Vou tentar aprender tocar violino sozinho

Autor Mensagem
guitarist from hell
Veterano
# jul/04


falaaaaa
eu so guitarrista duma banda de Heavy Metal, mas ja toquei em bandas de Thrash, Death, Hard Rock...emfim,
mas sempre fui apaixonado por musica classica e erudita.
e tava afim de aprender tocar violino, mas antes de começar, preciso fazer algumas perguntas:

qual é a afinação das cordas ???
como chama aquela vareta com fios q passa nas cordas pra sair som ???
como diferenciar as notas, se num tem fret ???
tem alguma tecnica pra violino ??? tipo two-hands ???
tem alguma sequencia pra passar a vareta com fios ??? ou a cada troca de notas eu mudo a ordem ???

é so isso por enquanto...
valeu

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


afinação: (1ºmi 2ºla 3ºre 4ºsol) do agudo pro grave

vareta: arco

as notas são tiradas igual na guitarra...com treino vc acostuma.

Two-hands: não sei se existe, mas existe o pizzicato.

sobre a "vareta" geralmente tem uma sequencia logica de acordo como pede a partitura ou a musica.

falou

guitarist from hell
Veterano
# jul/04
· votar


CIERAIS, valeu por responder.
sobre as tecnicas q eu disse; não quiz dizer em fazer two-hands no violino...eu citei uma tecnica na guitarra, q foje um pouco da rotina, foi como um exemplo.
talvez não expliquei direito...mas emfim.
a propósito, oq é pizzicato ??? caso seja uma tecnica, como se executa??? existem outras ?? quais?

valeu

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


pizzicato é qdo vc puxa a corda do violino com o dedo da mão q segura o arco.....
não sei se é bem uma tecnica....

Rômulo
Veterano
# jul/04
· votar


o pizzicato é uma tecnica sim e vc pode fazer com umas leves beliscadas com o arco tb... se eu n me engano, li em um site que há uma peça de um compositor russo em que os violinos so tocam com pizzicato:)

Rômulo
Veterano
# jul/04
· votar


outra, alguem aqui toca violino sendo auto-didata? tentei começar sozinho porem nao to sendo mt bem sucedido... quando toco as notas e dou a arcada em uma corda diferente da que tou tocando, o som do violino fica muito estranho, dá uma desafinada estranha... pq isso acontece? como corrigir?

guitarist from hell
Veterano
# jul/04
· votar


eu sempre fui auto-didata quanto a musica, aprendi guitarra, violão, e teclado sozinho.
agora é so esperar pra ver como eu vou me sair com o violino.
so preciso esperar meu ombro de recuperar da fratura...

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


valeu pela dica....

bom, pra tocar violino eu sugiro um professor pelas particularidades do instrumento(sendo q aprendi teclado e violão sozinho tb)....mas nada é impossivel

Rômulo
eu acho que seu problema ou pode ser do seu violino que não esta pegando afinação....ou vc deve estar desafinando mesmo!
que violino é o seu?

Rômulo
Veterano
# jul/04
· votar


CIERAIS

Meu violino é um Eagle

mas eu acho q n to sabendo explicar o problema, é como se eu tivesse tocando numa corda so e tal... ai quando vou dar uma arcada e ponho o dedo, ai da um som estranho, como se eu n tivesse passando o arco direito... um som estranho... se isso é problema de tecnica, como resolver?

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


putz cara não to conseguindo entender mesmo.....

sei lá passa mais breu....hehehehhee brincadeira!

bom se o som for meio raspado pode ser q vc não ta conseguindo controlar o peso da ponta e do talão do arco!
é isso?

Abraços

Ngm
Veterano
# jul/04
· votar


CIERAIS
afinação: (1ºmi 2ºla 3ºre 4ºsol) do agudo pro grave
A "contagem" não é ao contrário? A G, que é a mais grave, seria a primeira, e a E a quarta.

Rômulo
Veterano
# jul/04
· votar


CIERAIS

rapaz... eu acho q é isso mesmo, tanto que quando acontece eu do uma arcada com mais força pra ver se o som sai melhor:P
tem alguma tecnica pra melhorar isso? enfim, pra que eu toque mais suave e baixo e o som nao saia tosco?:)

SoldierOfFear
Veterano
# jul/04 · Editado por: SoldierOfFear
· votar


Depende do estilo que você for tocar. Acho que se for Folk Metal tipo Skyclad ou Tuatha De Danann (o violinista, eu li, aprendeu pela internet e toca ótimos solos folk) dá. Mas se a intenção for um Gothic, Black ou Metal Sinfônico seria melhor uma educação mais formal.

CIERAIS
Veterano
# jul/04 · Editado por: CIERAIS
· votar


Ngm
bom deixa em explicar melhor....
no violão, a corda mi aguda q de "cima pra baixo" é a 6ª ela é chamada de 1ª, então no violino é da mesma forma.

a afinação do violino é assim: olhando de "cima pra baixo"

grave
sol----------------------------------4ª corda
re-----------------------------------3ª corda
la-----------------------------------2ª corda
mi-----------------------------------1ªcorda
agudo


falou

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


Rômulo
é o seguinte:
1º passe bastante breu cada vez q for tocar
2º o seu dedo indicador serve como "equilibrio" na hora de controlar o peso do arco desde a ponta até o talão .....segurar o arco de forma correta ajuda e muito na hora de extrair o som do instrumento
qto mais na ponta mais peso vc tera que fazer com indicador para o som sair melhor.

que tipo de musicas vc ja tira?

Rômulo
Veterano
# jul/04
· votar


Eu ainda to tipo... começando:P
peguei alguns solinhos, e uma musica completa da Björk, meio tosca mas peguei

vc tem msn ou icq?

Caleidoscope
Veterano
# jul/04 · Editado por: Caleidoscope
· votar


Não sei se ajuda, mas meu professor de teclado/piano que está aprendendo cello disse que a maioria dos violinistas iniciantes começam a tocar o intrumento depois de pelo menos um mês, no começo eles apenas treinam o modo como passar o arco pelas cordas... =P
Mas se você já pegou alguns solinhos e etc eu não sei... Talvez isso seja bom para treinar...

Ah, uma pergunta: Quanto custou o seu violino + arco?

gunsnzeppelins
Veterano
# jul/04
· votar


Dá pra fazer tab de violino! :)

SoldierOfFear
Veterano
# jul/04
· votar


Contando os centímetros? =]

Rômulo
Veterano
# jul/04
· votar


Caleidoscope

Meu Violino é um Eagle, custou R$300 e todo completo... com arco... bag...
No caso eu peguei "com aspas" pq tipo, o som nao tá saindo mt legal, nao consigo de tocar de maneira mais suave, até pq eu comecei como auto didada... pode ser isso tb... so me ensinaram a postura (segurar o arco e tals...)... é por isso que to querendo ir atras de um professor:P

gunsnzeppelins

ah pode sim fazer uma tab de violino, mas não precisa exatamente ser do violino... vc pode usar uma tab de bandolim, pois é a mesma afinação do violino (4. sol, 3. ré, 2. lá, 1. mi) so não lembro se é na mesma oitava... :) bem de qualquer forma serve né hahaha

CIERAIS
Veterano
# jul/04
· votar


meu msn é cierais@hotmail.com

o legal pra quem for comprar um violino é levar em um luthier para ajuste(lixar o cavalete, arruamar a alma, as cordas, etc).

Dica:quem for de São Paulo o Sesc Vila Mariana e Consolação tem cursos de violino, cello e contrabaixo e outros instrumentos a preços populares,e é lá q eu faço....

as inscrições terminan dia 30/07

Basshero
Veterano
# jul/04
· votar


guitarist from hell
existem tecnicas como pizzicato,staccato,spiccato,detache e outras.sugiro q vc comece com um professor pelo menos para sacar como funciona postura,arcada e dominio sobre a mão esquerda é isso ai,um abraço

oinomedo
Veterano
# jul/04
· votar


pode cre vc vai consegui mto viu trutão

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


alguem viu akele moleke d 14 anos tokando no jo soares?

Dave Murray
Veterano
# jul/04
· votar


DeFoDoN eu vi... ele manda pra caraio

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


Dave Murray
ahan....i eh jovem...

Overdoser
Veterano
# jul/04
· votar


CIERAIS

Nossa, realmente não recomendo aprender sozinho....o violino tem técnicas importantíssimas que só um professor enchendo o saco do seu lado pode dar...
Acho que aprendendo sozinho você vai criar vícios de postura dificílimos de superar mais tarde e que com certeza vão comprometer demais o resultado (e olha que violino se não é bem tocado quebra janela....)....

como diferenciar as notas, se num tem fret ???
Tem que ir de ouvido mesmo, não tem nenhuma marca que te ajude a achar as notas. Alguns professores gostam de, no início do aprendizado, colocar uma fita crepe no lugar das notas pra o aluno aprender onde é o lugar, mas nem todos os professores concordam e utilizam essa técnica, preferindo ouvir o aluno e ir corrigindo conforme o passar do tempo. Mas se você for aprender sozinho eu acho que seria uma boa...

tem alguma tecnica pra violino ??? tipo two-hands ???
Tem.....vixi, em violino o que não falta é técnica.....

DeFoDoN
Veterano
# jul/04
· votar


e olha que violino se não é bem tocado quebra janela....)....
nuossa...O_o

guitarist from hell
Veterano
# jul/04
· votar


Overdoser, cara, por aqui não deve ter professor de violino...pq não é um instrumento q a galera curte...aqui é so Guitarra, Baixo, Teclado e Batera mesmo.
Tem algum site com fotos, videos...alguma coisa q ajude a acertar a postura, jeito de segurar o arco...emfim.

Valeu

Basshero
Veterano
# jul/04
· votar


guitarist from hell
como disse o overdoser melhor vc pegar um professor ou alguem q toque q te explique postura do instrumento e arco,eu tentei aprender violoncelo mas naum vingou,tive q arrumar um professor e ja tinha criado varios vícios com a mão esquerda,segurando um arco.da uma procurada melhor naum é possível q naum tenha ninguem na sua cidade q possa te ensinar os principios básicos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou tentar aprender tocar violino sozinho