Lira (cordas) Duvidas!

    Autor Mensagem
    Fenrisulfr
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Fenrisulfr


    Bom dia pessoal, é a 1ª vez q posto no forum de musica erudita...
    Pois bem, o aniversario do meu pai está chegando e como eu postei no forum de guitarra eu queria dar um instrumento musical para ele, pensei de inicio uma guitarra, mas queria dar algo mais simbolico, algo q ele pudesse tocar por prazer... ele sempre gostou de Harpa, mas como não tem como dar uma para ele pensei em dar uma lira...alguams perguntas:

    -Onde acho lira pra vender??? Só achei aquela lira de percussao...
    -Quanto é uma lira???
    -Essa pergunta é bem relativa mas lá vai. É facil aprender a tocar, é claro q eu sei q tem q estudar muito pra qualquer instrumento, o q quero dizer eh se ele pode tocar sem fazer aulas (levando em conta q ele quase não tm tempo)
    -Onde acho aulas de Lira????
    -Alguem pode postar uns videos por favor???? A unica coisa q achei no youtube foi do Cavaleiros do Zodiaco, quando alguns persnogens tocam lira


    Muito obrigado desde já

    Polaris
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sei que você perguntou de liras, mas para quem quer tocar harpa, francamente, é preferível esperar mais e ter uma harpa mesmo, ainda que de iniciante, por questões de posição e técnica.

    Neste website tem harpas paraguaias começando em R$900.

    http://www.paraguayanharps.com/

    Também vendem harpas celtas. Estou resolvendo a compra de uma Lyon & Healy Ogden por eles ainda este ano (até que enfim, faz uns 15 anos que quero uma), e até agora não tenho reclamações. A representante deles no Brasil tem se mostrado atenciosa.

    O único problema em comprar uma harpa paraguaia seria ter que deixar as unhas compridas. As harpas paraguaias, ao contrário das harpas de concerto e das celtas (exceto as clarsach escocesas), são tocadas com as unhas, pois as cordas são de aço.

    Se você e/ou o seu pai forem craques em marcenaria, dá pra fazer uma harpa do zero. Entretanto, vocês teriam de encomendar o hardware (alavancas, cordas, pinos de afinação, pinos de apoio etc.) de fora.

    http://www.wirelessdatasys.com/dea/luthiery/buildharp.htm
    http://www.harpmaker.net/chapter1.htm


    Infelizmente, sobre liras mesmo, eu realmente não saberia dizer onde encontrá-las. =( Mas, qualquer coisa que queira saber sobre harpas, pode perguntar que farei o possível para responder.

    Fenrisulfr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Polaris

    Muito obrigado... juro q a primeira vez q li harpas paraguais, pensem q fosse pejorativo, tipo "harpas falsificadas" O.o... VC torca harpa???? Quanto tempo demorou pra tocar bem (eu sei q pra qualquer instrumento vc tem q estudar a vida toda), mas quando começou a tocar de fato... fez aulas, eh precios ter alguma noçao de musica???

    Nada a ver com o assunto... mas esse Polaris seria por causa da Hilda de Polaris do CDZ ??? Não vou negar q foi atraves do desenho q descobri a Lira ^^ ...Bjos Muito obrigado

    Polaris
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fenrisulfr


    VC torca harpa????

    Sim, há quase duas décadas... para grandes platéias... nos meus sonhos. X) Hehehe, que chato, Brasil é Brasil, né? Mas tenho experiência com piano, e na teoria ambos são extremamente parecidos, então espero que não vá ter muito problema em aprender harpa. Não é um instrumento dificílimo de tocar, apesar de também não ser um dos mais fáceis!


    Quanto tempo demorou pra tocar bem (eu sei q pra qualquer instrumento vc tem q estudar a vida toda), mas quando começou a tocar de fato... fez aulas, eh precios ter alguma noçao de musica???

    Bem, até onde eu saiba, para tocar harpa clássica decentemente você precisa de uns bons anos, questão de uma década, se quiser trabalhar em orquestras - e quanto mais cedo começar, melhor, como ocorre com qualquer instrumento levado bem a sério. Sem mencionar que tocar cada vez melhor é um processo eterno, como você mesmo disse. Mas para tocar peças mais fáceis, como música tradicional celta, imagino que até a autodidática funcione, em alguns casos. Se você já tem alguma noção de teoria musical e algum contato com piano ou teclado, isso ajuda bastante.


    esse Polaris seria por causa da Hilda de Polaris do CDZ ???

    Não, não tem nada a ver... (CDZ?) não... é outra coisa. Mas obrigada por perguntar. =)

    Fenrisulfr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alguem mais tem informações sobre lira????

    Bard of Lóchrann
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    procura no e-bay... sempre tem umas liras.. ou lapharps
    ou faça uma.. peça pra um luthier fazer... arrumando fotos vc nem precisa de planta.. é um instrumento muito simples.. muito rústico... com cordas de violão, uma boa madeira e umas tarrachas vc faz uma lira em um dia..
    Abraços.

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cara, pra que ressucitar um tópico do ano passado? ¬¬'

    Bard of Lóchrann
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Khronos
    cara, qual o problema? se não fosse pra eles voltarem não teria um servidor tão grande no forum.. se não deletam é pq pode ser útil ainda.. e quantas vezes eu não procurei alguma coisa aqui num tópico recente [na época] e depois de um ano procurando de novo, ainda não tinha mudado nada..ficava puto..
    como vc sabe, se uma pessoa que não frequenta o forum, e não esteja nem um pouco interessada em q tópico está 'na ativa', procurar no google por um assunto que ela precisa de informações.. vai aparecer o tópico.. independente se é de hoje ou do 3 anos atrás.. e ela vai gostar de ver informações recentes..

    bom.. tá parecendo q é pessoal hein! ;)
    hahah

    abraço

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bard of Lóchrann
    Antes fosse O.o Ainda mais com as respostas já fornecidas.

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Fenri, porque vocé não da uma kalimba no aniversario proximo de teu pai.?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lira (cordas) Duvidas!