Partitura ...Modos Gregos ...Ohhh Shitt...rs

    Autor Mensagem
    xlakiaz
    Veterano
    # dez/04


    Ola pessoal , minhA DUVIDA É A SEGUINTE , estudando partitura especificamente as escalas , modos gregos , jolio , dorio e .... , no primeiro grau da escala gregoriana , que naum vo lembrar o nome , frigio ou seilah, mais isso naum é impotante , a escala comeca com o ré , no primeiro espaco inferior ... e pq comeca com o re ? I grau ré II grau mi e assim por diante ... , porque náo comecar pelo Dó na segunda linha inferior que é a primeira nota da escala maior e tal ... é alguma regra ou eu to viajando em alguma explicacao??? valewzzz ...

    anonimo_83
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    xlakiaz
    Vixe! Nao entendi nada da sua duvida!?
    tenta explicar de novo!!!

    Abraços!

    Leandro Gardini
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Também não entendi!!!

    visite www.pacificocean.com.br

    Marisco
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Também não entendi!!!

    Motoko
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    naum sei se vou conseguir explicar... eh mais ou menos assim:

    Do - Jonico
    Re- Dorico
    Mi - Frigio
    Fa - Lidio
    Sol - Mixolidio
    La - Eolio
    Si - Locrio

    o q a gente chama de escala maior eh a msm coisa q escala jonica.... a menor seria a eolica... respectivamente começam em do e em la... soh q soh essas receberam esses nomes mais faceis... cada uma começa na sua nota correspondente (Dorico - re)... o q vai mudar eh a sequencia de tons e semitons na escala (isso eh logico... se começa em nota diferente naum pode ficar a msm coisa neh???)

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Motoko

    Tipo, eu aprendi de outro jeito, eu fiz na cagada mesmo, dá para usar um pouco de modos gregos no campo harmônico, por exemplo eu toco a nota Am, tipo normalmente ela tem as váriações básicas da nota, como Am9, etc etc. Mas se você mentaliza a escala de Am em Frígio, as váriações das notas mudam, não sei se isso está certo, mas por exemplo, escreverei em tablatura mesmo, pois aqui no momento é mais prático.


    e-----------------0-------1-------3-------------------
    B-1--------1-----1-1-----1-1-----0-0------------------
    G--2-----2--2---2---2---2---2---2---2------------------
    D---2--2-----2-2-----2-2-----2-2-----2---------------
    A-0--0--------0-------0-------0-------0-----------------
    E------------------------------------------------------


    Tipo isso é a nota Am com uma simples váriação ultilizando a escala de Am

    Agora ultilizarei a escala de Em na nota Am ( O UNICO DEFEITO MEU NESSE PONTO, É QUE EU NÃO SEI QUE MODO ESTOU USANDO, mAS SEI MUDAR CARACTERÍSTICA DO SOM DE ACORDO COM A NOTA QUE TOCAREI).

    Vejam o mesmo exemplo, mas váriando em Em


    e-----------------0-------2-------5-------------------
    B-1--------1-----1-1-----1-1-----0-0------------------
    G--2-----2--2---2---2---2---2---2---2------------------
    D---2--2-----2-2-----2-2-----2-2-----2---------------
    A-0--0--------0-------0-------0-------0-----------------
    E------------------------------------------------------


    Toquem isso, verão que saíra com uma sonoridade diferente.

    Tipo tem uma música que eu fiz quando aprendi a tocar violão bem no comecinho, que começa com Em, mas a escala é de Bm (Nâo sei que modo é, nem faço ideia, mas vejam só).



    D---2--0-----4--0---7--0---4--0------------------------
    A--2--2-2---2--2-2-4--4-4-5--5-5-----------------------
    E-0--0---0-3--3---5--5---7--7--------------------------


    Isso é apenas a introdução, não precisa fazer no tempo certinho que eu inventei a música nem nada, só toquem e depois toquem uma sequência de Bmadd11 G6 Aadd9 e Bsus4, verão que a melhor nota que se encaixa é Bm, claro que se você quiser colocar Em não sairá tão ruim, pois será apenas uma mudança modal.

    Motoko
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    tipo... eu naum entendo nada de tablatura... hauhauhauahahuahu

    existem alteraçoes exatamente pq os bagulhinhos mudam... eh q eh dificil explicar isso... eu prtecisaria de papel e caneta e muita paciencia...

    Motoko
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    pensa assim... se vc pegar o primeiro grau da escala de DO no modo jonico... o primeiro acorde serah C (notas: do, mi, sol)... mas se vc pegar uma escala de do no modo dorico o primeiro acorde serah Cm (notas: do, mib, sol)... no primeiro exemplo os intervalos entre as notas era uma segunda maior e uma menor.... no segundo exemplo eh uma segunda menor e uma maior... isso eh o q dah a alteraçaum no som...

    inthelight
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    Só uma coisa cara, naum existe "nota" de Am, e sim acorde. Nota é um som apenas.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    inthelight

    Nossa, desculpa cara, que gafe, sério mesmo, foi mal cara.
    Na hora deu distração.

    inthelight
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    soh pra naum confundir hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partitura ...Modos Gregos ...Ohhh Shitt...rs