Faculdade de Composição [Dúvida]

    Autor Mensagem
    Victor6699
    Membro Novato
    # set/17


    Eai galera boa noite,

    Alguém ai que faça o curso de composição ?
    Queria saber quais são os requisitos necessários para entrar bem no curso e se lá dentro, abrem portas de oportunidade para o compositor atuar.

    Jabijirous
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Victor6699
    Ter conhecimento de harmonia tradicional e saber ler um coral de bach!! Não sei como está hoje em dia, mas na minha época foi assim!

    Victor6699
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Entendi. Pelo que vi no edital não parece muito complexo. Tem prova de teoria comum a todos os cursos e pra composição aborda escrever uma variação, solfejo e execução de uma musica. Agora a questão é, será que o curso da uma boa visão e oportunidade pro compositor?

    Jabijirous
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Victor6699

    Todo curso dá! Mas tem que lembrar que a composição é erudita e não popular!!!

    Victor6699
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Ciente disso, o objetivo é esse kk. Grato pelas repostas.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Victor6699

    Boa sorte!!!

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Uma duvida q tenho sobre a faculdade na minha cidade, tem um posto no facebook de uma pessoa q escreveu a seguinte frase: " Saindo do forno a Matriz Curricular de nosso: Bacharelado em MúsicaUnoeste! (Composição, Produção Musical, Regência e Performance (Canto e Instrumentos)).
    Elaboramos uma estrutura para a formação sólida, diversificada e apontada para o futuro! ".

    A faculdade de Composição é separada de regencia?? Ou sao tudo junto composição e regencia??

    je_lais
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Na USP é separado, mas se não estou enganada, na Unesp é junto, por exemplo

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    zodiaco10001

    A maioria é separada, já foi junto!! Não conheço da Unesp!! Se for junto, deve ser um curso puxado!!!

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Na UnB é separado também. Mas você tem que fazer algumas cadeiras da regência também.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    undefinedDental Floss Tycoon
    Na UnB é separado também. Mas você tem que fazer algumas cadeiras da regência também.

    Lá tem o famoso Hugo Ribeiro, você conhece?

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Lá tem o famoso Hugo Ribeiro, você conhece?

    hehe, ele é famoso? Tive várias matérias com ele na graduação, e uma agora no mestrado. Grande etnomusicólogo, falou sobre heavy metal no mestrado e no doutorado.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Dental Floss Tycoon

    To ligado!!

    Teu mestrado é sobre o que?

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Jabijirous

    Tô trabalhando livre improvisação. John Cage, Stockhausen, essa galera...

    Victor6699
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Aproveitando o tópico aqui galera. Alguém saberia me indicar algum livro para treinar escrever variação? É o que vai cair na prova pra composição.

    Victor6699
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Vocês acham necessário estudar piano para ser um compositor?

    makumbator
    Moderador
    # fev/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Victor6699
    Vocês acham necessário estudar piano para ser um compositor?

    Não é estritamente necessário, mas obviamente não fará mal algum estudar o instrumento (muito pelo contrário). Cabe a você decidir se vale a pena.

    Victor6699
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Fico muito na dúvida entre me aperfeiçoar ao máximo no instrumento que já toco (Violão) ou começar a aprender o piano e mudar o foco porque não conheço grandes compositores que eram violonistas e, foram poucos os grandes compositores para violão que compunham para diversas áreas. Seria apenas um "tabu" ou pode haver relação?

    makumbator
    Moderador
    # fev/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Victor6699

    Tem vários grandes compositores que não eram exímios pianistas (ou tecladistas, se a gente incluir música anterior ao piano).

    Mas é verdade que vários tinham alguma intimidade com as teclas (mesmo que não fossem realmente executantes competentes nelas).

    Villa-Lobos é um exemplo de grande compositor que era na origem violonista (e em menor grau, cellista), e que compôs para o violão e também muita coisa fora dele (sinfonias, quartetos de cordas, poemas sinfônicos, música para orquestra de cordas, piano, etc...). Ele não era um exímio pianista.

    Victor6699
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    É , realmente não havia pensado por este lado. Acho que vou aprender o piano sem mudar o foco do violão mesmo. Tinha pensado em investir em aula somente de teoria mas aqui em BH sinto que a maioria dessas aulas são pura enrolação. Conhecimento em musica erudita parece estar muito restrita a poucos.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Vocês acham necessário estudar piano para ser um compositor?

    Entrei na faculdade falando que não precisa e continuo dizendo que não precisa. MAS, você precisa ter uma boa percepção e conhecimento técnico dos instrumentos.

    Dentro da faculdade eu aprendi piano, não vou mentir, facilita, mas não é necessário!!! Até pq o instrumento que eu uso mais é o Finale kkkkkk

    Victor6699
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    KKKKK realmente ja estava com isso na cabeça de que o software devia tomar conta. Como estou na vontade de estudar mais um instrumento vou pegar o Piano mesmo, ja que foi consenso geral de que realmente soma no conhecimento.

    Creio que vai somar também em outros aspectos. Quando leio livros de musica didáticos geralmente vou bem devagar por não estar fluente com a clave de Fá já que não tenho um uso pratico, e com os Bemois já que no violão também é raridade obras com diversas tonalidades.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Victor6699

    Violão tem que ter corda solta, por causa da ressonância. Por isso as tonalidades de sol maior, ré maior, lá maior, mi maior são as mais usadas!

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    A questão do piano eu acho que é mais por conta da facilidade de se "visualizar" o que se está compondo. Em um mesmo instrumento você consegue compor para contrabaixos, fagotes, violinos e flautas, nas oitavas reais. Mas não existe regra geral com relação a isso, o próprio violão tem um registro bem amplo também.

    Victor6699
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Entendi. Uma baita de uma aula um tópico com vocês!! Fico grato por todas as respostas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de Composição [Dúvida]