O que eu preciso saber sobre modos gregos?

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # dez/05


    E aí

    Eu gostaria de saber o que é necessário saber a respeito dos modos gregos.

    Provavelmente eu esteja errado, mas me parece que os modos gregos são algo meio "ultrapassado". Acho que eu estou equivocado quanto a isso porque se fosse algo ultrapassado eu não deveria ter dúvidas a respeito.

    Acho que é mais ou menos o seguinte, falando a grosso modo

    modos gregos são diferentes disposições dos tons e semitons dentro de uma escala (entre III e IV, e VII e VIII, por exemplo, ou entre II e III, e VI e VII, que eu não lembro o nome deles agora). Isso é (ou era) usado pra que? Pra construir melodias? Quando o sistema tonal se consolidou o sistema modal foi considerado obsoleto, é basicamente isso?

    Se alguém tiver alguma recomendação de leitura (livro ou na net) seria bem vinda :)

    Obrigado

    Leandro Gardini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Definitivamente é um grande erro dizer que os modos greegos estão ultrapassados...eles são uma grande fonte de material para qualquer tipo de composição erudita , hoje e sempre...
    ...a regra pricipal se resume basicamente em evitar o tritono tanto na melodia quanto na harmonia pois ele nos dá um sentido tonal a música!!!

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    isso ae, assim o dominante é menor!! e outra, musica modal é complicada, é só escutar o bartok que tu vai ver o q é musica modal, ultrapassada?? não. eu diria sofisticada!!

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Jabijirous
    Leandro Gardini
    opa, e onde eu posso estudar algo sobre isso? Eu acho que deve cair sobre isso nos vestibulares de música né? O que cai?

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ata

    Vá no busca,lá vc vai encontrar a resposta se é ou não ultra passado e pra que serve,boa sorte.

    Feliz Natal.

    Leandro Gardini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Acho dificil cair em um vertibular , mas se cair vai ser apenas para indentificar em qual modo é o trecho dado!!!
    Com relação a história da música e os modos gregos tenho certeza que não vão perguntar!!!

    Leandro Gardini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    E um Feliz Natal a todos :)!!!

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Provavelmente eu esteja errado, mas me parece que os modos gregos são algo meio "ultrapassado". Acho que eu estou equivocado quanto a isso porque se fosse algo ultrapassado eu não deveria ter dúvidas a respeito.
    Eu concordo, considero modos ultrapassados. Só vejo uso pra construir música modal...

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu concordo, considero modos ultrapassados. Só vejo uso pra construir música modal...
    o q vc esta acostumado a ouvir é musica onde fica o tempo todo em um tom modal!! agora se vc pega uma musica do villa lobos, bartok e outros compositores ai vc vai ver que o troço não é tao ultrapassado assim!! é bem complexo por sinal!!

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu to vendo que tem gente aqui que entende bem mais que eu dos modos. Pessoas, onde vocês aprenderam? Professor, livros, net? Saberiam me dizer onde eu posso estudar sobre isso?

    O propósito desse tópico não era discutir a aplicabilidade de modos gregos, mas sim, se possível, aprender sobre eles com os amigos que sabem mais.

    obrigado

    Midgard
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    as notas chaves

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O fato é que em vários livros de teoria musical os modos são "explicados". Em duas páginas, e com muita má vontade. O que dá a impressão de ser uma coisinha à toa. Aí me fica difícil acreditar que durante séculos isso foi a principal matéria prima para composição musical. Eu acho que é necessário entender a coisa à fundo, se é que me entendem.

    Digao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ata

    é q hj em dia a harmonia funcional é muito mais utilizada.. e por isso o maior enfoque...

    Tem gente q "aprende" os modos e relaciona a harmonia funcional, mas isso nao tem nada a ver...

    o problema da harmonia modal é q ela não é tão pop qt a harmonia funcional...

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ata


    Se você quiser realmente saber mais sobre Modos Gregorianos,anote aí um super site do nosso amigo Leandro Panucci.

    www.bendeligados.hpg.com.br

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Desculpe


    http://www.bendseligados.hpg.com.br

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Digao
    opa, valeu o toque


    GIANCARLO TARDELLI
    é, pois é, já tinha entrado, mas não é tão super assim nas explicações. Muita coisa jogada ao vento
    (nada pessoal)
    é que também é muito voltado pra guitarra, como no Guitar House, e o que eu quero saber é em música polifônica.


    andei olhando num Método de Harmônio antigo que eu roubei, a minha principal dúvida no momento é sobre a relação de um modo autêntico com um plagal. Os dois são usados juntos de que forma? Sabe, muita coisa dita e nada explicado. Eles dizem que "existe um modo subordinado ao modo autêntico, que é o modo plagal". E aí? O que eu faço com essa informação preciosa? Eu acho bem mais interessante aprender a aplicar ou reconhecer um modo do que saber seu nome e a sua gama de intervalos. Talvéz amanhã eu poste algumas coisas que eu deduzi analisando alguns trechos que consegui.

    Quando se usa um modo autêntico e quando se usa um modo plagal? Eles são usados simultaneamente (em vozes diferentes)? Podem as melodias de duas vozes diferentes estarem em modos diferentes? Uma música é feita sobre um modo, ou trechos dela podem ser feitos sobre qualquer modo, esparsamente?


    que coisa... não queria estar chateando vocês com tantas perguntas, mas enfim... obrigado a quem tem colaborado

    Digao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ata

    posta os trechos q vc selecionou ai!

    esse negocio de plagal eu ja ouvi falar mas nao tenho a minima ideia haha...

    Podem as melodias de duas vozes diferentes estarem em modos diferentes?

    pode ué... nada impede contanto q fique bom...

    Uma música é feita sobre um modo, ou trechos dela podem ser feitos sobre qualquer modo, esparsamente?

    sim, pra mudar o clima e tals... dinâmica...

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Como já falei acima, quando tiver um tempinho e tiver estudado algumas partituras que consegui, umas de cantochão e do Palestrina (5 peças chamadas Ricercare On The 2nd Tone, 3rd Tone, 4th Tone, 5th tone, 6 th Tone - o 'tone' seria o modo gregoriano sobre o qual foi feito, né? Pelo que eu pude ver nas partituras, é isso), além de alguma coisa da família Bach - não do J.S) vou postar algumas conclusões que tirei


    Queria saber as diferenças entre Modos Gregos e Modos Gregorianos (eu acho que sei, quando postar aquilo ali de cima, posto minhas suposições sobre isso também)


    Uma coisa que eu reparei no modo dórico (que tem intervalos assim - D E F G A B C D) é que aparece muito freqüentemente bVI e #VII, o que me remete logo à escala menor harmônica... algo a ver? (dórico é um modo menor, né?)


    Uma outra dúvida... em música modal não existe tonalidade? Bem, eu acredito que não exista, afinal, os modos vieram antes da tonalidade. Mas então o que a armadura de clave indica?


    E por fim, algo que em que eu realmente acredito, me digam se estou muito errado: a diferença principal dos modos é a sua gama de intervalos? Basicamente os modos tem 5 intervalos de tom e 2 intervalos de semitom, a distribuição diferente dos intervalos de semitom é o que diferencia os modos, certo?

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Modos gregos:

    São sete

    Jônico
    Dórico
    Frígio
    Lídio
    Mixolídio
    Eólio
    Lócrio

    Modos gregorianos ou eclesiásticos, derivados dos gregos:

    São oito

    Dórico
    Hipodórico
    Frígio
    Hipofrígio
    Lídio
    Hipolídio
    Mixolídio
    Hipomixolídio


    ----------

    isto tá certo, né? (to pesquisando algumas coisas, mais pra frente posto aqui)

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Dado que um trecho está em C Jônico, significa que este trecho tem como tônica a nota C e está construído sobre a seguinte escala (e sua respectiva gama de intervalos):

    t t s t t t s
    C D E F G A B C


    a minha dúvida é

    Dado que um trecho está em C Dórico, significa que:


    a) este trecho tem como tônica a nota C e está construído sobre o modo Dórico, cuja escala em C e gama de intervalos é a seguinte:

    t s t t t s t
    C D Eb F G A Bb C

    sendo a armadura com 2 bemóis, mas ainda assim estando em C.


    OU


    b) este trecho tm como tônica a nota D e está construído sore o modo Dórico, cuja escala em D e gama de intervalos é a seguinte:

    t s t t t s t
    D E F G A B C D

    sendo sua armadura sem acidente algum, mas mesmo assim estando em D.




    A grande dúvida, na verdade, pode ser resumida assim:

    um trecho onde a armadura não tem acidente algum, mas a tônica é notadamente D, e está fundamentado sobre a escala

    t s t t t s t
    D E F G A B C D

    está em D (D Dórico), apesar da armadura sem acidentes. Certo?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Ata
    Certo. D Dórico é o segundo modo obtido a partir da escala de C. Sabemos que a escala de C não possui acidentes. Portanto, D Dórico e outros modos derivados dessa escala (E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio e B Lócrio) tbm não terão.

    Ata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    BlaCk LaBeL
    eu toco uma Toccata para órgão de Pachebel, a armadura tem 1 bemol, mas a música é claramente em G Dórico, inclusive começando e terminando em G. Então, apesar dessa armadura com 1 bemol, esta música está "em Sol"?


    aí mora uma dúvida minha: se o sistema tonal surgiu depois do modal, o que indicava a armadura de clave quando ainda não estava estabelecido o sistema tonal? Seria uma contradição dizer que indicava a tonalidade, não seria? Indicava simplesmente os acidentes da música, e aí nota tônica (pra não dizer "a tonalidade") e o modo eram sabidos através de uma análise da partitura?


    obrigado pela paciência \o/

    4lex laihoooooo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    os caras já devem tar zica nos modos gregos pensa 5 anos vixii

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que eu preciso saber sobre modos gregos?