【FIXO】 Órgão de Tubos

Autor Mensagem
Músico solidário
Veterano
# mar/08
· votar


Acredito que se todos nós nos engajarmos num verdadeiro espírito de equipe sairemos todos ganhando.
Eu posso dizer que todos têm escrito coisas interessantes e por isso os parabenizo.
Hoje não tenho escrito nada em virtude de meu trabalho intenso durante a semana e à falta de tempo, mas espero estar motivado para ajudar mais uma vez a quem quiser neste fim-de-semana.
Abraços a todos

Marcelo

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Muito obrigado, pessoal! =]

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Músico solidário
Johann Sebastian Bach tem o famoso PEDAL-EXERCITIUM, BWV 598

Estou a estudar essa obra agora.

Ken Himura
Muito obrigado, pessoal! =]

De nada! :) Sempre que tiver dúvidas é só postar, que tentaremos responder como soubermos.

Músico solidário
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_
Ó Cláudia, já chegou a fazer uma cifragem do Pedal-Exercitium? Caso haja em teu computador o Encore, posso enviar uma de minha própria iniciativa.

Músico solidário
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_
Cláudia, está lembrada de quando me enviou a partitura da Canción para la Corneta con el eco? Aproveito para informar que consegui a versão que parece ser a integral, pois acabei constatando que a que me mandou não contem certos trechos. Se quiser, posso enviar-te integral.

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Músico solidário
Ó Cláudia, já chegou a fazer uma cifragem do Pedal-Exercitium?

cifragem? Eu consegui concluí-la. Passei para computador (para o programa Mozart - não, não tenho o Encore...) a peça com a coda que criei. Se quiser, eu posso mandar. Também gostava de ver a sua coda, se não se importar, é claro.

consegui a versão que parece ser a integral, pois acabei constatando que a que me mandou não contem certos trechos. Se quiser, posso enviar-te integral.

versão integral? Fiquei curiosa. Mande então. Muito obrigada!

Músico solidário
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_
Pensei numa coisa aqui: gostaria de ter o Encore 4.5 com direito à tradução? Esta é opcional, mas está junto com o e-mail onde recebi o instalador do Encore.
Ontem comecei a passar a Canción. Pelo menos deixei os compassos na mesma distribuição da cópia que consegui.
Por outro lado, esclareço que fiz apenas a cifragem do Pedal-Exercitium, mas sem coda.

Músico solidário
Veterano
# abr/08
· votar


_music_4_ever_
Ontem dei uma pequena experimentada no Mozart: baixei uma demonstração com direito a salvar (= guardar ou gravar) os arquivos (ficheiros), de modo que ele me pareceu interessante: sabe quanto custa ele em Euros?

Músico solidário
Veterano
# abr/08
· votar


Estou no momento trabalhando ainda com a revisão dos 34 versos instrumentais (6 do primeiro tom e depois conjuntos de 4 para cada umd os demais 7) do Padre Manuel Rodrigues Coelho. Mais adiante transcreverei o último lote de obras, os Kyrie para órgão dele, dispostos em conjuntos de 5, alinhados por tons diferentes, começando por C, D, E, F, G, A e concluindo em B (= si-bemol, não si-natural). Nestes é que se concentram as obras de diminuta extensão do autor, tendo um deles apenas 13 compassos, precisamente o Quarto Kyrio do terceiro tom por E — lá — mi — ré (um perfeito oposto à obra mais extensa, o Terceiro tento do séptimo tom com seus 307 compassos).

_music_4_ever_
Veterano
# abr/08
· votar


Músico solidário
esclareço que fiz apenas a cifragem do Pedal-Exercitium, mas sem coda.

Fiquei curiosa aqui com uma coisa. Porque faz a cifragem da obra em questão?

pequena experimentada no Mozart: baixei uma demonstração com direito a salvar (= guardar ou gravar) os arquivos (ficheiros), de modo que ele me pareceu interessante: sabe quanto custa ele em Euros?

Eu acho que o Mozart que tenho instalado é uma versão gratuita. Mas posso perguntar a quem o instalou. Eu acho que ele não tem muitos recursos, é algo limitado. É bom para a música popular. Ele não dá para escrever música para teclado. Por isso agora ando a pensar no Sibelius 5.1.

Músico solidário
Veterano
# abr/08
· votar


_music_4_ever_
A cifragem que pensei do BWV 598 é nada mais que para entender quais os caminhos harmónicos usados por Bach, além de que se possa usar também como exercício manual para piano, daí com a prática de baixo cifrado. Já fiz também demonstração do ostinato do bicinium do BWV 768 (Partite diverse sopra "Sei gegrüßet, Jesu gütig") numa aula particular a um aluno que tive em 1999 aqui em Brasília. Aí pedi que ele tocasse apenas a linha grave enquanto eu completava com as harmonias com as duas mãos (o instrumento era um órgão numérico Johannus Opus 10 com registo extra de cravo).
Tenho sentido que os editores musicais para Windows parecem ter certas restrições algo maiores que os para DOS: uma vez conheci um chamado The Copyist, do qual agora há uma versão para Windows que infelizmente não ajusta bem o braço curvo de união das pautas, além de que, ao que parece, os comandos estão bem em menor quantidade do que a versão preliminar (primeiramente foi lançado pela firma Doctor T's, mas depois pela Sion Software, que também comprou os outros programas da Doctor T's, como o Quickscore, um seqüenciador que me contam ser muito bom).
Sobre o Sibelius tem um colega meu no trabalho que se sentiu frustrado. Eu cheguei a ler o livro-curso que ele me emprestou na semana passada e percebi alguns prós e contras: dizem-me que o melhor de todos para Windows mesmo é o Finale, embora me pareça que o Capella Software não faz feio e é mais fácil de operar que o seu concorrente famoso.
Ainda me lembro também dum outro para DOS de excelente resolução gráfica e visual na tela, chamado Music Printer Plus. Há uns 14 anos atrás ele estava uns US$ 1.200.

Músico solidário
Veterano
# abr/08
· votar


_music_4_ever_
Já te enviei o e-mail onde há o material para instalação do Encore; qualquer dúvida é só perguntar.

Músico solidário
Veterano
# abr/08
· votar


_music_4_ever_
Cara Cláudia,

não sei se está muito ocupada e daí não ter havido tempo para ler minhas duas mensagens mais recentes.
Aguardo notícias.
Abraço

Marcelo

Músico solidário
Veterano
# mai/08
· votar


Parece-me que o fórum sobre este assunto congelou mais uma vez.

Músico solidário
Veterano
# mai/08
· votar


Ninguém mais escreve a não ser eu?

GTomaz
Veterano
# mai/08 · Editado por: GTomaz
· votar


Para não deixar o tópico "congelar". Sirvo-me do presente para compartilhar o projeto empreendido no Rio de Janeira pela organista Domitila Ballesteros. Trata-se de uma pessoa que tem se apresentado, GRACIOSAMENTE aqui no RJ, numa tentativa de aproximar o público/povo desse que sem sombra de dúvidas é o "Rei dos Instrumentos".
Não sei se estarei violando a regra do forum, no entanto, para confirmar o que disse acima basta acessar o sítio do Instituto de Cultura e Arte Organística e constatar que verdadeiramente temos sido agraciado com a técnica dessa organista.
O endereço é: www.arteorganistica.org.br
Espero assim ter contribuído ainda que de forma pequena para que este tópico não "congele".
Forte abraço!

Músico solidário
Veterano
# mai/08
· votar


GTomaz
Que ótimo que tenha escrito: eu sou organista sério, da mesma forma que a Domitila, e, além disto, componho para órgão e sou, salvo engano, pioneiro no ensino desta área do saber no Distrito Federal.
Se quiser manter contato comigo, deixo meu e-mail abaixo:

musica_barroca@yahoo.com.br

Tenho em meu acervo certa boa variedade de material que, embora não sendo em termos quantitativo, o que mais vale é o qualitativo. Tenho uma coleção, não sei se conhece, intitulada Orgelmusik im Gottesdienst, publicada pela Hinrischsen em parceria com a Associação dos Organistas de Zürich, a qual tem obras tanto integrais como parciais, as dos volumes I a III (são 4 ao todo) parte nos tons originais, mas também transpostos, escolhidas como prelúdios, interlúdios e postlúdios em todas as tonalidades (parte do material já toquei em público, especialmente as dos autores tchecos ali presentes).
Apelidei-me de músico solidário por estar disposto a ajudar quem quiser em termos de material para tocar tanto em concerto como na liturgia (aqui inclua-se a do casamento religioso).
Cordialmente

Marcelo

Músico solidário
Veterano
# mai/08
· votar


GTomaz
Já visitei o site que você recomendou e mandei um e-mail a um dos integrantes da entidade: espero obter alguma resposta. Se você mantém contato com eles freqüentemente, peço que avise que o meu e-mail foi enviado ao Gilberto Guarino.
Cordialmente

Marcelo

schimith
Veterano
# set/08
· votar


oie!!! bom gente eu sou nova akii.....
óo quen tive algumas partituras bem legal pra orgao me avisa tá e q eu só tenho de piano e eu nao consigo tocar no orgao pq tem menas oitavas que o piano .....e ai eu deixo meu e-mail tá.
bgd pessoal......

_music_4_ever_
Veterano
# set/08
· votar


schimith
Seja benvinda aqui!


Eu tenho algumas partituras, de várias épocas! Tem preferência por autor?

schimith
Veterano
# set/08
· votar


[/b]_music_4_ever_[b]
vlw........
sim eu gosto muito das de beethoven ,mozart,chopin e pachebel.
meu e-mail he esse ai: anapaula_schimith@hotmail.com.

schimith
Veterano
# set/08
· votar


HA EM ESPECIAL EU KERIA SABER MSMO C VC TEM A DA "FAMILIA ADAMS" E O "FANTASMA DA ÓPERA"....
FAZ Mô TMPAO Q EU TO PROCURANDO E Ñ ENCONTRO C VC TIVER ELAS JÁ TA BOM D+...+ C Ñ TIVER Ñ TEM PROBLEMA...AI DA UMA OLHADA NAS MÚSICAS MAIS BONITASQ VC TAM TÁ........
BGD!!!!!!

_music_4_ever_
Veterano
# set/08
· votar


schimith

ah...Pachelbel eu tenho! xD as outras não...

Já te adicionei! :)

schimith
Veterano
# set/08
· votar


ok .ñ tem problema pode ser essa entao.....
ai vc m envia cuando puder.....
bgdao!!!!!!

Sergio_B2
Veterano
# ago/10
· votar


Olá,
Entrei no Fórum hoje.
Sou músico amador, aposentado e gosto de música de órgão.
Como não consigo ter um órgão aqui, construí um eletrônico
similar a um Hammond.
Apesar de simples dá para tocar popular e alguma coisa erudita.
Abraços
S

mustel1886
Veterano
# mai/12
· votar


Quanto aos tratados, livros e partituras, o Brasil é praticamente nulo de publicações. Consegui uma vez num sebo do Rio a partitura das Laudes in Organo (Op. 27) do Frei Pedro Sinzig; dele, também, consegui um xerox d'O organista — methodo theorico e pratico, de aprender harmonium e orgão (Op. 56) na UFMG, do qual eles têm um exemplar original. À parte isto, consegui também um exemplar original da Suíte nupcial do compositor carioca Guilherme Schubert e da Toccata Breve do mineiro Calimério Soares. Tenho uma coleção de cópias xerox dos manuscritos do compositor Furio Franceschini, obtidas na UNESP, na cidade de São Paulo (no meio destas está incluído o Andante em estylo moderno do mesmo autor, publicado na revista Musica sacra, que foi a única revista musical dirigida por esse organista, que foi o primeiro titular do órgão da Catedral da cidade de São Paulo); o resto permanece inédito e, o que é pior, as editoras nacionais, regra geral, não admitem publicar as obras nacionais para órgão e nem mesmo as internacionais (uma vez cheguei a propor uma seleção das obras mais comumente executadas de Johann Sebastian Bach).

Olá Marcelo,
Td bem? Sou o Dib Franciss, sou pianista, moro em Brasília tb. Eu o conheci quando ainda era aluno do Deptº de Música da UnB, através da Profª Mª Luisa Roque.
Estou iniciando uma pesquisa que tem por título "O Harmônio no Brasil". Pela sua resposta vi que vc tem algum material sobre o assunto.
Motivado pelo seu nick de "Músico Solidário" gostaria de saber se posso contar com a sua ajuda me indicando algum material ou com alguma informação.
Se concordar podemos conversar mais sobre o assunto.
O meu email é dibfranciss@gmail.com
Desde já agradeço,
Dib Franciss

Videomaker
Veterano
# set/13
· votar


Destruindo a tecladeira de um órgão de tubos...!!!

http://www.stylusfantasticus.com/varios/video.swf

pianoid
Veterano
# set/14
· votar


grande tópico sobre o rei dos instrumentos, ou a orquestra de um homem só, como já foi chamado. O precursor de todos os instrumentos de teclado, originado do orgão hidráulico dos gregos, usado para marcar os combates dos gladiadores nas arenas (e também dos gladiadores modernos do hockey americano) e eventualmente superando essa herança sangrenta e adentrando templos religiosos (talvez em memória dos cristãos que morreram na boca de leões naquela época)...

Gozado também como na época moderna fez o caminho inverso: saiu dos templos religiosos e foi parte marcante do nascente rock'n'roll em sua forma miniaturizada de orgão elétrico, por influência de seu uso nas congregações de música gospel americana, que influenciaram o blues e rock igualmente.

Toda técnica de piano moderno essencialmente deriva de Bach e seu pleno uso do polegar (muitos organistas e cravistas antes dele raramente usavam). Nada mais natural ter curiosidade sobre esse instrumento da predileção do grande compositor alemão. Sei que ele apreciava bastante Frescobaldi, de quase um século antes dele e já então repertório para orgão era vasto.

mas fazer o quê, mal consigo dar conta do repertório para piano, quanto mais para orgão. rs

Videomaker
Veterano
# set/14 · Editado por: Videomaker
· votar


Videomaker
Destruindo a tecladeira de um órgão de tubos...!!!

Aqui um grande exemplo...!!! rsrsrs....
https://www.youtube.com/watch?v=zq_cy-ztcHc

Videomaker
Veterano
# nov/14
· votar


As teclas desse órgão receberam uma camada de dentes de mamute...!!!
Acabou de passar na Globo, uma matéria sobre esse órgão de tubos...!!! :-D



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Órgão de Tubos