【FIXO】 Órgão de Tubos

Autor Mensagem
Ata
Veterano
# mar/07
· votar


Músico solidário
Olhei o site. Está bastante interessante, embora esteja claro que há muito o que fazer ainda. Não tenho entrado muito aqui por algumas desilusões. Há pessoas dispostas em discutir, errar e aprender, e há pessoas que escrevem qualquer bobagem, na esperança de encontrar pela frente alguém mais incapaz que ela mesma, e acreditar no que foi dito.

De resto, prefiro manter contato pessoal pelo e-mail.

Emerson Organista
Veterano
# mar/07
· votar


Olá amigos,
Sou Emerson, organista da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Campinas, São Paulo.
Estive dando uma lida nas mensagens e achei o topico muito interesante.
Toco num ‘velhissimo’ Novatron. Som lindíssimo, mas daqueles de pedaleira ‘saci perere’ que mais falha que funciona. Ontem mesmo, o dó sustenido ‘travou’ ligado e parecia um helicóptero!!! Horrível. Estive atrás de um órgão para a igreja. Achei bons exemplares ‘eletronicos’ como os da Viscont, com revenda aqui em São Paulo, mas são um pouco caros ainda (acima de 25 mil reais). Até com organeiro já conversei mas nenhum preço que ajudasse.

Precisaria encontrar um órgão eletrônico com pedaleira completa. Vi algo na Gambitt mas o site deles (como já comentado) não está ajudando.

Se alguém tiver idéia de um outro modelo com valor ABAIXO dos 10 mil, por favor se apresentar.

Grato
Emerson

Ata
Veterano
# mar/07
· votar


Uma pergunta aos colegas organistas:

O que fazer num banco muito baixo, e que não tem regulagem de altura?

Ata
Veterano
# mar/07
· votar


Pode-se substituir um banco muito baixo por pernas muito grandes.

_music_4_ever_
Veterano
# abr/07
· votar


Olá pessoal! Tenho estado ausente deste fórum há já por bastante tempo, mas hoje voltei e reparei que temos colegas novos...Antes de mais, sejam benvindos!!!

Escrevo já sendo segunda organista da Igreja de Nª Srª da Graça, nos Açores, o meu primeiro cargo neste domínio. Tem sido um pouco duro e stressante, mas tenho aprendido bastante desde então.

Músico solidário
Saudações!
Desculpe ter estado tanto tempo ausente. Entrarei em contacto consigo dentro de muito em breve.

Músico solidário
Veterano
# abr/07
· votar


_music_4_ever_
Olá, Cláudia, dá gosto te ter novamente aqui.
Deixe-me por e-mail teu endereço postal para envio do método do Remondi.

Músico solidário
Veterano
# abr/07
· votar


Emerson Organista
Caro Emerson

Poderia fazer contato comigo por e-mail? Eu já morei em Campinas e moro desde 1995 em Brasília: aqui até hoje não há órgãos acústicos (de tubos), mas dou aulas particulares a um aluno numa igreja que tem um ótimo digital, ainda que não de última geração, da firma alemã Ahlborn. Se quiser, posso te enviar por e-mail a disposição do mesmo para tua apreciação e eventuais esclarecimentos.
Cordialmente

Marcelo, o Músico solidário do Cifraclub do Terra na área de Música Erudita, subárea Órgão de Tubos

realow
Veterano
# jun/07
· votar


Olá pessoal, tudo bem?
Meu nome é Everton, sou de Rio Claro interior de São Paulo, atualmente eu estudo piano com uma senhora em minha cidade já há alguns anos, acompanho o coro da Segunda Igreja Presbiteriana em minha cidade com piano ou um pequeno órgão minami, já tenho um piano em casa e agora estou tentando adquirir um órgão profissional, com dois manuais e pedaleira de 32 notas, gostaria de saber se vocês possuem algum material para exercício, pois em minha cidade não existe ninguém que dê aulas de órgão, estou precisando muito de algum material que ajude no uso da pedaleira, já consegui um estudo de Bach mas me parece axistir ótimos materiais a respeito, meu e-mail é vertaum@yahoo.com.br, caso vocês puderem e quiserem estar me enviando algo para órgão, eu ficaria imensamente agradecido em receber, também se quiserem compartilhar músicas da autoria de vocês, eu adoraria ajudar a divulgar o trabalho de vocês, pois temos que ampliar a divulgação desta maravilhosa arte que é a execução do órgão, se alguém precisar de alguma informação minha fiquem a vontade para perguntar, tanto por aqui quanto por e-mail, além de músico eu também afino e conserto pianos, mas minha profissão é Instrumentista Industrial, logo, sou técnico em eletrônica e conserto também órgãos e o que mais for de instrumento eletrônico.
Um Abraço a todos e espero poder fazer muito amigos aqui e compartilhar muito conhecimento com vocês!!
Até +!

_music_4_ever_
Veterano
# set/07
· votar


realow
olá realow! Seja bem vindo a este fórum.... eu tenho um livro de Remondi...na verdade, foi o Músico solidário que mo enviou....se quiser posso enviar-lhe por e-mail.

manguimas
Veterano
# out/07
· votar


Olá a todos

Sou novo no fórum e também apaixonado pelos teclados e, em particular pela musica erudita para órgão.
Eu estudei piano durante alguns anos e órgão erudito por uns 4 anos.
Mas devido a uma série de motivos acabei parando a uns 7 anos atrás.
Agora estou retomando aos poucos, fazendo contatos pra tentar retornar aos estudos.
A minha principal dificuldade está na aquisição do instrumento, que passa na faixa de 30.000 reais, inacessível para um Brasileiro normal!!!.
Eu fiz a besteira de vender o meu Whinner de 1975, agora estou penando pra tentar achar um outro instrumento.
Agora me chamou a atenção do usuário realow que é técnico em eletronica...
Me passou pela cabeça a idéa de construir nós mesmos nossos órgãos..
O que vcs acham da ídeia?
Eu tenho alguns sites americanos que os caras ensinam a construir, acho que só falta mesmo pra nós é habilidade em mecanica e elétrica/eletronica, porque me parece que dá pra colocar os sons sampleados dos tubos e assim teriamos um instrumento de ótima sonoridade a um custo baixo.
Se houver interesse podem me contatar inclusive por e-mail manguimas@gmail.com
Um abraço a todos!!!

manguimas
Veterano
# out/07
· votar


Nesse site http://imslp.org/wiki/Category:Bach%2C_Johann_Sebastian

pode-se encontrar várias partituras de inumeros compositores para órgão e demais instrumentos
Até mais

_music_4_ever_
Veterano
# out/07
· votar


manguimas

Olá...Benvindo ao fórum!

Também já tive esse problema de arranjar um instrumento capaz, mas não tenho tido muita sorte. Após algumas tentativas de construção de uma pedaleira, sempre consegui uma já feita e depois foi só fazer as ligações electrónicas a um sintetizador já de certa forma antigo e é o que tenho utilizado até agora, visto que comprar um órgão não é brincadeira nenhuma.

Boa sorte nessa sua busca/construção!

_music_4_ever_
Veterano
# out/07
· votar


Estou agora a estudar a obra ibérica "Gaitilla de mano izquierda" de Sebastian Durón e procuro uma gravação dela, mas não tenho encontrado nada até agora.

Alguém tem alguma gravação desta obra, que me possa mandar (por e-mail, se possível)?

Se quiserem, posso mandar as partituras da obra.

Obrigada

manguimas
Veterano
# out/07
· votar


Olá

Eu gostaria de receber a partitura da obra pra dar uma olhada.
Se puder mande para o e-mail manguimas@gmail.com
Abraço

Marcos

Músico solidário
Veterano
# nov/07
· votar


manguimas
Olá, Manguimas!
Aqui quem fala é Marcelo, mais conhecido no fórum como Músico solidário. Estive ausente por não ter conseguido entrar no mesmo e espero agora poder reentrar sem problemas.
Há pouco tempo adquiri um excelente livro, do qual estou acabando de ler a parte de texto: Zur Geschichte des Orgelspiels im 14. bis 18. Jahrundert, de August Gottfried Ritter. Trata ele da história da música de órgão dos séculos 14 a 18, contendo 136 exemplos integrais ilustrativos.
Eu sou formado em música erudita para órgão em São Paulo, pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, na classe de Selma Asprino Macedo, a organista que tocou neste ano para o Papa Bento XVI em São Paulo.
Tenho boa variedade de material em casa, embora tenha certa preferência pelo repertório da Idade Média ao Barroco.
Moro em Brasília. Lá, como até hoje não há órgão acústico (de tubos), dou aulas num digital muito bom da marca Ahlborn, ainda que não de última geração. Na mesma cidade já notei em bom tanto de igrejas católicas como evangélicas uma notável ojeriza à música para órgão: ainda bem que onde leciono valorizam isto. Por outro lado, ainda sou um desprezado da Escola de Música de Brasília, que, ao que parece, há gente no local que faz questão de não querer saber de apreciar meu trabalho (a instituição faz parte da rede pública de ensino e eu sou concursado da mesma; parece que felizmente encontrei uma pessoa que poderá ajudar-me a mudar esta situação e, conseqüentemente, inserir-me no referido local).
Em todo caso, escreva-me para o seguinte e-mail:

musica_barroca@yahoo.com.br

Abraços

Marcelo

andresan
Veterano
# jan/08
· votar


Gostei de seu trabalho, imagina tocar orgão, deve ser muito legal ,tirando a dificuldade neh?
soh uma curiosidade, sabe qtos tubos tem o orgão q vc toca?

Músico solidário
Veterano
# jan/08 · Editado por: Músico solidário
· votar


andresan
Olá, venho informar que o instrumento em que toco não tem tubos, pois é digital: embora não de última geração e com timbres específicos e inalteráveis para cada registro, chega entretanto a oferecer uma vasta paleta sonora, além de belas sonoridades. Se desejar, posso enviar por e-mail as especificações do mesmo.
Cordialmente

Marcelo

Músico solidário
Veterano
# jan/08
· votar


_music_4_ever_
Olá, Cláudia, tenho uma boa notícia; a música que procura está disponível no seguinte site, isto é, na verdade para comprar o álbum com 2 CDs:

http://www.selections.com/BX762/organs-historic-6cds/

Espero ter podido ajudar.
Cordialmente

Marcelo

Smoke07
Veterano
# fev/08
· votar


Bons tempos o da Associação Paulista de Organistas...
Estou fora de Sampa, mas parece que está tudo parado, não tem mais aquele movimento organístico que havia anos atrás.
Tinha séries de concertos em igrejas pela cidade, master class com organistas do exterior(Guy Bovet, Jennifer Bate....).
Que pena.

Músico solidário
Veterano
# fev/08
· votar


Smoke07
Eu te conto que aqui em Brasília se procurou uma vez (pelo menos) de se fazer um master class de órgão, mas que a professora responsável desistiu por não ter encontrado quem estivesse devidamente com a habilitação mínima. Só vim a saber depois do ocorrido.
Até hoje tento inserir a disciplina na Escola de Música de Brasília, mas tal é negado: o mais grave é que a instituição é da rede pública de ensino e eu sou concursado dela.

Músico solidário
Veterano
# fev/08
· votar


andresan
Um dia destes vou passar na igreja onde dou minhas aulas particulares aqui em Brasília e vou ver quanto exatamente ele teria de tubos se não fosse digital: o que asseguro é que são 56 registros, sendo 15 para o Pedal, outros 15 para o Manual I, mais 15 para o Manual II e 11 num banco auxiliar chamado Auxiliaire, que pode ser acoplado a qualquer um dos 3 teclados antes citados.

Músico solidário
Veterano
# fev/08
· votar


Bom, para quem quiser, deixo então aqui as especificações do instrumento onde dou minhas aulas particulares em Brasília (trata-se dum Ahlborn, modelo BAC):

Pedal: Prinzipalbass 16', Subbass 16', Quintbass 10 2/3', Oktavbass 8', Bassflöte 8', Quinte 5 1/3', Choralbass 4', Flöte 4', Nachthorn 2', Mixtur VI (2 2/3' + 2' + 1 1/3' + 1' + 2/3' + 1/2'), Bombarde 32', Posaune 16', Trompete 8', Klarine 4' e Krummhorn 4'.

Manual I: Bordun 16', Prinzipal 8', Rohrflöte 8', Dulciana 8', Oktave 4', Kleingedackt 4', Quinte 2 2/3', Superoktave 2', Waldflöte 2', Mixtur IV (1 1/3' + 1' + 2/3' + 1/2'), Zimbel III (1/2' + 1/3' + 1/4'), Kornett V (8' + 4' + 2 2/3' + 2' + 1 3/5'), Trompete 16', Trompete 8' e Clairon 4'.

Manual II: Quintatön 16', Geigendprinzipal 8', Gedackt 8', Salicional 8', Vox cœlestis 8', Prästant 4', Querflöte 4', Nasat 2 2/3', Doublette 2', Terz 1 3/5', Quinte 1 1/3', Sifflöte 1', Zimbel V (1' + 2/3' + 1/2' + 1/3' + 1/4'), Krummhorn 8' e Oboe 8'.

Auxiliaire: Lieblichgedackt 16', Bourdon 8', Unda maris 8', Großnasat 5 1/3', Dulcet 4', Großterz 3 1/5', Septime 1 1/7', None 8/9', Mixtur III (1 1/3' + 1' + 2/3'), Vox humana 8' e Oboe 4'.

Acessórios: A(uxiliaire)/II, A/I, A/P, II/I, II/P, I/P, S(uper) II, S I, S II/I, S/I ab (= anulador), Z(ungen)[palhetas] ab, Expression I + P, Expression II (+ A), Stimmung (afinação), Allgemeines Volumen (volume geral), Volumen fürs Pedal (volume para o Pedal), 30 combinações ajustáveis e 7 transpositores (–4, –3, –2, –1, 0, +1 e +2 = até 2 tons abaixo ou 1 acima: os números significam de 1/2 em 1/2 tom e o 0 corresponde ao diapasão).

Pedal: 30 teclas (C-f')
Manuais: 61 teclas (C-c'''')

Músico solidário
Veterano
# fev/08
· votar


Continuo livre para conversar sobre a área do fórum em que estamos inseridos.
Abraços a todos

Músico solidário
Veterano
# fev/08
· votar


É impressão minha ou as conversas neste fórum congelaram mais uma vez?

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


Músico solidário

Desculpe, é verdade que não tenho passado muito por cá...

Muito interessante esse órgão onde vc dá aulas...Tem uma registação bastante rica.

Gostava de saber que "Auxiliare" é esse, se não se importa de explicar...


manguimas
Seja bem vindo!

Posso mandar a partitura sim. Não sei se prefere que a mande por e-mail ou por correio.

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Músico solidário
Fala Marcelo, tudo bom?


Cara, tô querendo adentrar no campo das registrações e timbres. Tem algum material ensinando o básico?

Músico solidário
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_
Cara Cláudia,

o Auxiliaire é na verdade um banco auxiliar de registos, os quais podem ser transferidos para qualquer um dos teclados manuais como para o do pedal (a expressão dele está junto com a do Manual II). Um timbre muito pitoresco que consigo com ele é de combinar o Bourdon 8' com o Dulcet 4', a Septime 1 1/7' e a None 8/9', tanto com como sem o Tremulant: faz lembrar algumas das palhetas de corpo ultra-reduzido do barroco alemão do Norte.

Músico solidário
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
Olha, Rodrigo, eu tenho um livro aqui em francês o qual pode dar uma orientação neste sentido e também sobre os instrumentos: é o L'Esthétique de l'Orgue do francês Jean Huré.
Alguma coisa adicional posso dizer assim: nos teclados manuais é costume ter como base os registros de 8' por representarem a nota real (16' soa uma oitava mais grave, enquanto que 4' uma oitava acima). Os de outras medidas vão completando e dando mais brilho, sendo que mais efeito mesmo neste ponto são os de 2 ou mais tubos por tecla, quando apenas composto de quintas e oitavas alternadas, constituindo o cheio. Ontem eu estava vendo aqui em casa com a minha namorada uns detalhes do órgão maior da Abadia Beneditina de Weingarten, esta situada no sudoeste alemão, na Suábia: há registros de cheio com pelo menos 12 tubos por tecla. O órgão em que Buxtehude foi organista em Lübeck tinha um cheio no Hauptwerk (manual mais importante) com 15 tubos por tecla. Quando os registros de cheio se encontram em ótimas condições de conservação, afinação e harmonização, são eles os que dão aquele brilho majestoso ao instrumento.
Mas atenção: há registros de 2 tubos por tecla que não são constituintes de cheio, mas sim o que se chama de mutação, ou seja, modificam o timbre da fundamental. Entre estes, os mais conhecidos são Rauschpfeife (2 2/3' + 2'), Sesquialtera (geralmente 2 2/3' + 1 3/5'; às vezes 1 1/3' + 4/5', como as dos órgãos Bossart). Terzian (1 3/5' + 1 1/3'), Hörnli (2/3' + 1/2') e Glöckleinton (2' + 1'). Entretanto, quando combinados com os de cheio (Mixtur, Zimbel, Scharf, Fourniture, Plein-Jeu, Ripieno e Acuta, entre outros), conferem uns cheios bem pitorescos. Os cheios com registros de 8', com ou sem 4', conferem uns timbres extraordinários para solos em especial no agudo as palhetas se sentem com um ar às vezes picante ou majestoso com a presença daqueles.
No pedal, muito usual é ter como base registros de 16', de modo que muitas vezes se procura fazer uma correspondência de 1 oitava abaixo do que se escolhe nos manuais, mas em certos casos é perfeitamente correto usar 16' nos pés e também nas mãos.
No pedal, nem sempre é preciso usar um cheio para compensar o cheio das mãos: aí então um registro tipo Posaune ou Bombarde pode dar conta do recado por vezes combinado com os de boca, como Subbass, Principal e equivalentes. Para a Sonata n.º 1 de Mendelssohn, no seu movimento inicial e no último uso o seguinte *(tomo como referência o instrumento digital em que dou minhas aulas particulares aqui em Brasília e cuja disposição se encontra neste fórum):

Hauptwerk: Bourdon 16', Prinzipal 8', Rohrflöte 8', Dulciana 8', Trompete 8', Oktave 4' e Mixtur IV.
Pedal: Prinzipalbass 16', Subbass 16', Oktavbass 8', Choralbass 4' e Posaune 16'.

No primeiro movimento ainda há a necessidade de contraste com o outro manual, para o qual uso Gedackt 8', Salicional 8', Querflöte 4' e Doublette 2' (o Nasat 2 2/3' pode ser incluído, mas não se faz de todo necessário; ele juntamente com o Salicional e a Querflöte simula um excelente oboé).
Não vou me alongar neste momento aqui, mas acho que já deu para dar um começo de orientação. Mais adiante podemos combinar, caso queira, que eu te mande um xerox do livro citado acima.

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Músico solidário
Eu já li sobre algumas mutações que causam sensações de uma oitava a mais, como os tubos de 64' falsos, que são feitos com o 32' combinados com 21' 1/3. O legal é que esse sistema do tamanho dos tubos lembra um pouco o "Just Intonation" do Harry Partch. Muito legal mesmo.

Tem alguma lista que mostra os equivalentes franceses e alemães dos registros e tubos?

Obrigado pela ajuda! =]

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
Tem alguma lista que mostra os equivalentes franceses e alemães dos registros e tubos?


Desculpem-me por estar a responder no lugar do Marcelo (o Músico Solidário), mas lembrei-me de um site com lista dessas correspondências que eu tenho nos favoritos.

Neste site, além de ter a lista (mais abaixo na pág do site), tem também algumas referências sobre o que se deve usar para acompanhamento de coros.

Aqui está o link do site:
http://www.apao.web.pt/organistas/artigos/registacao_orgliturgico.htm

Espero ter ajudado :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Órgão de Tubos