Qual Microfone Condensador escolher para Gravação Voz?

Autor Mensagem
andyeffect
Veterano
# jun/07 · Editado por: andyeffect


Qual Microfone Condensador escolher para Gravação Voz?
Tendo em vista que não possuo muita grana para gastar.
entre estes, qual é melhor para gravação de voz banda de Metal

Samson C15l Microfone Condensador
Detalhes

Microfone Behringer Condensador C1
Detalhes

Microfone Samson C05 c/ Cachimbo
Detalhes


Grato pela ajuda

cybx
Veterano
# jun/07 · Editado por: cybx
· votar


Fala andyeffect!
Não conheço muito sobre tipos de condensadores, mas pelo que vi nas especificações de cada um, o da Samson apresenta uma faixa de frequência maior que o da Behringer (40Khz - 18Khz contra 40Khz - 20Khz), ou seja, ele capta um pouco mais de graves do que o da Behringer.

Mas como desconheço os dois modelos, prefiro deixar para alguém que conheça mais sobre o assunto.
Se fosse pra eu escolher sem poder pedir opinião eu levaria o Samson, por causa dos motivos apresentados.

andyeffect
Veterano
# jun/07
· votar


cybx
ok cara mais já melhorou porque a presença de graves não tinha notado, rs
valeu

andyeffect
Veterano
# jun/07
· votar


olhem acima os tres modelos por favor

El_Cabong
Veterano
# jun/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


cybx

... o da Samson apresenta uma faixa de frequência maior que o da Behringer...

Acho que você se enganou. A maior faixa de frequências é do Behringer C1, e não do Samson C15l.
Nos graves os dois começam nos 40Hz. Nos agudos o Samson vai até os 18kHz, enquanto que o Behringer continua até os 20kHz que equivale este último, mais ou menos ao limite do ouvido humano, e isso se traduz em mais harmônicas, mais fidelidade e mais semelhança com o ouvido humano. (Na minha opinião).

Quanto aos graves, mesmo os dois comecando nos 40Hz, tanto um como o outro pode ter um grave mais reforçado ou não. porque isso depende de outros fatores, por exemplo, o reforço de presença.
O melhor mesmo é testar os dois.
O C05 eu não conheço.

cybx
Veterano
# jun/07
· votar


El_Cabong
Hmmm entendi, pensava que por ele captar uma faixa maior, ele seria melhor. Mas me enganei. Hehehe, vivendo e aprendendo!

Valeu!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


O Behringer é melhor... mesmo se o Samson tivesse uma faixa de frequencia maior. O que tem de ver é a captação nas diferentes faixa de frequencia nos dois... por isso é bom entrar no site do fabricante e tirar essas especificaçoes a limpo... e se puder... testar na loja.

Fica com o Behringer...

El_Cabong
Veterano
# jun/07
· votar


cybx

Agora entendi a confusão. É que você escreveu 40kHz à 20kHz, mas na verdade é 40Hz à 20kHz.
As faixas de frequência na verdade são (pra não dar mais confusão vamos usar só Hz):
Samson C15l: de 40Hz à 18.000Hz
Behringer C1: de 40Hz à 20.000Hz

andyeffect
Veterano
# jun/07
· votar


El_Cabong

este microfone de condensador é bom?


C05 CL - Handheld Condenser

El_Cabong
Veterano
# jun/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


andyeffect

O Samson C05 eu nunca testei, mas vendo as especificações técnicas do fabricante:
Resposta de frequência: 50Hz à 18000Hz
Impedância: 200 ohms
Sendo que no gráfico de frequências, ele tem uma queda nos graves e nos agudos.

Ainda acho o Behringer C1 melhor.
Resposta de frequência: 40Hz à 20000Hz (faixa de freqûencia maior)
Impedância: 100 ohms (menor impedância significa menor captação de interferências)
Gráfico de frequências mais "flat".


* Eu uso um mic dinâmico no meu home-studio "XM8500", mas se um dia eu for comprar um à condensador, acho que vai ser este "C1". Ótimo custo/benefício.

andyeffect
Veterano
# jun/07 · Editado por: andyeffect
· votar


El_Cabong

sim o C1 realmente é melhor, mais para gravar em casa sem proteção acustica e ser direcional o C05 tenha vantagem, ou estou errado?
abrax

El_Cabong
Veterano
# jun/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


andyeffect

No caso, tanto o C1 quanto o C05 são direcionais (captação cardióide). Só que apesar disso eles são à condensador. e os condensadores pegam mais os ruídos do ambiente mesmo sendo direcionais (cardióide). Na minha opinião sem proteção acústica só daria pra usar um microfone a condensador se o ambiente for ultra silencioso. Se alguém bater na porta do teu vizinho, isso vai sair na tua gravação !!

Para ver qual dos dois capta menos os ruídos do ambiente o melhor mesmo é testar os dois. Talves o formato deles, o nivel de captação do que vem de trás, o gráfico da cardióide de cada um, etc. possa ser decisivo nesse caso.

Sem proteção acústica talves seja melhor usar um mic dinâmico, talves o Shure SM58.

Baruck
Veterano
# jun/07
· votar


Disse tudo. Caso vc tenha um estúdio tratado contra ruídos externos e, inclusive, com computador em um ambiente e o mic em outro (o computador gera um ruído inaceitável para condensadores), vale a pena pegar um condensador. O C1 me parece uma boa opção econômica.

Mas se seu estúdio for em um quarto ou ambiente não tratado acusticamente, acho q a melhor pedida seria um sm58 pra foz e sm57 pra outros instrumentos, como amp de guitarra microfonado, por exemplo.

Baruck
Veterano
# jun/07
· votar


Além do mais, um bom sm58 passando por um bom preamp e pelo bom plugin Mic Modeler da Antares faz milagres.

cybx
Veterano
# jun/07
· votar


El_Cabong
Ahh ta, tava dando nó na minha cabeça agora.
Hahahaha, que bom que foi só uma má leitura.

Abraço!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Baruck
Além do mais, um bom sm58 passando por um bom preamp e pelo bom plugin Mic Modeler da Antares faz milagres.
Disse tudo. As pessoas sonham com um condensador... que ele faz milagres etc etc etc. Talvez até faça, em gravações de instrumentos. Mas para gravação de voz, um bom dinâmico com bom pre-amp e a utilização do Mic Modeler dá pra imitar um condensador. Ninguém diz que é um dinâmico...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


To vendo esse tópico a tempos, e sempre esqueço de comentar.

Baruck
Caso vc tenha um estúdio tratado contra ruídos externos e, inclusive, com computador em um ambiente e o mic em outro (o computador gera um ruído inaceitável para condensadores), vale a pena pegar um condensador.

Tem muito mito nisso.

Quem já usou condenser em ambientes ruidosos sabe que não precisa de tudo isso (evidentemente, qto mais isolado e tratado melhor, mas essas manias xiitas de exagerar é que pegam) e que o resultado é infinitamente melhor que um dinâmico. O SM58 é o único dinâmico que eu acho válido, pra comparar. Nem o BETA58, sennheiser 835, AKG´s da vida me serviram.

Essa do computador então, totalmente irreal. Na boa, experiência própria.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Christhian
o resultado é infinitamente melhor que um dinâmico.
Sinceramente, discordo. Depende muito do condensador tbm. Ouvindo suas gravações, não senti quase nenhuma diferença desse novo microfone que vc tem com o que vc gravava antes.

Essa do computador então, totalmente irreal. Na boa, experiência própria.
Isso é muito relativo. Talvez o computador dele faça muito barulho... e das pessoas que ele conhece tbm. O meu computador parecia um avião... dps que eu comprei um cooler novo, troquei a fonte e limpei ele (todo empoeirado)... ele parece que está desligado... MESMO... mesmo tentando ouvir algum ruído, eu não consigo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/07 · Editado por: Christhian
· votar


SylvioLima
A diferença não é tão acentuada pra quem ouve, por vários motivos. Primeiro, pq eu sempre usei o SM58 e um pré pra gravar (e como acabei de dizer, o SM58 é o único que pode ser comparado, em termos de qualidade). Outro motivo é que em MP3 a qualidade fica bem reduzida - em .wav a diferença é brutal, nos harmônicos principalmente.

Msm assim, usando condensador a redução nos efeitos, no offset do som gravado, hum´s, é imensa. Eu NUNCA MAIS usei nenhum noise reduction, correção de offset /hum/pink noise ou msm equalizadores na voz. O warm que a ambiência causa já é quase um reverb, quando a sala é tratada. Em muitos dos sons que gravei, apenas coloco um compressor/limiter muito leve pra deixar a voz nivelada, mas sem perder a dinâmica e uso um reverb da Lexicon à apenas 12%.

Isso é muito relativo. Talvez o computador dele faça muito barulho...
O meu computador é barulhento, por uma ma escolha na fonte. O quão barulhento, o cybx pode até te dizer, pois ele conhece onde gravo os sons. Na boa, isso não é relativo, tratando-se de home estudio. Na hora da mixagem, muitos - senão todos - ruídos externos de baixas intensidade, como latidos de cachorro, carros, etc, desaparecem. Eu tenho uma máteria em uma revista Música e Tecnologia sobre gravação de baixo custo. Vou escanear e subir depois pra vcs perceberem que a opinião de quem usa realmente é exatamente contrária as que aqui aparecem.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


SylvioLima
Aproveitando, agora que me dei conta: Muita gente acha que a qualidade da captação de voz está só ligada a definição que a msm apresenta no mix final. Isso é um imenso engano. Como eu citei algumas vezes aqui, usar plugins, de qqr natureza, só fazem o som degradar paulatinamente, na msm medida em que se aplicam os plugins. Quanto menos se usa, mais fiel é o som. Um bom condenser com um pré amp legal, elimina 80% dos artifícios de correção, como redutores de ruídos, modelagens, equalizadores, etc. deixando os plugins trabalharem muito mais em função da estética ao invés de correção.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Christhian
quem usa realmente
Bom... o que eu disse foi em relação ao meu dinâmico mesmo... e presumi que isso também acontece com um condensador... mas é verdade.. eu ainda não usei um condensador... por isso nem vou falar nada. Depois que comprei minha mesa e um cabo XLR-XLR, a qualidade e principalmente a sensibilidade do meu mic dinâmico aumentou absurdamente. Eu ouço crianças saindo do colégio aqui na minha rua, numa distância consideravel... também ouço latidos de cachorro. E o meu é dinâmico hein.

Outro motivo é que em MP3 a qualidade fica bem reduzida - em .wav a diferença é brutal, nos harmônicos principalmente.
É? Só faz diferença se for com monitores e/ou fones de alta qualidade, não? Dependendo da taxa de bits do mp3 do codificador, vc pode conseguir um resultado quase idêntico aos ouvidos, porque na prática não são. Eu gostaria de ouvir depois a diferença... se vc puder postar, é claro. Mas creio que não seja tanta, a não ser que vc não use um bom codificador e taxa de bits. Isso tudo vc tá falando de voz, né?


Msm assim, usando condensador a redução nos efeitos, no offset do som gravado, hum´s, é imensa. Eu NUNCA MAIS usei nenhum noise reduction, correção de offset /hum/pink noise ou msm equalizadores na voz.
O engraçado é que eu não uso nada disso. Nunca usei noise reduction... e acho que dá pra perceber que a qualidade das minhas gravações é bem alta (na minha opnião). Ouça a 'Like a star'. Eu acho que deu pra enganar bem...

O warm que a ambiência causa já é quase um reverb, quando a sala é tratada.
Não entendi isso. É raro, mas já vi usarem a ambiencia da sala. Mas eu acho que fica tosco...

O meu computador é barulhento, por uma ma escolha na fonte. O quão barulhento, o cybx pode até te dizer, pois ele conhece onde gravo os sons. Na boa, isso não é relativo, tratando-se de home estudio. Na hora da mixagem, muitos - senão todos - ruídos externos de baixas intensidade, como latidos de cachorro, carros, etc, desaparecem.
Desaparecem na maioria das vezes... mas em gravações de músiucas silenciosas, não. E eu uso dinâmicos hein... só ouvir a 'More than words'... ruído nojento de computador. (quando ele era barulhento). Mesmo meu pc sendo hj hiper silencioso, quando eu aumento demais a sensibilidade do meu mic... mesmo assim aparece ruído... Também aparece ruído do monitor... Será que meu dinâmico veio quebrado, só pode. E eu soube que existem placas que abafam o barulho do PC... se o pc não fizesse barulho significativo, pra que existiriam essas placas?

Um bom condenser com um pré amp legal, elimina 80% dos artifícios de correção, como redutores de ruídos, modelagens, equalizadores, etc. deixando os plugins trabalharem muito mais em função da estética ao invés de correção.
Pois é... mas como eu disse, com um bom dinâmico não há necessidade de uso de plug ins noise reduction ou coisas do tipo... e isso eu sei na prática... pelo menos no meu caso, eu nunca precisei usar. Por esse motivo, a gravação em uma taxa de bits e amostragem maiores garante mais precisão do plug in e menor degradação aparente da gravação original. É como gravar vídeo em alta-resolução (HD = 1920x1080), aplicar filtros e converter para resolução normal (SD = 720x480). A qualidade final é visivelmente melhor.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


SylvioLima

Não está quotado na ordem, pq estou escrevendo por partes.. to dando aula! =P

Depois que comprei minha mesa e um cabo XLR-XLR, a qualidade e principalmente a sensibilidade do meu mic dinâmico aumentou absurdamente.
Exatamente. Na verdade, se vc usar a mesa com XLR-P10 já vai perceber uma diferença de volume/qualidade absurda. Muitas coisas mínimas mudam tudo, tratando-se de gravação de voz.

Não entendi isso. É raro, mas já vi usarem a ambiencia da sala. Mas eu acho que fica tosco...
Cara, todos os plugin "tentam" emular ambientes. Uma reverberação tratada é muito boa e eficiente. Uma sala pequena, pode dar uma vida diferente ao som. Os Plates, que são emulados por plugins hoje em dia, não chegam nem aos pés das placas imensas que eram colocadas no alto do estúdio, com um microfone para captar as frequencias produzidas por ela. Alias, os bons estúdio, usam um microfone para captar a ambiencia durante uma gravação. Quando gravei com a minha banda, fizemos duas repetições completas. Uma, tocamos todos juntos e foi usado um microfone numa sala ao lado, captando todo o aquecimento do ambiente. Na segunda, gravamos toda a banda novamente, cada instrumento em um canal individual.

É? Só faz diferença se for com monitores e/ou fones de alta qualidade, não?
Não. Há uma perda bem sensível em qualidade (definição). Quem já ouviu uma master bem gravada e depois exportada para mp3, percebe a diferença imediatamente. Cara, eu só não subo uma wav pq em médias, meus arquivos ficam em 170mb. É meio inviável. rs

mas em gravações de músiucas silenciosas, não.
http://www.4shared.com/file/17665655/3fa02692/Dont_stop_dancing_-_Chri s.html

Musica "silenciosa", com a voz captada em 44.1khz e 16 bits, em take só, praticamente sem efeitos (só um reverb, muito leve). E eu moro perto do aeroporto. 48 voos por minuto, passando a 30m de altura na minha casa.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Christhian
Uma reverberação tratada é muito boa e eficiente.
Mas não fica mono??? Se eu entendi o que vc disse, eles gravam bem o reverb? Eu nunca vi isso na minha vida... não sabia que fazia isso. Todos os making of's que eu vi de gravação de voz tem uma parede isolante atrás do cantor, mesmo que a gravação seja numa sala grande, enorme como são esses estudios. Na verdade eu pensava sim que existia esse negócio de reverb, mas somente com orquestras... o.O

Não. Há uma perda bem sensível em qualidade (definição). Quem já ouviu uma master bem gravada e depois exportada para mp3, percebe a diferença imediatamente. Cara, eu só não subo uma wav pq em médias, meus arquivos ficam em 170mb. É meio inviável. rs
Não disse pra vc upar uma música inteira hauahhauaha... upa trecho... mas, sinceramente... é uma diferença micro... eu noto sim diferença nas minhas gravaçoes em WAV para mp3... mas não são significativas...

Musica "silenciosa", com a voz captada em 44.1khz e 16 bits, em take só, praticamente sem efeitos (só um reverb, muito leve). E eu moro perto do aeroporto. 48 voos por minuto, passando a 30m de altura na minha casa.
Mas vc não tem isolamento??? Mesmo o ruído do seu computador quando rebati na parede de isolamento ele neutraliza, não? E se tiver muita coisa no seu home... isso também ajuda num bom isolamento. Eu ainda não ouvi... vou ouvir daqui a poco... to terminando de passar uma fita aqui... ;)

Baruck
Veterano
# jun/07
· votar


Tem muito mito nisso.

Quem já usou condenser em ambientes ruidosos sabe que não precisa de tudo isso (evidentemente, qto mais isolado e tratado melhor, mas essas manias xiitas de exagerar é que pegam) e que o resultado é infinitamente melhor que um dinâmico. O SM58 é o único dinâmico que eu acho válido, pra comparar. Nem o BETA58, sennheiser 835, AKG´s da vida me serviram.

Mas continuo achando q um dinâmico, ou um a condesador no máximo direcional (acho q cardióides), são mais adequados em ambientes não acusticamente pensados. Mesmo q não role muito barulho do lado de fora, a pp acústica do quarto pode mudar o timbre da captação. Acho q, se o ambiente reverbera estranho, o melhor é ter um mic q se restrinja ao máximo à fonte direta do som, a voz no caso.

Mas claro q sempre há os elementos sorte e criatividade. Vai q a sala tem um som legal. Ou vai q é possível resolver alguns problemas de sobra com umas espumas, sei lá. Mas essa não é exatamente a regra.


Essa do computador então, totalmente irreal. Na boa, experiência própria.


Também há controvérsias. Depende, claro de uma máquina mais silenciosa ou não, do ambiente tb. Tive uma experiência, p.exemplo, de montar a máquina num quarto com uma prateleira de madeira maravilhosa, cabia tudo. Mas tb virava uma verdadeira caixa de ressonância qdo ligada o computador. O quarto todo era um "om" só.

Usei um exemplo exagerado, mas to querendo dizer q todo imprevisto pode ser previsto (sic) qdo se trata de gravação de áudio em salas comuns.

Cada caso é um caos. Portanto, pode ser q um condensador fique bom tb. Vai saber.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


SylvioLima
Mas vc não tem isolamento??? Mesmo o ruído do seu computador quando rebati na parede de isolamento ele neutraliza, não? E se tiver muita coisa no seu home... isso também ajuda num bom isolamento.

Mínimo. Mais um conforto acústico, pra não incomodar os vizinhos. No meu HE tem a mesa de trabalho e as cadeiras. E só.

Eu nunca vi isso na minha vida... não sabia que fazia isso. Todos os making of's que eu vi de gravação de voz tem uma parede isolante atrás do cantor, mesmo que a gravação seja numa sala grande, enorme como são esses estudios.

Estamos falando de coisas distintas. Estúdios ultra-modernos usam recursos diferentes dos nossos. Vc nunca percebeu a diferença de reverberação dos ambientes, ex. sala e banheiro? Nunca teve a idéia de captar reverberações diferentes, cantando em distâncias diferentes do microfone, deixando com que ele capte um som mais realista?

Baruck

Tive uma experiência, p.exemplo, de montar a máquina num quarto com uma prateleira de madeira maravilhosa, cabia tudo. Mas tb virava uma verdadeira caixa de ressonância qdo ligada o computador. O quarto todo era um "om" só.
Talvez nesse caso as frequencias de vibração tenham sido mais determinantes. Eu uso o microfone num pedestal de solo, acho mais eficiente.

to querendo dizer q todo imprevisto pode ser previsto (sic) qdo se trata de gravação de áudio em salas comuns.
Muito bom, é isso msm! Acho que vale muito mais planejar um ambiente, com todos os prós e contras do que se limitar, pensando imediatamente em desistir de um mic condensador. Eu uso e acredite, o avião aqui passa tão baixo, que dá medo de cair em cima da minha casa (sem nenhum exagero).

Abraços!

cybx
Veterano
# jul/07 · Editado por: cybx
· votar


Christhian

E eu moro perto do aeroporto. 48 voos por minuto, passando a 30m de altura na minha casa.

Hahahahaha, isso é verdade. Eu fico com medo toda vez que agente vai até lá fora pra pega o carro e passa um avião na minha cabeça praticamente. Acho que vou pedir o cancelamento das minhas aulas por esse motivo, até pq, vc é um vidão msm!

Enfim, brincadeiras a parte, na minha opinião, uma sala tratada com uma reverberação natural soa mto melhor que um plugin de simulador de reverb. Foi o que o Chris mesmo disse, quanto mais natural o som for captado, sem "interfererências digitais", melhor.

Já com realação ao microfone eu não sei. Meu SM58 chegou ontem! \o/ Vou testá-lo aqui e comparar os resultados com os do Chris, pq vou usar um pre-amp igual ao dele, a única coisa que será diferente vai ser a acústica da sala e a placa de som e é lógico a minha voz, que é muito superior.

SylvioLima

O meu computador parecia um avião... dps que eu comprei um cooler novo, troquei a fonte e limpei ele (todo empoeirado)... ele parece que está desligado... MESMO... mesmo tentando ouvir algum ruído, eu não consigo.

Com relação ao barulho do pc, eu não sabia que o tipo de fonte influencia nessas coisas. Vcs tem alguma sugestão de fonte e de cooler para uma obtenção mínima de ruídos? O meu é muito barulhento.

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Christhian
Quem já usou condenser em ambientes ruidosos sabe que não precisa de tudo isso (evidentemente, qto mais isolado e tratado melhor, mas essas manias xiitas de exagerar é que pegam) e que o resultado é infinitamente melhor que um dinâmico. O SM58

No meu caso aconteceu o seguinte.
Eu uso um Mic dinâmico Behringer XM8500, e ele captava os ruídos do PC (e olha que ele não é condensador), mesmo sendo o ruído do meu PC um ruído bem baixo. É tão baixo que eu nunca prestei atenção nele, então eu gravei uma vez pra testar e depois escutei a gravação e fiquei pensando: da onde vem este ruído ?? Pensei que fosse da placa de som, até que eu fiquei em silêncio na sala e percebi o ruído bem baixinho do PC, que era o mesmo da gravação. Eu tive que fazer uma cabine de isolação para gravar com este XM8500. Com a cabine ficou perfeito (sem ruídos).

Por experiência própria. Um microfone dinâmico numa cabine de isolamento fica um silêncio excelente !!
Mesmo numa cabine meia boca como a minha de "eucatex duplo".
Exatos -80db de silêncio!! contra 0db dos picos vocais.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


cybx
ahuaauha seu gay! Já inauguraram a pista principal do aeroporto! Agora o maldito não passa mais tão perto! =)

Traz ele pra gente testar aqui. Sobre o pre-amp, se ainda não comprou, vou vender o meu pra pegar uns racks que eu to a fim. A gente se fala melhor na quarta.
Abraços!

El_Cabong
Fala meu velho!
Cara, evidentemente uma cabine ou qqr tipo de isolamento melhora a faixa de silêncio. Mas ainda existem paliativos mais baratos e até mais funcionais do que criar um isolamento. Por exemplo, se vc tem um nível de ruído na casa dos -50db (que já é audível e ruidoso), mesmo assim, provavelmente, só sofrerá com interferências nos momentos de silêncio. Nesse caso, um Silence Remover regulado pra matar o que está abaixo dessa faixa resolve.

Entende? Acho que tratando-se de home estúdio, a idéia é realmente se fazer o melhor com menos recursos. Eu pessoalmente não sou obsessivo, mas gosto, por exemplo, de uma melhor reverberação natural - isso me permite praticamente "quase" que minimizar o uso de ambiência por plugin (só uso nos casos de rolar uma diferença com a banda gravada). Outra questão são os equipamentos tb. Se vc usa um rack com um bom processador de dinâmicas e um bom noise gate que não deixe resíduos e seja transparente, seu nível de interferências vai ser bem baixo tb.

Abraços.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


Christhian
Estamos falando de coisas distintas. Estúdios ultra-modernos usam recursos diferentes dos nossos. Vc nunca percebeu a diferença de reverberação dos ambientes, ex. sala e banheiro? Nunca teve a idéia de captar reverberações diferentes, cantando em distâncias diferentes do microfone, deixando com que ele capte um som mais realista?
hehehe... claro que sim. Acho que todos percebem isso... inclusive... cantar no chuveiro é bom justamente pela reverberação pesada... que disfarça os desafinados e encorpa o som hehehehe...

Mas gravar o reverb natural do meu quarto no mic fica beeeem tosco... ainda mais que um mic é mono... vc não acha que fica tosco não???

Ana Voiss
Veterano
# jun/08 · Editado por: Ana Voiss
· votar


Guris, sei q o tópico é velho e está mais para o lado de ambiente da gravação de voz, mas será q ainda rola de sugerir um bom condensador para uma gravação caseira ?

*obviamente acima do sm58*

aliás, christhian, se você ainda está por aqui, porque o beta58 é pior q o sm58 nas gravações ? sempre ouvi o contrário, confesso que estou decepcionada ! Acabei de testar uma gravação com o beta 58 e realmente não ficou mto simpática, e queria realmente entender porquê.

obrigada :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual Microfone Condensador escolher para Gravação Voz?