aprender violino sózinho pra tocar só uma musica (não erudita), rola?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/13


    eu tou com um arranjo aqui , uma musica q tou colocando minha alma pra ficar legal , a ideia é gravar todos os instrumentos ,um por 1 e fazer em video . eu queria tocar tudo q fosse possivel (é um projeto super pessoal) , então tenho trabalhado na guitarra e no baixo da musica , ja fiz piano aos 12 anos de idade por ums 6 meses , e ano passado por ums 3 meses ,mas tenho um pouco de intimidade com o instrumento pq tinha na casa do meu pai , estou a 3 semanas treinando direto o piano da musica pra eu mesmo gravar (tirando o solo de piano q a musica vai ter q vou chamar um amigo q realmente toca) tou apanhando pro metronomo e pra autonomia da mao esquerda mas tou conseguindo melhorar significativamente acredito q no maximo em um mes estou pronto pra gravar o piano .

    a musica tambem vai contar com violino , inclusive um solo do mesmo q eu ja inclusive compus . eu ia chamar ums conhecidos q tocam pra gravar , mas eu tava pensando , sera q eu não consigo aprender isso ,sózinho ?eu quero tocar o maximo possivel de instrumentos nessa musica . talves o violino por ser um instrumento q use a cordenação da cordas (por mais que seja muito diferente de guitarra) eu tenha facilidade ,mas isso é só palpite , nunca segurei um violino na vida .

    a questão é humanamente possivel (dentro da aptidão de pessoas normais não de genios) eu conseguir tocar a parte de violino da musica estudando sózinho des do começo ? eu sei q arco nao tem nada haver com palheta , mas talves sei la?ou é melhor eu chamar alguem pra tocar?

    quais cuidados ter quando comprar um violino ? (ou é igual qualquer instrumento? oque é violino 3/4 , 4/4?)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    postei aqui porque é um instrumento erudito então talves o pessoal aqui entenda mais ,mas se a moderação achar adequado pode mudar pra musica em geral.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    rhoadsvsvai

    Não é fácil como você pensa não! Só o arco para quem nunca pegou é mais de um ano até ter uma habilidade minimamente boa, fazendo os golpes e arcadas certas com a movimentação e motricidade correta (que se reflete totalmente no som produzido).

    Outra dificuldade é a questão da afinação. Quem só tocou instrumento de sons fixos (como piano e guitarra) sofre bastante no início para conseguir tocar minimamente afinado.

    É muito mais fácil ou você pagar alguém para tocar ou usar um VST. A não ser que atrase a tal música para daqui uns dois anos ou mais, e grave após um bom estudo. E dependendo do nível do solo que você escreveu, pode ser preciso mais de 5 anos de muito estudo (caso a peça seja mais avançada).

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    makumbator
    eu n falei q era facil , nem q eu achava q era facil , eu perguntei se era possivel heheh

    A não ser que atrase a tal música para daqui uns dois anos ou mais, e grave após um bom estudo.

    mas ao mesmo tempo não imaginava q fosse tão dificil assim :( sera q se eu direcionar só na musica em si eu não consigo ? pq não quero aprender violino eu quero aprender a tocar essa musica em especifico no violino , nesse caso não seria possivel acelerar o processo?

    makumbator
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Possível é, mas demanda muito tempo!

    mas ao mesmo tempo não imaginava q fosse tão dificil assim :( sera q se eu direcionar só na musica em si eu não consigo ?

    Sim, instrumento de arco e não temperado é bem difícil, principalmente o início que é bastante frustrante (o som é sempre feio e desafinado). Por isso tanta gente desiste. É algo que precisa estudar sempre senão a técnica cai rapidamente.

    Não tem como direcionar a apenas uma música, pois você teria que aprender do zero a técnica dele. Teria que fazer métodos, estudos, pequenas peças, estudar corda solta, etc... tudo isso sem professor demandaria ainda mais tempo.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    makumbator
    caramba , agora fiquei na duvida , se por um lado vai ser super dificil por outro o resultado vai ser super legal .

    acho q vou tentar , violinozinho desses tagima ta custando 300 reais , o preço de um pedalzinho em um instrumento novo que pode abrir novos horizontes , afinal o pior q pode acontecer é eu não curtir e desistir da ideia né? ai eu troco por algum outro equipamento q me interesse .tu me esclareceste muita coisa cara , vlws , agora eu tenho conciencia q não vai ser nada facil , mas ainda sim acho q n custa eu tentar

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Acho bem legal o violino.
    A minha filha esta aprendendo a tocar num Eagle, que se bem me lembro custou em torno de R$ 800,00.
    E tem todos os aspectos que o Makumbator comentou.
    Não é qualquer um que consegue usar o arco e tocar num instrumento sem trastes.
    Para afinar o violino ela esta usando o meu afinador digital que uso para o violão e deu certo.
    Um violino bem tocado enriquece qualquer estilo musical.

    Qualquer hora vou me meter a tocar também.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Como professor de violino, reitero fortemente o que disse o makumbator!

    O problema não é em si a música que você quer tocar (ou qualquer outra música/método), o grande vilão dos estudantes de violino é o arco. A produção de som no violino (na família inteira, a propósito) exige uma mão habilidosa no manejo do arco - quanto mais habilidade e controle, mais bonito fica o som. E aí que mora o problema: o movimento do arco é quase anti-natural! Demoram-se anos pra construir um arco sólido, com o qual é possível tocar aquelas belas frases que todos já ouvimos de um violino.

    Qualquer inabilidade no manejo do arco e seu som vai variar de um gato sendo morto até a proeza de tocar desafinado mesmo com as cordas soltas. Eu toco violino há nove anos, e até hoje meu arco "guincha" quando vou tocar umas coisas meio cabeludas (cordas-duplas!!!!! makumbator sabe bem o terror disso!!!).


    Mas, por outro lado, eu (suspeito pra falar!) acho o estudo desse instrumento fantástico. A cada degrau que você sobe na escada da técnica, você olha pra frente e não acredita ser possível um instrumento tão pequeno conseguir fazer tantas coisas "impossíveis"! Vira e mexe, eu me surpreendo com alguma coisa nova no meu estudo.


    Vai em frente e estude sim! Mas, como o processo vai durar alguns anos, grava a música com outra pessoa ou VST por enquanto!

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    Tive um violino por 2 anos.

    Cheguei a tirar algumas coisas de ouvido e criar uns solos.

    O problema principal, consiste na afinação. Por ser um instrumento não temperado, a dificuldade de tocar na afinação exata é muito grande, porque diferente de um violão, por exemplo, onde decorado o desenho não há mais erros....No violino qualquer pequena variação da mão ou dos dedos na digitação, com relação à correta posição, já cria uma desafinação desagradável.

    O manejo do arco é outro problema, exige treino por repetição e com técnica certa, para manter um som contínuo, estável e uniforme. Pequenas variações provocam sons desagradáveis.

    Instrumentos de arco são sensíveis, qualquer coisinha eles "gemem" reclamando. É um instrumento de belíssimo som, se bem tocado, mas com um som horrível se executado por quem não é do ramo.

    Siga os conselhos de makumbator e Ken Himura e seja feliz.

    Boa sorte!

    Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ah cara, melhor ver se conhece algum violinista que seja gente boa e peça pra ele gravar, tu provavelmente vai ter dor de cabeça demais pra aprender algo que não vai ser "duradouro", já que é pra uma música só...

    guygo
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: guygo
    · votar


    Qualquer inabilidade no manejo do arco e seu som vai variar de um gato sendo morto até a proeza de tocar desafinado mesmo com as cordas soltas.
    o cara tem que se o CARA pra desafina mesmo com as cordas soltas. e olha que tem quem consiga isso....hushahsuashua

    tu provavelmente vai ter dor de cabeça demais pra aprender algo que não vai ser "duradouro", já que é pra uma música só... IDEM

    rhoadsvsvai
    Cara chama alguem, ja foi tu quem fez a musica mesmo. o credito é todo teu .

    tchedovollosky
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    cara violino ne brincadeira não, eu peguei num violino uma vez pra nunca mais, fiquei até com pena do instrumento huashuashuashua....

    ...A forma de segurar o arco, as notas no lugar certo, o ataque, a uniformidade do ataque, fora a música... nossa é muita coisa, mas com certeza e uma grande aventura tocar um instrumento desse :)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    ---------------------------------------------------------------------- -----------------------
    clarinete com o mesmo proposito citado antes sobre violino , rola?

    makumbator
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Também é difícil. Talvez até se possa dizer que é menos difícil que violino (apesar disso depender de cada pessoa), mas não espere ter um som bonito antes de alguns anos de estudo. tem que estudar ataque das notas (muito importante em sopro), ter a embocadura correta, afinação.

    Não tem moleza. Mas nada impede que você tente.

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Olha... Eu já "brinquei" com alguns instrumentos de sopro, violinos, violas banjos etc. Como o violino tem a mesma afinação do bandolim que eu já estou um pouco mais acostumado, achar as notas é um pouco mais fácil - não as notas afinadas, é "um gato sendo morto", como disse o Ken Himura, lembrando um lá, por exemplo. Dificil pra caramba... Mesmo o sax e clarinete não são nada simples.

    Honestamente, se seu objetivo é gravar este monte de instrumentos, seria melhor comprar um violão ou guitarra MIDI, que seja um teclado, algo que você domine melhor e gravar toda uma "big band" com isto. Tem até uns sopros MIDI, mas se não é sua praia, desencana.

    Não tem jeito, um instrumento bem tocado faz toda a diferença, não dá certo aprender uma música só. Se você tem a técnica de uma guitarra, então que use a guitarra para gravar as cordas e os sopros. Dá para ter resultados bem satisfatórios, tem bons equipamentos para isto. Não vou dizer que vai ser a mesma coisa que o Makumbator ou o Ken Himura tocando, óbvio que não... A deficiência da sonoridade do instrumento real você compensa com um domínio e técnica melhor que seu instrumento original lhe proporciona, então no fim das contas é melhor tocar num MIDI do que comprar um violino e um clarinete e gravar mal tocado.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI
    makumbator
    e se eu conseguir gravar bem tocado? tipo tocando por orquestra virtual via teclado controlador eu ja tenho até gravado , mas n vai passar a mesma imagem , vai ficar muitas cameras de teclado o video vai ficar enjoativo ,quanto ao clarinete , tem q ter algum cuidado na hora de comprar quanto a afinação? (pq o unico instrumento de sopro que eu tive contato , gaita ,é um instrumento diferente pra cada escala).
    no caso do clarinete eu tou falando de minimas e seminimas por menos de 8 compassos em um andamento de 75 bpm , sera q é tão impossivel assim?

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Sim, é tão impossível assim.

    makumbator
    Moderador
    # mai/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    rhoadsvsvai
    no caso do clarinete eu tou falando de minimas e seminimas por menos de 8 compassos em um andamento de 75 bpm , sera q é tão impossivel assim?

    Não se engane! Tocar e manter notas longas em qualquer instrumento assim é difícil. Não é acionar/soprar e esquecer! Tem que cuidar da manutenção da nota do começo ao fim. Diria que é até mais difícil que tocar uma escalinha suja e rápida. Nas notas longas que aparece o som bonito (ou não!).

    tem q ter algum cuidado na hora de comprar quanto a afinação?

    Os mais usados são clarinete em si bemol, dó e em lá. Isso no clarinete soprano, que é o instrumento da família chamado meramente pelo termo "clarinete". Os demais(clarone, requinta, octo, sopranino, etc...) tem outras afinações também.

    mas n vai passar a mesma imagem , vai ficar muitas cameras de teclado o video vai ficar enjoativo

    Paciência ué! Você quer estudar alguns anos de cada instrumento só para um vídeo não ficar repetitivo? Me parece um pouco demais, não acha? Fora a despesa! Um clarinete bom não é barato não hein! E para uma música só?

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    makumbator
    Seria bem mais lucro ele procurar alguém que toca esses instrumentos pra ajudar ele, se fosse para proveito próprio até que não haveria problema.
    Eu dei essa dica pra ele acima, mas parece que ele ignorou. Não sei que fissura é essa de querer tocar todos os instrumentos....
    rhoadsvsvai
    Chama alguém que toque, não existe "aprender" tocar um instrumento só para uma música ou vídeo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a aprender violino sózinho pra tocar só uma musica (não erudita), rola?