Vou tentar aprender tocar violino sozinho

Autor Mensagem
EduRock
Veterano
# out/04
· votar


Olá pessoal, sou novo no ramo tbm, acabei de comprar um violino Michael 4/4, cheguei na loja n sabia nem como se chamava a varetinha nem nada e comprei um.. custou bem barato, gostaria de estar discutindo com vcs a respeito do assunto tbm, toco violão, guitarra, baixo, bateria e teclado, mas ontem (1º dia com o violino) não fui muito bem sucedido..rs.. axei q as notas são muito próximas uma das outras.. abraçaum para todos!!!!

EduRock
Veterano
# out/04
· votar


Gostaria de saber sobre a afinação,, como se dá? eu afinei de acordo com as cordas E A D G (de cima para baixo).. está certo? tipo pra melhor entendimento.. esquece as notas B e mizinha do violão.. ai afina o violino de acordo com o violão.. me corrijam se eu estiver errado.. abraços para todos!

EduRock
Veterano
# out/04
· votar


Olá pessoal, sou novo no ramo tbm, acabei de comprar um violino Michael 4/4, cheguei na loja n sabia nem como se chamava a varetinha nem nada e comprei um.. custou bem barato, gostaria de estar discutindo com vcs a respeito do assunto tbm, toco violão, guitarra, baixo, bateria e teclado, mas ontem (1º dia com o violino) não fui muito bem sucedido..rs.. axei q as notas são muito próximas uma das outras.. abraçaum para todos!!!!

Matheus_Strad
Veterano
# out/04
· votar


Bem, esqueça essa idéia de aprender sozinho, a menos que vc queria ser uma bosta. Aliás, não existe aprender a tocar qualquer instrumento sozinho, se quer realemnte aprender a tocar de verdade tem que aprender com alguém que realmente entenda. Sou violinista a alguns anos e ainda faço aula. Minha professora é russa, ela já teve aulas de música até com o já maestro da Orquestra Filarmônica de Berlin, Claudio Abbado, em Milão. Uma senhora muito exigente e pefeccionista. Formação acadêmica em piano e violino, ela já estudos em diversos países do mundo. E sabe prá que to contando isso prá vc? Porque quando vc tem aula com uma pessoa assim, vc percebe que seria impossível aprender, de verdade, sozinho, NUNCA. Aprender a solfejar corretamente, arpejos, armações de clave, tons, escalas, alterações, técnicas,... , muita coisa. O violino, como instrumento de cordas friccionadas, não é um instrumento de afinação fixa. Por exemplo, na teoria, um ré sustenido é diferente de um mi bemol, ao contrário de um piano, que a tecla é a mesma. Olha, te aconselho, se quer mesmo aprender, não economize e procure um ótimo professor.

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


tem violino pra canhoto?

Fredxyz
Veterano
# out/04
· votar


Ae galera tb quero começar a aprender, quem puder contribuir com o tópico colocando dicas e links com fotos/vídeos/textos com lições, dicas etc. fico muito grato!

EduRock pelo que a galera explicou nesse tópico mesmo é o contrário, comça da mais fina pra mais grave (E,A,D,G), ou seja o contrário do q vc afinou.

Abraços, fiquem com Deus!

EduRock
Veterano
# out/04
· votar


mas de fábrica, as cordas contando de cima para baixo, vieram a mais grossa por diante.. Matheus_Strad, vc q ja toca a algum tempo.. vc pode me esclarecer essa dúvida?

EduRock
Veterano
# out/04
· votar


Matheus_Strad, gostaria de esclarecer tbm que axo q acabei renovando este assunto "vou aprender violino sozinho" pq fui me inscrever e me parece q ele ja tinha acabado sei la.. não to com essa ideia de aprender sozinho não, o máximo q posso fazer e tentar aprender o máximo comigo mesmo mas com certeza vou precisar de um violino.. não me entenda mal, sou músico mas tbm não sou bobo.

evitaerc
Veterano
# out/04
· votar


EduRock

Rapaz tens um descurso confuso, cheio de contradições e sentenças aparentemente sem sentido... Resumindo, não entendi bulhufas do que voce disse. Se o matheus Strad for capaz de compreender ficarei realmente surpreso!!

Matheus_Strad
Veterano
# out/04
· votar


Edu:

Carinha, como disse o Daniel, não tá muito fácil prá entender o que vc quis dizer, mas vamos lá.

1º Pelo o que entendi o encordoamento do seu violino está ao contrário. O correto é E, A, D, G, ou seja, de baixo prá cima (do agudo para o grave / da mais fina para a mais grossa): mi, lá, ré, sol. A afinação é padronizada e é feita apartir da corda lá.

2º Pelo que entendi, vc desistiu de aprender sozinho, só não conseguiu vaga em escola, é isso?!!

Bem, desejo que você vá longe no seu aprendizado.

Abraço.

Matheus_Strad
Veterano
# out/04
· votar


Fredxyz:

Se vc gosta de violino, como eu gosto...heheheh...dá uma olhada nesse link ae em baixo se vc nunca viu. Vai se deliciar com várias fotos sobre o modo de construção e partes de violinos feitos pelo Mestre Antonio Stradivari.

A Christie's leilou a poucos meses um violino Stradvari, que só foi usado por 200 anos, tava muito bem conservado. Se não me engano, foi vendido por um milhão, trezentos e alguma coisa de dólares. Uma relíquia, esperavam arrecadar bem mais. Os violinos de Stradivari foram sempre vendidos nesta faixa de um milhão e meio de dólares, o mais caro vendido passou pouco deste valor. Já os cellos conseguiram valores superiores a 3 milhões de dólares. Pena a gente não ter ficado sabendo do leilão antes, não dava prá ter perdido essa oportuunidade... ehhehehehehehehehehehhehehehehehehehhe


Abraços!

Olha o link ae:

http://www.celloheaven.com/hill/pix/Index.htm

EduRock
Veterano
# out/04
· votar


Olá pessoal, gostaria que desculpassem meu jeito de me expressar hehehe.. as vezes nem eu entendo rs.. mas td bem, entendi agora a parada da afinação, eu estava afinando errado e no 2º dia ja arrebentei uma corda :( mas d boa.. comprei outro encordoamento, a propósito, a marca Michael é boa? alguem pode me arrumar algum método de violino? abraçaum galeraaaaa!!!!

EduRock
Veterano
# out/04
· votar


Galera,, agora sobre Breu.. hehe, quando compramos o breu, ele vem igual a um melado endurecido, temos que ir quebrando ele pra sair o pó ou é so ir passando mesmo que ele ja solta? e em que proporção que devo passar? valeuu!!!

spy2k
Veterano
# out/04
· votar


hehe .. troquei o meu playstation acabado por um violino

=]

Basshero
Veterano
# nov/04
· votar


Matheus_Strad
vc tem algum wallpaper de cello??

Amanda Valença
Veterano
# nov/04
· votar


Rômulo
Talvez o seu erro na hora de passar o arco, possa ser de vc passar a crina + p/ perto do cavalete, ou + para o espelho.
Quando se toca em ritmos + divagar é recomendável tocar + perto do cavelete e ritmos mais rápido + para o espelho.

Amanda Valença
Veterano
# nov/04
· votar


EduRock
Vc não precisa quebrar o breu de forma alguma. Vc tira ele da embalagem (óbviamente) e passa por igual pelo talão, meio arco e ponta.
Eu sempre passo um pouco a mais no talão por ser mais usados as vezes.
Mas tbm não exagere e tbm não passe sempre breu na sua crina que pode ficar mto colado, e quando guardar o instrumento solte um pouco a crina para não endurecer

Jessé Torres
Veterano
# nov/04
· votar


Olá pessoal

Cheguei tarde no tópico, mas o que eu posso dizer é que violino deve ser aprendido com um professor, pois senão posturas e hábitos errados vão sendo adquiridos. Alguns professores adotam um método de estudo, outros criam o seu próprio. Eu estou estudando pelo Método Suzuki, que é muito bom por sinal. Sigam o método do seu professor. A afinação é feita da seguinte forma: com o violino de pé(braço para cima), da esquerda para a direita as cordas vão ficando mais finas. Sol, Ré, Lá e Mi(G D A E). Dá pra afinar com esses programas que se baixa na net(exemplo: Musebook Tuner, muito bom). Também dá pra afinar com diapasão, uma espécie de apitinho que produz o som exato pra você.

Danita
Veterano
# nov/04
· votar


Olá, eu também pretendo ir aprendendo a tocar violino sozinha, T_T a grana tá curta, não tenho como ter aulas por enquanto....
Vocês poderiam, por favor, me dar algumas dicas?
Eu ganhei o meu violino de aniversário em 2002, meu sonho é aprender a tocar....
Obrigada pela atenção!

jmarcosfarias
Veterano
# nov/04
· votar


tenho + de 200 partituras para violino,todos em arquivos PDF, interessados entrar em contato pelo meu e-mail: jmarcosfarias@pop.com.br

Dricka Vivaldi
Veterano
# dez/04
· votar


Olá a todos !!!

Alguém tem algum professor de violino particular para indicar ?

Toco algum tempo mas meu professor não poderá mais me dar aulas.

Ken Himura
Veterano
# dez/04
· votar


Galera, procurem também cursos livres de conservatórios...o nível é bem alto.

Basshero
Veterano
# dez/04
· votar


Dricka Vivaldi
vc é de sampa??

BlackHeart
Veterano
# dez/04
· votar


Oi... cheguei tarde nesse tópico mas acho o seguinte...
Concordo EM PARTE que um bom professor faz a diferença, sem dúvida nenhuma... o que acontece é sob qual ótica vc olha o instrumento, se quer tocar profissionalmente, por diversão, por gosto, por curiosidade... Eu digo isso por experiência própria... sou canhoto e tive algumas experiências fracassadas... eu fiz conservatório de piano... após isso, eu passei a me dedicar também aos instrumentos de corda... mas o que fiz então foi por minha conta... Viola caipira, por exemplo... tem trocentas afinações espalhadas por esse Brasil... não é questão de ter "afinações e/ou métodos padrão"... é que cada instrumento deve se adaptar ao seu executor, E NUNCA O CONTRÁRIO... Sei que posso receber inúmeras críticas devido à essa minha frase... mas é a maneira na qual hoje sou um músico respeitado. Tem que ser fuçador sim... eu toco violão de um monte de jeito, nunca na afinação padrão, utilizo técnicas de viola caipira, do próprio violino, e assim por diante... acho muito válida e muito louvável a idéia de querer aprender violino sozinho... só não gostei muito do termo "músico bosta"... eu sei que se vc tiver um professor e $$ para tal, o faça... no meu caso, adequei o instrumento ao meu modo... não sou "menos músico" que ninguém... eu não tenho medo de brincar com o instrumento, afinal, devemos quebrar paradigmas... técnicas e/ou métodos, eu não tenho vergonha de perguntar como se faz... seja com ou sem professor, tocando divinamente ou quebrando vidraças, vá em busca do seu objetivo... não se preocupe, tudo se arranja, afinal se vc seguir os padrões à risca, será mais uma máquina executando uma obra do que uma pessoa colocando seus sentimentos na execução... Às vezes, são os vícios que definem seu estilo e/ou maneira de ser... não está menos errado que nenhum dos outros... mas novamente, procure descobrir sob qual ótica vc analisa o seu instrumento...
[]'s

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tb ava pensanu em comprar um violino pra aprender sozinho. Vcs q tokam a algum tempo acham q dá? Eu ja tenho uma boa nocao de musica classica pois toko a 6 anos piano classico, 7 anos teclado e 3 anos guitarra a qual aprendi sozinho. Q ceis acham?

Ken Himura
Veterano
# dez/04
· votar


BlackHeart
É isso aê cara.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tb tava pensanu em comprar um violino pra aprender sozinho. Vcs q tokam a algum tempo acham q dá? Eu ja tenho uma boa nocao de musica classica pois toko a 6 anos piano classico, 7 anos teclado e 3 anos guitarra a qual aprendi sozinho. Q ceis acham?

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


q ceis acham da minha situacaum?

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tb tava pensanu em comprar um violino pra aprender sozinho. Vcs q tokam a algum tempo acham q dá? Eu ja tenho uma boa nocao de musica classica pois toko a 6 anos piano classico, 7 anos teclado e 3 anos guitarra a qual aprendi sozinho. Q ceis acham?

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tb tava pensanu em comprar um violino pra aprender sozinho. Vcs q tokam a algum tempo acham q dá? Eu ja tenho uma boa nocao de musica classica pois toko a 6 anos piano classico, 7 anos teclado e 3 anos guitarra a qual aprendi sozinho. Q ceis acham?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou tentar aprender tocar violino sozinho