Várias dúvidas

    Autor Mensagem
    Hamilton
    Veterano
    # out/04


    Olá, eu sou novo aqui no fórum, e comecei a ouvir música clássica há pouco tempo. Eu gostaria que vocês me ajudassem (de maneira CLARA, por favor, evitando termos mto técnicos) com algumas dúvidas q eu tenho:

    - pq todo mundo fala q é errado falar "música clássica"?
    - o q querem dizer aqueles complementos "em sol maior", "em fá menor", etc? sabem, tipo "suíte em ré maior"
    - o que querem dizer todos esses termos, como suíte, jiga, bourrée, fuga, andante, allegro ma non troppo, etc???
    - o q é andamento, polifonia, etc???
    - mais alguma coisa q eu preciso saber???

    Valeuuuuuuu!

    arthur_trance
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Hamilton, com o tempo vc vai entendendo todos os termos.
    1- música clássica é apenas a música do período do "classicismo", mais ou menos no século XVIII, Mozart p ex.
    2- sol maior, si b menor... são as tonalidades, elas nos indicam a afinação e as mudanças que serão necessárias.
    3- suíte, fuga e etc. são estilos diferentes de composições, podem indicar obra solo ou conjunto por exemplo. Já allegro, andante... indicam "andamento'" no qual vc pode pensar como rapidez e interpretação. Polifonia indica combinação de 2 ou mais sons.

    UMA DICA- ouça músicas de épocas distintas. 1670, depois 1735, 1990 e assim por diante, vc vai percebendo a diferença dos estilos e dos compositores.

    Hamilton
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Valeu, cara! isso das afinações e mudanças ainda naum ficou mto claro pra mim, mas com o resto vc me ajudou bastante! valeuuu!

    Leandro Gardini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Esse negócio de afinação e mudanças necessarias não tem nada a ver...esses tais sol maior , la bemol menor etc indicam apenas a tonalidade da música...
    ...a afinação (hoje em dia) é sempre a mesma , padronizada , tendo como referencia a nota "la" 440...algumas orquestras , pricipalmente européias afinam um pouco mais alto , mas essas diferenças são imperceptiveis para nós...
    ...quanto as mudanças , não ha "necessarias" , isso depende unicamente do compositor!!!

    visite www.pacificocean.com.br

    Hamilton
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Leandro Gardini
    Como assim tonalidade da música?

    Matheus_Strad
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Halmilton,

    Quando ele fala em tonalidade ele se refere ao tom que a música vai ser tocada. Por exemplo, se vc tocar em ré maior, você parte da corda ré do violino, com o mi, fá, sol, lá,... com suas respectivas armações (susteninos, bemois,...). Isso não é tão simples de responder. Os tons são variado, com suas respectivas armações. Vc pode chegar a ter 7 alterações (bemois/sustenidos) numa mesma pauta. Isso é teoria musical, longa e um pouco complexa, exige um estudo mais aprofundado.

    Abraço.

    arthur_trance
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ...a afinação (hoje em dia) é sempre a mesma , padronizada , tendo como referencia a nota "la" 440...algumas orquestras , pricipalmente européias afinam um pouco mais alto , mas essas diferenças são imperceptiveis para nós...

    Por favor!!! As mudanças devem ser notadas sim! Do contrário a orquestra ficaria sem padrão. Imagina metade dos violinos afinado em Lá 440, e os d+ em outras variações...
    E ao vermoos o complemento "... em sol maior " por exemplo, já sabemos de antemão as alterações das notas.

    maggie
    Veterana
    # out/04
    · votar


    Esses dois tópicos com certeza vão te ajudar bastante:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/42930/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/42898/

    vernebr
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Acho que era bom fazer um tópico com as definições de "jiga", "bourrée", "suíte", etc. Muitos têm dúvidas disso.

    Leandro Gardini
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Leandro Gardini
    · votar


    Arthur,

    entendi o que vc quis dizer com "alterações" - vc se referia a sustenidos e bemóis na armadura...tudo bem , mas me parece que vc não entendeu o que eu quis dizer sobre afinação...afinação não tem nada a ver com tonalidade , é sempre a mesma em qualquer música em qualquer tonalidade , do que vc está falando???

    visite www.pacificocean.com.br

    Ana Melo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    1- musica classica eh aquela q foi composta no periodo classico da historia (classicismo), caracterizada pela perfeiçaum de formas e tons, tudo muito harmonico e melodioso... o q popularmente eh chamada de musica classica deveria ser chamada de musica erudita

    2-a coisa de sol maior, lah menor soh indica a tonalidade em q a musica foi composta e para se saber a quantidade de acidentes (tipo: sol maior tem um fah#)

    3- termos como giga, suite, sonata saum "tipos de musica"... exemplo; sonatas costumam ter de tres a quatro movimentos, o primeiro vivace, o segundo largo e o terceiro allegro (naum necessariamente esses tres... eh soh um exemplo)

    Allegro ma non troppo eh oputra coisa.... se refere a "velocidade" da musica... allegro eh algo alegre... largo eh mais lento... andatino eh uma velocidade mediana por assim dizer

    4-Andamento pode ser entendido de uma maneira meio rude por velocidade... polifonia saum varios sons....

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Imagina metade dos violinos afinado em Lá 440, e os d+ em outras variações...
    Mas isso não acontece...como é uma orquestra, todos afinam do mesmo jeito. Então não rola essa de metade de um jeito, metade de outro...

    vernebr
    Já existe um tópico desse tipo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Várias dúvidas