2 anos de ensaio de violino é suficiente para passar em uma boa faculdade?

    Autor Mensagem
    Lilian_Silva
    Membro Novato
    # mar/17


    Pessoal, eu queria aprender a tocar violino, mas só tenho mais dois anos livres antes de ter que entrar em uma faculdade. Eu já toco teclado, então tenho noção de teoria musical, mas não quero ser tecladista, e curto muito violino. Se eu fizer aulas particulares e treinar muito todos os dias, teria como eu passar em uma boa faculdade pra fazer bacharelado?

    makumbator
    Moderador
    # mar/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lilian_Silva

    Eu acho pouco se for pensando em uma faculdade boa (que atrai os melhores candidatos). Você vai concorrer com gente que toca há mais de 10 anos (alguns candidatos podem ter mais de 15 anos de estudo). Só o estudo do arco é algo que leva um bom tempo para ser introjetado e ficar natural no aluno.

    Por outro lado, não digo que seja impossível. Tenho um amigo que toca hoje viola em orquestra profissional e que em poucos anos de aprendizado passou de um iniciante completo a um músico muito bom (mas ele estudava TODOS os dias, em todas as horas livres). O cara fazia aula 2 vezes por semana com um monitor em Juiz de Fora e a cada duas semanas ia ao Rio estudar com um professor de viola top (e um ano antes do vestibular passou a ir toda semana estudar com o professor de fora).

    Acho que ele passou no vestibular com cerca de 4 anos de instrumento (e ele inciou do zero, sem saber nada de música antes).

    Hoje ele é um exímio violista. Mas é um caso raro de talento combinado com muita força de vontade e apoio ao estudo por parte da família.

    Lilian_Silva
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Okay,obrigada!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Lilian_Silva

    Você não obterá muitas respostas aqui, nestes tempos atuais, porque poucos podem opinar com propriedade sobre instrumentos de arco.

    Creio que makumbator e Ken Himura são os únicos, na atualidade, com estofo para tal.

    Eles respondendo, esteja segura que será bem orientada........o resto, como eu, é tudo aventureiro, sem refino e "tocadores" de instrumentos de ogro, como guitarra e bateria....rs.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Lilian_Silva
    Se eu fizer aulas particulares e treinar muito todos os dias, teria como eu passar em uma boa faculdade pra fazer bacharelado?
    Sem querer ser negativo ou coisas assim, mas sendo realista: não dá, nem em sonho.

    Você só consegue passar em qualquer bacharelado de violino no país depois de completar o livro do Kreutzer de 42 estudos. Não precisa tocá-los perfeitamente, mas já ter estudado todos. Esse livro (e um bom método de escalas, como o do Flesch) vai dar a base técnica para tocar tudo que for pedido em qualquer prova.

    2 anos partindo do zero é muito pouco pra tal, você nem começa o Kreutzer mais fácil com esse tempo de estudo.

    Mas não custa tentar, não?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Ken Himura

    ' livro do Kreutzer de 42 estudos '

    é esse aqui?
    -> https://www.theviolinsite.com/sheet_music/kreutzer/42-etudes.pdf

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Esse mesmo. Eram originalmente 40, mas depois foram adicionados mais 2 estudos (o #13 e o #25).

    É o manual de como se deve tocar violino moderno.

    makumbator
    Moderador
    # mar/17
    · votar


    Ken Himura
    É o manual de como se deve tocar violino moderno.


    E tem versão até pra contrabaixo (mas com apenas 18 estudos, adaptados pelo Simandl). Tem uns bem chatinhos de se tocar.

    isazaza13
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    olha, vou ir contra o que já falaram aqui, eu acho que da, mas tu vai ter que se esforçar bastante. eu faço música na ufrgs, e conheço pessoas que passaram em bacharelado de instrumento erudito com não muito tempo de prática. 2 anos geralmente é pouco pra aprender o suficiente pra passar numa prova específica (ainda mais tendo que, bem, viver nossa vida normal :P), mas acho que se tu prefere violino a teclado, vale a pena tentar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 anos de ensaio de violino é suficiente para passar em uma boa faculdade?