Dúvida com afinação de instrumento (lira de 22 cordas)

    Autor Mensagem
    caeliphera
    Membro Novato
    # jan/18


    Estou trocando o encordoamento de uma lira de 22 cordas e preciso definir uma afinação. O instrumento está à venda no ML, e é exatamente esse: https://http2.mlstatic.com/lira-antiga-22-cordas-mini-harpa-em-cedro-c -chave-afinaco-D_NQ_NP_16538-MLB20123067834_072014-F.jpg

    Essas são as 4 afinações sugeridas pelo fabricante:

    "Afinação Dórica Diatônica: 3 OITAVAS EM ORDEM DECRESCENTE COMEÇANDO DA CORDA MAIS AGUDA P/ AS GRAVES ... E,D,C,B,A,G,F,E,D,C,B,A,G,F,E,D,C,B,A,G,F,E

    Afinação Dórica Cromática: E,Db,C,B,A,Gb,F,E....

    Afinação Cromática: E,F#,F,G#,G,A#,A,B,C#,C,D#,D,E...

    AFINAÇÃO ESCALA ÁRABE (hidjazkar): D,Eb,F#,G,A,Bb,C#,D..."

    Eu não toco a lira, toco o cavaquinho, mas temos a intenção de usar essa lira em algumas músicas. Uma das músicas que estamos tirando é em ré menor, e outra em fá maior, as próximas que tiraremos em ré maior e em sol maior... além do cavaquinho e da lira, temos uma flautista também (flauta doce, mas temos uma transversal pra mandar pro luthier). O conjunto ainda está tomando corpo, mas eu e a flautista gostamos muito de música erudita (inclusive uma das minhas influências é o Henrique Garcia, que toca cavaquinho solo e lançou há pouco tempo um CD de choros e prelúdios), então vamos centrar nossos esforços por aqui.

    A intenção é encaixar essa lira de 22 cordas nesse contexto que descrevi. A flautista acha que podemos encordoar e afinar a lira em Dó maior, mesmo, que poderá acompanhar as nossas músicas, já eu acho que fica muito limitado sem acidentes. Ela é pianista também, e tem um ouvido muito bom, já eu comecei a ouvir e estudar música bem recentemente.

    Encontrei essa harpista no youtube tocando uma harpa de 22 cordas, e gostei muito da sonoridade: https://www.youtube.com/watch?v=JXZbPj4AWlE
    Já achei um vendedor desse instrumento na internet, e lá dizem que ela é afinada de A3 a A6. De A3 a A6 em 22 cordas (22 notas) tá na escala de Dó maior. Pergunta secundária: alguém consegue confirmar se a escala tocada no vídeo é essa mesmo? Dá pra reproduzir esse timbre, sim, no instrumento que tá nas minhas mãos... talvez com um pouco mais de peso, por causa da caixa acústica.

    Venho lendo o fórum há algum tempo e por isso escolhi criar uma conta para fazer essa pergunta.

    Essa é a informação que tenho para fornecer. Alguém formou alguma opinião, baseado no que tá escrito? Dó maior é sucesso? Alguma outra escala interessante?

    Obrigada pela atenção.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    post duplo

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Você tem que procurar um método deste tipo de harpa.
    Todo bom método traz explicações de como afinar, partituras e exemplos musicais.

    Não sei dizer se é uma harpa moderna ou antiga, mas acho que é moderna.
    No caso de harpas antigas, tem um site onde se pode encontrar vários métodos e muitas partituras.
    A que é vista no vídeo do you tube me parece moderna, e de Celta na verdade não tem nada, por causa das cores.
    Nos tempos antigos era muito difícil criar cores e colocar os pigmentos nas peças de madeira e roupas.

    A cultura céltica desapareceu quase que por completo, o que hoje se chama de Celta na verdade é uma reinvenção moderna, e a afinação dos verdadeiros Celtas deveria ser completamente diferente, e provavelmente as harpas eram mais simples.

    http://imslp.org


    Este site do imslp tem muitos tesouros, me lembro de ter visto muitos métodos de harpa e de lira.
    Baixei muita coisa boa para aprender harpa, mas usando instrumentos virtuais, e aprender a fazer a notação.
    Tem que ter paciência para pesquisar e encontrar o material, pois o site é muito rico.
    Tem até métodos que tratam de vários tipos diferentes de harpa.
    Recomendo procurar e fazer os downloads e o melhor de tudo é gratuito, é um dos melhores repositórios de música clássica que existe na Internet, e tem partituras originais scaneadas, e até bom áudio para ouvir.

    O certo é que vai enriquecer os seus projetos.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    ré menor
    ré maior e em sol maior.


    Dó maior é sucesso?
    do maior você vai tocar músicas em dó maior e talvez tendo alguns choques em tons vizinhos como Lam, SolM e FaM que só tem um acidente
    eu pegaria uma de escala arabe se eu tivesse um grupo tocando música arabe

    a ideia da cromática seria atender todos os tons, mas com isso a extensão dela sera menor já que você precisa ter 12 cordas pra fazer uma oitava enquanto isso nas outras com escala fixa você terá notas mais graves e agudar para cobrir o espaço de 22 cordas
    além de não ser tão intuitiva pra tocar quanto as outras escalas


    Encontrei essa harpista no youtube tocando uma harpa de 22 cordas, e gostei muito da sonoridade: https://www.youtube.com/watch?v=JXZbPj4AWlE
    aparenta estar em Dó
    mas ai tem que saber ter as malicias o E7 dela ela não toca com Sol#
    -----------------------------------------------

    to lembrando de um amigo meu que toca harpa paraguaia
    harpa paraguaia não tem os pedais de # igual a harpa classica
    então pra isso ele chega com a harpa afinada em Dó
    e o grupo toca todas as músicas em Dó
    depois ele afina o fá para FA# e toca todas as músicas em Sol/Mim
    depois afina também o Do para DO# (o fa já estava em fa#)
    e com isso tocam todas as músicas em RE/Fa#m...
    as músicas onde o original é com bemol mudam meio tom para encaixar em uma afinação com #

    caeliphera
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Adler3x3

    Obrigada pela dica do site. Entrei de leve, vou explorando aos poucos. Pelo o que coletei de informação sobre liras, esse instrumento que tá comigo não é uma lira no sentido formal da coisa... minha conclusão, um pouco grosseira, é que é como um instrumento de brinquedo. Uma pessoa me disse que a sonoridade dela se parece com a de uma cítara (já encordoei e afinei rsrs a parte em que você diz que "tem que ter paciência" é a que preciso meditar com mais cuidado. Mas não ficou ruim). Esse instrumento não é meu, e tenho que devolvê-lo.

    fernando tecladista

    Comecei em G5 e terminei em #A3. Todas as cordas grossonas foram para a gaveta, umas oito cordas, mas acho que ficou bem nesse agudo-médio. Ficou leve. Realmente, não tá muito intuitivo, mas não considero esse instrumento muito fácil de qualquer maneira.
    O inconveniente é que a afinação não segura. Toda hora cai meio tom...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com afinação de instrumento (lira de 22 cordas)