Caixa de Som para Estúdio

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

Esgualepador
Eu tenho a HD-1, e uso de vez em quando as Yamaha HS-50 para gravar ouvindo a bateria. Mas em muitos casos, eu uso mesmo o fone de ouvido, pois dá mais precisão (e mesmo assim, eu ainda me perco no metrônomo, lol).

-Mas usar um Roland KS, por exemplo, amp de teclado, não parece ser uma má idéia..

gwallner
Se fazer uma forcinha na busca da internet, vai conseguir achar par de KRK 8 por cerca de R$ 1800. Um amigo comprou de uma loja de internet, e elas assustam. Demoram 1 semana para amaciar as caixas, mas tem um grave lindo.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar

Esgualepador

O problema é que não é só tocar e ouvir o que sai nas caixas, existem ajustes corretos, e os monitores para studio te dão essa precisão para que vc trabalhe corretamente.
Agora, se for somente para ensaio, qualquer caixa de boa qualidade serve. O problema é que com o ampli fica tudo em mono.

Esgualepador
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman
gwallner

É verdade, se acha o par do KRK Rockit 8 por R$ 1.800,00 sim!

Bom... o local onde estou montando meu home studio é um quarto e não possui nenhum tratamento acústico adequado. É um local pequeno, já usei um amp de guitarra de 60wrms e o volume não precisou passar da metade.

Como falei anteriormente, potência não me preocupa, só preciso de qualidade e som bem definido... preciso pensar bem nesse investimento, o orçamento está apertado e ainda preciso comprar outros acessórios pro home.

Vocês acham mesmo que o Rockit 8 vai servir?

Eu tenho dois fones muito bons, não chegam a ser 100% próprios para monitoração ou mixagem mas ainda sim possuem uma precisão muito boa... porém, estou precisando de um som externo para ver como a coisa toda vai soar fora dos fones.

[]'s

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

Esgualepador
O que posso dizer é:
- se a sala não estiver nada tratada, você infelizmente vai sentir na hora os efeitos, principalmente com caixas fortes como a KRK r8. Foi o que aconteceu quando meu amigo foi acabar de montar o setup dele, inicialmente em um quarto quadrado de 2x2. O som embolava bastante, isso em se tratando de músicas prontas.

O que você pode fazer para dar uma ajudada no ambiente: pelo menos, pendurar uns cobertores, deixar um colchão no fundo da sala, etc. Isso já ajudaria a tirar o eco que se pode produzir - além de usar os ajustes de cortes de frequência que as caixas possuem - deixando o som flat para o fim que você deseja.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman
Se fazer uma forcinha na busca da internet, vai conseguir achar par de KRK 8 por cerca de R$ 1800. Um amigo comprou de uma loja de internet, e elas assustam. Demoram 1 semana para amaciar as caixas, mas tem um grave lindo.
As KRKs são fantásticas.

O que você pode fazer para dar uma ajudada no ambiente: pelo menos, pendurar uns cobertores, deixar um colchão no fundo da sala, etc. Isso já ajudaria a tirar o eco que se pode produzir - além de usar os ajustes de cortes de frequência que as caixas possuem - deixando o som flat para o fim que você deseja.

Quando peguei as KRKs, coloquei uns azulejos de esponja na parede, ajudou bastante. Realmente investir em ótimos monitores sem ter uma sala tratada, é treta.

Esgualepador
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman

No meu caso a peça é um pouco maior do que 2x2 mas não sei te informar as medidas exatas, é um quarto quadrado também.

O problema é que devo estar me mudando em breve, logo, fazer um investimento em acústica na peça está fora de questão.

Se a sala não estiver tratada devidamente, o som dos monitores ficará muito comprometido mesmo?

Então qual seria uma opção viável nesse caso?

[]'s

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

Coloca um colchão no fundo onde ficar virado a caixa, e se puder, pregue um fio e coloque um edredom ao longo dele, também, ao fundo.
Isso já vai ajudar.
é o modo 'improvisation' que até o pessoal da revista Sound on Sound comenta que fez ao testar um ou outro aparelho, lol.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar

Esgualepador
Na verdade, qualquer coisa que preencha o quarto nas paredes, ajuda. Coisas comuns com sueperfícies irregulares ajudam mais ainda, como estantes simples de livros. O negócio é evitar das ondas baterem na parede lisa e vazia e ficarem indo e voltando, vc acaba embolando o som somando a quantidade de ondas que "voam" no ambiente. A maioria ads ondas tem que bater e morrer em algum lugar irregular.
Tem um video no youtube de um cara profissional que simplesmente preencheu seu ambiente com estantes, livros, sofás...etc.

Esgualepador
Veterano
# fev/11 · Editado por: Esgualepador
· votar

T-Rodman

E quanto a comprar um amp de teclado, não seria uma boa opção?

Só para você entender a necessidade... hoje eu gravo voz e guitarra no meu "mini home studio". Tenho note, interface, fones, mic, guitarra, cabos e suportes... me desfiz ano passado da minha DTXPlorer e devo pegar em breve uma HD-1 para incrementar meu set. Não tenho amp de guitarra nem pedais, resolvi investir para tocar e gravar com VSTs, pelo menos de início. Também pretendo fazer gravações de baixo quando estiver com tudo arrumado...

Estou procurando boas caixas para reproduzir meu som, seja apenas para reprodução ou para monitoração enquanto estiver gravando... minhas mixagens ainda são bem amadoras mas devem melhorar com o tempo.

Então resumindo, no momento eu preciso reproduzir e/ou monitorar voz, guitarra e bateria eletrônica...

Infelizmente a sala não tem tratamento acústico e também não tenho certeza se vou ter uma peça boa para isso quando me mudar, fazemos o que podemos, hehehehe!

E então? Sigo com a KRK na minha lista?

Valeu!

[]'s

Esgualepador
Veterano
# fev/11
· votar

gwallner

Hummm, entendo... mas então me diga, será que eu não poderia comprar uma chapa de compensado (por exemplo) e "colar" aquelas espumas próprias que os estúdios usam para revestir as paredes? Ou simplesmente colar em toda a superfície da chapa umas caixas de ovos? Isso não serviria?

Assim eu teria um painel com espumas, ao invés de colocar um colchão e um cobertor... o que vocês acham?

[]'s

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

1. no seu caso eu ficaria só com as KRK. Eu vi que vc é de PoA, então não dá pra passar lá na Teodoro em SP, para ver que tem os caras da área de home-studio lá da Playtech, o dia inteiro tocando guitarra em VST com monitor de estúdio. Você vai gostar do resultado no final.

2. Se for para escolher só uma coisa para ajudar na acústica, eu ficaria com o varal e edredom. O colchão em segundo caso, atrás do edredom. Meu quarto eu colei uns painéis de espuma acústica e paguei uma fortuna pra isso - e não é a solução ideal (to construindo uma casa pra eu mudar). Eu sei o que é gambiarra nesse meio-termo, lol.

amplexos

T.

Esgualepador
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman

Certo, entendi... valeu, vou ficar com o par de monitores mesmo!

Você disse que tem um Yamaha HS50, certo? O que você acha deles? Andei pesquisando aqui e o HS50 custa uns 500 dilmas a menos que o Rockit 8... com essa diferença quase dá pra pegar um subzinho extra pra usar com o Yamaha e acho que ficaria muito bom, não?

O que você acha dessa idéia? Como fica o som da HD-1 no HS50?

PS1.: Sim, sou de POA e não tem nenhuma loja de instrumentos decente por aqui e as que tem os preços das coisas são absurdamente altos, assim a nossa melhor opção é a compra online que mesmo com o custo do frete ainda sai muito mais em conta do que comprar nas lojas.

PS2.: Interessante saber que o "método do edredom" é mais eficaz do que o painel de espumas, bora montar o varal então! Hehehe...

Valeu!

[]'s

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar

Esgualepador
Caixa de ovos não!!!!!! Fuja disso. A não ser que vc as revista com alguma espuma fina.
Vá atrás de espumas se vc quiser pegar placas de madeiras e colar algo.
Não precisa preencher 100% as placas.

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

HS50 tem de tomar cuidado, que o preço dele é por unidade, que você ve em sites por aí afora.
O par eu cheguei a pagar quase os 1800 das KRK. Por isso que eu considero barganha as KRK.
Se quiser economizar, tem um par de caixas de 50w da Prodipe na playtech, que dão conta do recado.
Eu tenho 3 pares: Yamaha HS50m, Prodipe 5 Ribbon e Alesis M1MkII. Yamaha é mais flat e poderoso. Prodipe e Alesis são equivalentes, só que Alesis tem mais grave, o que é bom para se escutar música e ruim para mixar. Prodipe eu gostei, principalmente pelo preço: perto dos R$ 1000.
http://www.playtech.com.br/ch/prod/22542/monitor-prodipe-pro5-ribbon-% 28par%29.aspx
- putz, subiram o preço delas. Não devem valer tanto a pena assim, já que temos as KRK por bom preço.

Som da bateria é bem audível em monitores. Basta estar bem posicionado, o que não é o meu caso, já que minha bateria fica ao lado do meu home-studio, e eu não escuto as caixas do monitor diretamente. Minha bagunça tá mais ou menos assim hoje em dia. A Alesis e a Prodipe ficam em cômodos diferentes da casa, mas para escutar música e filmes mesmo. Para finalidade de home, só a Yamaha que está trabalhando.

amplexos

T.

Esgualepador
Veterano
# fev/11 · Editado por: Esgualepador
· votar

T-Rodman

Cara, o preço do HS50 que eu vi é o par mesmo, na Foxtrot, saca só:

http://www.foxtrot.com.br/Produto/05040091346002/Caixa+p+Monitor+Yamah a+HS50M+70W+(Par)

Poxa, muito legal o seu home studio... você tem muitos equipamentos!

Hummm... você fica de lado para os monitores, saquei... realmente não é a melhor posição, no meu caso estou montando de forma que eu fique sempre posicionado de frente para as caixas. Vai ficar meio amontoado mas tudo bem...

Acho que por esse preço, o HS50 está me convencendo bastante, até porque depois posso acrescentar um sub no set, caso seja realmente necessário mas acho até que não...

O que você acha?

[]'s

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

Manda bala então, rs.
Só note que, o HS50 é realmente bem flat. Dá pra sentir uns punchzinhos, mas ele é bastante flat, e tem uma definição sonora incrível.
Bem, se você nunca esteve em frente a um monitor, monte em casa com todo carinho, aumente o volume no máximo e coloque um "Time" do Pink Floyd ou "Bohemina Rhapisody" do Queen na sua frente, e tenha um orgasmo, lol.

Cada amigo meu que nem brinca de home-studio e vai lá ouvir um sonzinho, acaba comprando uns monitores desses pra colocar em casa. O carinha que comprou a KRK, agora tem uma interface e a KRK, mas sequer toca algum tipo de instrumento.

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar

Esgualepador
Tira o escorpião do bolso e manda bala nessas Yamahas irmão!

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar

Esgualepador
Para a escolha de um monitor vc precisa ver o gráfico de resposta de frequência dele, quanto mais flat, melhor.

KRK Rokit Powered 6: http://www.audioholics.com/reviews/speakers/lifestyle-desktop-and-port able/krk-rokit-powered-6-10s/krk_meas_half.jpg/image_view_fullscreen

Yamaha HS50M : http://www.yamahamusician.com/image-files/yamaha-hs50m-frequency-respo nse-graph.gif

Edifier R1000TCN: http://www.edifier98.com.ar/downloads/tecnicos/r1000tcn.gif

Os Yamahas são bem flats.... magavilha.

Esgualepador
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman

Beleza cara, valeu pelas dicas, vou de HS50 mesmo! \o/

Sinceramente nunca ouvi nada vindo de monitores, será a minha primeira experiência com eles...

Estou procurando comprar equipamentos de qualidade para ter no meu home mas parece que sempre falta alguma coisa, hehehe... depois do par de monitores ainda pretendo comprar a HD-1 e mais uns acessórios. Por enquanto nada de amps e pedais.

Valeu!

[]'s

gwallner
Veterano
# fev/11 · Editado por: gwallner
· votar

Esgualepador

O guitarrista da minha banda comprou uma HD-1, vc irá adorar. Principalmente se utilizar com o BFD, Adictive Drums..etc.
A gente tá fechando uma sala para montar um studio para ensaiar com phones de ouvido e gravar.

Esgualepador
Veterano
# fev/11
· votar

gwallner

Pode deixar, vou abrir a mão, hahahaha...

O que seria o termo "flat"?

[]'s

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

imagine um equalizador. Não tem uma regulagem dele que se chama 'flat'?

- é essa a idéia. monitores bons são flat. Não tem agudos a mais nem graves. É tudo 'flat', plano, sem grandes oscilações. E é assim que você geralmente usa como padrão de mixagem.

Esgualepador
Veterano
# fev/11
· votar

T-Rodman
gwallner

Entendi... então quanto mais flat um monitor é, mais neutro é o som padrão dele e com isso melhor e mais precisa é a resposta que ele vai gerar baseado nos efeitos que usamos ou na mixagem que é feita em uma gravação, estou certo?

Perfeito, é exatamente isso que eu estou procurando...

Agradeço principalmente aos dois que me ajudaram, T-Rodman e gwallner, valeu mesmo!

[]'s

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar

bingo!

gwallner
Veterano
# fev/11
· votar

Esgualepador
Yes man, exatamente isso!
Quanto mais flat (linha mais reta), mais respostas reais de todas as frequências do que sai dos monitores para seus ouvidos.
Estamos aí brother!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Caixa de Som para Estúdio