Avaliação de mixagem - Pequena Borboleta (Piggie)

    Autor Mensagem
    Piggie
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Piggie


    Fala galera. Estou mais uma vez aqui pra pedir a opinião de vocês em relação á um som que eu acabei de mixar. Critiquem, sugiram e xinguem, mas não deixem passar em branco. Vocês podem deixar um comentário tanto aqui no forum quanto no soundcloud.

    Btw, a letra não é minha, eu só compus a música.

    http://soundcloud.com/piggiemusic/pequena-borboleta-piggi

    Abraços,
    Piggie

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie
    Gostei da música, do instrumental, a flauta ficou muito chique, muito tranquila, um clima bacana, até na paradinha do meio, mas... o Vocal, pode começar tudo de novo, ela ficou muito evidenciada, até aí tudo bem, uma remixada ajudaria, mas tem muitos desafinados, fazem doer o ouvido

    em 0.44 o "você" caindo pro grave ficou esquisito
    em 1.20 na paradinha, acrescenta alguma coisa aí, me pareceu muito vazio

    Essa música na voz de alguem que cante, tem um potencial muito grande
    muito bom

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie

    Ouvi algumas vezes, e tem algumas coisas que não me agradaram, mas são mais relacionadas à composição, arranjo e execução da música. Mas como você pediu para avaliar a mixagem, então vou só falar dela! :-)
    O que mais me chamou a atenção foi uma carência de dinâmica. Por exemplo, a partir do 1:00 parece que volume do violão diminuiu, justo na hora que a música pede uma "crescida". Pesquisa sobre automação em gravações, acho que pode te ajudar a usar uns recursos interessantes para dar mais dinâmica à sua gravação.
    Postei uma gravação AQUI que fiz em home studio e utilizei alguns destes recursos, apesar do estilo de música ser diferente...

    Outra coisa, como a música é praticamente um "voz e violão", um reverb para dar mais ambiência à voz (ou mesmo o violão) pode fazer soar melhor também.


    Espero ter ajudado!

    Piggie
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Beleza Edson Caetano

    Vo tentar regravar e ver se eu consigo algum resultado melhor, senão vou tentar achar alguém pra cantar ela.
    Também vou tentar mudar essa parte melódica aí do "você" que ta caindo pro grave, e finalmente adicionar algo no 1.20, só não sei se faço a flautinha de fundo ou insiro algum outro instrumento.

    Piggie
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hard_Guitar

    Po, pode crer. Vo tentar dar um gás alí nessa parte que você comentou. Tentarei também aumentar os níveis de reverb.

    Só fiquei boiando na parte de automação. Joguei as palavras "automação" e "gravação" no google e não apareceu muita coisa. Do que se trata essa automação? O que ela faz?

    E se quiser comentar sobre a composição e outras coisas, fica a vontade brow. Toda e qualquer crítica é bem vinda. A unica coisa que eu não posso alterar na música é a letra, porque não é minha. No resto, o que der pra melhorar eu melhoro.

    Valeu!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie

    Aqui tem um paper legal sobre automação no Sonar.
    Apesar de ser para o Sonar, o conceito serve para qualquer software que você use para gravação.

    http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/162/Daniel_Farjoun .pdf

    Já que você pediu sugestão para a composição, aqui vai uma: Antes de pensar em colocar dinâmica na gravação, tenta colocar dinâmica na música em si, utilizando a melodia e os arranjos. Sua música tem que ter subidas, descidas e elementos que conectem estas nuances.
    É difícil explicar, hehe...


    Abraço!

    marcosshrp
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie
    cara, o vocal ta desafinado..

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem existem diversos pontos a destacar, todos construtivos:
    Mas pergunto, você gravou em canais separados?
    01- a voz , tem que ensaiar mais para não desafinar;
    02- a música esta sem dinâmica, o arquivo wav visualmente parece um retângulo todo preenchido.
    Música são notas tocadas em intervalos de tempo onde também existe silêncio.
    Imagine que cada ponto que preenche o retângulo é um som, e se o retângulo esta quase que completamente cheio, tem alguma coisa errada.
    Que pode ser derivada do mal uso de compressores para aumentar o volume, e também mal uso de equalizadores.
    Quase todo o retângulo esta preenchido por vários níveis de frequências.
    Sempre observe o aspecto visual da onda de arquivo wav, não pode ficar no formato de um retângulo o tempo todo.
    Este é um mal que vem assolando muitas das músicas produzidas na atualidade.
    E o que acontece o formato da onda fica alto, mas nem por isto o volume dos instrumentos fica alto, na verdade fica tudo enlatado pelo compressor, num nível de frequência lá encima que não melhora nada, muito pelo contrário destrói a dinâmica da música.
    Neste caso a onda esta preenchendo o retângulo, mas nem por isto a música esta com o som alto, o denota o mal uso de efeitos.
    Na verdade os instrumentos e a voz estão abafados.
    Esquecem que todo player seja físico ou virtual tem botão de volume, e a pressa do dia a dia atual leva a isto.
    E a música muito pelo contrário, não pode entrar nesta de tudo rápido e a todo volume, que neste caso é um pseudo volume alto.
    03- A Flauta tá sumida falta brilho;
    04- O som do violão esta muito abafado, e pode também ter mais variações no ritmo.
    05- como o Hard_Guitar comentou primeiro tem que colocar dinâmica na execução da música, e isto necessariamente exige mais ensaio.
    06- cada track tem que soar bem individualmente.
    07- aumentar os níveis de reverb?
    pode até ser aplicável, mas neste caso não vai resolver os problemas, só vai aumentar.
    Tem que começar tudo de novo, usando os efeitos de modo moderado, e ir aumentando aos poucos até atingir o nível ideal.
    Quanto a gravação primária, se não soar bem, tem que regravar, não existe software que dê jeito, não existem milagres.
    Os softwares de efeitos existem para se corrigir pequenos detalhes, mas não produzem música.
    Automação de um modo superficial é um processo de ir alterando o volume, o pan, a adição de efeitos e outros detalhes, no decorrer da track (pista de gravação), de forma que as variações influam na dinâmica da música. (e isto tem que refletir visualmente no formato da onda).
    Tudo lá encima não significa volume alto, mas sim deformação das frequências dos instrumentos.
    Deve-se ter cuidado ao adicionar efeitos, principalmente compressores e reverbs, comece sempre com um nível baixo, e vá aumentando aos poucos., o mesmo para o uso de equalizadores, e de qualquer outro efeito.
    A melhor referência é o seu próprio ouvido.
    Lembre cada track tem que soar bem individualmente
    Se individualmente esta ruim, em conjunto com outros instrumentos com certeza não vai ficar boa.

    Piggie
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hard_Guitar

    Acho que vou fazer isso aí cara, regravar ela toda e tentar mudar alguma coisa no violão. Só que eu queria fazer toda ela com 1 só violão e as flautinhas no meio, vamos ver se eu consigo fazer melodia no violão sem perder a harmonia.

    marcosshrp

    De fato, pode estar mesmo, mas se vc me apontasse onde fica desafinado ia ajudar bastante, porque como é minha própria voz é muiito dificil achar esses desafinos, já que minha voz soa natural pra mim.

    Adler3x3

    Manoo, cabei de ter uma aula. Pode crer que isso vai me ajudar bastante na criação de músicas. Agora que eu to vendo que esse negócio de dinâmica é importante. Vo prestar bastante atenção nas curvas da track.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie
    Continue tentando cantar e mantenha a flauta.
    Pode até ser que para a dificuldade da música a sua voz não seja a ideal.
    Mas persista, você pode também fazer solos no violão gravado em separado.
    O mais importante é que a música e a letra que você tem em mãos é de qualidade.

    abirex
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara gostei da mixagem, achei bem legal, mas o vocal infelizmente não está bom, tente usar algum recurso mesmo para ver como fica, como o auto-tune ou coisa do tipo, mas o mais interessante seria dar uma boa caprichada nesse vocal.

    abraço

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Piggie

    Po o timbre desse violão ficou show, bem encorpado, na medida !! qual violão vc usou e como tu gravou ??

    Rolou uns pequenos deslizes na voz, vc gravou tudo num take só? dá pra corrigir tudo aí e transformar numa música bem completa dps eim!

    Abraços!

    Piggie
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    Vou tentar dar uma ensaiada e quem sabe até mudar o tom da música

    abirex
    Obrigado. Mas eu acho que no caso o que vale mesmo é regravar o vocal com maior qualidade.

    Pé de chinelo
    Cara, eu usei meu primeiro violão que não passa de 150R$, da Michael. A captação foi feita com mic dinamico á 10cm do violão, alinhado ao 12º traste. Acho que a sacada no som encorpado ta na equalização, que de fato teve um ganho significativo no grave.

    Obrigado pela opinião aí pessoal. Acho que já tenho algo em mente aí.
    Acho que o assunto está encerrado, mas se alguém tiver mais algo á contribuir, por favor, não se acanhe.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie

    eu usei meu primeiro violão que não passa de 150R$, da Michael.

    hehee vc é a prova viva que a GAS não serve pra nada a não ser perder tempo e dinheiro com uma preocupação inútil.

    Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de mixagem - Pequena Borboleta (Piggie)