um pouco antes do tempo, pois é preciso para o acompanhamento automático entrar no tom certo.

    Se me permite, é mais provável que tenha percebido erros sem as toneladas de efeitos que os VSTi's permitem/contém... Acontece e muito!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    JJJ
    kkkk
    Ismah
    da capacidade auditiva, mas sera que esta abaixo da capacidade muscular de perceber? (essa pergunta não é retorica, estou apenas especulando)
    fique claro que não sou medico nem nada, mas estou especulando que alguns dos nossos reflexos agem da casa dos milésimos,estou certo?por exemplo jogadores profissionais de jogos eletronicos, antecipam em milésimos os frames da tela, e parte de tocar um instrumento é reflexo correto?

    eu gosto de vstis com o som mais natural possivel, meu preferido até agora é o cinesample piano em bluev2 (que tem até um botãozinho que corta o sample pra diminuir a latencia) as vezes tambem uso o galaxy vintagem D,german baby grand e o imperfect sample fazioli.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Comigo foi o mesmo, mas os pontos de percepção opostos.

    No início algumas pessoas notam isto sim.

    Quando passei a usar VSTI, achava sempre que havia uma certa diferença em relação ao piano mesmo sem latência quase nenhuma. Aí eu passei a ensaiar com o metrônomo lento. Pois na hora da gravação, eu dava uma atropelada no tempo.

    Eu deixava o piano como controlador, porém com o som saindo como retorno do próprio piano. Piorava a situação, atropelava o tempo mais ainda. Depois parei com isto é só usava o som da Daw.

    Mas o curioso é que quando gravava o som do piano e depois soltar o playback e tentar solar em cima do que já tocou dava a mesma sensação de diferença do VSTI, para o piano. Parecia que algo entre as duas realidades em paralelo não casavam. Mas isso durou pouco umas quatro ou cinco gravações.

    Depois acostumei. Hoje não tenho mais está sensação.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Synth-Men
    mas se você ir pro piano tando acostumado com o vsti, não sente diferença?

    Insufferable Bear
    Membro
    # fev/17
    · votar


    A resposta é simples: sua latência não é de apenas 2,3ms.
    2,3ms é mais ou menos o tempo que demoraria para o som de um piano acústico atingir seus ouvidos (considerando uma velocidade do som de mais ou menos 350m/s).

    alguns dos nossos reflexos agem da casa dos milésimos,estou certo?
    Mas esses estudos já levam isso em consideração.

    Tenta medir a latência por outro método, por exemplo, coloca um microfone bem perto da tecla e grava o som do impacto do seu dedo e o som sintetizado, se a latência for mesmo de 2,3ms você é o super-humano com o pior super-poder...

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Insufferable Bear
    velocidade do som de mais ou menos 350m/s

    Estás tocando piano no polo norte, não saberia precisar o quanto de pitch que subiu, mas deve estar bem acima dos 440Hz usuais hehehe

    Tenta medir a latência por outro método, por exemplo, coloca um microfone bem perto da tecla e grava o som do impacto do seu dedo e o som sintetizado, se a latência for mesmo de 2,3ms você é o super-humano com o pior super-poder

    Só se conseguir deixar equidistante monitor e tecla, ou se não dará diferença entre o som da tecla e saindo do monitor...

    rhoadsvsvai

    Sou péssimo em biologia rsrs Mas é bem interessante sua questão, vou ver se consigo descobrir algo.

    Sei que dá um bug mental tocar a mais de 6m do amplificador em baixo volume porque se escuta o som das cordas primeiro e depois o som do amp.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Sinto mais não. Já fiquei encasquetado com isto. É mais sensitivo que físico, por que é muito rápido. É tipo uma pegadinha cerebral.

    Você vai acostumar com os dois. Vai gravando por aí coisas pequenas mesmo. Hora com VSTI via midi e hora com o sons do piano, que você vai acostumar. Use o metrônomo, faça um mix dos dois. Base com um, solo com outro e vice versa.

    Usando o metrônomo você vai se concentrar no compasso da música e vai esquecer essas reações repentinas de atropelar ou atrasar o tempo. Será referencia unica.

    No início, eu sai do Audacity para o Reaper. Imagine a diferença em tudo. Em pouco tempo eu usava um e complementava no outro, sem diferenças.

    Insufferable Bear
    Membro
    # fev/17 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar


    Só se conseguir deixar equidistante monitor e tecla, ou se não dará diferença entre o som da tecla e saindo do monitor...
    Daí é só medir as distâncias fazer as contas, o difícil mesmo é medir a latência causada pelo equipamento.

    O importante mesmo é tentar descobrir de onde vem a latência, depois tenta ligar a saída da placa no line in e fazer esse teste, às vezes a latência está sendo introduzida na entrada midi, por exemplo, e por isso você só a vê usando o controlador.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Ismah

    Imagine um vídeo com o áudio fora do tempo ou vice-versa. Você percebe fácil por que visualiza a diferença. A boca abre e o som não sai e a boca fecha e o som sai. Tipo as novelas latinas do SBT. kkkkkkkkkkk!

    De tanto ver as novelas do SBT com minha mãe e minha falecida vozinha, não me incomodo mais com isto! kkkkkk! Sério mesmo. Isto com a visão e com a audição. Se fosse somente no rádio, irias perceber?

    Não porque os dois sentidos estão lhe dando duas referencias.

    Mas agora imagine isto com o tato e a audição? Você toca na tecla o som sai logo, ou você toca e o som dá uma "sutil" atrasada. Mas você só está habituado com uma destas formas e repentinamente encontra a outra. Você acaba percebendo, mas fica difícil descrever por que aqui o tato grita mais alto (por isto falei que é mais sensitivo que auditivo)

    O segredo é sentir o tempo do som de cada um. Do VSTI e do piano, com o fim de se acostumar com ambos.

    É isto que acontece. A mesma coisa da novela, mas com sentidos físicos diferentes.

    Você já deu a resposta de tudo com o exemplo do teclado arranjador. No inicio é um martírio, mas depois a pessoa acostuma e troca os acordes no tempo certo.

    A pessoa através do tato, passa a sentir o tempo do arranjador e o ouvido acostuma com isto.

    Editado: A energia elétrica foi interrompida na hora da postagem.

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Bem por aí, mas 2,3ms não é tão perceptível... Dá uma lida no efeito Haas, se adiciona mais delay que o necessário numa torre de delay por causa disso, e se adiciona 5ms geralmente...

    Na real, é se habituar mesmo... Mas eu quase surtei por causa do arranjador, sempre dava um ligado no baixo, e eu achando que estava me atrasando e tentava tocar mais pra frente, e isso só piorava. kkk Até que resolvi adotar a minha última solução: fazer tudo ao oposto. Deu certo.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    editado.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    rhoadsvsvai

    Meu caro, está muito longe. Piano nenhum vem com latência de fábrica

    - Pode ter sido um pequeno atraso no tocar das teclas mesmo.
    - Se o piano está conectado a uma placa de som, pode ser a placa de som mal configurada com o ASIO.
    - Cabos, com partes expostas, pontas enferrujadas
    - Apenas questão de costume com as teclas do piano

    Já vi videos seus superando isto tudo, com guitarra, baixo, back tracking. Acho que vai superar mais esta também.

    Acho que vai superar com os piano também

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Synth-Men
    eu editei, pq vi que minha analise foi equivocada, quando eu girei o botão de cortar o samples do plugin, as linhas ficaram praticamente iguais. eu acho que tem relação ao ataque mesmo do instrumento piano em geral, que deve sair alguns milésimos depois do toque da nota. pra dar tempo do martelo bater na corda e ressoar.

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Tu toca a mais tempo que eu, mas se tem algo que aprendi é que na parte analógica ou é, ou não é... Ou funciona, ou não funciona. Se ele falha em alguns momentos, é mau contato, talvez pela oxidação, só que não causa atraso (poderia ser atraso por alta capacitância, mas isso em sinal digital é algo que nunca ouvi falar).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qualquer latência atrapalha.