Uso do limiter no mixagem

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# mar/09 · Editado por: zélo cardoso


Eu sei que existem muitos tópicos sobre esse assunto, mas tenho MAIS UMA DÚVIDA.É errado usar algum Limiter (por exemplo o L1) nos tracks, para mixar, dando volume sem clipar, e mantendo o som na saída baixo? Ou o mais indicado é que todos os tracks tenham um volume "médio-baixo", e fazer todos os acertos de EQ, efeitos, etc e tal, e deixar o volume final EXCLUSIVAMENTE para a Masterização ?
Obrigado, Zélo Cardoso

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Pode ser que tem gente que usa mas eu acho uma idéia infeliz pois o limiter nada mais é que um brickwall com um controle automático de ganho. Acho mais sensato usar os compresores normais e controlar a compressão e o ganho manualmente, além disso em termos de timbre isto é sofrível, muito do timbre você consegue com EQ e compressores específicos que tem coloração que combina com o som.
Abraço,
Alex

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


AlexB, estou tendo dificuldade para usar de maneira correta o C1 e outros compressores, por isso tenho feito isso, de usar Limiter em tracks separados (bumbo, Caixa, Baixo, etc), eu já li e reli muitos artigos e textos, pesquisei aqui mesmo no FCC, mas não "captei" inteiramente como se usa o compressor de forma certa e necessária.
Poderia me ajudar? Obrigado, abraço, Zélo Cardoso

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


1-limiter e compressor tem funções diferentes
2-não tem como ajudar se não sei o problema
3-A forma certa depende do que você quer fazer com o som tem que entender o som e o funcionameto do compressor.
Abraço,
Alex

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Amigo, vc sabe muito sobre gravações, tecnologias, funções, parametros, e o "diabo a quatro", mas as vezes, em muitos momentos, fazemos parte desse Forum para aprender de forma PRÁTICA E DIRETA, SIMPLES E OBJETIVA, então dependendo do "perguntador", tente responder, se conseguir desta forma, deixe um pouco de lado, seus conhecimentos teóricos e técnicos e ajude da maneira mais simples. Eu agradeço, e muita gente também!
As vezes, algumas respostas aqui parece com a Rede Globo, transmite para o Brasil inteiro, mas parece que pensa que é só para os grandes centros, coisas fora da realidade geral, da roça, do mato, do campo, dos "brocotós de mato", onde a Globalização chegou com energia, parabólica, TV por assinatura, Internet, et e tal.
Muito obrigado, Zélo Cardoso - Alegre/ES

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso

Um meio mais intuitivo é usar como base os presets dos plugins!
O L2 da waves tem vários presets que já dão um bom ponto de partida!!

Mas ainda sim é um treco complicado de se aprender!! heuheuehuehue

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Valeu,amigão!!! Obrigado!!

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso

Cara... esses dias eu fiz uns testes com caixa e bumbo (do Battery) em uma música que estou trabalhando no Sonar 8. Num sei cara, mas basicamente utilizando compressor e equalização vc chega aonde vc está perguntando.... em um bom volume sem clipar. O negócio é ir ajustando o compressor para atingir o objetivo. Por exemplo, u estáva comprimindo o bumbo quando percebi que seu som ficou meio "desencorpado".... foi quando abri o equalizador e brinquei até chegar no timbre desejado. Depois da mixagem no Sonar eu utilizo o Sound Forge e nele uso o wave hammer para baixar os picos e trazer os vales um pouco para cima sem perder a dinâmica da música.... o resultado é muito bom no que se diz respeito a comprimir a música e deixá-la em um bom volume.
Sei lá, acho que cada um tem uma maneira diferente de lidar com isso.
Eu aprendi lendo um pouco e fuçando bastante.

Abraço.

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Amigo, vc sabe muito sobre gravações, tecnologias, funções, parametros, e o "diabo a quatro", mas as vezes, em muitos momentos, fazemos parte desse Forum para aprender de forma PRÁTICA E DIRETA, SIMPLES E OBJETIVA, então dependendo do "perguntador", tente responder, se conseguir desta forma, deixe um pouco de lado, seus conhecimentos teóricos e técnicos e ajude da maneira mais simples. Eu agradeço, e muita gente também!
As vezes, algumas respostas aqui parece com a Rede Globo, transmite para o Brasil inteiro, mas parece que pensa que é só para os grandes centros, coisas fora da realidade geral, da roça, do mato, do campo, dos "brocotós de mato", onde a Globalização chegou com energia, parabólica, TV por assinatura, Internet, et e tal.
Muito obrigado, Zélo Cardoso - Alegre/ES

zélo cardoso

Eu tento ser o mais direto nas minhas respostas, e certos assuntos são complicados o suficiente para não permitirem respostas simples. A verdade é! Esse negócio é complicado pacas! principalmente para quem tem preguiça de aprender. Não existe resposta direta, estou sendo sincero. Nenhum preset do mundo vai te ajudar. Um compressor atua sobre voz, violino, harpa, bateria e tudo mais e cada som dentro de cada estilo tem um jeito diferente de ser trabalhado. Só porque o presidente é ignorante, as leis da acústica não ficam mais fáceis e nem governar um país haja visto a M que está. Agora tá afim de aprender áudio vai estudar. Se estou nesta lista é para ajudar o povo do jeito certo, indicar os caminhos para os que não tem preguiça de aprender, espero com isto mostrar que as pessoas não dependem mais de gravadoras para mostrar sua criatividade ao mundo e com um mínimo de competência e equipamentos bem escolhidos qualquer um pode fazer um trabalho de qualidade na sua própria casa. basta para isso um pouco de estudo sério.
Agora tem gente que entra aqui pedindo que em três frases nós deslindemos todas as técnicas e segredos da gravação para que eles virem super produtores... vai sonhando.
Alex

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Falou sabe tudo!!! Se pra vc o país tá uma merda é porque nunca te faltou nada, e não sabe que para a grande plebe deste país melhorou um pouquinho, claro que sabemos que precisar melhorar muito mais, o problema que pra melhorar para o POVÃO sacrifíca-se uma elite egoísta, hipócrita e sem valores.Mas o papo aqui é música, não sou preguiçoso se é isso que V.Exª quis dizer, estudo bastante, leio bastante, pesquiso bastante, e recebo muitas informações, neste e em outros foruns, e de participantes, gente que entende que muito dificil aprender sobre algo dificil à distãncia, pessoas assim como O Makumbator, Jabijirous,Gwallner e muitos outros, mas se é pra te aborrecer, te estressar, deixe de responder minhas dúvidas e seja feliz!!!

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso

Cara, voltando um pouco ao assunto do tópico....rsrs.... qual o estilo que vc está trabalhando?
Rock, pop, eletrônico?
Pergunto isso pq p/ cada estilo tem um jeito diferente de trabalhar com compressores.
Na música eltrônica há bastante compressão.
No estilo rock eu utilizo mais compressão no bumbo, caixa (nem tanto) e tons ..... nas guitarras depende do timbre que vou utilizar e no baixo sempre o necessário para soar colado ao bumbo na maior parte do tempo. Um filtro de frequências é sempre bom no baixo também.
Fiz alguns testes com compressores e noise reduction nas guitarras e os dois juntos foram bem úteis em certas partes da música ainde vc tem menos barulho acontecendo.
Eu não sou um expert em compressão... apesar de ter estado gravando entre profissionais fora do país, nunca foi meu forte esse assunto. Ultimamente ando querendo aprender mais sobre isso, já que é algo primordial para se obter um ótimo resulato em nossas gravações. A partir do momento em que comecei a aprender mais sobre esse assunto, meus mixes e masterizações melhoraram muito. Ainda não postei meus trabalhos novos com as técnicas que aprendi ao longo dos últimos meses. São trabalhos com uma qualidade bem melhor do que meus dois projetos Bokatronic e The Chemical Trance postados no Palco mp3.
Aos poucos a gente vai chegando lá.

Abraço.

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Se você já leu o stick do Jabijirous, como você disse, já deveria estar fazendo perguntas mais precisas em relação a compressores. Você se engana, se pensa que respondo perguntas para ti, eu respondo pois muitos outros vão consultar essa lista e o mínimo que podemos fazer é evitar divulgar conceitos errados. E se você acha que sou "sabe tudo", é porque estudei e ainda estudo, não faço parte da elite ignorante brasileira. Se você não sabe nem expressar uma dúvida como pode esperar uma resposta?
Alex

zélo cardoso
Veterano
# mar/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Muito obrigado, voltando ao tópico, afinal estamos num Forum sobre Gravação e Home estudio, cara, legal essa sua experiência de gravar fora com gente que entende da parada.Concordo amigo, que quanto mais nos empenharmos (errando, fazendo tentativas, testes, etc e tal)melhores ficarão nossas gravações.Aqui em Alegre/ES por ser uma cidadezinha do interior, o povo curte tudo, mas com destaque para sertanejo, forró, pop e alguns carros de som tocando música eletronica, estou gravando um quarteto Gospel muito bom, mas também tenho sambas, forro, MPB, violão e voz, um pouco de tudo.Vou me empenhar cada vez mais, contando com a ajuda de pessoas que realmente querem ajudar e da forma mais simples.Muito obrigado mais uma vez.Um abraço

shoyoninja
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso
Perceba que o AlexB respondeu sim de forma PRÁTICA E DIRETA, SIMPLES E OBJETIVA. E se você não entendeu aquilo então é melhor mesmo estudar sobre compressores, porque o que está escrito ali não é nada de tão absurdo e nem é técnico.

A primeira resposta você entendeu certo? Ele diz que não acha bom usar limiters nos tracks para maximizar os volumes porque você perde timbre, eu concordo( e também acho que toda a dinâmica da música vai pelo ralo).

Agora essa pergunta aqui:

AlexB, estou tendo dificuldade para usar de maneira correta o C1 e outros compressores, por isso tenho feito isso, de usar Limiter em tracks separados (bumbo, Caixa, Baixo, etc), eu já li e reli muitos artigos e textos, pesquisei aqui mesmo no FCC, mas não "captei" inteiramente como se usa o compressor de forma certa e necessária.
Poderia me ajudar?


Não tem resposta... Simplesmente porque o compressor pode ser usado para um número muito grande de coisas. Claro, você queira usá-lo para maximizar o volume dos tracks, mas no que isso seria diferente de usar um limiter?

Você precisa saber primeiro o que quer fazer... E o que você disse que queria (maximizar o volume dos tracks), o próprio AlexB já respondeu que não é uma boa idéia (limiters são apenas compressores dedicados e com funções especificamente para isso). Entendeu? Não há uma forma "certa e necessária", VOCÊ tem que saber o que você quer fazer com a sonoridade ANTES de usar um compressor.

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


você não sabe nem expressar uma dúvida como pode esperar uma resposta?
Alex

Vcs que são experts em home estudio deveriam então não responderem uma pergunta mal feita; porque outros respondem e não contestam e vc e esse ...ninja aí estão com esse papo, se ã pergunta é mal feita, passa batido e deixa pra lá, sacou?!!!

shoyoninja
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso
Ahh velho se é pra ficar com esse postura então boa sorte, bata cabeça a vontade, o ...ninja aqui desiste.

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Shoyoninja, não é "postura" de teimoso não, eu sei que o cara saca bem de home, apenas lá em cima pedi para que fosse usado uma forma mais simples, pois à distãncia é meio complicado de entender certas coisas, é só isso. Estou interessado em aprender, estudar, pesquisar, afinal o Forum é para que quem sabe mais compartilhe o conhecimento com quem sabe menos (palavras do Grande Makumbator), mas em termos técnicos, para iniciantes tudo fica ainda mais complicado; se disse algo de maneira ofensiva, me desculpem, eu só quero e preciso aprender, e uso o Forum como MAIS uma forma para conseguir isso.
Valeu, obrigado!!!

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso

Eu nunca mixei forró, sertanejo, samba.... nunca tive essa oportunidade. Mas imaginando o que possa ser feito, creio que fazer alguns testes com compressores em algumas peças da bateria (bumbo, caixa, tom tom) sería recomendável para vc evitar os clips que é aí aonde eles mais acontecem. Do resto é só fuçar na compressão do baixo e utilizar um pouco o filtro de frequências.
Em guitarras principalmente sem distorção, violão e piano eu utilizo compressão quase como limiter para que não fique aquele vai e vem de volume entre as notas. Isso dá uma regulada e normaliza a altura das notas tocadas desses instrumentos.
A experiência que tive foi em Chicago aonde toquei com uma banda de rock chamada Velvetsun. Eles têm dois primos donos do Signal Sound Source Studio que também têm uma banda que toca com Linkin Park e outras bandas bem conhecidas. Eles têm muita gente conhecida gravando em seu studio (Anthrax, Mudvayne, Smashing Pumpkins... entre outros). Foi uma experiência bem legal, pq todos eles se formaram em engenharia de audio e eu era um zé mané ali no meio absorvendo tudo o que eles me ensinávam...rsrs.

Abraço.

shoyoninja
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso
Entendi. Mas entenda também o que estou querendo dizer, não é uma questão de termos técnicos... Por exemplo, me responda, porque você quer usar um compressor ou limiter no track do bumbo especificamente? Qual o seu objetivo ao fazer isso?

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Shoyoninja, minha intenção é dar volume no track, por exemplo do Bumbo, sem clipar; para que as peças apareçam mais!!!
Obrigado!!

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


zélo cardoso

Neste caso vc pode aplicar uma compressão, mas o bumbo poderá ficar fraco. Aí terá que aplicar uma boa equalização.
Por outro lado o que vc pode fazer é um truque muito utilizado (que aprendi lá fora), chamado drum layering:
Pegue o mesmo bumbo e clone em mais duas pistas, assim vc terá 3 pistas do mesmo bumbo. Em cada uma equalize de uma maneira para formar o timbre desejado e para que ele não perca a sua força.
Equalize uma faixa nas frequências de bumbo normal, a outra faixa nas frequências médias e a terceira em frequências médias pra altas. Se vc tem um bumbo equalizado nas frênquencias de médias pra baixo, vc tem aquele som que vc sente e não aquele que vc ouve. Me entende?
Vc precisa dos dois sons. Por isso essa combinação de camadas do mesmo bumbo. As camadas podem ser do mesmo som de bumbo ou então de 3 posicionamentos de mics diferentes ou mais. Na minha ex-banda costumávamos colocar mics na batera e também espalhados pelo studio para engrandecer o som de algumas peças da bateria.
Outra dica é utilizar cada pista para colocar reverb por exemplo: na primeira vc coloca o bumbo seco e na segunda o mesmo bumbo com reverb com volume abaixo da primeira pista. Assim dá um efeito no "final" da batida do bumbo interessante.
Tudo isso pode ser feito com as outras peças da bateria também. Esse segundo método é bem legal pra caixa por exemplo.

Essa jogada de layers (camadas) na bateria ajuda bastante na hora de encorpar o som de cada peça e evitar os clips, claro que usando o compressor.

Às vezes vc pode gravar um somd e caixa de bateria numa pista e depois numa segunda gravar o som de outro instrumento de percussão ou de uma caixa diferente, ou de uma batida de madeira ou qualquer coisa que possa completar e preencher o som daquela caixa em um volume baixo, quase imperceptível.
Aí já entramos na parte de criatividade de cada um.

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Gwallner, gostei muito da dica, inclusive em um dos meus VSTs de Batera(BFD2) ele grava Bumbo in e Bumbo out, e ainda podemos posicionar os microfones da sala (simulação, mas funciona), vou fazer o que me indicou depois te falo do resultado.Muito obrigado!
Abraço, Zélo Cardoso

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso

Isso, legal! Eu utilizo o Battery para fazer essas jogadas de layers.
Depois fala pra gente como ficou.

Abraço!

shoyoninja
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso
Shoyoninja, minha intenção é dar volume no track, por exemplo do Bumbo, sem clipar; para que as peças apareçam mais!!!
Obrigado!!


Então, mas apenas configurar o compressor para achatar os picos e colocar ganho não vai fazer com que o bumbo se destaque, por exemplo. Dessa forma ele vai ficar na frente de todo o resto, e você será obrigado a fazer a mesma coisa nos outros tracks... No fim não vai mudar nada já que você comprimiu tudo, vai sim perder dinâmica e timbre...

Mas você pode abordar de outra forma. Primeiro pense, do que é feito o som do bumbo? O baterista pisa no pedal e ocorre a batida na pele de ataque. Nesse momento a pele inteira se desloca para dentro do bumbo movendo uma massa de ar junto com ela. A pele de resposta por sua vez se desloca para fora e tem a tendência a voltar para dentro, o movimento é ressonante e vai perdendo intensidade até sumir. Um modelo simples, vamos ignorar o casco e todo o resto.

São duas partes portanto. No primeiro momento, há o contato com a pele e o deslocamento de ar. Essa é a parte marcante, o ataque. Depois a há a ressonância até o decaimento total, isso passa a sensação de energia no caso do bumbo.

Se houver apenas a ressonância , ele vai sumir no meio da gravação, você só vai escutar um "wooooommm" "wooommmm" no fundo, se você aumentar o volume disso ele vai cobrir todo o resto e vai irritar MUITO quem escuta.

Então para ele aparecer, realce os componentes do ataque. O contato do batedor com a pele pode ser realçado usando um eq (procure lá pelos 5/6khz) ou usando um batedor de plástico (tem gente que põe até outros objetos de metal, como moedas, nunca tentei e tenho medo de estragar a pele fazendo isso ). O som forte com punch de baixa frequência do ataque pode ser realçado usando um compressor e regulando o tempo de ataque dele para que ele só atue DEPOIS desse som. O tempo necessário não dá para advinhar, só regulando e escutando mesmo, depende do baterista, do bumbo, da sala, de tudo... Regule também o release para que não sobre ressonância.

Eu costumo cortar também algumas frequências meio chatas que aparecem quando gravo no meu estúdio, não sei se é normal, mas sempre sobra algo em torno dos 700/800 Hz que eu tenho que atenuar para deixar o som mais seco.

Fazendo isso, você não vai precisar comprimir demais, vai manter a dinâmica pois os ataques estarão fora do tempo de ataque do compressor e o bumbo VAI aparecer inclusive em caixas de som de PC (ruído do batida na pele).

Não é complicado, mas requer uma atenção especial, não é algo genérico.

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Muito obrigado, entendi e vou fazer uns testes daqui a pouco, um abraço e muito obrigado mesmo!!!

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


shoyoninja

Somente não podemos esquecer que a bateria que ele está utilizando na gravação é "software" (BFD2) e não uma batera de verdade, apesar do banco de waves ser de verdade. Temos que pensar na simulação de espeço, na microfonação, no layering, etc... dentro do programa que ele utiliza.
Para encorpar o som das peças ele pode utilizar a equalização como vc disse e também o drum layering que é muito utilizado em studios de uma maneira geral.

Abraço.

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


shoyo
To gostando de ver, já entendeu perfeitamente o funcionamento do compressor. Só esqueceu de falar que é possível usar várias instâncias, uma para controlar os ataques e outra para folow e assim por diante. Mas, é isso mesmo tem que conhecer como o som de cada instrumento funciona para aplicar o compressor de maneira cirúrgica. É por isso que não tem regra geral. Exige experiência e conhecimento.
gwallner
Independente de ser ao vivo ou soft o principio é o mesmo, a diferença é que o samplers já tem efeitos no programa que seriam do mix. Drum layering só é utilizado em alguns estilos, em um jazz, clássico e caipira ficaria ridículo. É questão de saber as sonoridades pertinentes ao estilo.
Abraço,
Alex

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


AlexB
Nem tanto brother.... pode-se utilizar drum layering em qualquer estilo dependendo da criatividade de cada um para melhorar ou alterar timbres de cada peça. Não existe nada de ridículo em vc pegar uma zabumba por exemplo e fazer 2 ou 3 camadas dela para capturar um melhor timbre... ou então pegar um triangulo e jogar em duas tracks com equalizações diferentes, ou então pegar uma caixa e combinar o som dela com uma outra track aonde pode colocar o som de algo batendo em uma madeira por exemplo (alguns fazem isso em hip-hop).

Vc tem razão em dizer que independente de ser soft ou batera ao vivo o principio pode ser o mesmo, mas a maneira de trabalhar acaba sendo diferente. Com uma bateria de verdade vc pode escolher se quer gravar digitalmente, com fita de 2"...etc.... no banco de dados desses softs os samples já foram gravados pra vc usar. A escolha do modo de gravação também conta nessas horas.

Abraço.

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Shoyoninja e Gwallner
Agradeço a força e os esclarecimentos feitos com uma linguagem mais simples, combinando o que me indicaram, consegui o que eu queria, dar mais "corpo", mais peso e volume, seguindo os passos e acrescentando algo de minha intuição e principalmente audição.
Muito obrigado, Zélo Cardoso

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso
Legal!.... é isso aí.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uso do limiter no mixagem