Uma placa ASUS é melhor que uma M-audio?

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# mai/09 · Editado por: Minow
· votar


SylvioLima
Mas a minha dúvida continua: existe equipamento de monitoração que consiga reproduzir dos 30KHz pra mais e dos 10Hz pra menos? (mais grave que isso eu acho difícil... mas mais agudo talvez...)

Acredito que exista, mas não pra o consumidor.
É uma coisa de laboratórios de pesquisa acústica e audiologia, um monitor comum não é feito pra isso.
Mas existem fones e caixas de som comuns (não-feitos pra monitoração, porém de ótima qualidade) que começa lá pelos 15Hz e chega a uns 25kHz.
O Koss Porta Pro é um fone de baixo custo que tem essa resposta, agora, daí a dizer que tem uma qualidade maravilhosa só por isso é diferente.
Eu fiz um review desse fone, tá por aí no meu perfil.

Bom... talvez gravar e editar faça sentido num futuro próximo... onde os DVDs de Vídeo vão ser substituídos pelo BluRay e os velhos DVDs vão virar mídia de música, os DVD-Áudio, com um sample rate de 192KHz e 24bit (reprodução estéreo) ou 96KHz e 24bit (reprodução 5.1).

Faz sentido, agora, isso não significa que uma placa Asus seja melhor que uma M-Audio só porque tem uma taxa de 192.
Se a M-Audio não fosse a melhor no que se propõe (placas de baixo custo), não teria sido comprada pela Digidesign, que é a parte voltada pro áudio da gigante Avid.
Basta ver aí que é cheio de plaquinhas com até especificações melhores que umas M-Audio, mas levam um caldo delas.
Ex: a Maya44 e a Julia@ gravam a 192kHz, levam um pau de muita plaquinha 24/96.

kairi
Veterano
# mai/09 · Editado por: kairi
· votar


Minow
Cara, acho que a 24/96 é a placa definitiva pra 'não-musicos' / 'musicos-pequenos'.

Qualidade animal! Mesmo chip da Delta 1010.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


kairi
Sim, eu tenho uma 2496 e gravo em 24/88 com ela numa boa.
Não acho que seja pra não-músicos. Essa Asus sim, é uma placa que não foi feita pra gravar, já a 2496 não. Ela só não tem prés ou phantom, e apenas 2 canais, ou seja, é uma placa simples, porém de ótima qualidade.
Com um bom pré e bons microfones é possível fazer gravações excelentes com ela.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Minow
Mas existem fones e caixas de som comuns (não-feitos pra monitoração, porém de ótima qualidade) que começa lá pelos 15Hz e chega a uns 25kHz.
Sim... esses eu já conheço. Eu perguntei isso pra saber como monitorar os 'kHz' extras proporcionados pelo sample rate mais alto. Mas já vi que não é preciso monitorá-los... e nem tem como... pois não ouvimos mesmo né hehe...

Faz sentido, agora, isso não significa que uma placa Asus seja melhor que uma M-Audio só porque tem uma taxa de 192.
Sim... existem muitos outros fatores que determinam a qualidade final do som. Comparando com o vídeo, seria o mesmo que dizer que uma camcorder Canon HV30 teria a mesma qualidade de imagem que uma Sony CineAlta F900. Embora ambas gravem na resolução HD (Alta Definição - 1920x1080), ambas possuem chips de captação de imagens bem diferentes (CMOs x CCD), o que faz da CineAlta F900 uma camera com qualidade muito superior na mesma resolução. Acho que, analogicamente, podemos dizer que a ASUS tem a mesma resolução mas não a mesma qualidade.

Só o que me intriga é ver nas especificações da ASUS valores se S/N e THD excelentes...


kairi
acho que a 24/96 é a placa definitiva pra 'não-musicos' / 'musicos-pequenos'.

Por que? Só porque é uma placa barata? Acho que não-musicos não tomariam conhecimento dessa placa de não trabalhassem com música ou com áudio em geral. Tomariam conhecimento sim da ASUS ou uma Creative qualquer... mas M-Audio o meio sabe que é para Áudio Profissional.

Eu acabei de adquirir uma... comprei a 2 semanas e estou esperando chegar (vai demorar um pouco ainda hehe). Vamos ver se é boa mesmo. Pra mim (que só vou gravar voz e algum outro instrumento através de um mixer de 6 canais Behringer) já tá de ótimo tamanho.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


SylvioLima
Por que? Só porque é uma placa barata? Acho que não-musicos não tomariam conhecimento dessa placa de não trabalhassem com música ou com áudio em geral. Tomariam conhecimento sim da ASUS ou uma Creative qualquer... mas M-Audio o meio sabe que é para Áudio Profissional.

Eu acabei de adquirir uma... comprei a 2 semanas e estou esperando chegar (vai demorar um pouco ainda hehe). Vamos ver se é boa mesmo. Pra mim (que só vou gravar voz e algum outro instrumento através de um mixer de 6 canais Behringer) já tá de ótimo tamanho.


Mas não deixa de ser uma ótima placa de som! \m/

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


kairi
Bom... acho que dá pra tirar um ótimo som de quase todas as placas de som off board no mercado. Depende da aplicação e do nível de dificuldade...

Eu, como disse antes, só gravo VOZ principalmente, e eventualmente algum instrumento. Se você quiser, estão espalhados aqui pelo fórum de Home-Studio e pelo fórum de Canto tópicos com gravações minhas... algumas somente voz e outras produções inteiras com a co-produção de alguns amigos que eu fiz aqui no fórum mesmo... como Catselidis e GuBaixista. A qualidade, não querendo me achar não viu, é fantástica.

Acho que tudo depende de dedicação... O equipamento é apenas uma ferramenta. O que faz diferença mesmo é ter vontade de aprender e aplicar o que vc aprendeu.

Tenho um conhecido que tem o sistema Pro-Tools em casa. Nem sei qual é o dele, só sei que é um daqueles que usa DAW... então é caro. Eu nunca vi ele fazer nada que preste naquele Pro-Tools dele lá...

Tem gente que me surpreende com gravações feitas com mic de computador...


EDIT: esqueci de dizer que a placa que eu tenho atualmente (e que será substituida pela 24/96) é a vagabundinha Creative Live! 24bit. O motivo da troca??? Latência absurda (não sei como eu sobrevivi a isso... pq é muita mesmo), acontecimentos estranhos (de vez enquando ela 'abre' a line in do nada) e alguns conflitos. Por custar 100 reais, é evidente que é uma placa de baixa qualidade... mesmo assim deu pra tirar um caldo enquanto durou. Agora é hora de evoluir... e acho que eu fiz um ótimo negócio.

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


SylvioLima
Tenho um conhecido que tem o sistema Pro-Tools em casa. Nem sei qual é o dele, só sei que é um daqueles que usa DAW

DAW seria no caso o software...
Você deve estar querendo se referir ao Pro Tools LE, com um rack da Digi, certo?
Sua Live dá latência mesmo usando o 4all? Você usa ela na impedância mic ou line? Mic costuma dar menos latência.

acho que eu fiz um ótimo negócio.

Eu também!

Ó um teste que eu fiz com a 2496. Não repare nos erros, eu gravei numa posição muito horrível, tentando não deixar o fone cair e segurando o violão em pé apoiando ele na perna. Hehehe
Depois vou gravar uma pedindo uma mão pro meu pai e vou gravar de palheta, nessa aí eu gravei com a mão e o som parece meio abafado as vezes.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Minow
DAW seria no caso o software...
Sim... o Pro-Tools é o software... e tem um rack da Digi sim...

A latência acontece de qualquer forma... já tentei diversas coisas... inclusive usar esse ASIO4ALL... usando line in... mic in...

E, no caso, eu preciso da Line In, pois eu uso o pré da mesa, que é mil vezes melhor que o 'pré' da placa... Aliás... me arrisco dizer que praticamente nenhuma placa de som ao meu alcance tenha um pré tão bom quanto o de uma mesa... ou um pré dedicado (obvio)...

Gostei do seu teste =) Parabéns! Estou animado agora com a minha plaquinha rs

O que vc me diz da latência dela?

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


SylvioLima
Não tem latência.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/09
· votar


Minow
Nem acredito!!! Eu perdia horas ajustando as tracks de VST ou de voz por causa do maldito atraso... era um inferno... mas em Junho, se Deus quiser, esse pesadelo acaba hehe

horacio.jo
Veterano
# mai/09
· votar


desculpe aí pessoal me meter nessa discussão meio reservada (são poucos participantes) hehe!
apenas vou dar a opinião de quem tem a 24/96 a 2 anos. Fazia minhas gravações com uma mesa staner bux 14, usando os pres dessa mesa, da pra acreditar. E não ficaram ruins não, fiz toda a campanha politica de um partido da minha cidade, gingles e spots e não ficou devendo muito aos gingles de partidos adversarios feitos em estudios profissionais ( o meu é amador mesmo). Tanto que agora adquiri o bluetube e um mic rode nt1a e nem pensei em trocar a minha plaquinha, pois o máximo que vou gravar serão dois canais (violão estereo). A conclusão que chego é que mesmo eu sendo bem amador em gravações consegui bons resultados com ela, imagina quem é bom.
é apenas a minha opinião! abraço a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma placa ASUS é melhor que uma M-audio?